Autor Tópico: Moto Morini Scrambler 1200  (Lida 5260 vezes)

Janeiro 09, 2018, 20:08:05, 20:08
Lida 5260 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Moto Morini Scrambler 1200

Se há moto rara...mesmo rara nas nossas estradas, é a Moto Morini Scrambler 1200.
Aliás, para ser sincero é algo que se extende a toda a gama da marca, já de si bem pequena. :-)

E esta Scrambler da marca Italiana, é aquilo a que chamo uma peça de desejo...carregada de detalhes e com um design que desafia o tempo. Umas linhas que se adivinha facilmente como "imortais", como não envelhecendo como as demais.  :nice:

O seu motor é um bicilíndrico que a marca indica como tendo disposição longitudinal e configuração dos cilindros em V a 87°, tendo 1187cc e 117cv, atingidos às 8.500Rpm.

As suspensões estão a cargo da Marzocchi na frente e da Öhlins atrás.
Já quanto à travagem e como é esperado na Moto Morini, está a cargo da Brembo.

Fiquem-se com umas imagens da Scrambler 1200 (que em 2018 será atualizada, como mostrado na Eicma) e o link directo para a marca:  http://motomorini.eu/en/scrambler-1200/

Logo que possível publicarei a restante gama da marca. :)  :cool:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 09, 2018, 21:14:47, 21:14
Responder #1

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Janeiro 10, 2018, 09:38:15, 09:38
Responder #2

carlos-kb

• Visitante
A Morini foi uma marca com pouca expressão em Portugal.
Aliás, a Morini para Portugal, praticamente cingiu-se a fornecer motores 50cc a 2 tempos para a SIS, um dos construtores nacionais de Anadia (que também recorreu a motorizações Cagiva e Sachs).

Recordo algures por 1992 / 1993, ter olhado guloso, para uma 125 (que não me recordo o modelo), à venda na oficina aonde eu assistia a minha 50cc.

Janeiro 10, 2018, 10:22:44, 10:22
Responder #3

dfelix

• 5004
A Morini foi uma marca com pouca expressão em Portugal.

Provavelmente em todo o lado!  :D

Foi só mais uma das várias marcas que os Castiglioni compraram por tuta e meia...
E nem para este certamente teve interesse pois foi "oferecida" na venda da Ducati!
Uma espécie de "leve 2, pague 1"!

Janeiro 10, 2018, 11:56:42, 11:56
Responder #4

JViegas

• 4723

Masculino
Atá achei a mota bonita. Desconhecia a marca. Não gostei do tablier, mas parece-me ser bastante robusta.

Janeiro 10, 2018, 12:22:54, 12:22
Responder #5

carlos-kb

• Visitante
Foi só mais uma das várias marcas que os Castiglioni compraram por tuta e meia...
E nem para este certamente teve interesse pois foi "oferecida" na venda da Ducati!
Uma espécie de "leve 2, pague 1"!

Texas Pacific Group... Um dos períodos mais negros e esquisitos da Ducati... e dos modelos mais desinteressantes da mesma.

Se com a Ducati, foi o que foi... melhor não seria com os "apêndices".

Janeiro 10, 2018, 12:38:49, 12:38
Responder #6

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Atá achei a mota bonita. Desconhecia a marca. Não gostei do tablier, mas parece-me ser bastante robusta.

É uma marca que já "anda por cá" desde há umas décadas valentes..  :nice: :nice:

"(....)It was back in 1937 when Alfonso Morini founded our company: he was a very fast rider but also a good mechanic and a skilled designer, able to create winning race motorcycles that were also reliable on the road.(....)"
http://motomorini.eu/en/yesterday-and-today/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 10, 2018, 13:16:44, 13:16
Responder #7

Luis Salgueiro

• 1797
Essa cena da relação da Morini com a Ducati 'passou-me ao lado' , sempre associei a Morini à Cagiva e depois ... deixei de apanhar informação acerca da marca .
Este modelo do tópico parece-me bem concebido e bem equipado .

