Autor Tópico: Utilização de faixas em A.E.: Notaste alteração no comportamento dos condutores?  (Lida 3063 vezes)

Dezembro 24, 2017, 13:41:10, 13:41
Lida 3063 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Utilização das faixas em A.E.: Notaste alguma alteração no comportamento dos condutores?





Desde meados do ano passado que os condutores que sejam apanhados a circular indevidamente nas vias do meio e da esquerda arriscam-se a uma multa que pode variar entre os 60 e os 300 euros.   

É certo que já antes esta infração se encontrava prevista no Código da Estrada (CE) - ainda que, como muitos se lembrarão, não tivesse previstas sanções para quem não cumprisse, impedindo também que as autoridades pudessem autuar.

Ora estamos a chegar mesmo ao final de 2017, passou cerca de 1 ano e meio desde esta alteração e...o que tens notado?

Consideras que se mantém tudo na mesma, ou houve mudanças?

Continuas a ver diariamente veículos na faixa do meio e até mesmo na da esquerda, mantendo-se por lá indefinidamente e não somente para efeitos de ultrapassagem??
« Última modificação: Dezembro 24, 2017, 14:11:02, 14:11 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 14:22:09, 14:22
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5468
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Desde a mudança do código de estrada que começou a penalizar os "condutores da faixa do meio", de inicio notou-se as pessoas comentarem bastante sobre o assunto mas na prática, eu pelo menos, nunca vi mudança significativamente nos comportamentos...
A Ponte 25 Abril pode ser vista como um caso único que talvez se deva aceitar um pouco este mau comportamento mas apenas por questões meramente construtivas na diferença de pisos na faixa da direita. Uma sugestão eram passarem a ter a faixa da direita exclusiva com alcatrão e restantes todas "grelhadas".
Mas é um comportamento não correcto que as pessoas deveriam ser capazes de mudar por mais dificil que seja!
Ficariam todos a ganhar:
-transito mais fluente
-à partida deixava de se ver os "ultrapassistas pela direita" - malabaristas por outras palavras
-a velocidade de transito era gradual da direita para a esquerda sem os problemas das diferenças de velocidades que acontecem com os que estao a ultrapassar os que vao ali a "50 à hora" na faixa do meio
-etc

Outra situação que deveria penalizar bastante os condutores eram seguirem com a luz de noveiro na traseira quando o dia está de sol ou quando em condições adversas um condutor consiga ver os restantes condutores que seguem atrás através do espelho..."se os vemos, eles tambem nos veem"
Custa bastante para quem sofre com problemas visuais de excessos de luminosidade ou reflexos... Uma luz de nevoeiro atrás pode ser tao forte como os maximos!



Dezembro 24, 2017, 14:36:58, 14:36
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)Uma sugestão eram passarem a ter a faixa da direita exclusiva com alcatrão e restantes todas "grelhadas".
(....)

Bem...

É verdade que quanto à Ponte 25 de Abril existem características diferenciadas nas faixas (Drt./Esq.) e que isso pode levar a uma natural opção por aquela que é mais "favorável" à condução.

Mas vir a colocar isso em todas as A.E... :pensador:

Hum....isso acho que ia acabar muito mal, ainda que perceba o sentido da ideia.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 15:00:07, 15:00
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5468
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
(....)Uma sugestão eram passarem a ter a faixa da direita exclusiva com alcatrão e restantes todas "grelhadas".
(....)

Bem...

É verdade que quanto à Ponte 25 de Abril existem características diferenciadas nas faixas (Drt./Esq.) e que isso pode levar a uma natural opção por aquela que é mais "favorável" à condução.

Mas vir a colocar isso em todas as A.E... :pensador:

Hum....isso acho que ia acabar muito mal, ainda que perceba o sentido da ideia.

