Autor Tópico: Na Dinamarca testou-se o aumento do limite de velocidade permitido...  (Lida 4550 vezes)

Janeiro 05, 2018, 13:07:38, 13:07
Lida 4550 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Na Dinamarca testou-se o aumento do limite de velocidade permitido...

Ao passo que por cá e em muitos outros países existe uma associação generalizada de que a velocidade (ou melhor dizendo, o seu aumento) tem causa directa com acidentes, na Dinamarca parecem ter pensado de forma diferente pois testaram uma solução completamente oposta...

As autoridades dinamarquesas procederam precisamente ao contrário, ou seja, num projecto com duração de 3 anos e recentemente divulgado nos seus resultados, foram elevados os limites nos locais de 80Km/h para os...90km/h numa estrada que serviu como "projecto-piloto".
Isto inclusivamente saiu recentemente em alguns sites, entre eles o da conhecida publicação motociclista Francesa lerepairedesmotards.com.

E tudo bem....admito que até pode parecer pouco, mas é um aumento de cerca de 11,2% na velocidade permitida nessa estrada (comparativamente com o que tinha anteriormente) onde decoreu o projecto-piloto, tendo as autoridades locais verificado ao longo dos 3 anos deste teste que a velocidade média ali praticada permaneceu nos 89km/h, mas que os acidentes diminuiram 11% e a mortalidade baixou em 13% ao longo desse período.

Como diria o saudoso Fernando Pessa...."E esta, hein?..."  :)

Se quiserem ver o artigo completo, passem por aqui: http://www.lerepairedesmotards.com/actualites/2017/experimentation-hausse-vitesse-danemark.php
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 05, 2018, 17:13:23, 17:13
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 05, 2018, 17:25:23, 17:25
Responder #2

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Não creio que haja ligação, mas fizeste-me ir procurar por essa experência.  :)

O que é certo, é que a velocidade média praticada nessa estrada manteve-se dentro do permitido (apesar do aumento)...e acabaram por diminuir os sinistros face ao que se verificava antes.  :pensador:

A "teoria" (que estará mais do que estudada) de que uma maior velocidade leva a que a concentração seja maior, pode aqui ter muito bem a sua explicação.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Janeiro 05, 2018, 17:33:01, 17:33
Responder #3

Moto2cool

• 4386
Falava da experiência do Elton Mayo  que ainda hoje é uma referência numa linha de desenvolvimento da origem da gestão cientifica, conhecida por escola da Relações Humanas, tem a ver com teorias comportamentais.

Janeiro 05, 2018, 17:44:00, 17:44
Responder #4

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Ah...ok.

É que eu tinha lido sobre a mesma experiência  - ou pelo menos uma delas - e que serviu para "(....)determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção(....)" e que se estendeu à "(....)fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal(....)"

Por essa razão, e apesar da tal relação comportamental, não tinha inicialmente visto relação directa com o tópico...com o tal aumento da velocidade e diminuição dos acidentes.
Penso ter percebido agora onde querias chegar.  :)
« Última modificação: Janeiro 05, 2018, 17:47:07, 17:47 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Janeiro 05, 2018, 19:44:58, 19:44
Responder #5

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Pois, mas isso é na Dinamarca...
Não esquecer que em Portugal, a principal causa de acidentes tem origem no excesso de velocidade. 😉

Janeiro 05, 2018, 20:06:49, 20:06
Responder #6

Luis Salgueiro

• 1797
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Pois, mas isso é na Dinamarca...
Não esquecer que em Portugal, a principal causa de acidentes tem origem no excesso de velocidade. 😉

è muito redutor explicar-se só com este argumento ! A começar desde logo pela tipologia e qualidade das rodovias .....'e por aí afora' ! Na prática, até acho que o excesso de velocidade aparece aí na 5ª ou 6ª REAL razão para a causa dos acidentes em Portugal!

