Autor Tópico: COMO ANDAR EM NEVE  (Lida 3220 vezes)

Janeiro 26, 2018, 10:49:04, 10:49
Lida 3220 vezes

Morgas

• Visitante

Como a maioria dos membros aqui do fórum são uns autênticos vadios, abro um tópico para aconselhamento “COMO ANDAR EM NEVE” venha lá as vossas experiencia (malta do NORTE).

Já estive na serra onde havia um manto branco (não nevava) o piso estava transitável (limpo), somente molhado.

Tenho uns dias de férias e BINGO previsão NEVE, não há previsão de GELO julgo para onde vou não deve estar equipado com limpa neves. 

O meu receio não é sair, é chegar.  :D

Janeiro 26, 2018, 11:17:12, 11:17
Responder #1

Morgas

• Visitante

Procurar as partes secas deve ser tarefa hercúlea... :D

Já anotei esta diga para chuva, será que resulta também em neve.  :D

...Já o gelo...aí sim...

Não há provisão de gelo  :ok:

Gelo = perna partida coisa que não estou interessado.

Janeiro 26, 2018, 12:25:36, 12:25
Responder #2

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Penso que a velocidade reduzida mas constante seria o que faria caso me deparasse com uma situação de neve.

Previa igualmente uma forma de sinalização pois a fraca visibilidade aumentaria certamente o risco de os outros me verem.

Um capacete com pinlock obrigatório pois irá certamente embaciar.

Roupinha térmica e um termo com chá na topcase.

Tentar circular a horas "decentes" não esperar pela noite, pois o frio aumenta e não há roupa nem punhos aquecidos que valham. Passar a noite em serra com neve não recomendo a ninguém que não esteja preparado.

Janeiro 26, 2018, 12:37:27, 12:37
Responder #3

Morgas

• Visitante

Penso que a velocidade reduzida mas constante seria o que faria caso me deparasse com uma situação de neve.

Previa igualmente uma forma de sinalização pois a fraca visibilidade aumentaria certamente o risco de os outros me verem.

Um capacete com pinlock obrigatório pois irá certamente embaciar.

Roupinha térmica e um termo com chá na topcase.

Tentar circular a horas "decentes" não esperar pela noite, pois o frio aumenta e não há roupa nem punhos aquecidos que valham. Passar a noite em serra com neve não recomendo a ninguém que não esteja preparado.

Concordo com tudo o que disseste.   :ok:

Acrescentava: reduzir a velocidade com o motor.

e um termo com chá na topcase.

De preferência desta marca.

Janeiro 26, 2018, 12:40:35, 12:40
Responder #4

JViegas

• 4723

Masculino
LoL

Por acaso já não bebo disso há muitos anos, mas colocaria um "cheirinho" no copo de chá.  :palmas:

Janeiro 27, 2018, 21:41:31, 21:41
Responder #5

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1168

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Andar na neve em cuidados não é muito diferente da chuva.

Three wiseman é a minha preferência :)

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Janeiro 28, 2018, 00:21:59, 00:21
Responder #6

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Morgas, repara nas dicas que vão aparecendo no vídeo.

Aparecem por escrito ao longo do mesmo, mas fazem todo o sentido...

Aproveito igualmente para aqui postar as suas palavras e contidas na descrição.  :nice:

"This video shows my own techniques for riding my BMW K1100 LT Motorcycle on ice and snow. They've kept me safe all these years.

Video re-uploaded with new audio to comply with copyright laws.

I don't use any special tyres, just normal road tyres, however I do lower the tyre pressure. I normally run with around 40psi, but I drop it down to around 33psi for these conditions.

I'm a Medical Despatch Rider so I don't have the option of taking a car to work. And if I don't ride, I don't get paid.

If you decide to use any of the advice in the video or this description, you do so at your own risk! Just take it slow and smooth and you'll be ok.

Have fun and stay safe!"
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 28, 2018, 00:35:40, 00:35
Responder #7

VCS

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
A neve é quase fácil ao pé do gelo.
Pôr as rodas em cima de gelo, a qualquer velocidade e com pneus normais (ninguém anda com pregos, claro), é um bilhete para ir ao chão. 
Uma das minhas quedas épicas foi numa placa de gelo na Serra da Estrela que não consegui antecipar - ia muito perto de outra moto à minha frente (ERRO). Não li bem o terreno e caí imediatamente assim que pisei a placa, a uns 10 à hora.

Janeiro 28, 2018, 10:56:52, 10:56
Responder #8

Morgas

• Visitante

Obg. pelos comentários.

Vi o vídeo, garanto se apanhar este tipo de piso volto para trás  :D a minha borracha é muito diferente.

Entretanto ontem estive com alguns "viajante de longo curso" o qual aconselharam-me:

1º lugar a ter juízo.  :D

Evitar acelerar e desacelerar bruscas, ultrapassar, uso dos travões, carros na traseira (facilitar a sua ultrapassagem) e rolar devagar (não + 50km/h)

Manter uma maior distância do veiculo da frente e em caso de pouca visibilidade ligar piscas emergência ou o do lado direito.

Se as "coisa" começar a piorar NÃO continuar viagem, pedir ajuda no primeiro café/restaurante/hotel ou casa de habitação.

Janeiro 28, 2018, 17:32:26, 17:32
Responder #9

Moto2cool

• 4386
Morgas, repara nas dicas que vão aparecendo no vídeo.

Aparecem por escrito ao longo do mesmo, mas fazem todo o sentido...

Aproveito igualmente para aqui postar as suas palavras e contidas na descrição.  :nice:

Falando depressa e bem o tipo tens uns "coisos" de aço. A estrada está completamente gelada, eu nem andava com o carro, muito menos com a mota
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 29, 2018, 23:32:51, 23:32
Responder #10

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1585

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Só experimentei uma vez à seria e pretendo não voltar a repetir. Sai de Gavarnie e tinha chovido a noite inteira.
Era Outubro, pelo que nem pensava que já poderia nevar nos cols.
Na subida para o Tourmalet, os últimos 500 metros foram feitos por entre os sulcos dos carros que tinham passado. E se a subir já é mau, a descer então....é para esquecer. Se de carro já não é fácil de moto então é uma autêntica lotaria.
E sim, a "técnica" que usei foi por as perninhas de fora e ir a "varrer" a estrada apoiando nos pneus e nos pés sempre que a moto dançava. Escusado dizer que os pés pareciam um limpa-neves!
Nada de travões nem manobras bruscas. Só  travão motor e muita reza.

Quem já foi aos Lobos da Neve também já apanhou umas quantas doses...