Autor Tópico: IUC para os Motociclos - 2018  (Lida 10121 vezes)

Janeiro 12, 2018, 09:58:47, 09:58
Lida 10121 vezes

lmferreira

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 718

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
As tabelas do IUC - Imposto Único de Circulação para 2018 para os Motociclos, já foram publicadas.
Convém recordar que o seu pagamento deve ser feito durante o mês da matrícula do veículo ou no mês anterior.
De acordo com a lei, os valores de IUC inferiores a 10€ não são cobrados, e por isso estão indicados como isentos na tabela abaixo.

Janeiro 12, 2018, 10:02:08, 10:02
Responder #1

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Mais uma vez estou isento.  :smiley:

Destaco no entanto o custo absurdo acima dos 750cc.  :zangadoplus:

Janeiro 12, 2018, 12:41:02, 12:41
Responder #2

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Tabela desproporcional, é ridícula a carga fiscal sobre »750cc.
E não consigo perceber o motivo por trás da história da isenção abaixo de 10Eur.
Estou à vontade para falar pois sou especialmente beneficiado: em 3 motos, não pago 1 cêntimo de IUC.
Não é um imposto progressivo, é simplesmente bipolar.

Janeiro 12, 2018, 13:02:19, 13:02
Responder #3

carlos-kb

• Visitante
Tabela desproporcional, é ridícula a carga fiscal sobre »750cc.
E não consigo perceber o motivo por trás da história da isenção abaixo de 10Eur.
Estou à vontade para falar pois sou especialmente beneficiado: em 3 motos, não pago 1 cêntimo de IUC.
Não é um imposto progressivo, é simplesmente bipolar.

Este escalonamento dos motociclos já data de há mais de 25 anos e tem permanecido inalterado. Apenas os valores são ajustados em cada ano, em função da inflação. Com o evoluír do tempo, é lógico e evidente que está desajustado em relação à realidade actual do mercado.

No entanto, em 2007, quando houve a reforma de toda a tributação fiscal automóvel, o IA deu lugar ao ISV e o "Selo Automóvel" se passou a chamar de IUC, as tabelas de motociclos mantiveram-se, como "compensação" para as motos continuarem a gozar de valores residuais de ISV, face aos automóveis.

É certo que custa pagar +/- 125 euros (valores actuais), por uma moto com mais de 750cc. E que as 750cc / 800cc são as actuais "médias" cilindradas" (quando há 2 décadas, já eram consideradas "altas cilindradas"). E mais certo ainda que o desfasamento entre escalões é grosseiro, especialmente entre o de 501cc a 750cc e o de mais de 750cc
Mas olhe-se quanto paga um mero carro utilitário de IUC matriculado a partir de Julho de 2007? Ou até um híbrido?  É que o IUC das motos nem sequer ainda contempla coeficientes referentes a emissões, por exemplo.

E a certeza é que se mexerem nos valores de IUC das motos, não será nunca para os reduzir, mas sim ajustar à realidade que já temos nos automóveis... que poderá por contemplar fórmulas de cálculo equivalentes a que acontece nas 4 (ou mais) rodas. E imagino quanto poderá passar a pagar uma moto como a minha, por exemplo!!!

Quanto à isenção abaixo dos 10 euros, tem que ver com a questão de que por lei, a taxação de impostos tem actualmente um limite mínimo, que são esses 10 euros. Tudo o que sejam contribuições fiscais abaixo desse valor (não só de IUC, mas de outros quaisquer impostos), ficam "isentos".

Janeiro 12, 2018, 13:36:54, 13:36
Responder #4

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Certo, não me referia à justiça relativa auto/moto nas tabelas, mas aos escalões.
Claro que revisões habitualmente servem para carregar, mas nem sempre.
Há uns anos passaram a taxar as 125cc, que era uma clindrada praticamente inexistente, para abarcar a leva de motos dos "novos motociclistas". 

