Com os motores a 2 tempos o processo era mais simples e mais "directo" por assim dizer: Em apenas duas rotações do pistão executa-se a admissão, a compressão, a explosão e a exaustão...
...se no passado se atingiam rotações absurdamente altas com os 2T de baixa cilindrada,...
(....)Se por rotação te referes a uma volta completa... no 2T tudo ocorre numa única volta! (....)
(....)A ideia que os motores 2T eram mais rotativos é mito. A icónica Aprilia RS125 que era das mais potentes da categoria entra no red line ás 11.000 rpm...Valores muito idênticos ao duma Yamaha R125 do presente. Pois apesar das diferenças têm geometrias identicas.(....)
(....)Ao passo que uma CBR250 a 4T (daquelas a sério produzidas nos anos 90 com inline-four) fazia facilmente as 20.000rpm!(....)
O entrar no red-line às 11.000, não significa necessariamente que não suba por ali acima mais 2.000rpm.
E a actual R125 japonesa a 4t, tenho sérias dúvidas que alcance o que essa conseguia em termos de rotação. Mas pronto...
Mas se recuarmos ainda mais, encontramos motos a 2t com 50cc a fazer algumas delas perto de 20.000rpm. Sim, eu escrevi 50cc, não foi engano.
..como outros extremos que poderemos colocar num espaço muito seu.
(....)Mesmo que faça 11+2=13... achas muita rotação?(....)
(....)Olha que as RC eram a 4T.Não me ocorre nenhuma concorrente 2T capaz de produzir tanta rotação.(....)
Voltando a saudosa Yamaha aerox 50cc que tinha e tem o espetacular minarelli que de origem o redline começa nas 10000rpm ,não corta e bate nas 12000rpm ,sim eu tive a versão com conta rpm de fábrica.Depois decidi investir cerca de 750 EUR para ter ,em vez de 7 CV passar para 15,só a bela dtr 125 a de 28cv fazia frente,as outras 125 era para esquecer.Agora num 4 t para fazer algo parecido além de caríssimo é quase impossível .Aquele cheirinho a autolube numa manhã fresca ,era algo....
E parece-me que te estás a apegar neste caso em demasia à indicação do red-line nos respectivos dashboard...
Aqui tens um exemplo de uma RS125 a 2t que parece "brincar" com as 12.000rpm e onde o Red-line é só uma miragem... Duvido que a actual R125 da Yamaha consiga fazer isto estando stock.
Kreidler Van Veen 50Bultaco 50Derbo Racer 50Suzuki RP68 (tem 50cc, 3 cilindros...e uma potência por litro apreciável).
A maioria das 2T trazia potências declaradas irrealistas. Por vezes 30 cavalos eram medidos como 19...
Nem todas as 2T eram NSR500.
Numa 4T se removeres o "smog-control" e reduzires brutalmente a caixa (relação final, p.ex) vais ter as mesmas sensações das antigas 2T.
Se alguém daqui se quiser chegar à frente...http://www.custojusto.pt/braganca/motos/yzr-500-ex-joan-garriga-23709752
No fundo, quero acreditar que o teclado prendeu no número 0 (zero)...