Janeiro 05, 2018, 22:49:12, 22:49
Responder #7

jmartins13

• 954
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Por definição no código da estrada, excesso de velocidade é quando a velocidade a que circulamos não nos permieparar em segurança no espaço visível e livre à nossa frente...ou qq coisa assim. Logo, a estrada até pode dizer max. 80kmh, mas essa pode não ser a velocidade segura para circular, na realidade é o que lá diz: a máxima. A diferença é que o Dinamarquês, mais socialmente civilizado lê isso. O Tuga nem por isso, na maior parte do casos lê circular a 80kmh e circula a 90kmh.
Resumindo, a placa diz max 80kmh, as condições permitiriam 60kmhs em segurança, e o Tuga vai a apertar o gajo da frente que já vai quase a 100kmh. É não o que se vê todos os dias?. Depois dá asneira, claro.

Janeiro 05, 2018, 23:01:50, 23:01
Responder #8

Luis Salgueiro

• 1797
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Nisso estamos de acordo. O 'tuga' é um condutor/piloto geralmente irresponsável e 'infractor' mas .... a polícia e o legislador não são melhores no exercício das suas funções .
Tenho vários exemplos passados comigo, e um em especial, em que foi a própria polícia que me 'obrigou' a cometer a infracção numa descarada caça à multa .
O problema foi que eles eram 3 e eu estava sózinho num local isolado porque me lembro bem que a minha raiva era tanta que quando saí do carro estava disposto a um 'mano-a-mano' com o filho da *Modere a sua linguagem* do condutor do carro da polícia . Ainda lhes disse algumas coisas na cara, mas as mãos nos cacetetes fizeram-me refrear os ânimos .
« Última modificação: Janeiro 05, 2018, 23:08:21, 23:08 por Luis Salgueiro »

Janeiro 06, 2018, 07:24:56, 07:24
Responder #9

Scooterado

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 129

Masculino
  • Texto Pessoal
    Tmax 530 será que vem aí uma Tmax600 ?
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: TMax 530
  • Localidade: Parchal-Lagoa-Algarve
......E não esquecer que a maior parte dos acidentes se dão em meio urbano ( e atropelamentos nas passadeiras é quase todos os dias ) claro que, nos despistes e colisões a velocidades elevadas as consequências ( mortes e feridos graves ) são quase sempre piores.....Não concordaria com um aumento do limite ( + 10km/h por exº nas nacionais e muito menos nas localidades ) mas já não me chocaria que nas A.E.s fosse colocado a 130/140 que diga-se de passagem, é a velocidade a que muitos se deslocam ( a contar com o tal desconto/margem erro que as autoridades supostamente dão ).
Olha, pelo menos aqui o Je seja de moto seja de enlatado não tenho tido sustos de maior, não quero estar aqui com auto elogios mas se o resto do pessoal conduzisse com o meu civismo e estilo pouco ou nada agressivo na estrada muito poucos acidentes haveria e os seguros seriam bem + baratos.
1 abraço e olhos bem abertos.
Scooterado  :scooter:

Janeiro 06, 2018, 09:17:11, 09:17
Responder #10

Moto2cool

• 4386
A culpa do excesso de velocidade dos portugueses é do governo.
Andamos tão habituados a impostos, taxas e pagamentos por conta que ao vermos o sinal de limite de velocidade adicionamos-lhe inconscientemente o IVA ;)

Janeiro 06, 2018, 14:40:42, 14:40
Responder #11

2low

• 5471
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada

Na Alemanha há ainda muitas autoestradas com limite de velocidade para lá daquilo que qualquer um dos veículos que tenhamos consigam dar.
Posso estar enganado mas aquilo que era chamado de autoestrada sem limites de velocidade não foram alteradas para velocidade maxima de 250kmh?
Ou isso foi feito apenas electronicamente nos bólides da BMW e Mercedes para apenas os Porches andarem a mais de 250kmh?
Os verdes foram bastante "lutadores" e na altura apareceram de forma generalizada os catalisadores... por volta de 1995/1996

Voltando à Alemanha, em condiçoes optimas nao ha limites de velocidade em determinadas autoestradas mas conforme o trafego esses "limites sao alterados" atraves de porticos informativos...

Acho este um exemplo a seguir em toda a Europa e acabarem com a demagogia do apenas caça-a-multa que acontece em Portugal por causa dos limites retrogados do seculo XIX impostos.
Há que permitir determinadas zonas sem limites e outros, mediante condiçoes do traçado e trafego serem alterados conforme essas condiçoes...
Se fizerem isto por cá entao que penalizem severamente os prevaricadores...
MAS como em Portugal é tudo menos logico... a tendencia será cada vez mais penalizar severamente os pequenos prevaricadores que forem apanhados na A1/A2 a 150kmh em zonas sem trafego e com o radar escondido atras da moita... e tambem aparentemente o limite de velocidade que se pede para ser aumentado pelos vistos já ouvi falar em baixar para 110kmh... em Portugal há muito texano retrogrado! Ja so falta qualquer um tb ter licencça de porte de arma de forma tao facil como no texas...

Voltando ao topico...
Na Dinamarca, Suecia ou Noruega tb se experimentou com sucesso retirar a sinalizaçao vertical, incluindo semaforos e sinais de stop.
Esta ultima experiencia, em Portugal teria graves consequencias... "sangue latino" (de forma depreciativa digo isto)

Janeiro 06, 2018, 14:57:35, 14:57
Responder #12

Cross

• Global Moderator

• 1173

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Na Alemanha há ainda muitas autoestradas com limite de velocidade para lá daquilo que qualquer um dos veículos que tenhamos consigam dar.
Posso estar enganado mas aquilo que era chamado de autoestrada sem limites de velocidade não foram alteradas para velocidade maxima de 250kmh?
Ou isso foi feito apenas electronicamente nos bólides da BMW e Mercedes para apenas os Porches andarem a mais de 250kmh?
Os verdes foram bastante "lutadores" e na altura apareceram de forma generalizada os catalisadores... por volta de 1995/1996

Voltando à Alemanha, em condiçoes optimas nao ha limites de velocidade em determinadas autoestradas mas conforme o trafego esses "limites sao alterados" atraves de porticos informativos...

Acho este um exemplo a seguir em toda a Europa e acabarem com a demagogia do apenas caça-a-multa que acontece em Portugal por causa dos limites retrogados do seculo XIX impostos.
Há que permitir determinadas zonas sem limites e outros, mediante condiçoes do traçado e trafego serem alterados conforme essas condiçoes...
Se fizerem isto por cá entao que penalizem severamente os prevaricadores...
MAS como em Portugal é tudo menos logico... a tendencia será cada vez mais penalizar severamente os pequenos prevaricadores que forem apanhados na A1/A2 a 150kmh em zonas sem trafego e com o radar escondido atras da moita... e tambem aparentemente o limite de velocidade que se pede para ser aumentado pelos vistos já ouvi falar em baixar para 110kmh... em Portugal há muito texano retrogrado! Ja so falta qualquer um tb ter licencça de porte de arma de forma tao facil como no texas...

Voltando ao topico...
Na Dinamarca, Suecia ou Noruega tb se experimentou com sucesso retirar a sinalizaçao vertical, incluindo semaforos e sinais de stop.
Esta ultima experiencia, em Portugal teria graves consequencias... "sangue latino" (de forma depreciativa digo isto)
Na Alemanha quando não existe sinalização vertical então não existe limite.  Pelo menos e assim que interpreto a coisa desde sempre.

Sobre descer o limite não diz respeito ao factor segurança mas a reduzir o consumo de combustivel. Quando os preços apertaram foi essa a solução propostas em alguns paises. Também existe o problema de ajustar a sinalização existente. Qualquer mudança vai custar milhões de sinais para substituir.

Despois existem aqueles que andam de transportes públicos que não querem pagar pelos que circulem nas estradas... sim eles também opinaram. O tema não é só uma diarreia do legislador mas um custo material, solucao tecnológica e principalmente um custo político elevado.

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!