Autor Tópico: Bikejacking? - acontecimento insólito  (Lida 4277 vezes)

Outubro 16, 2017, 00:30:22, 00:30
Lida 4277 vezes

NunoMt

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 334

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Boa noite companheiros.

Venho-vos contar algo que aconteceu comigo ontem à noite e que não me sai da cabeça.

Ontem saí com o meu filho de casa por volta das 20:15, ia ao Almada Fórum ver uma coisa e ele quis ir de mota comigo.

Fomos pela nacional, estrada que vem de Sesimbra para o Fogueteiro e já depois de Fernão Ferro a seguir às bombas de gasolina da BP, mais junto à saída para o Casal do Marco / entrada para a A2 sentido Setúbal, comecei a notar pelos espelhos um carro atrás de mim a fazer sinais de luzes. Lembro-me que a primeira coisa que pensei foi que ele passou por um buraco ou uma lomba e que deu aquele efeito... e em seguida penso que naquele troço de estrada não há lombas nem buracos... comecei a achar a coisa estranha. Mais estranho ainda quando entrei na A2 no sentido Fogueteiro-Almada o carro seguiu-me e depois de passar a curva de entrada na AE seguiu atrás de mim a fazer a mesma coisa... Eu propositadamente fui devagar, entre os 90km/h e os 100km/h. Ele foi alguns kms atrás de mim sempre a fazer sinais de luzes... não muito rápidos mas de vez em quando fazia. Quase a chegar a Corroios colocou-se na fila do meio um pouco à minha frente (eu estava na da direita), mas à mesma velocidade, como se me tivesse a ver pelo espelho. Passado um pouco encosta atrás dele um outro carro, faz umas 3 piscadelas com sinais de luzes, o primeiro carro responde com o farol de nevoeiro. Depois disso o segundo carro colocou-se na faixa da direita e o outro manteve-se na faixa da esquerda. Nesta altura apanhei um valente susto, pois quem já não ouviu histórias noutros países de carjacking e raptos em coisas parecidas.

Como havia alguns carros em circulação não ficaram nessa disposição muito tempo, mas percebi que iam a fazer sinais um ao outro.... Depois avançaram mais rápido junto ao radar e sairam para a costa. Como ia para o fórum sai atrás deles e reparei que voltaram a entrar na A2 no sentido inverso logo de imediato. Como ia com o meu filho não me quis aproximar muito para ver as matrículas. O primeiro carro era um carro grande tipo SUV, Se não me engano um Toyota, preto. O segundo era um carro pequeno branco, não me recordo da marca.

Agora com a cabeça mais a frio penso o seguinte: ou fiz uma valente confusão com o que me aconteceu... ou alguém ia com ela filada para me fazer alguma coisa. E quanto mais penso nisso mais me inclino para a segunda hipótese. Felizmente ia meio distraído e nem liguei aos sinais de luzes até entrar para a A2, pois acho que a intenção era fazer-me parar, ou no mínimo abrandar bastante... Na A2 e com alguns carros a circular a tarefa foi mais difícil. Depois disto e no restante caminho até ao fórum dei por mim a olhar para todo o lado a pensar se me visse numa situação mais "apertada" qual seria a minha roda de fugida... algo que creio que passará a fazer parte da minha análise da estrada e caminho a seguir.

EU tenho visto nos últimos meses algum acréscimo da actividade a polícia e GNR aqui na margem sul, já presenciei algumas cenas mais à Holiwood (um grande aparado da GNR com carros mais "pesados" a cortarem a estrada de um momento para o outro e desviarem uns camiões para uma estrada secundária seguidos de um exército de policia, um carro à paisana fazer outro sair praticamente da estrada e parar e depois sairem de lá policias de armas em punho mesmo à filme  :o). Por um lado deixa-me satisfeito por ver que as autoridades estão em cima do assunto, por outro lado significa que estes lados andam mais frequentados pelos amigos do alheio... como já foi no passado.

Enfim deixou-me preocupado e queria partilhar a minha preocupação convosco pois sei que há pessoal do CP-Moto daqui da zona. E também porque não falei nada cá por casa para não gerar preocupação e precisava de desabafar um pouco.

:scooter: :scooter: :scooter:

Outubro 16, 2017, 01:03:07, 01:03
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Obrigado pelo testemunho.

