Autor Tópico: Uma TMax nos Pirineus - 2016  (Lida 13394 vezes)

Agosto 22, 2016, 10:52:52, 10:52
Responder #50

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Até apetece dizer um palavrões de inveja...
Aquelas curvas são impressionantes....

Bom relato TMaxer até parece que seguimos de viagem contigo... lol
Gostava de ver esses pneus na lateral. Ehehe devem tar bonitos, devem!

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 22, 2016, 12:00:24, 12:00
Responder #51

carlos fonseca

• Visitante
Excelente!

Conheço algumas destas estradas e gostei francamente do texto e das fotos que fazem justiça as belas paisagens
e momentos de desfrute de mota por estes locais.

Continua....

Agosto 22, 2016, 12:06:51, 12:06
Responder #52

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Obrigado pela descrição e pelas fotos. Gostei bastante do que li e vi!  ;) :nice:

Existe um par de fotos que dá mesma a ideia daquilo que relatas...uma Disneyland das curvas, em alguns locais. Hehe  :cool:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 22, 2016, 12:10:01, 12:10
Responder #53

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Fantástico relato de mais um dia por terras "longínquas".
Curvas bem descritas: Disneyland. Pois é isso que devem ser.

O roaming desconhecia que era assim tão caro. Bolas!!!  :napodeser:

Agosto 22, 2016, 17:57:24, 17:57
Responder #54

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1578

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Tmaxer, a estância de ski não é Bonaigua.
Chama-se Baqueira-Beret e esse sector é que se chama Bonaigua.
Como o Vale d'Aran tem micro-clima, neva muito mais do que noutras zonas dos Pirenéus.
Essa estrada costuma estar fechada muitas vezes no Inverno, por perigo de avalancha :???:
Mas no verão, depois de a abrirem (e repararem) é um estradão para as motos.
Andorra tem esse problema....gasta-se sempre mais do que se previa...pois é tudo mais barato.
Continuo à espera dos proximos episodios.
Deixa-me adivinhar:
Pas de la Casa, entrada em França pelo Portes de Puymorens,  entrada em Espanha por Puigcerda e depois La Molina e Ripoll acabando em Barcelona?
« Última modificação: Agosto 23, 2016, 14:04:02, 14:04 por Joao_Cruz »

Agosto 22, 2016, 20:35:51, 20:35
Responder #55

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Só mais uma 'achega' :
No fim do parque de estacionamento da estância  Baqueira-Beret existe um caminho (estrada de terra batida) que se vai desenvolvendo pelo meio do bosque até Montgarri .
Montgarri já foi habitada mas agora já só existem as ruínas das casas e um 'chalet' / 'refúgio de montanha' onde se pode pernoitar ou simplesmente tomar uma refeição .
De Verão pode-se lá chegar de carro, bicicleta ou mota, mas no Inverno essa estrada está coberta de neve e só se pode fazer de mota de neve ou trenó. Eu e o meu 'dog team' conhecemos bem o trajecto . Há uma década atrás e durante alguns anos íamos para lá passar uma semana . Eles aproveitavam para 'esticar as pernas' e eu para gozar da viagem  :nice: :

p.s. : queria colocar uma imagem minha tirada no trenó com os cães a galope, mas parece que desapareceu a opção de enviar imagens por anexo  :(

Agosto 22, 2016, 21:24:46, 21:24
Responder #56

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Joao... é um choque aqueles precos de ha 10 anos atras... ah, se tivesse o deposito do tamanho de um camiao cisterna  :lolol: :lolol: :D :D

Cross... tens uma boa maquina para estas aventuras  :nice:

A cara do pneu da frente no dia seguinte era esta:

Nao sei se da para perceber mas na lateral tem os avisadores praticamente à superficie, na zona central estao porreiros

Luis, grandes aventuras e bom conhecimento desta zona  :nice: Ja tinha feito algo semelhante a isto de carro ha uns anos, e ja a zona do Vale me tinha chamado a atencao, mas ainda nao arranjei uma semana para ir la conhecer aquilo melhor. um dos pontos que me chamou mais a atencao foi uma queda de agua enorme, muito bonito mesmo  :nice:

Jviegas, no resto da Europa é barato, em Andorra é escalão máximo...  :zangadoplus: :zangadoplus:
« Última modificação: Maio 05, 2018, 22:51:29, 22:51 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 22, 2016, 21:29:45, 21:29
Responder #57

TMXR

• 4156

Masculino
Joao... desconhecia completamente, geralmente a minha área de especialização é as estradas  :lolol: :lolol:

O itinerario para o dia seguinte... bem havia 2:

O primeiro era mais selectivo do que o 2º... ambos terminavam em Colliure, que propocionava o cenario perfeito para foto final ...