 :lolol: isso era exclusivo sobre a ponte 25 abril...
Havia de ser bonito... todas as AE's com piso grelhado... e para nós que andamos de moto...um perigo!
 :convivio:

Dezembro 24, 2017, 15:04:55, 15:04
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ah ok.  :nice:

Assim faz sentido.
Pareceu-me que naquela frase estarias a querer replicar o mesmo nas restantes vias de A.E.

Seria um caos... :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 15:06:23, 15:06
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5468
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Ah ok.  :nice:

Assim faz sentido.
Pareceu-me que naquela frase estarias a querer replicar o mesmo nas restantes vias de A.E.

Seria um caos... :D

O mais parecido era o antigo piso da antiga A5 que acabava no estadio nacional... feito de tabuleiros cimenticios, tecnologia alemã!
http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2012/02/1-auto-estrada-em-portugal.html

Mas de nada serviria para abrandar trafego... :D
« Última modificação: Dezembro 24, 2017, 15:11:04, 15:11 por 2low »

Dezembro 24, 2017, 15:10:28, 15:10
Responder #6

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O problema é a consciência da impunidade. Quando a lei saiu vi alguma prudência, mas com o tempo voltou tudo ao mesmo e ninguém sente que seja fiscalizado
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 24, 2017, 15:17:19, 15:17
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim....é o que se tem constatado.

Enquanto o assunto está "vivo" na cabeça das pessoas, como o foi o período seguinte a ter sido divulgado na comunicação social, tudo pareceu correr +/- bem....e os próprios fóruns ajudaram a esse "palavra passa a palavra".

No presente, vejo tantos a seguir de forma constante na mesma faixa, que é até os perder de vista... :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 16:07:14, 16:07
Responder #8

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Mantenho-me na minha... os pontos deviriam servir para penalizar manobras perigosas...



Sim... os imbecis que teimam em ir na faixa da esquerda ou meio a pisar ovos são um aborrecimento e criam estorvo à circulação, mas não criam grande perigo.


Sao uns excelentes bodes espiatorios para as autoridades sacarem mais uns tustos, justificarem o seu "modos operandi" 100% repressivo e 0% dissuasor (ou presencial) e para se isentarem das suas responsabilidades de oferecerem vias seguras à populacao...


Imbecis como somos todos enquanto povo.... mamamos e engolimos enquanto batemos palmas... porque o gajo que "nao faz pisca", "guia na esquerda" e "usa o telemovel", "bebe uns copos" e "nao sabe fazer as rotundas" é sempre o do lado  :toma: :toma:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 25, 2017, 23:35:41, 23:35
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5006
Não assisti a qualquer mudança.
Está tudo na mesma.
Continuo diariamente a passar largas dezenas de veículos que vão ao meio.
Duvido que tenham penalizado quem quer que seja. Pois chego a ver carros da bófia a fazer exactamente o mesmo.


Dezembro 26, 2017, 11:59:37, 11:59
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4723
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não assisti a qualquer mudança.
Está tudo na mesma.
Continuo diariamente a passar largas dezenas de veículos que vão ao meio.
Duvido que tenham penalizado quem quer que seja. Pois chego a ver carros da bófia a fazer exactamente o mesmo.

Idem  :confused:


Dezembro 27, 2017, 12:21:43, 12:21
Responder #11

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Tudo na mesma no comportamento.
Mas tenho visto as autoridades a agir devo dizer no caso da ponte vasco da gama.

Todos os dias que passo na VG é prática comum.


Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Dezembro 28, 2017, 10:45:08, 10:45
Responder #12

dfelix

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5006
Todos os dias que passo na VG é prática comum.

Precisamente onde os vejo fazer o mesmo.
(passear na faixa do meio)

As únicas "acções" que observo por parte das autoridades por esses lados é a fiscalização quase semanal de pesados após a portagem.
E o radar escondido junto ao pilarete no acesso da A33 para A12/VDG.
« Última modificação: Dezembro 28, 2017, 10:48:12, 10:48 por dfelix »