Autor Tópico: Idade para andar de moto! "Mas isso existe...?!?!"  (Lida 6341 vezes)

Setembro 20, 2017, 22:21:27, 22:21
Lida 6341 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Idade para andar de moto!
"Mas isso existe...?!?!"

Estava a navegar pela net e encontrei uma foto de um tipo bem velho ("velhos são os trapos") a andar de moto e....caramba...lembrei-me de lançar a discussão sobre a idade para se andar de moto.

Bem sei - como por certo todos sabemos - que as faculdades de jovem com 25-30 anos não são, nem de perto, aquelas que se têm com mais 40 ou 50 anos em cima, mas uma coisa é andar de moto e extrair dela alguma adrenalina adicional e outra é a simples faculdade em andar de moto. São coisas diferentes, entenda-se.

E aqui neste contexto - simplesmente andar de moto - creio que é de consenso comum que salvo algumas excepções, a capacidade de o fazer só é algo condicionada pela saúde ou condição física muito específica, pois de resto nem que se tenha +90 anos em cima do lombo já enfezado, com a corcunda a teimar em vergar um tipo e a fazê-lo tremer já um pouco...poderá isso fazê-lo retirar-se da estrada e das 2 rodas.

Temos pois as questões da segurança...é verdade!
Tanto para si mesmo como para os demais com quem se partilha a estrada, esta situação pode impor alguma reflexão com o avançar da idade.
E pode assistir alguma razão a quem diga que a probabilidade de reacção inadequada ou tão expedita quanto desejável, acontece mais quanto maior é a idade.

Tá tudo muito certo...mas o que é também certo é a idade trazer uma certa calma,uma certa ponderação,  um certo afastar dos excessos e que permite, por comparação, colocarem-se menos vezes em situações difíceis ou com potencial a correr mal.
Entendo que possam desde já dizer que já viram casos que não lembram a ninguém e que esta última frase é discutível.
E eu aceito, pois também já presenciei "grandes atrofios" em plena condução, mas alguns casos não fazem o pleno e de certeza que também conhecem quem...com os seus 70, 75, 80 anos, levam a condução de uma moto como se dissessem "no passa nada".

É bom lembrar que não existe uma idade que legalmente impeça uma pessoa de conduzir a partir de determinado momento. Não existe!!
Existem sim sintomas ou condições que podem levar a tal...como a acuidade visual, reações que falham ou tardam mais do que devido, dificuldades notórias em trânsito intenso, desorientação...etc.

De entre muitos casos pelo Mundo, uns já não deviam conduzir qualquer veículo para garante da sua própria segurança...enquanto que outros há que mostram que a idade lhes passa a outro ritmo, que enfrentam a condução sem medos, com confiança, com uma experiência adquirida que não lhes retirou as boas bases que sempre tiveram...que no fundo chegam a qualquer lado, de cabeça erguida entre os mais novos e dizem: "Quem vos dera chegar à minha idade e saber o que eu sei e o que já fiz de moto".

Respect!  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 20, 2017, 22:40:34, 22:40
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Não vejo qualquer problema com a idade, desde que a mota faça manutenção regularmente e mude as peças à medida da necessidade, pode durar muito, muito tempo :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 20, 2017, 22:46:52, 22:46
Responder #2

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Ter só a idade como indicador de qualquer coisa será sempre uma análise ... insuficiente .

È óbvio que com o avançar dos anos as 'capacidades naturais ' vão 'enfraquecendo' , bem como vai 'esfriando' a impetuosidade e o gosto pela 'vertigem' e o rodar 'com a faca nos dentes' , mas acima de tudo o importante é a condição física que se conseguirá (ou não) manter em níveis satisfatórios e isso terá a ver com o estilo de vida que se tem ( tipo de alimentação, cuidados médicos, exercício físico, ... ) .

Há 'jovens' com 60 anos e 'velhos' com 40 anos . A partir dos 70 é que a 'margem de manobra' geralmente começa a 'encurtar'  e será a altura para eu começar a pensar numa  Triumph Bonneville   :D

Setembro 21, 2017, 08:53:23, 08:53
Responder #3

pacama

• Visitante
Eu acho que só após uns aninhos de estrada (nesse caso, com a carta B) é que se pode ir para as motos com alguma experiência do que é o trânsito. Acho arriscado começar pelas motos, mas há quem o faça sem nada acontecer. Conclusão, uns 100 ou 200 mil kms de carro fazem muita diferença. Eu próprio tive uma scooter aos 19 anos e andava sempre arrasto, comprei uma vespa gts 250 aos 30 anos e nunca caí.