Nao querendo estragar a surpresa... nao foi nenhum dos 2! (pelo menos nao totalmente)  :nice: :nice: :scooter: :scooter:
« Última modificação: Maio 05, 2018, 22:51:44, 22:51 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 22, 2016, 21:35:57, 21:35
Responder #58

Sapiens21

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
Bem...os pneus devem ter sido bem puxados. É visível o resultado na borracha (zona dos limitadores)  :nice: :nice:

Nota-se que os levaste bem aos limites (qualidade de condução que não está ao alcance de todos).  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 22, 2016, 22:42:09, 22:42
Responder #59

Manhas

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 253

Masculino
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: X8 250 ie
Bem, que relato soberbo perfeitamente complementado com fotos e vídeo que me fazem querer ver o próximo capítulo!!!

Agosto 25, 2016, 17:20:05, 17:20
Responder #60

TMXR

• 4156

Masculino
Dia 5

Depois de um pequeno almoco um bocado atribulado onde nem sequer faltou uma equipa completa do Cirque du Soleil (!!!), estava na altura de atravessar Andorra até Pas de La Casa.

A forma mais rapida de o fazer é pela CG2, mas eu gosto de seguir a estrada antiga que passa por La Massana e Ordino por onde a paisagem é mais agradavel, passando por diversas rampas de Ski até apanhar depois a CG2 em Canillo e seguindo pela superfície até Pas de La Casa.

Se tiverem com pressa podem seguir pelo tunel de Envalira mas vão perder as curvas e as vistas da descida para Pas. (e uns €s na portagem)

Em Pas ha que abastecer até ao gargalo, pois do lado de la da fronteira a gasolina paga-se bem mais cara, no caso de precisarem de fazer mais umas compras, no centro de Pas ha mais lojas... algumas de motos!

A entrada em Franca apresenta a primeira dificuldade do dia, pois custa a resistir à placa que indica a estrada para o  Col de Puymorens (1915 mts) que para alem do tracado tem uma vista fabulosa. Mas o itinerário de hoje vai nos levar pela N20 para Ax-les-Thermes.

É sexta Feira... felizmente nao é dia 13, mas é dia 1 ou 2 de Julho e isso significa 2 coisas, primeiro que esta aventura está na recta final pois como preciso estar de volta a Lisboa no final de Domingo e em segundo lugar que ha uma carrada de Franceses que entram hoje de ferias e muitos estarao a dirigir-se para esta zona... pelo radio do Cardo a lista de auto-estradas com “bouchon” é enorme.

Nos últimos dias tive a estrada apenas para mim, para uns companheiros de 2 rodas e para muitos ciclistas... hoje ha que ter mais atenção.

A questao de amanha ser o ultimo dia antes da longa ligacao ate lisboa nao para de correr em background na minha mente... ingenuamente achei que iria conseguir andar mais Kms por dia e que ainda teria tempo para ir dar uma pequena volta no circuito turistico vulgarmente conhecido pelas “Gorges do Tarn” (a cerca de 300 Kms)

A estrada até Ax-les-Thermes é seriamente entusiamente, estreita qb com um tracado muito selectivo a meter alguns ganchos e em muitas zonas a convidarem a praticar algumas trajectorias mais “racing” (mas cuidado com o radar mesmo à entrada da cidade!), apesar das vistas “charmantes”, aponto aos cols  seguindo a D613 até Quillan.

O percurso é interessante, uma tipica estrada secundaria Francesa com bastantes curvas mas predominantemente rolante, passando por alguns Cols mas todos baixinhos (600 mts). O piso na sua maioria era alcatrão claro e polido, o que nao permite grande grip.

A par com a questão do itinerário, havia outra preocupação: o tempo... havia algumas nuvens no caminho, sendo seguro que iria passar por um ou outro aguaceiro... havia que dentro do possível adequar o percurso as indicações que me dava o ceu.

As coisas começaram a ficar mais interessantes com a mudança para a D117 que tem um piso fabuloso, c e um traçado com curvas longas de media velocidade que quase podia dizer que foi desenhado para a TMax brilhar, infelizmente, a vista é tão boa que por varias vezes tenho de abrandar ou até parar para a “fotografia”.

