Autor Tópico: Incêndio consome fábrica da Nexx em Amoreira da Gândara  (Lida 4047 vezes)

Janeiro 20, 2018, 17:48:57, 17:48
Lida 4047 vezes

lmferreira

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 718

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Um incêndio está a consumir na tarde deste sábado a fábrica de capacetes Nexx em Amoreira da Gândara, em Anadia, distrito de Aveiro. A notícia foi confirmada ao PÚBLICO por fonte dos Bombeiros Voluntários de Anadia, que adiantou ainda que os meios foram chamados para o terreno às 15h12 e que a fábrica está “a arder muito”.

Até ao momento não há registo de feridos resultantes do "fogo de grandes dimensões", disse ao PÚBLICO fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.

Segundo o site da Protecção Civil, encontram-se no local 58 operacionais e 19 veículos terrestres a apoiar no combate às chamas. A fonte dos Bombeiros de Anadia diz ainda que existem elementos de outras corporações de bombeiros a ajudar a extinguir as chamas.

A fábrica está situada na zona industrial perto da auto-estrada A1.

A presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, que se deslocou ao local do incêndio, disse à Lusa que "ainda é cedo" para saber se a Nexxpro está em condições para retomar a produção a curto prazo, o que poderá deixar em risco 150 posto de trabalho. "O dono da fábrica [o empresário Hélder Loureiro] está a tentar avaliar se é possível recuperar algum equipamento", explicou a autarca. Esclarecendo que a apenas um "módulo de produção" (pavilhão) foi atingido pelas chamas.

Teresa Cardoso aproveitou para deixar uma palavra de "solidariedade e incentivo" aos trabalhadores e proprietários da empresa. Fundada em 2001, a Nexxpro produz capacetes e acessórios para motociclismo, tendo sido a primeira empresa em Portugal a usar tecnologia para a produção de capacetes em fibra. Um dos seus produtos de maior sucesso é um capacete para motas forrado em ganga.

Ao longo dos anos, a Nexxpro desenvolveu parcerias com diversas marcas internacionais, como a Hugo Boss e a Swarovski, tendo iniciado em 2015 uma participação na alta competição, com a entrada no Mundial FIM de Superbikes. Actualmente, a marca é representada em 56 países espalhados pelo mundo "com perspectivas de a curto prazo estender a sua representação a novos mercados".

Fonte: Lusa

Janeiro 20, 2018, 17:59:35, 17:59
Responder #1

carlos-kb

• Visitante
Acabei de ver agora! :(

Esperemos pelo rescaldo. E que a empresa se possa reerguer o mais rapidamente possível, em consequência deste triste acontecimento. A não ser assim, seria uma enorme machadada na já restrita indústria motociclística nacional.    :'(
Recordo-me do incêndio aqui há alguns anos que destruiu por completo também a unidade fabril da "vizinha e concorrente" Nau.  :confused:

Janeiro 20, 2018, 22:32:53, 22:32
Responder #2

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Espero...e desejo, que aqueles trabalhadores - que presumo sejam na sua maioria da zona da Anadia - consigam reerguer a empresa, com o incentivo da direcção da Nexxpro e dos montantes resultantes de um natural accionar de seguro.

São 150 postos de trabalho...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 20, 2018, 22:45:45, 22:45
Responder #3

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Espero...e desejo, que aqueles trabalhadores - que presumo sejam na sua maioria da zona da Anadia - consigam reerguer a empresa, com o incentivo da direcção da Nexxpro e dos montantes resultantes de um natural accionar de seguro.

São 150 postos de trabalho...

Certo,  'aí é que bate o ponto' , pois como tal o outro dizia 'chapéus há muitos ...'

Janeiro 20, 2018, 22:50:32, 22:50
Responder #4

carlos-kb

• Visitante
pois como tal o outro dizia 'chapéus há muitos ...'

Ou neste caso.... "capacetes há muitos"!  :confused:

Janeiro 20, 2018, 23:03:17, 23:03
Responder #5

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
O dono da empresa já veio dizer a publico, que Segunda-Feira todos os trabalhadores se apresentarão na empresa!

Janeiro 21, 2018, 07:21:00, 07:21
Responder #6

Scooterado

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 129

Masculino
  • Texto Pessoal
    Tmax 530 será que vem aí uma Tmax600 ?
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: TMax 530
  • Localidade: Parchal-Lagoa-Algarve
Lamento muito este azar desta firma onde já fui cliente ( tenho 1 Xr1R carbon que ainda uso desde 2010 ) e declaro já, que o meu próximo capacete ( os que tenho ainda estão bons ) será também 1 Nexx como forma de apoiar esta empresa nacional nesta hora difícil.
Faço votos que eles tenham força para renascerem ainda + fortes.
1 abraço de solidariedade a todos os colaboradores da Nexx e não desanimem.
Scooterado  :scooter:

Janeiro 21, 2018, 08:46:22, 08:46
Responder #7

pedroareias

• Visitante
Obviamente que há seguros. A Sicasal também passou por isso e estava protegida com seguro contra incêndios.