Setembro 21, 2017, 10:19:21, 10:19
Responder #4

Sal

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Já procurei na net e não consigo encontrar um vídeo de uma “reportagem” sobre um senhor de 80 anos, pros lados do Cartaxo, que todos os dias dá uma volta na sua Haysbusa.
Alguém viu ou lembra-se de ver isso?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Setembro 21, 2017, 10:27:33, 10:27
Responder #5

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Sim , já vi esse vídeo e a entrevista . Mas atenção , o senhor tem uma Hayabusa mas já só rola a 50 kms /h e as viagens são de sua casa ao café da vila . De qualquer maneira ... :palmas:

Setembro 21, 2017, 10:56:19, 10:56
Responder #6

Sal

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim , já vi esse vídeo e a entrevista . Mas atenção , o senhor tem uma Hayabusa mas já só rola a 50 kms /h e as viagens são de sua casa ao café da vila . De qualquer maneira ... :palmas:
Exactamente...
...mas se o senhor tem o azar de espirrar em andamento...passa de 50 km/h para 250 km/h

Setembro 21, 2017, 11:02:56, 11:02
Responder #7

dfelix

• 5006
Não vejo qualquer problema com a idade, desde que a mota faça manutenção regularmente e mude as peças à medida da necessidade, pode durar muito, muito tempo :)

Já o proprietário... até pode mudar algumas peças, mas ao fim de uns bons anos só manutenção já não chega!  :D

Eu acho que só após uns aninhos de estrada (nesse caso, com a carta B) é que se pode ir para as motos com alguma experiência do que é o trânsito.

Acho que estás a misturar duas coisas:
Experiência do que é o trânsito... com consciência e responsabilidade.

Quando somos mais jovens normalmente arriscamos mais. Seja de moto ou carro.
A única diferença é que os acidentes de moto normalmente doem mais! Mas estar enjaulado num carro também oferece uma sensação de protecção que muitas vezes é enganadora.

:D

Não sou apologista da teoria de que uns anos de estrada com carro torna alguém melhor condutor de moto.
Antes pelo contrário! Acredito que a maioria dos automobilistas seriam muito melhores condutores se tivessem alguma experiência prévia com motociclos!
Tenho a certeza absoluta que olhariam mais vezes pelo espelho antes de mudar de faixa. Circulavam menos na faixa do meio. E seriam mais rigorosos com o pisca.

Mas também entendo que pegar numa moto transforma as pessoas.
E diariamente apanho muitos B's das 125cc com uma postura completamente selvagem!
Seja na forma como andam a furar entre filas como se fossem veículos priorioritários.
Seja na forma como chegam a um semáforo e contornam todas as motos que já estão para meter à frente.
« Última modificação: Setembro 21, 2017, 11:04:08, 11:04 por dfelix »

Setembro 21, 2017, 11:28:45, 11:28
Responder #8

PBarros

• Visitante
...."A partir dos 70 é que a 'margem de manobra' geralmente começa a 'encurtar"....."
Bolas .....só agora com 44 anos é q me "dediquei" às duas rodas, mas é bom saber q ainda tenho mais 26 anos para disfrutar.
 ;D :cool:
Fora de brincadeiras, acho q o q importa mesmo é a pessoa ter consciência daquilo q ainda é capaz de fazer, sem se prejudicar nem prejudicar os outros.
 :)

Setembro 21, 2017, 12:10:09, 12:10
Responder #9

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)Acredito que a maioria dos automobilistas seriam muito melhores condutores se tivessem alguma experiência prévia com motociclos!
Tenho a certeza absoluta que olhariam mais vezes pelo espelho antes de mudar de faixa. Circulavam menos na faixa do meio. E seriam mais rigorosos com o pisca.

(....)

Penso exactamente da mesma forma.

A percepção do que nos rodeia e...de certa forma...os cuidados que temos na condução de um motociclo, mudam-nos a forma de condução e leva-nos a ganhar um certo "calo" na análise da dinâmica rodoviária.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Setembro 22, 2017, 12:12:20, 12:12
Responder #10

pacama

• Visitante
os cuidados que temos na condução de um motociclo, mudam-nos a forma de condução e leva-nos a ganhar um certo "calo" na análise da dinâmica rodoviária.

Eu falo na perspetiva de que os erros que inicialmente cometemos de carro doem menos.

Setembro 22, 2017, 19:12:03, 19:12
Responder #11

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Claro que doem menos.  :)

Não é por nada que num carro temos toda uma "célula de segurança", ao passo que um pequno erro de moto pode muito bem levar-nos a experimentar - com a pele - a dureza do asfalto.

Dalai Lama

Outubro 09, 2017, 14:30:54, 14:30
Responder #12

JMC

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 82
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X
Já procurei na net e não consigo encontrar um vídeo de uma “reportagem” sobre um senhor de 80 anos, pros lados do Cartaxo, que todos os dias dá uma volta na sua Haysbusa.
Alguém viu ou lembra-se de ver isso?

Porque a moto em questão está neste forum e novamente na ordem do dia e porque me lembro desta duvida aqui colocada, aqui vai o video que penso referirem-se...atenção à verdadeira idade  :tirarchapeu:

Outubro 09, 2017, 15:06:30, 15:06
Responder #13

Sal

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
É esse mesmo

Outubro 09, 2017, 16:58:05, 16:58
Responder #14

PBarros

• Visitante
 :nice: :palmas:
Fantastico video
Boa partilha
Obrigado

Agosto 11, 2019, 00:31:03, 00:31
Responder #15

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Perdoem-me por remexer num tópico que estava parado há tanto tempo, mas este vídeo mais abaixo vale a pena...

E demonstra que não é a idade que retira a determinação e força de vontade para percorrer milhares de Kms a solo.

Respect.  :nice:

LINK PARA VÍDEO...

Dalai Lama