Em Quillan tomo o caminho de Axat, por uma estrada plana, mas que passa pelas Gorges de la Pierre de Lys (o video que postei ha uns dias)... o desfiladeiro que tem cerca de 2 Km e gostei bastante de o visitar. Por perto ha tambem as “Gorges de San George” que pelo que vi sao até mais interessantes pois o caminho é bem mais estreito e que sao uma desculpa perfeita para voltar a esta zona

https://goo.gl/qeeNnT

Se quiserem podem ver o video:

Em Axat havia novamente de mudar de estrada, desta vez para a D118, uma estrada estreita e bastante sinuosa que “fura” uma floresta, mas que nao tem grandes subidas e descidas.

Em termos de tracado, daria 5 estrelas mas 2 coisas nao correram bem: a primeira é que o piso é extremamente “bumpy” e a T Max funciona melhor em pisos mais lisos e em segunda é que tive o azar de apanhar uma nuvem daquelas bem cinzentas que decidiu “regar” a minha passagem... até aos ossos...

Uma hora mais cedo ou mais tarde, os cerca de 80 Kms até Formigueres teriam sido mais uma etapa epica apesar dos contantes “pulinhos”, um paragem para cheirar os pinheiros e ver aquilo que parecia lago mas que depois percebo que teve uma ajuda humana (de qualquer forma, fica bem e valoriza a paisagem), junto ao qual nao podia faltar o inevitavel parque de campismo que estava tao bem arranjado que ate me sinto mal em emitir uns decibeis mais roucos pelo akrapovic.

Giro nas fotos, por algum motivo nesta zona há centenas de moscas de dimensões consideráveis que não dão sossego...

A partir dai o terreno abriu para um vale enorme e todo o percuso se tornou muito (até demasiado) rolante.

Quase sem dar por isso estava de novo a 2000 metros em Font Romeu. Este seria o ultimo ponto elevado da viagem pois daqui até ao Mediterraneo as altitudes eram todas mais baixas.

Era altura de parar para comer e pensar, no caminho vi uma esplanada simpática cheia de sol e ar puro, chamada l´Ermitage e enquanto esperava pelo almoço recomeço a olhar para os mapas e a fazer contas.

A interpretação Francesa do simples peixe grelhado: em vez das batatas cozidas leva arroz e "molhanga" com fartura...

O ponto da situacao é fácil de fazer: nada me motiva a ir até ao Mediterraneo pois a zona da Catalunha ja é bem minha conhecida e com a excepcao da foto final e o percurso que ainda falta fazer é todo pouco seletivo... tirando se o altera-se e seguissem pela N260. O final advinha-se um pouco com um anti-climax.

Havia sempre a hipótese de mudar o destino: descia para Puigcerda e regressava até Vielha e no Sábado fazia a “etapa rainha” do altos-Pirineus... reentrava em Espanha por Biescas e descia até Saragoça e depois era “só” fazer a N-II e a N-V e domingo apos o almoço estava de volta a Lisboa.... sempre evitava alguns kilometros e as portagens da Autovia da Catalunha (Girona / Barcelona / Saragoça)

So faltava uma coisa, abrir a app da metereologia e ver se tinha o aval do São Pedro: Para Sul, sol... Para a zona central, Nuvens... não sou jogador, mas decidi arriscar!

(Eu no inicio avisei acerca da flexibilidade de percursos...)

Regressei a Tmax e dei uma volta por Font Romeu para ver as vistas e procurar a nave extra-terrestre que tinha por ali aterrou ha uns anos... (venho a descobrir que foi antes de eu ter nascido...). Nao deixo de esboçar um sorriso sarcástico ao imaginar que com tanto sol e com uma vista acima dos 2000 metros, o Antônio Costa devia obrigar os aliens a vender a nave espacial para pagar o IMI...

http://www.foursolaire-fontromeu.fr/

No caminho passei por Livia, um enclave Espanhol em terras Francesas... mais uma terra bonita e bem arranjada a justificar uma pernoita.

De Puigcerda tomei a N260 de regresso a Andorra onde atestei e segui até Vielha gozando o mais possível a condução, já mesmo na recta final, os céus abriram-se e já escaldado da molha matinal lá parei para estrear o fato de chuva da Alpinestars comprado em Andorra que provou ser uma excelente compra!