Janeiro 21, 2018, 15:56:18, 15:56
Responder #8

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
Helder Loureiro, CEO da empresa, quis deixar uma palavra de agradecimento à solidariedade e incentivo:

"Lamentamos profundamente o impacto que este incêndio teve tanto nos nossos colaboradores, como clientes, parceiros, habitantes da área e restantes empresas do polígono industrial onde a fábrica está inserida.  A causa do incidente ainda não é conhecida e está a ser investigada, e estamos a colaborar com as autoridades locais de todas as maneiras possíveis para esclarecer o que aconteceu. Queremos desde já agradecer a todos os nossos funcionários, clientes e terceiros, todas as mensagens de apoio e comunicar que nenhum dos nossos 160 postos de trabalho está em causa.

Podemos garantir que a NEXX vai recuperar rapidamente desta situação e dar continuidade ao seu próspero negócio. A produção será obviamente afectada, mas contamos que dentro de um mês, comece a estabilizar. Nenhum dos objectivos traçados para este ano de 2018 será alterado. A empresa já accionou um plano de contingência contra catástrofes, para restaurar todas as suas actividades e compromissos, e retomará já no dia 22 de Janeiro de 2018, segunda feira, as diferentes operações dentro da normalidade possível.”

A direcção da Nexx destaca o enorme carinho e força que lhe têm sido transmitidos, e que representam um incentivo extraordinário para que na Nexxpro todos continuem a dar o seu melhor, e ultrapassem da melhor forma todas as dificuldades.

Janeiro 21, 2018, 16:09:41, 16:09
Responder #9

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
A solidariedade é sempre uma óptima iniciativa, mas as empresas hoje em dia têm seguros sofisticados em que a perda é potencialmente nula, isto é, quer a recuperação das instalações, quer os lucros perdidos são repostos.
Muitas vezes estes incidentes permitem reestruturar instalações que estavam a precisar mudança para se adaptarem a novos processos de fabrico.
Não quero dizer com isto que o incêndio foi vantajoso ou muito menos pretendido, quero apenas dizer que o dano irreparável a que estávamos habituados que ocorresse há uns anos já não existe na gestão moderna, excepto se os gestores forem descuidados.  :smiley:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 21, 2018, 22:58:51, 22:58
Responder #10

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Depois do ultimo evento e ao chegar a casa, não li convenientemente as noticias e apenas vi cabeçalho de noticia em que dizia algo como "fabrica NEXX arde por completo", não sei se foi no CM e depois mudaram ou noutro lado qualquer.
O que é certo é que me induziu a erro e cheguei a colocar aqui um comentário, que depois de ler as noticias calmamente, acabei por apagar.

Ainda bem que os 150 postos de trabalho não estão em causa e que daqui a um mês a marca conta estar com a produção normalizada.
MAS deveriam aproveitar para melhorar algumas coisas na marca face à "marca gémea", tal como na CMS, quando um modelo acaba de ser comercializado, deveria haver peças de substituição pelo menos durante uns 3/5anos. E que melhorem a qualidade de alguns plasticos ou da borracha que veda a viseira...

Janeiro 22, 2018, 08:52:18, 08:52
Responder #11

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Há muitos anos que uso nexx, já inclusivamente ti é um acidente grande onde levava um capacete nexx que cumpriu a sua função e o meu filho usa nexx. Sempre fui um grande adepto da nexx, portanto (sabendo que não é uma qualidade do outro mundo).

Quando descontinuaram o meu capacete (X30V) e eu quis comprar viseiras e não havia, mudei de capacete e de marca (HJC). Acho inadmissível não se conseguir encontrar viseiras em lado nenhum.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Janeiro 22, 2018, 09:11:13, 09:11
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Quando descontinuaram o meu capacete (X30V) e eu quis comprar viseiras e não havia, mudei de capacete e de marca (HJC). Acho inadmissível não se conseguir encontrar viseiras em lado nenhum.

http://www.icasque.co.uk/Motorcycle-Helmet-Accessories/Visors/Visor-X30-V/  :)  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 22, 2018, 10:47:43, 10:47
Responder #13

HBeiras

• Visitante
Pelo que percebi existem várias unidades no polo da fábrica, pelo que vão deslocar a produção para outro pavilhão.

Janeiro 22, 2018, 13:55:18, 13:55
Responder #14

dfelix

• 5004
Demasiado cedo?  :)

Sent from my LG-D855 using Tapatalk

Janeiro 22, 2018, 16:04:54, 16:04
Responder #15

halmeida

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto
ur..... nah!

After all... ninguém se aleijou... :D

Janeiro 22, 2018, 16:50:38, 16:50
Responder #16

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
(....)

http://www.icasque.co.uk/Motorcycle-Helmet-Accessories/Visors/Visor-X30-V/  :)  :nice:

Obrigado, Isaac. Na altura consegui comprar uma viseira e uma interior solar. Seriam provavelmente as últimas no mundo!
Esses sites dizem que têm mas depois quando compras dizem que afinal não há em stock.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14