Autor Tópico: Com pouca prática, será ajuizado passar para uma moto muito potente?  (Lida 11171 vezes)

Dezembro 22, 2017, 12:08:27, 12:08
Responder #50

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5006
O problema é que a moto está mal concebida, e a maneira que conseguiram contornar isso foi com a afinação da suspensão!

A moto está bem concebida.
As suspensões é que não estão ao nível do resto.

Não é um problema exclusivo da Tracer.
É algo que a Yamaha tem feito de forma recorrente nos últimos 15 anos.
Uma forma apresentarem produtos que no seu geral transmitem superioridade face á concorrência por um preço competitivo.

Dezembro 22, 2017, 13:49:45, 13:49
Responder #51

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Então se as suspensões não acompanham o resto da ciclística isso não é má concepção???
 :palmas: :palmas: :palmas:

Dezembro 22, 2017, 13:54:26, 13:54
Responder #52

dfelix

• 5006
Se o que comeste ao almoço não te matou a fome... não significa que esteja mal cozinhado.

Dezembro 23, 2017, 00:11:32, 00:11
Responder #53

dfelix

• 5006
A KTM e a BMW teem solução imediata, basta afinares as suspensões no botão (pois são electrónicas) enquanto que a Tracer tem que ser manualmente.

O segmento da "calça arregaçada" como o conhecemos hoje nasceu com a Multistrada 1200S.
Pois introduziu a possibilidade dos mesmos ingredientes com um simples toque dum botão serem cozinhados de forma diferente, adequando a moto ao fim pretendido.
A KTM e a BMW seguiram esse caminho com as suas propostas.

A Tracer 900 é provavelmente a única "budget bike" que dentro das suas limitações tenta roer o calcanhar destas.
E talvez por isso o público acaba por ser um pouco mais exigente.

Até porque quem vai para uma Tracer dificilmente escolhe uma Versys, Vstrom ou outra "trail" estradista...
São boas motos. Mas numa abordagem mais tradicional.
E se forem espremidas... vão também rapidamente revelar as suas limitações.
« Última modificação: Dezembro 23, 2017, 01:18:52, 01:18 por dfelix »

Dezembro 23, 2017, 00:31:30, 00:31
Responder #54

jmartins13

• 954
V. :

É sempre bom saber que achas comparável uma forquilha concebida nos anos 30 à de uma moto do milénio a seguir.
Se de facto, até ver, são sem dúvida, comparáveis , isso também diz muito da tua experiência, ou da tua vontade de rilhar com outros.
Em 18 anos e duas springers, nunca senti nada disso e já andei com "n" configurações de jante frontal /guiador e nunca nada disso me aconteceu até ao dia que com um banco estreito, instalei o encosto do pendura. Aérodinâmica, meu amigo, aerodinâmica. A springer, dificilmente passa dos 160kmsh, velocidade que sempre aceitou bem sem wobbles, tão bem quanto um motor de hastes e balanceios, com suspensões de tecnologia dos anos 30 permite aceitar....mas isso é um devaneio ocasional, a velocidade que ela gosta de rolar com caixa de 5 é nos 80-110kmsh.
É uma moto para pôr uns escapes bem barulhentos, e rolar a sentir cada movimento mecânico, cada nota do motor, cada ráter, cada engasganço do carburador....isto até teres de tirar a atenção daí, porque tens uma curva para fazer
Portanto não caias no ridículo de comparar uma Harley destas ou qq outra a uma moto como a Tracer, que se propõem com um tricilíndrico gritante e entusiasmante em altas a velocidades acima dos 240kmsh.Uma utilitária desportiva ou o que lhe quiseres chamar, do 2°milénio d.c. para mim é um defeito grave!
Não te esqueças que o americano mexe demais na garagem e com.poucos conhecimentos.
Digo-te tb que nunca tive nenhuma moto que tivesse esse wobble e já lá vão algumas. Na gs 1200, estiquei o boxer cheio de personalidade, primo do meu twin cam, até aos 190kmsh e a protecção e aerodinâmica da moto companhou, o que não acompanhou foi o conjunto todo que, bastante firme, creio que pela culpa da suspenção dianteira, teimava em não querer curvar às minhas ordens, queria era seguir a direito.
Na ktm 1290, até aos 210kmsh só senti a falta de protecção aerodimâmica excessiva, esse wobble é quando tem malas, ok? De resto nada a apontar.
Mas se me disseres que não é defeito, é feitio, isso eu percebo, lol.

Estás a ver, até sou um gajo educado, que responde às perguntas.....

