Autor Tópico: O WD-40 elimina riscos nas carenagens! SIM ou NÃO?  (Lida 2086 vezes)

Outubro 27, 2017, 22:24:27, 22:24
Lida 2086 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13799
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O WD-40 elimina riscos nas carenagens!
SIM ou NÃO?



 



Como alguns se lembrarão, há poucos dias atrás divulguei aqui no fórum o resultado de umas tentativas de subida para a moto por parte do meu filho mais novo (ler aqui neste tópico), tendo a sola dos seus sapatitos - por certo com alguma areia agarrada - causado uns quantos riscos na zona da carenagem inferior...

Ora na sequência desse tópico foi levantada a hipótese de o WD-40 poder ser uma solução para o meu caso, até porque (...segundo também sabia) os vídeos que levam a esse acreditar parecem suplantar largamente os que dizem nada fazer.








Como tinha o WD-40 na garagem...decidi experimentar. Afinal, what could go wrong??!! :)

E aqui começa de facto a "ciência" da coisa...
E digo isto de forma irónica, pois não existe uniformidade alguma nos procedimentos. :D

Vi uma boa quantidade de vídeos e se uns usavam panos, outros usavam papel, se uns metiam uma grande quantidade, outros colocavam uma pequena quantidade de produto, se uns apontavam o jacto mais distante, outros era mesmo ali ao pé, se uns faziam movimentos circulares, outros faziam como lhes convinha...

Enfim, decidi que deveria fazer como eu achava mais normal ser feito.


E comecei desde logo por lavar toda aquela peça da carenagem inferior com água à temperatura normal....

Depois disso e fazendo uso de uns daqueles lenços de papel absolutamente normais (e pouco asperos) que tenho no porta-luvas do carro, dediquei-me a passar em toda aquela zona até absorver a água existente.






Depois disso e "sem meias medidas", direcionei a acção pulverizadora do produto WD-40 para aquela área durante cerca de 2seg.
Nem sei como consegui captar a foto logo à primeira, mas resultou.



 



Esperei depois um bocado, pensando para mim que deveria dar algum tempo ao produto para actuar....e voltei novamente a utilizar outro daqueles lenços de papel macios para tirar o excesso, ao mesmo tempo que fazia movimentos contrários ao sentido dos riscos, ou seja, estando os mesmos na vertical eu movi o lenço de papel num sentido horizontal e sem fazer muita pressão.



 



Olhei depois para aquela área e fiquei desconfiado que a coisa até estava a dar resultado. Não esperava e admito que estava céptico desde o primeiro instante em que me deu para fazer isto
Mas como queria ter a certeza, vai disto e...nada como um flash!!

E o uso do flash não desmoreceu nada o meu entusiamo, apesar de ter notado ainda por ali umas muitos leves marcas quando visto mais de perto.



 

E mais outra...

 



Pensei para mim...mais um bocado de produto e sem parcimónias no jacto, dará certamente um resultado ainda melhor. :D

E....bem...para ser sincero superou aquilo que esperava.
Tirei depois da segunda aplicação do produto uma foto suficientemente próxima - na distância - daquela em que se viam os riscos (ver 2ª foto) e, mesmo voltando a fazer uso do flash para encontrar algum sinal de marcas, o resultado foi aquele que se pode ver...



 



A conclusão que posso retirar disto é a de que em situações de riscos mais superficiais (como foi este caso em concreto), o WD-40 funciona mesmo!!

Se os riscos fossem mais profundos do que isto, tenho imensas dúvidas que se notasse o que quer que fosse.

De qualquer forma, quando lavar a moto e passar mais tempo, verei como está esse local e se continua a apresentar um resultado tão bom.
Tenho imensas dúvidas, mas...em boa verdade, também tinha dúvidas que isto resultasse e resultou!!  :)


Nota: A maioria das fotos estão em tamanho padrão, bastando carregar nas mesmas para aumentar e ver ao pormenor.
« Última modificação: Outubro 27, 2017, 22:46:48, 22:46 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 27, 2017, 23:16:22, 23:16
Responder #1

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 657
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Lá está..... Nada como experimentar
Ficou top

Outubro 28, 2017, 07:29:03, 07:29
Responder #2

PBarros

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 289
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride safely
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700x DCT
Muito bem.
Pelo menos melhor ficou de certeza !
 :ok:
Não é o destino que conta.....são os trajetos.
Boas curvas

Outubro 28, 2017, 09:37:08, 09:37
Responder #3

pedroareias

  • Visitante
Excelente! Por favor não passes agora com desengordurante nem laves com a lança de pressão senão os riscos voltam.

Outubro 28, 2017, 22:06:53, 22:06
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13799
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pois voltam....pois voltam....