Quanto à isenção abaixo dos 10 euros, tem que ver com a questão de que por lei, a taxação de impostos tem actualmente um limite mínimo, que são esses 10 euros. Tudo o que sejam contribuições fiscais abaixo desse valor (não só de IUC, mas de outros quaisquer impostos), ficam "isentos".

Eu sei, mas actualmente a eficácia da máquina fiscal é demolidora. A liquidação do imposto e o pagamento impõe na maioria dos casos auto-liquidação / DUC pelo contribuinte, e o custo dessa operação para os serviços é residual, especialmente se compararmos com o potencial benefício. Então se contarmos com as coimas por falta de pagamento de quem se esquece, que são dezenas de milhar... Julgo que são Eur.25, quando o imposto devido seria em muitos casos menos de metade disso. Ou seja, receita fácil. 
« Última modificação: Janeiro 12, 2018, 13:38:30, 13:38 por VCS »

Janeiro 12, 2018, 14:25:45, 14:25
Responder #5

pedroareias

• Visitante
125.80€ é ridículo?

E quanto é que custa na Alemanha? Ah, pois, para uma nova com 750cc são 55€ (http://www.bundesfinanzministerium.de).

Esqueçam, estamos no oásis.

Janeiro 12, 2018, 14:27:25, 14:27
Responder #6

JViegas

• 4723

Masculino
A própria aquisição de um veículo é desproporcional:

Preço base, IVA, ISV, IUC, ECO Valor e preparação do veículo, registos de propriedade, tudo isto encarece a aquisição do veículo seja ele de 4 ou 2 rodas. Já para não falarmos nos impostos nos combustíveis e qualquer dia as inspeções nas motos.

A maior frequência na renovação do parque automóvel em Portugal assim o permite: mais carros vendidos mais impostos nos cofres do estado.

Sou a favor de impostos, não nos rendimentos mas sim no consumo, mas sou igualmente a favor de um estado menos pesado, mais próximo e sem burocracias. Os impostos devem ser calculados sobre uma fórmula de adequada justiça fiscal e não como fonte de rendimentos para os cofres do estado.

O que me interessa, pagar milhares de euros em impostos quando compro um carro ou uma mota, quando não tenho estradas em condições?

O que é o IUC:

O Imposto Único de Circulação, com a sigla IUC e em vigor desde 2007, é o tributo contributivo e disciplinador a que estão sujeitos os proprietários de veículos em Portugal de acordo com o art. 3.º, n.sº 1 e 2 do Código do IUC (CIUC) em função do custo ambiental e viário por eles provocado segundo o art.º 1.º do CIUC. Assim sendo, na maioria dos casos, o valor do IUC depende basicamente das emissões de CO2 do veículo, da antiguidade, do combustível usado e da cilindrada do seu motor.

Ao IUC aplica-se o princípio da igualdade através do princípio da equivalência. O Legislador, a Assembleia da República, optou por onerar o sujeito, o proprietário do veículo, na medida do custo provocado devido às externalidades dos veículos motorizados, e não na medida da sua riqueza, afastando o princípio da capacidade contributiva.

Por outro lado este imposto aplica-se também aos veículos que não circulem para obrigar os seus titulares a cancelar as matrículas até que os reponham em circulação com reativação das matrículas (CIUC, art.º 17.º, n.º 3) ou os façam destruir mesmo que em bom estado nos Centros de Abate de Veículos com cancelamento definitivo da matricula.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imposto_%C3%9Anico_de_Circula%C3%A7%C3%A3o

A pergunta que deixo é a seguinte: Onde está o princípio da equivalência com um imposto tão díspar entre as cilindradas.?

Janeiro 12, 2018, 15:43:31, 15:43
Responder #7

CB500X7

• Visitante
125.80€ é ridículo?

E quanto é que custa na Alemanha? Ah, pois, para uma nova com 750cc são 55€ (http://www.bundesfinanzministerium.de).

