Autor Tópico: Criação de peças de alumínio em casa  (Lida 3158 vezes)

Setembro 06, 2017, 01:23:09, 01:23
Lida 3158 vezes

pedroareias

• Visitante

Setembro 06, 2017, 18:39:54, 18:39
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Apreciei a quase delicadeza com que ele tratava o material e o retirava depois do molde.

Pode até ser um trabalho caseiro (e é mesmo), mas ainda assim...ou se sabe bem o que se está a fazer, ou as deformações ocorrem cedo e de forma demasiado evidente.

Obrigado pela partilha.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 07, 2017, 14:40:07, 14:40
Responder #2

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Ainda ontem estive a ver um programa no canal historia sobre um concurso de fabrico de armas brancas onde a maioria dos concorrentes (já vi outros episódios) é desafiado a construir desde raiz uma faca ou espada.

Todos têm uma "pequena" oficina e fazem a moldagem do ferro em suas casas, tanto que a prova final, é em casa que eles preparam, idealizam e constroem a espada/facas, etc. a ser presente a concurso.

Lembrei-me do vídeo que aqui está, assim como a 2ª parte do mesmo que está por lá no canal.

O resultado final é excelente e concordo contigo (Sapiens21) quando dizes que se tem que saber muito bem o que se está a fazer, os conhecimentos que devemos ter e os cuidados de segurança.
« Última modificação: Setembro 07, 2017, 17:16:41, 17:16 por JViegas »

Setembro 07, 2017, 14:53:52, 14:53
Responder #3

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
O principio é simples mas a execução não é tão fácil como parece.

A dificuldade está no fabrico do macho que não é demonstrada. As areias também não serve qualquer uma tanto para os macho como para o corpo, os metais também o processo varia e não é igual para todos. A colocação dos jiggs de enchimento e a velocidade que o metal foi despejado também importa.

Só quero dizer que devem estudar um pouco mais o assunto antes da aventura. Para peças sólidas é mais fácil e excelente para começar.

Deve ser por isto que os sinais de trânsito de alumínio que andavam por aí desapareceram e muitos ;) lol

Bom post.

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

« Última modificação: Setembro 07, 2017, 16:34:30, 16:34 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 07, 2017, 15:20:32, 15:20
Responder #4

dfelix

• 5004
Os videos do myfordboy já me levaram a iniciar uns quantos projectos daqueles que acabam encostados lá por casa.  :D
Fiz uma fornalha a partir duma lata de tinta, cimento refratario e um maçarico velho.

Fiz a mistura de areia na receita que gentilmente me cedeu em resposta aos comentários dos videos.
E cheguei mesmo a mandar vir um cadinho de grafite pelo ebay.

Quando conclui esta fase, avancei para a criação dos moldes para as peças que pretendia.
Meti-me a construtir uma impressora 3d a partir dos projectos open source da reprap
(hoje teria saido mais barato comprar uma!)

Quando já estava a prototipar peças... mudei de casa e deixei de ter espaço para andar a inventar!

A falta de tempo também não ajuda.
Mas assim que voltar a pegar nisto, muito provavelmente vou optar por usar o projecto 3d e mandar maquinar a peça em cnc.

Não só pela falta de tempo e espaço, como já sei que iria ser uma desculpa para gastar uns valentes trocos num torno mecânico...

Setembro 07, 2017, 16:54:04, 16:54
Responder #5

pedroareias

• Visitante
DFelix: são uns anos a bater com a cabeça na parede até começarmos a fazer algo que se veja. Nas pinturas foi assim, etc..

Texto altamente recomendável sobre fundição: https://www.elsevier.com/books/castings/campbell/978-0-7506-4790-8.

Quem quiser um PDF pode contactar-me via email.

Os videos do myfordboy já me levaram a iniciar uns quantos projectos daqueles que acabam encostados lá por casa.  :D
Fiz uma fornalha a partir duma lata de tinta, cimento refratario e um maçarico velho.

Fiz a mistura de areia na receita que gentilmente me cedeu em resposta aos comentários dos videos.
E cheguei mesmo a mandar vir um cadinho de grafite pelo ebay.

Quando conclui esta fase, avancei para a criação dos moldes para as peças que pretendia.
Meti-me a construtir uma impressora 3d a partir dos projectos open source da reprap
(hoje teria saido mais barato comprar uma!)

Quando já estava a prototipar peças... mudei de casa e deixei de ter espaço para andar a inventar!

A falta de tempo também não ajuda.
Mas assim que voltar a pegar nisto, muito provavelmente vou optar por usar o projecto 3d e mandar maquinar a peça em cnc.

Não só pela falta de tempo e espaço, como já sei que iria ser uma desculpa para gastar uns valentes trocos num torno mecânico...

Setembro 07, 2017, 17:39:40, 17:39
Responder #6

dfelix

• 5004
Numa edição anterior do Art&Moto estiveram cá os Valtoron.
Uma pequena casa madrilena que transforma motos numa abordagem diferente, pois produzem os principais elementos recorrendo a aluminio fundido.

:nice:

Setembro 07, 2017, 20:52:42, 20:52
Responder #7

pedroareias

• Visitante

Setembro 07, 2017, 22:43:13, 22:43
Responder #8

mneves

• 3092

Masculino
Qualquer dia tento algo giro assim para fazer umas peças
membro numero 16

Setembro 07, 2017, 23:14:57, 23:14
Responder #9

pedroareias

• Visitante
Acho que não, tenho a impressão de que vocês são só garganta.

Ah e tal, tenho uma aciaria na casa-de-banho.

Não vejo nada feito pelos membros do CPM, vocês compram tudo feito.

PS: Sim, é um desafio a mostrarem as unhas em vez da carteira. Vamos a isso?

Setembro 07, 2017, 23:34:36, 23:34
Responder #10

mneves

• 3092

Masculino
Pronto já me tramas.
Quando andei a estudar mecânica um dos temas era criar uma peça que desse para desmontar os elos das correntes de mota.
Fizemos a partir de um quadrado maciço de metal e mais outros, claro que aqui passa por fundir,moldes etc é preciso muita coisa e saber....
membro numero 16

Setembro 07, 2017, 23:36:36, 23:36
Responder #11

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :feliz:

O desafio está lançado malta.

Ora eu como nem sequer me dou ao trabalho de dizer que me vou meter a fazer algo como isto...fico de espectador de bancada, a incentivar e a criticar o trabalho que for mostrado. Já não é mau, hem.

E não me meto mais porque já foi o bastante cortar uma base de madeira para o descanso da mota. Estou servido de trabalhos manuais (dificílimos) para os próximos tempos.  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 08, 2017, 16:36:13, 16:36
Responder #12

dfelix

• 5004
Ah e tal, tenho uma aciaria na casa-de-banho.

Isso é uma cabine de banho turco!!!!!!!!  :D

O desafio está lançado malta.

O problema é que estas brincadeiras acabam por sair caras e há uma forte possibilidade dos projectos acabaram encostados num canto da garagem.
Falo por mim.
Meto-me a fazer coisas... que acabo por nunca concluir pois vão se sucedendo outras ...
E no fim acabo por não acabar nada!
 :(