Já o posso confirmar... :lolol:

Se não lavarmos as motos, o WD-40 dá uma ajuda preciosa....mas se as lavarmos, é uma pura perda de tempo (...e produto).   :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 28, 2017, 23:32:56, 23:32
Responder #5

TMaxer

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 2552
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Isaac, ja me conheces e sabes que ou um bocado purista (e pragmático) demais para os métodos do WD40 e do "oleo de cedro para mobílias"


Se queres tirar os riscos tem 1 hipotese: o polimento... com massa de polir e com uma orbital dás uma esfrega à zona riscada para ver se consegues deixar o verniz nivelado

se nao conseguires, teras de pintar ou aplicar uma camada de verniz.



Para disfarcar o problema (vulgo desenrascar) precisas de aplicar um produto especifico que tem a denominacao no meio por "GLAZE".



O glaze é (muito) geralmente uma especie de cera acrilica que tem umas moleculas que a malta gosta de chamar de fillers, isto porque preenchem os espacos vazios dos riscos e disfarçam-nos  :D ;)


O produto mais facil de encontrar ca em portugal é o "Poorboys black hole" para pinturas escuras e o Poorboys white diamond  para pinturas claras. Encontra isso na lojadodetalhe.pt


Como é obvio tens o problema de por exemplo quando chove que "lá vai o produto"  :D para isso podes sempre aplicar um bocado de cera por cima que o produto aguenta-se um pouco mais.






Vou-te dar mais uma dica "mazinha"... se calhar resolves isso bem com aquele shampoo da Redex baratuxo que encontras nos hipermercados... aquilo é tao ranhoso que tem uma carrada de polimeros acrilicos para dar "brilho" a baixo custo  :nice: :nice:


Ducati Multistrada 1200S

Outubro 28, 2017, 23:42:46, 23:42
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13799
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Miguel,

Como escrevi mais acima, o WD-40 revelou-se passado pouco mais de 24h, totalmente ineficaz após uma muito simples lavagem.

Após a aplicação do WD-40 e mesmo umas boas horas depois, notei que a coisa até tinha cumprido (mas mesmo). Porém, se apanha alguma água direccionada ao local....pois.

Repetindo o que disse, é uma pura perda de tempo (...e produto). 

Mas tinha de testar! Nada como vermos por nós mesmos sem que nos impinjam as coisas como verdades ou mentiras.  :)


EDIT: Esqueci-me de algo importante...OBRIGADO pelos conselhos.  :palmas:
« Última modificação: Outubro 29, 2017, 00:00:42, 00:00 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 29, 2017, 00:05:54, 00:05
Responder #7

TMaxer

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 2552
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pois... percebi a abertura com como uma forma de testar a "tese"... uma especie de "mythbuster" do mundo motociclista  :D



Mas eu dei-te a solução para tirares os riscos: polimento e para desenrascar ;-): um glaze  :nice:
Ducati Multistrada 1200S

Janeiro 31, 2018, 21:11:04, 21:11
Responder #8

Vulcano39

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 14
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: XJ600S Diversion
  • Localidade: Corroios
O WD-40 faz o mesmo que quando se molha um seixo, fica com aquele acabamento lustroso e molhado mas depois de secar volta ao mesmo . No caso do WD-40 sendo, um lubrificante, esse efeito dura um pouco mais de tempo. Serve portanto quando se vai a um evento e se quer levar o veiculo bonito para disfarçar os riscos do mesmo e nada mais... No entanto o WD-40 é óptimo para os estofos em napa, pele ou superfícies plásticas mais expostas tipo top-cases pois como é absorvido em parte protege efectivamente dos elementos. É o que uso na minha e resulta na perfeição.
« Última modificação: Janeiro 31, 2018, 21:20:19, 21:20 por Vulcano39 »

Janeiro 31, 2018, 21:58:23, 21:58
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13799
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já uso o WD-40 há muitos anos e posso dizer que, apesar de efectivamente ser ineficaz para com riscos na pintura após 24h ou primeira lavagem (ao contrário do que apregoam muitos vídeos na NET), não posso ainda assim deixar de garantir a sua enorme eficácia como protector de peças metálicas contra o óxido e a corrosão.

Nisso o WD-40 funciona e bem!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 31, 2018, 23:12:33, 23:12
Responder #10

pjmartinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 831
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Por aí...
Já uso o WD-40 há muitos anos e posso dizer que, apesar de efectivamente ser ineficaz para com riscos na pintura após 24h ou primeira lavagem (ao contrário do que apregoam muitos vídeos na NET), não posso ainda assim deixar de garantir a sua enorme eficácia como protector de peças metálicas contra o óxido e a corrosão.

Nisso o WD-40 funciona e bem!

... e funciona sempre como "cheirinho ambientador" pois fica sempre aquele cheiro adocicado e meio enjoativo.