Pago cerca de 70€ duma 1000cc.

"Bota" ridículo nisso.

Janeiro 12, 2018, 16:05:54, 16:05
Responder #8

carlos-kb

• Visitante
A pergunta que deixo é a seguinte: Onde está o princípio da equivalência com um imposto tão díspar entre as cilindradas.?

A começar logo pela designação.... IUC = Imposto Único de Circulação. Mas no entanto não passa nem mais nem menos que um mero imposto sobre a propriedade ou imposto sobre a matrícula, quer circules com o veículo, ou não!
O IUC no fundo, não é nem mais nem menos que o homólogo do IMI, no que concerne aos imóveis... e cuja receita tem um destino diferente (no caso do IMI, vai para financiamento dos municípios).

Janeiro 12, 2018, 16:47:45, 16:47
Responder #9

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Mas então não percebem que uma moto mais de 750cc gasta muito mais asfalto, mais peso, ocupa mais espaço no deslocamento, gasta mais gasolina e o principal polui muito mais que uma 749cc ou uma 500...

tche tche... daqui a pouco vão indexar o imposto ao preço PVP da mota ou aos kilometro que realmente andam não....

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Janeiro 12, 2018, 16:57:31, 16:57
Responder #10

carlos-kb

• Visitante
Mas então não percebem que uma moto mais de 750cc gasta muito mais asfalto, mais peso, ocupa mais espaço no deslocamento, gasta mais gasolina e o principal polui muito mais que uma 749cc ou uma 500...

A questão é que como referi acima, este actual escalonamento tem perto de 3 décadas... numa época em que a realidade motociclística portuguesa se resumia essencialmente a motorizadas de 50cc nacionais e modelos de baixa cilindrada abaixo de 500cc. Um motociclo com 750cc ou mais era considerado como "veículo de luxo", só ao alcance de alguns afortunados.

Janeiro 12, 2018, 23:47:04, 23:47
Responder #11

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada

A questão é que como referi acima, este actual escalonamento tem perto de 3 décadas... numa época em que a realidade motociclística portuguesa se resumia essencialmente a motorizadas de 50cc nacionais e modelos de baixa cilindrada abaixo de 500cc. Um motociclo com 750cc ou mais era considerado como "veículo de luxo", só ao alcance de alguns afortunados.

Se tanto começarem a falar, depois "eles" ainda fazem o que fizeram aos carros e já se imagina: (e eu devo estar a ser simpático nos números... eles são bem mais gulosos...)

(com a salvaguarda que modelos de características especificas possam beneficiar do escalão inferior por não aparesentarem cavalagem do escalão directamente proporcional da apenas cilindrada, porque por exemplo a Kawasaki com motor bicilindrico 650cc jamais pagaria o escalão acima de 600cc... ou as NC's...)
até 125cc a pagarem 35€ (e acaba-se as insenções)
até 300cc a pagarem 75€
até 600cc a pagarem 95€
até 1000cc a pagarem 125€ como já acontece
até 1500cc a pagarem 175€
acima disso uns 220€ (se isto não é luxo é o quê?)

É isto que querem? Quando mais se falar...mais acontecerá porque nunca vi nada a baixar de preço!

MAS a culpa é das gerações mais antigas...recordo-me plenamente de em pequeno estar sempre a ouvir: "vão roubar para a estrada"
Pois é...não tivessem dito isso muitas vezes!  ::P: :lolol:

Provavelmente quando começarem a haver muitas soluções electricas aos poucos eles vão tornando cada vais mais impossiv€€€l de ter uma moto a combustão...

« Última modificação: Janeiro 12, 2018, 23:51:27, 23:51 por 2low »

Janeiro 13, 2018, 10:07:08, 10:07
Responder #12

JViegas

• 4723

Masculino
Para esclarecer:
Não pertenço a nenhum partido e nas eleições voto naquele candidato/partido cujo programa seja exequível na medida dos meus conhecimentos ou da realidade que conheço.

