Autor Tópico: Honda Forza 125 - falta de potência  (Lida 9586 vezes)

Dezembro 06, 2017, 00:14:16, 00:14
Lida 9586 vezes

ruimgl

• Visitante
Boas,

Tenho tido ultimamente um problema com a minha scooter, sendo que foi um problema que surgiu estranhamente de um dia para o outro.
A moto perdeu vida. Quem conhece este modelo sabe que é muito rotativo e que facilmente esgota a rotação a dar pelo menos 120 de mostrador.
Acontece que agora nem a descer lá chega...ou se chega é com grande dificuldade. Até às 7000rpms desenvolve relativamente bem, mas depois começa a enrolar enrolar enrolar e custa a desenvolver.
E o problema maior é que perdeu todo e qualquer fulgor a subir! Perde 30kms/h na boa a subir Monsanto por.exemplo...quando antes subia a 100, agora é confrangedor não passar dos 70 a fundo. A mota tem 12000kms, e penso que não justifica.
Na oficina dizem que a mota.esta dentro dos parâmetros mas acho que a testam a seco e em plano.
Tenho alguma dificuldade em debater o problema.
Agradeço ideias e opiniões.
Devo acrescentar que a mota fazia uma chocalhada do motor ou algo...que entretanto desapareceu, mas que a mota foi á oficina onde desmontaram e remontaram o variador...e vai daí a mota não voltou a ser a mesma.
Já lá voltou...e vai voltar, mas dizem que está normal, como disse.

Cumpr

Dezembro 06, 2017, 00:23:56, 00:23
Responder #1

pedroareias

• Visitante
Já ocorreu. Há mecânicos que são elefantes numa loja de porcelanas.

Roscas moídas, parafusos demasiado curtos, demasiado longos, partes de plástico partidas, plásticos montados "encavalitados", plásticos esmagados com uma força de aperto ridícula, riscos, mossas, retrovisores montados à força voltados ao contrário, etc...

Tenta outro local. Aqui em Évora ouvi dizer que há um bom mecânico. Não sei se é, disseram-me que é.

Da minha parte só confio num mecânico.

Boas,

Tenho tido ultimamente um problema com a minha scooter, sendo que foi um problema que surgiu estranhamente de um dia para o outro.
A moto perdeu vida. Quem conhece este modelo sabe que é muito rotativo e que facilmente esgota a rotação a dar pelo menos 120 de mostrador.
Acontece que agora nem a descer lá chega...ou se chega é com grande dificuldade. Até às 7000rpms desenvolve relativamente bem, mas depois começa a enrolar enrolar enrolar e custa a desenvolver.
E o problema maior é que perdeu todo e qualquer fulgor a subir! Perde 30kms/h na boa a subir Monsanto por.exemplo...quando antes subia a 100, agora é confrangedor não passar dos 70 a fundo. A mota tem 12000kms, e penso que não justifica.
Na oficina dizem que a mota.esta dentro dos parâmetros mas acho que a testam a seco e em plano.
Tenho alguma dificuldade em debater o problema.
Agradeço ideias e opiniões.
Devo acrescentar que a mota fazia uma chocalhada do motor ou algo...que entretanto desapareceu, mas que a mota foi á oficina onde desmontaram e remontaram o variador...e vai daí a mota não voltou a ser a mesma.
Já lá voltou...e vai voltar, mas dizem que está normal, como disse.

Cumpr

Dezembro 06, 2017, 00:28:21, 00:28
Responder #2

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se estiver na garantia, não há que temer.

É apertar com eles até estar resolvido. E se foi de um dia para o outro, algo sucedeu.
Possivelmente será o variador, mas se dizem já ter visto, quem sou eu...

Chave para as mãos do mecânico e ele que vá dar uma volta nela.

Depois...é resolver!  :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 06, 2017, 00:37:56, 00:37
Responder #3

ruimgl

• Visitante
Desde já, obrigado pelas opiniões.

Queria tentar resolver na mesma oficina do stand onde comprei até porque está perto de casa.

Não tenho qualquer opinião por ser recente com motas, mas a oficina em causa julgo ser referencial aqui na zona de Cascais.

Pode ter havido algum equívoco...só quero é resolver o problema é estará tudo ok.

As opiniões servirão para ter mais bagagem para poder argumentar

Dezembro 06, 2017, 09:27:11, 09:27
Responder #4

Seravat72

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 142

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT; AT 1100 DCT
  • Localidade: Albarraque
Desde já, obrigado pelas opiniões.

Queria tentar resolver na mesma oficina do stand onde comprei até porque está perto de casa.

Não tenho qualquer opinião por ser recente com motas, mas a oficina em causa julgo ser referencial aqui na zona de Cascais.

Pode ter havido algum equívoco...só quero é resolver o problema é estará tudo ok.

As opiniões servirão para ter mais bagagem para poder argumentar

Bom dia,

Assim de repente recordo-me de duas oficinas que podes "visitar" e onde fui bem atendido:

- Lopes e Lopes (Rio de Mouro perto do novo Jumbo)
- Linhaway (Parede, R. Eng. Adelino Amaro da Costa 195A, 2775 Parede)

Apresenta o teu problema e ouve as opiniões.

Abraços,
Seravat72

Dezembro 06, 2017, 16:38:50, 16:38
Responder #5

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Se mexeram no variador e peças envolventes e deixaram tudo cheio de gordura, certo e sabido que dá esses sintomas.

Eu aconselho que coloques uma correia nova e roletes e vai testar. Pede para darem uma vista de olhos na embraiagem, pois podem os calços estar vidrados e patina facilmente. Verifica o nível do óleo, correctamente.