O Hotel Vielha estava completo (fim de semana), pelo que fiquei no Tryp Vielha Baqueira... que para alem de condições muito boas, tem uma localização muito boa mesmo junto ao rio Garona.

A distancia do dia 5 rondou os 400 Kms.

« Última modificação: Maio 05, 2018, 22:59:18, 22:59 por TMaxer »

Agosto 25, 2016, 18:11:06, 18:11
Responder #61

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Mais uma vez obrigado pela partilha e que fotos espectaculares, para além dessa Yamaha. :nice: :nice:

João  :scooter: :scooter:

Agosto 25, 2016, 19:09:31, 19:09
Responder #62

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
Espera aí que vou só ali  :napodeser: :napodeser: :napodeser: ...

Estou oficialmente VERDE de inveja...
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Agosto 25, 2016, 19:24:19, 19:24
Responder #63

Mepim

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 42

Masculino
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: Póvoa Sta Iria
Ok, já gastei as folhas todas do caderno de viagens a tomar anotações, estou quase quase pronto para sair, só falta mesmo os quase's

...esperando o próximo dia...

Agosto 28, 2016, 16:00:44, 16:00
Responder #64

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Muito bom. Faltava ver o capítulo 5.
De fazer inveja!
Normalmente ando por aí de coche... mas sempre pensei fazer de duas rodas um dia....

Pelo relato Miguel, de um capítulo  passado em especial, acho que na próxima vez que lá fores vais de GS :)
á uns tempos atrás diria de C650 mas acho que vais experimentar outra máquina depois desta experiência ;)

Boas curvas

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 28, 2016, 16:34:17, 16:34
Responder #65

rodd

• **

• 156

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900
  • Localidade: Torres Vedras
Mais um excelente relato e uma reportagem fotográfica fenomenal...  :palmas:

Boas curvas.

Agosto 29, 2016, 18:01:56, 18:01
Responder #66

TMXR

• 4156

Masculino
Muito bom. Faltava ver o capítulo 5.
De fazer inveja!
Normalmente ando por aí de coche... mas sempre pensei fazer de duas rodas um dia....

Pelo relato Miguel, de um capítulo  passado em especial, acho que na próxima vez que lá fores vais de GS :)
á uns tempos atrás diria de C650 mas acho que vais experimentar outra máquina depois desta experiência ;)

Boas curvas

A proxima visita vai ser de Tmax... mas depois de experimentar e mesmo sem grande experiência de "Trails", uma moto tipo GS1200 /Multistrada / XR é imbatível neste tipo de viagem.

Em 1º lugar, porque para rodar 8 ou 9 horas seguidas em AE, sem cruise control torna-se doloroso e depois porque as condicoes estao constantemente a mudar e uma moto com mais disponibilidade de motor e uma suspensão activa trazem outras potencialidades que ultrapassam muito as da Tmax ou de qualquer outra moto convencional.

E a caixa de velocidades deve permitir abordar os ganchos de outra forma  ::P: ::P:

Mepim... Para ti, tenho os ficheiros GPX  :D :D :D é so carregar no GPS  :bandeiraportugal:

Rodd, Joao Santos e Joao "Twins"   :nice: :nice: :convivio: :convivio:

Agosto 29, 2016, 18:11:49, 18:11
Responder #67

TMXR

• 4156

Masculino
Se uma imagem vale por 1000 palavras, 25 imagens por segundo valem por... é questao de fazer as contas, como diria o Antonio Guterres   ::P: ::P:

Deixo aqui um pequeno video de um dos traçados que gostei mais: O Col d´Ispaguy.

Este momento tem uma pequena historia que ja contei: o alto onde estava parado no inicio do video ainda é territorio Espanhol e quando lá cheguei e para para tirar umas fotos, encarei com o placard amarelo que informava que a estrada estava fechada...

E agora? como é que faco???? É que nao ha nenhuma estrada para ir "à volta"  :D :D

La fui descendo nas calma, a espera de que a qualquer momento me aparecesse a estrada cortada, mesmo no final do Col estavam a alcatroar e eu meti por onde consegui passar na "cara de pau"  ::P:

A descida é espectacular, estreita e tecnica e em grande parte com um grande "buraco" do lado direito... A vista fabulosa, com os tons de azul do ceu e do verde da natureza bem saturados impedem maiores velocidade e impõem 2 ou 3 paragens para fotos. :love0001:

Nao fossem as obras, quando chegasse lá baixo tinha tornado a vir para cima, mas num ritmo um pouco mais rapido... fica para a proxima.