Fevereiro 01, 2018, 15:23:30, 15:23
Responder #11

Vulcano39

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 14
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: XJ600S Diversion
  • Localidade: Corroios
Já uso o WD-40 há muitos anos e posso dizer que, apesar de efectivamente ser ineficaz para com riscos na pintura após 24h ou primeira lavagem (ao contrário do que apregoam muitos vídeos na NET), não posso ainda assim deixar de garantir a sua enorme eficácia como protector de peças metálicas contra o óxido e a corrosão.

Nisso o WD-40 funciona e bem!

Pois...esse é exatamente o proposito principal deste produto. lol

Fevereiro 01, 2018, 15:42:49, 15:42
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 13799
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Podia ter esse "propósito" e não valer nadinha...
Quantos não haverá (do género) que depois se revelam àquem do esperado?

Neste caso o WD-40 cumpre mesmo aquilo que promete. Era a isso que me referia. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 01, 2018, 16:05:10, 16:05
Responder #13

2low

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 2683
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Almada
Antes de qualquer lavagem a uma moto:
-besunto a moto bem de WD40 desde as jantes, corrente, plásticos... (excepto punhos, manetes, "dashboard")
-deixo actuar uns 3/5minutos...
-passo com a maquina de pressão para a primeira "lavagem"
-num balde com agua fria ponho detergente carros - o mais barato disponível na ocasião - e uso esfregona para as carenagens
-depois é a maquina de pressão para limpar tudo...
-no final com camurça ou panos de algodao tiro os excessos de agua que ainda estejam aqui e ali
-depois é lubrificar a corrente...
-e no final fica como nova

notas:
-alem do WD40, o "bala" tambem faz a mesma coisa
-o cillit bang dá para limpar algumas superficies metalicas, excepto aluminios/ligas com mistura de aluminio e plasticos...corroi... nao deixar actuar mais de 1min em plasticos e nao usar mesmo em aluminios...
« Última modificação: Fevereiro 01, 2018, 18:28:26, 18:28 por 2low »

Fevereiro 03, 2018, 16:31:24, 16:31
Responder #14

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1519
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800 X
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
O WD-40 faz o mesmo que quando se molha um seixo, fica com aquele acabamento lustroso e molhado mas depois de secar volta ao mesmo . No caso do WD-40 sendo, um lubrificante, esse efeito dura um pouco mais de tempo. Serve portanto quando se vai a um evento e se quer levar o veiculo bonito para disfarçar os riscos do mesmo e nada mais... No entanto o WD-40 é óptimo para os estofos em napa, pele ou superfícies plásticas mais expostas tipo top-cases pois como é absorvido em parte protege efectivamente dos elementos. É o que uso na minha e resulta na perfeição.

Eu até uso 'eau de toilette' da WD-40

e percebo bem o que o mr. Vulcões quer dizer quanto re refere ao poder de lubrificação e acabamento lustroso
 

Fevereiro 03, 2018, 16:41:52, 16:41
Responder #15

pedroareias

  • Visitante
All business. O acabamento acetinado deu-me vontade de usar WD40.

Fevereiro 06, 2018, 16:47:03, 16:47
Responder #16

Vulcano39

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 14
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: XJ600S Diversion
  • Localidade: Corroios
O WD-40 faz o mesmo que quando se molha um seixo, fica com aquele acabamento lustroso e molhado mas depois de secar volta ao mesmo . No caso do WD-40 sendo, um lubrificante, esse efeito dura um pouco mais de tempo. Serve portanto quando se vai a um evento e se quer levar o veiculo bonito para disfarçar os riscos do mesmo e nada mais... No entanto o WD-40 é óptimo para os estofos em napa, pele ou superfícies plásticas mais expostas tipo top-cases pois como é absorvido em parte protege efectivamente dos elementos. É o que uso na minha e resulta na perfeição.

Eu até uso 'eau de toilette' da WD-40

e percebo bem o que o mr. Vulcões quer dizer quanto re refere ao poder de lubrificação e acabamento lustroso
 

lol...sem duvida eheheheh...  :nice:

Fevereiro 06, 2018, 16:49:09, 16:49
Responder #17

Vulcano39

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 14
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: XJ600S Diversion
  • Localidade: Corroios
Podia ter esse "propósito" e não valer nadinha...
Quantos não haverá (do género) que depois se revelam àquem do esperado?

Neste caso o WD-40 cumpre mesmo aquilo que promete. Era a isso que me referia. :)

Tambem o uso o tradicional "Bala" mas sem duvida que o WD40 é melhor..

Abril 13, 2018, 11:27:44, 11:27
Responder #18

pedroareias

  • Visitante
Se as peças plásticas forem pintadas em brilhante até podes passar diluente celuloso.

A tinta não sai com químicos. Bom, a não ser que a mergulhes durante uns dias em diluente.

Pensa na gasolina que cai nos plásticos quando não temos cuidado.







Cilit bang

Plásticos

1 minuto...

 :pensador:

ME-DO