O Estado é pesado, o Estado cuida, protege e abriga (entidades, partidos, privados, etc.).

As únicas fontes de subsistência que tem é através da cobrança de impostos ou serviços prestados. Não fabrica calçado, relógios ou autocarros. Mas deve garantir o acesso a saúde, segurança, educação e no caso que aqui agora discutimos: mobilidade e segurança rodoviária. Isto é no que eu acredito.

Enquanto eu não vejo isso não posso concordar com esta taxação.

Mas quando um Estado me cobra excessivamente na aquisição de um veículo, quando para o manter tenho que pagar uma série de taxas que não vejo ser aplicadas na prevenção rodoviária ou em campanhas de sensibilização, na imposição da lei na forma pedagógica e não na vertente economicista, no estado das vias ou no acesso aos cuidados de saúde quando caio e preciso de assistência médica que venha a ser necessária na minha recuperação pós acidente, não posso aceitar isso.

A mota tal como a conhecemos está a mudar o paradigma da mobilidade em Portugal, não só no dia-a-dia mas também nas viagens lúdicas/prazer. Quantos grupos de 125cc apareceram graças à nova lei das 125cc? Quantos stands que estavam por aí às portas da morte e que agora têm ali um rol de clientes que lhe asseguram as portas abertas? E aqueles que "ascenderam" às cilindradas maiores? Nunca vi uma tão grande democracia referente as duas rodas. As duas rodas deixaram de ser das elites ou dos mais abonados para virem a ser de todos.

Não bastava esse aumento ser suficiente para o Estado? Não... temos que taxar fortemente.

Este ano estou isento do pagamento do IUC. O ano passado aconteceu o mesmo. Estou isento hoje, mas amanhã posso não estar, mas saber que pago um imposto que irá para uma boa gestão é um imposto que pagarei de bom grado. Assim é apenas para me roubar.

Concordo com a taxação a todas as cilindradas.
« Última modificação: Janeiro 13, 2018, 10:09:40, 10:09 por JViegas »

Janeiro 14, 2018, 12:39:49, 12:39
Responder #13

jmartins13

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Continua o roubo, só muda o ano.

Janeiro 28, 2018, 09:14:03, 09:14
Responder #14

AVPrendas

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 48

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati / Honda
  • Modelo Motociclo: MTS S Red / PCX 125
  • Localidade: Porto
125.80€ é ridículo?

É mais que ridículo...
Quanto é o ordenado mínimo na alemanha?
ducati escreve-se com letra pequena

Janeiro 28, 2018, 09:57:48, 09:57
Responder #15

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
125.80€ é ridículo?

É mais que ridículo...
Quanto é o ordenado mínimo na alemanha?
1500 euros depois de impostos contra os 580 de Portugal.

Aqui o tema além de pagar taxa de luxo depois de 750cc é alguns pagarem e outros não... mas todos circulam.

Sent from my SM-G935F using Tapatalk
« Última modificação: Janeiro 28, 2018, 11:27:31, 11:27 por Cross »

Janeiro 28, 2018, 10:37:23, 10:37
Responder #16

Moto2cool

• 4386
O salário mínimo em Portugal é 650€?
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 28, 2018, 11:26:47, 11:26
Responder #17

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
Dislexia do telefone. Queria dizer 560... mas aliás é 580 desde 1 de Janeiro...
Obrigado vou corrigir...

Janeiro 28, 2018, 17:42:50, 17:42
Responder #18

Moto2cool

• 4386
Dislexia do telefone. Queria dizer 560... mas aliás é 580 desde 1 de Janeiro...
Obrigado vou corrigir...

Nem me fales do corrector ortográfico, aquilo é uma tortura, no telefone mais de metade dos meus posts têm falhas, felizmente não prejudicam a leitura por isso nem me chateio

Nas definições do tapatalk podes tirar a assinatura se quiseres
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"