Se isto não resolver, algo se passa de muito grave.

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 07, 2017, 00:08:24, 00:08
Responder #6

ruimgl

• Visitante
Ora bem, sendo representantes da marca só posso ter a melhor impressão deles, agora de facto não vejo o serviço.
Parto do princípio que trabalham bem.
Hoje ficou novamente e depois de testarem e desmontagem, verificaram desgaste anormal de roletes para.12000kms é um injetor a falhar...erro na máquina. Vou aguardar a melhor resolução possível e darei feedback.
Espero que fique ok.
Entretanto tinha mandado vir uns roletes dr pulley... já nem sei o que faça

Janeiro 02, 2018, 13:29:27, 13:29
Responder #7

ruimgl

• Visitante
Companheiros, só para dar feedback.
Depois de muito se mexer...afinal parece que era o escape que tinha o miolo fora do sítio ou qualquer coisa e estava a fazer retenção de gases provocando a perca de força.
Foi colocado escape novo e a desenvoltura está de volta...embora não totalmente, ou então será impressão minha. Será caso para testar cientificamente aqui com algum companheiro das Forzas, já que de momento não há mais argumentos.
Vamos lá meter mais 6000kms nisto e na próxima revisão faz-se o balanço ou volta-se á carga.
Saudações e bom ano!

Janeiro 02, 2018, 13:43:58, 13:43
Responder #8

mneves

• 3092

Masculino
Companheiros, só para dar feedback.
Depois de muito se mexer...afinal parece que era o escape que tinha o miolo fora do sítio ou qualquer coisa e estava a fazer retenção de gases provocando a perca de força.
Foi colocado escape novo e a desenvoltura está de volta...embora não totalmente, ou então será impressão minha. Será caso para testar cientificamente aqui com algum companheiro das Forzas, já que de momento não há mais argumentos.
Vamos lá meter mais 6000kms nisto e na próxima revisão faz-se o balanço ou volta-se á carga.
Saudações e bom ano!
Quem te podia elucidar já cá não está,mas podes falar em números que eu,por exemplo tenho uma ideia do que ela faz ,já testei e montei vareadores em algumas...
membro numero 16

Janeiro 02, 2018, 17:49:11, 17:49
Responder #9

ruimgl

• Visitante
Quem te podia elucidar já cá não está,mas podes falar em números que eu,por exemplo tenho uma ideia do que ela faz ,já testei e montei vareadores em algumas...
[/quote]

Epá dá 120 a cortar, mas continuo a achar que perde muito em situações de esforço e não me lembro de ser assim. Por exemplo a subir para Monsanto, perde de 120 para menos de 90 e estanca... não desenvolve mais...antes das alterações estava pior ainda...não passava de 70 na mesma situação. Tenho a lembrança quase absoluta que não baixava dos 100, ou se baixasse era ligeiramente e partir de meio da subida começava a ganhar velocidade outra vez.
Sinceramente acho que a moto era mais viva em AE...perdia porque é uma 125, mas estava a fazer mais força, parece. Mas isto já é relativo. Mudou tudo menos correia.
« Última modificação: Janeiro 02, 2018, 17:55:07, 17:55 por ruimgl »

Janeiro 02, 2018, 18:44:00, 18:44
Responder #10

mneves

• 3092

Masculino
Ora aí está ,pode e deve ser da correia ,já vais com quantos km?
membro numero 16

Janeiro 03, 2018, 15:27:32, 15:27
Responder #11

ruimgl

• Visitante
Ora aí está ,pode e deve ser da correia ,já vais com quantos km?

Só 12.000kms justifica?

Janeiro 03, 2018, 15:30:53, 15:30
Responder #12

mneves

• 3092

Masculino
Sim ,pode justificar, relembro de um motovlogger que comprou uma e a forza também andava estranha , trocaram tudo ,voltou ao que era , é só um exemplo,pois o desgaste da correia também tem a ver com a maneira de se conduzir.
membro numero 16

Janeiro 03, 2018, 15:44:03, 15:44
Responder #13

ruimgl

• Visitante
Sim ,pode justificar, relembro de um motovlogger que comprou uma e a forza também andava estranha , trocaram tudo ,voltou ao que era , é só um exemplo,pois o desgaste da correia também tem a ver com a maneira de se conduzir.

Isto cada caso é um caso é o que é. A forma de andar é a utilizar bem os recursos digamos e se entendes. Com esta embrulhada toda, ainda vou ter de experimentar meter-lhe uma correia nova e já agora os dr pulley que acabei por deixar encostados com todas as dúvidas. Valerá a pena? E pensar numa correia do tipo malossi?

Janeiro 03, 2018, 15:56:49, 15:56
Responder #14

mneves

• 3092

Masculino

Isto cada caso é um caso é o que é. A forma de andar é a utilizar bem os recursos digamos e se entendes. Com esta embrulhada toda, ainda vou ter de experimentar meter-lhe uma correia nova e já agora os dr pulley que acabei por deixar encostados com todas as dúvidas. Valerá a pena? E pensar numa correia do tipo malossi?
Sim,já fiz isso a uma ,correia malossi e roletes dr pulley ,ficou a fazer 130 em reta e um pouco mais a descer,o dono na altura gostou da diferença ,mas como referes e bem cada caso é um caso.
membro numero 16

Janeiro 03, 2018, 16:44:38, 16:44
Responder #15

ruimgl

• Visitante

Sim,já fiz isso a uma ,correia malossi e roletes dr pulley ,ficou a fazer 130 em reta e um pouco mais a descer,o dono na altura gostou da diferença ,mas como referes e bem cada caso é um caso.

Será então um caso a pensar.