Agosto 29, 2016, 18:28:23, 18:28
Responder #68

João_Santos

• 1964
Mais um vês excelente e que estrada mesmo á maneira para umas boas curvas.

« Última modificação: Agosto 30, 2016, 06:26:42, 06:26 por Joao Santos »

Agosto 29, 2016, 19:19:47, 19:19
Responder #69

Mepim

• *

• 42

Masculino
Vou querer esses ficheiros, ai vou vou!!!  :nice: :nice: :nice:

Agosto 29, 2016, 22:23:22, 22:23
Responder #70

aferreira

• **

• 75

Masculino
  • Modelo Motociclo: X ADV
  • Localidade: Estoril
tu foste,eu sonho !!!   :stuck_out_tongue_winking_eye:

talvez um dia quem sabe... mas só de ver o teu relato acompanhada destas belas fotos e videos,dá vontade é de ir ja  :corrida:

:convivio:
cumps, Álvaro Ferreira

Agosto 30, 2016, 00:23:19, 00:23
Responder #71

TMXR

• 4156

Masculino
Joao e Alvaro  :convivio: :convivio:

Rui... com essa maquina era ja esta semana  ::P: ::P:

Entretanto deixo-vos aqui mais um video onde tentei reunir um pouco as varias estrada por onde passei na primeira manha nos Pirenéus, tendo condensado cerca de 5 horas de conducao... isto para ilustar  aquilo que ja repeti varias vezes quanto ao facto de uma boa trail ser imbativel nestes percursos  :nice:

Como podem ver há uma mudança constante de tipo de estrada: a largura, a superfície e a fluidez não trazem problemas à condução, mas os pisos partidos e esburacados e a terra ou pedra solta necessitam de muita atencao   :scooter:

Agosto 30, 2016, 00:38:12, 00:38
Responder #72

Sapiens21

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
O que tinhas partilhado já o sabia cá desde 25/08...mas foi somente agora que me dediquei a uma mais do que merecida leitura de um tão bom e pormenorizado relato.

Isto eu sei que te terá dado bastante trabalho (...mas sei mesmo), pois não é coisa que seja faça em "meia dúzia de minutos", pelo que também em nome do CP-Moto te agradeço aquilo que connosco partilhaste e que tem um grande valor informativo, cultural e capaz de servir de inspiração a que outros sigam os teus passos.  :) :palmas:

Muito bem, Miguel.  :nice:

Dalai Lama

Agosto 30, 2016, 06:29:16, 06:29
Responder #73

João_Santos

• 1964
Toda esta partilha é de um valor incrível, pela descrição, fotos e pelo bichinho que faz renascer em cada um de nós o vicio pela estrada.

Mais uma vês obrigado Miguel.

Agosto 30, 2016, 10:35:05, 10:35
Responder #74

Mepim

• *

• 42

Masculino
Quem me dera Miguel, quem me dera!! O plafond para viagens este ano está esgotado, agora só para o ano, este ano ainda vão existir vários passeios com distancias consideráveis mas no máximo com 1 pernoita, excepção agora ao Traveler's Event que vai ser este fim de semana em Avis e vou logo na sexta feira.  :nice: :nice:

Por aquilo que percebi do teu relato tu em relação a dormidas vais à aventura, ou seja, sem nada marcado, não achas arriscado? Nunca te correu mal? Eu da ultima vez que fiz isso foi numa viagem a Barcelona e tive de ir dormir a mais de 100kms porque estava tudo esgotado, existiam 2 ou 3 convenções e tudo o que era alojamento estava esgotado.

Agosto 30, 2016, 10:50:03, 10:50
Responder #75

TMXR

• 4156

Masculino
Joao e Isaac :cool: :cool:  :convivio: :convivio:

Rui,

Depende... obviamente que fiz a minha avaliação de risco... e tentei perceber se os dias da minha passagem coincidiria com festas ou eventos. Se eventualmente fosse na altura da volta a Franca ou durante o mês de Agosto seria mais complicado  :nice:

Como era a ultima semana de Junho e apanhava os primeiros dias de Julho estava tudo tranquilo e havia uma enorme disponibilidade de camas.

Para evitar surpresas, por volta das 5 da tarde como ja tenho a ideia de onde pretendo ficar, faço uma consulta ao booking para ver quais a ofertas e preços dessa zona e tento fazer a reserva do hotel que tenha a melhor relação preço qualidade dentro do meu orçamento.