A situação é de facto estranha, mas o que não compreendo muito bem é o fazerem sinais de luzes.  :pensador:

A abordagem para encetar um moto jacking infelizmente costuma ser feita de forma diferente e mais violenta - isto apenas do que conheço após visionamento de alguns vídeos - mas nesse caso poderiam querer levar à imobilização sem dar nada nas vistas aos restantes utilizadores da via (seria o que pretendiam?).  :pensador:

Conseguiste perceber quantas pessoas iam em cada carro?? E movimentos dos veículos no sentido de abalroamento do motociclo a baixa velocidade, sentiste? Fizeram razia ou aproximação invulgar e injustificada para as condições de tráfego?

Teria sido bastante importante numa divulgação às autoridades, haver mais detalhes dessas viaturas e também matrículas, mesmo que estas sejam falsas ou retiradas de outro veículo. Mas claro que se compreende que a surpresa e o insólito da situação não nos leva a ter esse discernimento imediato e só depois pensamos no que podiamos ter feito.

Mais uma vez, obrigado pela partilha.
« Última modificação: Outubro 16, 2017, 01:09:34, 01:09 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 16, 2017, 01:06:15, 01:06
Responder #2

Paulo Fradinho

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 856

Masculino
Pelo que descreveste poderia bem ser o querer que parasses para depois levarem a moto. Eu moro em Arraiolos agora mas até Dezembro passado morava aí na zona do Seixal mais propriamente Corroios. As coisas já foram piores do que são agora.... lembro-me que há pouco mais de 20 anos atrás havia zonas (Miratejo, Quinta da Princesa) que eras facilmente assaltado qualquer que fosse a altura do dia, agora hj em dia já não é assim mas tem estado a piorar.
Mas eu nesses casos de me virem a fazer sinais de luzes e eu não notar nada de anormal na moto não paro mesmo por essa razão  ( bikejacking).
Mas está td bem é o que interessa.
 :cool:
Boas curvas :chopper: :chopper:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Outubro 16, 2017, 09:14:24, 09:14
Responder #3

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Cá pr'a mim tens a luz de presença fundida e o gajo estava a querer avisar-te !  :D

Outubro 16, 2017, 10:23:11, 10:23
Responder #4

JViegas

• 4723

Masculino
Sempre com muita atenção e cuidado.
Por vezes existe sempre pessoal que se quer "divertir" à nossas custas: sinais de luzes, acelerar quando ultrapassados ou chegarem os enlatados à roda de trás.

Não sei se foste alvo de alguma tentativa de roubo ou alguma piada de mau gosto. Calma e frieza (aliás levavas o teu filho contigo).

Outubro 16, 2017, 17:21:50, 17:21
Responder #5

Moto2cool

• 4386
Pode ter sido mesmo uma tentativa frustrada. Pode ter sido um grupo de membros aqui do fórum a cumprimentarem-te ;).
 Pode ter sido coincidência.
Em qualquer caso ainda bem que tudo passou, é preciso estar atento.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 16, 2017, 20:52:58, 20:52
Responder #6

NunoMt

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 334

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Sempre com muita atenção e cuidado.
Por vezes existe sempre pessoal que se quer "divertir" à nossas custas: sinais de luzes, acelerar quando ultrapassados ou chegarem os enlatados à roda de trás.

Não sei se foste alvo de alguma tentativa de roubo ou alguma piada de mau gosto. Calma e frieza (aliás levavas o teu filho contigo).

Sim estar com o meu filho foi o que me deixou mais preocupado.. :(

Outubro 17, 2017, 00:45:24, 00:45
Responder #7

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Companheiro, eu nos anos 90, fui perseguido por um UMM (eu ia de DT50LC) desde a Guia até Santo Amaro de Oeiras, entre as 4h5h da matina...e até um machado de fora puseram para encostar, guinadas e 30 por uma linha, tudo penso eu para roubarem a moto.
Consegui livrar-me disso atravessando as faixas contrárias e saindo na saída do outro sentido. Valeu o susto até porque era um puto. A partir daí,  Sempre de olho em tudo na moto, sem levantar cabelo, sempre condução defensiva (ainda para mais se levavas o teu míudo). Um gajo de moto tem smpre de estar preparado para tudo, porque roubos sempre houveram, e maldade Humana, infelizmente, cada vez há mais.

Outubro 17, 2017, 23:06:10, 23:06
Responder #8

Tacuara83

• Visitante
Ainda bem que avisas porque também faço muito esse trajecto e é sempre bom saber com o aquilo que se conta.

Boas curvas!