Autor Tópico: Norton Commando 961 California...o celebrar de 50 anos!  (Lida 2760 vezes)

Novembro 03, 2017, 00:19:05, 00:19
Lida 2760 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Norton Commando 961 California...o celebrar de 50 anos!

Esta icónica marca Britânica está a celebrar 50 anos relativos ao início do fabrico da sua Commando, modelo que ganhou uma reputação tal que até mesmo nos dias de hoje não é esquecido.

Recordo a este respeito que a produção da primeira geração (chamemos-lhe assim) da Norton Commando durou cerca de 9 anos , tendo a última dessas Commando sido produzida em 1976.

Felizmente que após este período - que ainda levou muitos anos e em que a Norton teve uma existência algo "estranha" - a marca acabou por sediar-se em Donington Park e com vontade de fazer ganhar novamente solidez não só para a marca, mas também ao nome deste modelo mítico. Isto decorria o ano de 2008...

E de facto fez isso mesmo, pois passado muito pouco tempo (2009), apareceu a Commando 961 e que causa um impacto visual relavente.

Ora nós estamos em 2017, estão passados 50 anos desde que apareceu a Commando e claro....que melhor altura senão esta para lançar uma versão da sua 961?

Deram-lhe o nome de Comando 961 California e mesmo quem não aprecia muito o estilo, dificilmente lhe fica indiferente. :)

A marca acaba de colocar esta versão California no mercado e...não se iludam com o estilo, pois tem suspensões da Ohlins, travões da Brembo e o chassis desta máquina é produzido à mão.

Respect!   :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 03, 2017, 01:05:51, 01:05
Responder #1

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
 Nunca me irei esquecer ! A 1ª mota com que estive quase quase a fazer negócio era uma Norton em amarelo . Em 79 !
Era de um recém  'retornado' e a mota ainda tinha a matrícula de Angola .
Levei comigo um amigo que já estava mais tarimbado neste mundo das motas e foi ele que a 'vistoriou' e experimentou dizendo-me depois à distância do vendedor que ... esquecesse ! Tinha o motor escafiado !

Novembro 03, 2017, 01:16:18, 01:16
Responder #2

dfelix

• 5004
Bem... não me parece que a marca tenha mostrado vontade de ganhar novamente solidez.  :(

Pois já passou uma década desde que relançada... e tudo continua na mesma.
Ocasionalmente mostram alguma novidade, como aconteceu com a V4 RR... mas literalmente para "inglês ver".

No verão supostamente assinaram uma parceria com a Zongshen para a produção de um novo motor 650cc.
Se por detrás disto se esconder um modelo orientado a um público mais amplo, então talvez a Norton possa iniciar finalmente a sua expansão global.

Até lá... vai continando a depender duma belissima moto que nasceu dum projecto pessoal realizado na garagem por um entusiasta da marca... para vender merchandising!

Novembro 03, 2017, 07:45:34, 07:45
Responder #3

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não esqueçamos a Norton Dominator e que teve inclusivamente uma versão "SS" que eu acho sublime. Foi lançada há coisa de 1 ano...

Em termos de vendas é que a coisa pode não ter sido o desejado, pois os próprios preços são assustadores...

Entendo que a SS teve produção limitada e tem diferenças da Dominator "standard", mas mesmo assim os preços são de fugir...

Se pesquisarem por usadas, encontram-se preços a roçar as 30.000 Libras.  :o

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 03, 2017, 10:06:09, 10:06
Responder #4

carlos-kb

• Visitante
Um dos handicap da Norton por cá é a representatividade. 4 Lojas (concessionários) na Península Ibérica, sendo apenas 1 destinada a Portugal, em Lisboa.

https://www.sapo.pt/noticias/motores/norton-abre-lojas-em-portugal-e-espanha_59a9f4d7971b14441496a001

Novembro 03, 2017, 12:03:50, 12:03
Responder #5

dfelix

• 5004
Um dos handicap da Norton por cá é a representatividade.

Por cá e em todo o lado...
Mesmo nos mercados mais expressivos tem pouca representatividade.
E curiosamente, é precisamente no japão onde tem uma maior rede de agentes.  :)

Novembro 03, 2017, 21:39:39, 21:39
Responder #6

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Que nostalgia ao ver este modelo da Norton, faz-me lembrar o Stand Vidal na Joaquim Bonifácio em Lisboa. Tinha sempre Nortons, Triumph, Matchless, Indian etc...

Ficava parado na montra minutos sem fim.

João  :scooter: :scooter:
« Última modificação: Novembro 04, 2017, 16:58:10, 16:58 por João Santos »

Novembro 04, 2017, 09:07:00, 09:07
Responder #7

tmr

• Visitante
Velhos tempos que era Made in England, agora a India e a china vão tomar conta disto tudo...