O que dizes ja me aconteceu varias vezes, ha cidades onde no fim de semana é necessário marcar com alguma antecedência pois fica tudo esgotado... é o caso de Madrid onde vou quase todos os meses, e noutros locais porque há eventos (feiras, congressos, etc) fica tudo lotado.

As vezes mesmo que não fique esgote totalmente, o que acontece é que a única oferta que fica são os hotéis 20 € ou então os de 200€  :zangadoregras:

Na minha opiniao, o mes de Agosto é de evitar nesta zona, os preços devem subir muito e o transito, sobretudo de autocaravanas deve ser muito grande. Entre Outubro e Maio também não deverá ser boa altura pelos motivos óbvios

« Última modificação: Agosto 30, 2016, 10:53:40, 10:53 por TMaxer »

Setembro 06, 2016, 17:58:58, 17:58
Responder #76

TMXR

• 4156

Masculino
Dia 6

E chegamos ao ultimo dia da aventura.

Infelizmente, este ficou marcado por uma condicionante que eu tinha a capacida de antever mas que não controlava: a meteorologia.

Como tinha dito no anterior post, para Sul havia a previsão de sol e para a zona central dos Pirenéus nuvens, e foi isso com que me deparei assim que abri a janela do quarto: tempo cinzento apesar de não estar a chover.

Decidi aproveitar na mesma o dia, ja sabendo de antemão que o tempo em altitude iria me trazer alguns problemas com nevoeiro cerrado e piso molhado, mas aproveitei o dia para fazer alguma aprendizagem nestas circunstancias e tentar gozar ao máximo.

Manha: Vielha > Biescas - 250 Kms

O percurso era o inevitavel: Eth Portillhon, Peyresourde, Aspin, Tourmalet, Aubisque e saida pelo Portelet.

É o itinerario rei dos Altos Pirineus e mesmo as condicoes nao sendo as mais agradaveis foram 200 Kms muito divertidos sempre com condicoes muito variáveis de aderência de piso e de visibilidade.

Termas de Eaux Bonne

O tempo foi limpando à medida que a viagem decorria e para despedida no ultimo col do dia, ja apanhei tempo seco e boa visibilidade permitindo-me um ritmo mais animado... até finalmente cruzar pela ultima vez a fronteira Francesa e começar a descer para Biescas... ja eram 16 da tarde. Estava na altura de encher o deposito e começar a longa ligacao até Lisboa.

Era também altura de começar a fazer contas para ver onde ia dormir, deveria estar a 400 ou 500 de Madrir e la seria um bom sitio para dormir... ou nao, pois este ultimo dia era um Sabado e geralmente ao fim de semana, arranjar hoteis em Madrid é uma dor de cabeca, pelo menos dentro do meu orçamento...

Tarde e Noite: Biescas > Vila Franca de Xira - 1050 Kms

A N330 para Huesca é bastante rolante apesar de ainda passar por alguma montanhas, à medida que vi a distancia entrar no campo dos 900 Kms, comecei a novamente a fazer contas à quantidade de horas de caminho e à quantidade de vezes que teria de parar para atestar... pelas minhas contas a ETA rondaria a meia-noite ou 1 da manha, beneficiando da reducao de 1 hora aquando entrasse em Portugal...

Para isto bastaria manter um ritmo certo mas que fosse particularmente eficaz no que toca aos consumos por forma a minimizar as paragens para abastecer... esse ritmo na Tmax sao as 5750/6000 Rpm, zona onde ainda se pode beneficiar de um consumo de 5.x e se circula entre os 130 e os 140 KmH, conseguindo assim esticar a autonomia ate para lá dos 250 Kms o que me iria obrigar a parar apenas 4 vezes para abastecer.

Uma ultima paragem em Vendas Novas para atestar umas bifanas e por volta da 1 da manha ja estava de volta à minha casa... e tinha o domingo para descansar.

À chegada, sentia um misto de cansaço e de felicidade pela semana fantástica que tinha tido... o balanco nao podia ter sido mais positivo, tirando o pequeno pormenor que havia uma serie de locais que gostaria de ter explorado e que nao tive tempo... e esta é a melhor desculpa para um regresso

(foto tirada no ultimo abastimento em Montemor)

PS: O objectivo principal da viagem nao foi conseguido... nao consegui a foto com o Mediterraneo, por mero simbolismo ate tinha pensado encontar um Farol na Languedoc ou na Catalunha e essa seria a foto perfeita para terminar esta aventura... nao o consegui fazer pois optei por outro final.