Mas de qq forma, só puxei o exemplo do wobble de uma tracer, no contexto do tópico, porque foi falada até como opção de escolha e não como ataque à tua moto ou à tua pessoa.
Acontecer esse wobble e lidar com ele para alguém que fez um percurso gradual no motociclismo e foi ganhando as suas unhas, é uma coisa. Outra coisa é lidar com isso com a bagagem de uma scooter 125cc que dá 100kmsh a descer....não me parece que esteja nada mais do que a ilustrar o meu ponto de vista face ao assunto em tópico.
« Última modificação: Dezembro 23, 2017, 01:02:09, 01:02 por jmartins13 »

Dezembro 23, 2017, 01:53:14, 01:53
Responder #55

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Um pouco sobre o wobble e o weave que, pelos vistos, pode acontecer quando menos se espera

até numa 300 acontece

Dezembro 23, 2017, 03:20:15, 03:20
Responder #56

jmartins13

• 954
Oh meu, tirei simplesmente um testemunho isolado e usei contra ti...
Curiosamente como tu o fizeste...

Estou-me a borrifar para o problema do teu ferro, se tiver tudo bem, se não tiver, está bem também.
Se isso for apregoado pelo Joe do Texas é se for um mito urbano é para o lado que durmo melhor pá.

Já tu ficas todo picado por falar em wobble...por mim tudo bem, cada com com a sua panca :toma: a minha é andar de mota ;)

Afinal quando se tem telhados de vidro... :lolol:

Não te piques pá...cresce... :lolol:

"Oh Meu" ? WTF?
Que raio de maneiras....

Picado eu com o wobble? Testemunho isolado...o wobble da tracer??? tal como fiz contra ti??? Hein?
Eu falei num exemplo prático que podia acontecer num contexto dum tópico, baseado num comportamento conhecido da tracer,  e tu V. é que apareceste a perguntar se eu te tinha chamado, e eu é que fiquei picado??
Fui o primeiro a dizer que isso me aconteceu na minha moto só por colocar um banco mais estreito e um encosto de pendura....fazendo ver que afectou a aerodinâmica da moto. Mas sim se saísse de fábrica assim e contornassem a situação com afinação das suspensões, então já seria normal...

Ó Velasquez, eu por acaso tinha-.te noutra conta enquanto pessoa, mas pelos últimos picanços e linguagem que vi por aqui com um ou outro membro, a tua atitude em privado ou ausência dela, a juntar ao que leio agora, das duas uma: Ou estava a tirar uma impressão errada da tua pessoa, ou andas com algum problema por resolver que te anda a mudar o comportamento e julgamento.
Seja qual fôr o caso, crescer é uma coisa que se faz até morrer e já não é um nem dois os membros que assisto a sair deste forum por causa de não estar para aturar criancices. eu próprio, já me questiono por vezes se vale a pena por aqui andar....

V. faz um favor a ti, a mim, e ao forum, não prolongues mais este disparate. Se te ofendi de alguma forma ao apontar um "defeito" ou característica a corrigir do teu modelo eleito, as minhas mais sinceras desculpas, mas foi contextualizado, como já apontei.
Piadas de ocasião à parte, como a das 3 rodas (que a farias no meu lugar), haja comportamento de adulto, ok?

Cordiais cumprimentos e de agora em diante será assim, ou simplesmente ignorar por completo qualquer comunicação menos digna e desrespeituosa.
« Última modificação: Dezembro 23, 2017, 03:48:58, 03:48 por jmartins13 »

Dezembro 23, 2017, 09:54:38, 09:54
Responder #57

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Ena pá, tanta produção escrita :)
Motas de segmentos diferentes têm comportamentos, bons e maus, diferentes. Acho que ninguém compra uma adventure-like para andar a 200km/h ou uma desportiva para fazer TT, ou uma naked para fazer touring.
Podem? Claro ( menos a parte do TT) ;) Mas não é o seu elemento natural, por isso é razoável que surjam defeitos quando levamos uma mota para fora do seu terreno.
Se quisermos que uma calça arregaçada ande a mais de duzentos com aquele centro de gravidade alto e a aerodinâmica não desenhada para isso é que tenha suspensões "do caraças" e o motociclista um kit de unhas de aço.
Ou levar uma desportiva para uma viagem de milhares de quilómetros é preciso rins de betão ;)
Já agora para defender a minha dama, meter uma goldwing a fazer comute torna as viagens uma complicação constante.
Ainda vamos todos comprar a Z1000SX :) que é talvez das mais equilibradas do mercado.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 23, 2017, 11:20:09, 11:20
Responder #58

jmartins13

• 954

Ps: seriaa bonito depois de sair de uma pcx para uma tracer 900cc começar a puxar...e claro que o punho ia rodar, a estrada permitia e siga de 200kmh para cima....e de repente, começava aquele problema do wobble....como acabaria esse episódio? Não seria preciso alguma experiência prévia para lidar com isto e com tantas outras situações que acontecem no nosso dia-a-dia?

Dezembro 23, 2017, 12:46:07, 12:46
Responder #59

jmartins13

• 954

Ps: seriaa bonito depois de sair de uma pcx para uma tracer 900cc começar a puxar...e claro que o punho ia rodar, a estrada permitia e siga de 200kmh para cima....e de repente, começava aquele problema do wobble....como acabaria esse episódio? Não seria preciso alguma experiência prévia para lidar com isto e com tantas outras situações que acontecem no nosso dia-a-dia?

Resolvido no modelo 2017.
Se o David comprar vai ser nova.

Cordiais Cumprimentos.