Já que falamos de italianas , Tal como cada um de nós , tenho 'uma panca' que 'só porque sim' , não tenho argumentos para a justificar , e em relação a marcas de motas é com a Moto Guzzi . Gostava de ter uma mota desta marca , 'prontos' !

Janeiro 10, 2018, 14:20:57, 14:20
Responder #8

carlos-kb

• Visitante
Essa cena da relação da Morini com a Ducati 'passou-me ao lado' , sempre associei a Morini à Cagiva e depois ... deixei de apanhar informação acerca da marca .

A Cagiva foi a detentora da Ducati, em meados de 80, antes de a vender uma década depois aos americanos da Texas Pacific. Tanto que vários modelos de Varese compartilharam motores e conceitos, com a marca de Bolonha. Alazurra / Mito / Elephant / Raptor (a "Monster" da Cagiva, mas com motor Suzuki), são algumas delas.
Na época, os Castiglioni compravam (e vendiam) tudo o que fosse marca. Tanto que hoje a Cagiva ainda detêm aquilo que é a actual MV Agusta. As "Agustinhas" são fabricadas nas antigas instalações da Cagiva, em Varese, bem próximo da fronteira Suiça.

Já que falamos de italianas , Tal como cada um de nós , tenho 'uma panca' que 'só porque sim' , não tenho argumentos para a justificar , e em relação a marcas de motas é com a Moto Guzzi . Gostava de ter uma mota desta marca , 'prontos' !

A Guzzi também é daquelas que sempre me ficou no goto. Aquelas "mamalhudas" de mamas empinadas têm uma essência que me seduz. A Griso, por exemplo, era algo que não me importaria minimamente de ter.
Já por duas vezes estive bem perto de Mandello del Lario, e não aproveitei a oportunidade para visitar o célebre Museu Guzzi.

Vamos a ver se à terceira é de vez!

Janeiro 10, 2018, 15:22:22, 15:22
Responder #9

Luis Salgueiro

• 1797
Tu é com a Griso eu é com a Stelvio !
Numa das vezes em que fui de mota até Salamanca , estava eu parque de estacionamento do hotel para ir embora quando reparo que estava uma Stelvio 'novinha em folha' estacionada um metro ao lado .
Pus-me a mirá-la mais ao pormenor e a apalpá-la quando pouco depois vejo dirigir-se para ali um gajo e a namorada com os capacetes na mão .
A senhora era 'boa todos os dias' , alta , blusão de cabedal cintado e calças de napa justinhas, 'com tudo no sítio'   :diabolico:,  mas por momentos coloquei-a em 2º plano pois o tipo ligou a mota e deu umas pequenas gazadas .
O 'trovão ' daquele motor ecoava no parque de estacionamento e já só tinha olhos para aquela beleza de 2 rodas. :tornarseanjinho: 

Janeiro 10, 2018, 15:30:07, 15:30
Responder #10

carlos-kb

• Visitante

A Griso é apenas uma delas... e para os passeios à Roca, uma V7 Racer.  :)
Até para a Norge 1200 confesso que já olhei com muita seriedade (pena os contidos 95cv que anuncia).

Janeiro 18, 2018, 01:32:41, 01:32
Responder #11

pedroareias

• Visitante

Griso tem 110cv. O motor 4V tinha 91 e com o 8V passou a 110. Como de costume, a potência no banco foi sendo melhorada com os anos. Agora é espevitada, dizem.

A Griso é apenas uma delas... e para os passeios à Roca, uma V7 Racer.  :)
Até para a Norge 1200 confesso que já olhei com muita seriedade (pena os contidos 95cv que anuncia).

Janeiro 18, 2018, 09:13:49, 09:13
Responder #12

dfelix

• 5004
Agora é espevitada, dizem.

Já não deve ser... pois já não se fabrica.
 :(

Mas...
A Griso era a RnineT da Guzzi!
Com a particularidade de ser concebida praticamente uma década antes da BMW ter decidido fazer algo do género.

O comportamento do 1200 8V não é muito diferente do boxer oilhead dohc.