Se quiserem acreditar em mim, deixo-vos esta ultima foto de onde se vislumbra o Mediterraneo... mesmo, mesmo lá ao fundo  :nice:

« Última modificação: Maio 05, 2018, 23:00:18, 23:00 por TMaxer »

Setembro 06, 2016, 18:20:24, 18:20
Responder #77

Luis Salgueiro

• 1797
Em Abril do próximo ano tenho uma 'janela de oportunidade' entre os dias  11 e 17 . Pirenéus seria uma boa opção (embora não me importasse mesmo nada de repetir os Picos da Europa ) . O meu 'handicap' é não apreciar viajar sózinho em 'longas distâncias' , a solidão aborrece-me e não tenho jeito para falar comigo mesmo   :bejeca:. Fica lançado o repto a esta gente aqui do CP-Moto  ;).

Setembro 06, 2016, 19:01:01, 19:01
Responder #78

TMXR

• 4156

Masculino
Ola Luis

Na minha opiniao Abril é um pouco cedo para este destino... muitas das estrada ainda estarão fechadas nessa altura  :nice:

Para nao ter problemas, entre inicio de Junho e o fim de Outubro será a melhor altura  :scooter:

Setembro 06, 2016, 19:45:50, 19:45
Responder #79

Luis Salgueiro

• 1797
Ola Luis

Na minha opiniao Abril é um pouco cedo para este destino... muitas das estrada ainda estarão fechadas nessa altura  :nice:

Para nao ter problemas, entre inicio de Junho e o fim de Outubro será a melhor altura  :scooter:

Pois...só que tirando Abril só se for em Agosto !
Estradas fechadas ??!! essa agora  baralhou-me  :???:

Setembro 07, 2016, 00:54:12, 00:54
Responder #80

TMXR

• 4156

Masculino
Por causa da neve e riscos de avalanche... As estradas pelos topos das montanhas mais altas fecham   :nice:

Setembro 07, 2016, 16:35:31, 16:35
Responder #81

Luis Salgueiro

• 1797
Por causa da neve e riscos de avalanche... As estradas pelos topos das montanhas mais altas fecham   :nice:

Então tá visto que para mim os Pirinéus terão de ser feitos em Agosto !  :ok:
'Ofereço-me' desde já para ser um 'acompanhante de luxo'  :corado: caso apareçam alguns marmanjos que decidam organizar uma passeata por estas bandas !  :cool: 

Outubro 01, 2016, 18:53:01, 18:53
Responder #82

TMXR

• 4156

Masculino
Agosto tambem poderá nao ser a melhor altura: muitos turistas, muitas caravanas, muitas roulotes  :nice:

O timing ideal deve ser Junho - Julho - Setembro... Maio e Outubro tambem deverao ser Ok... nos restantes meses ha o problema da neve / demasiado frio.

Agosto 23, 2017, 20:33:24, 20:33
Responder #83

TMXR

• 4156

Masculino
Ontem encontrei este vlogger na net e este video retrata com enorme fidelidade aquilo que uma viagem de moto neste destino oferece...

A escolha de maquinas tambem nao desilude, uma GS e uma bela Scrambler personalizada  :palmas: :palmas:

Agosto 23, 2017, 21:03:28, 21:03
Responder #84

Moto2cool

• 4386
É mais uma promoção local e da GS1200, o que não surpreende dado que por ali as GS são 50% da fauna motociclística.
A cena das vacas é engraçada porque ainda ontem fiquei parado nos Pirenéus cerca de 10 min com uma manada de vacas a caminhar indolentemente pela estrada. Só faltaram mais referências aos ciclistas que são imensos naquelas estradas ( mais que motociclistas), mas não tem a ver com o interesse da reportagem ( não eram bicicletas BMW)  :lolol:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 23, 2017, 23:04:37, 23:04
Responder #85

TMXR

• 4156

Masculino
 :D

Quando vi a foto das GW imaginei se nao estarias a ir para essas bandas  ::P:

Sim... Essa hegemonia da BMW sente-se bem.... e sim... tanto nos Pirineus como nos Alpes ha carradas de ciclistas, é preciso sempre ter muito cuidado com eles  :nice: