Acho mais eficiente equipamento reflector e cor clara, motos de cor berrante ou clara e iluminação que realmente se faça ver bla bla bla
Citação de: 2low em Fevereiro 05, 2019, 22:03:55, 22:03Acho mais eficiente equipamento reflector e cor clara, motos de cor berrante ou clara e iluminação que realmente se faça ver bla bla blaNinguém repara nisso quando vais atrás de alguém que tem os olhos no telemóvel...Por mais insonorizado que seja o carro... eles ouvem!Pelo menos o suficiente para acordar, olhar pelo retrovisor e aperceberem-se que estás ali.E isto é algo que nem sequer vale a pena ser discutido...Poder-se-ia discutir o facto de não ser legal. Que indiscutivelmente não é.Mas também não é enfiar 4 projectores de led e andar com eles permanentemente ligados a mandar tanta luz quanto 4 máximos como uma GS que ainda ontem me cruzei. Mas já isso é socialmente aceite pela comunidade higiénica a quem o barulho faz doi doi.
(…)...e ainda o que se lixa é os ouvidos do respectivo motociclista, que a medio prazo reduz a capacidade auditiva… e nem é preciso fazer apostas… ...daqui a uns anitos deverá surgir um tópico tipo "agora que ando de eléctrica e que não faz barulho nenhum, já nem consigo ouvir os pássaros na rua porque estraguei os tímpanos com aqueles escapes do seculo passado de debitar Decibéis para o povo me ver" (ou então o que se ouve é aquele zzzzzz… de não deixar dormir…)(...)
(....)Aliás um sistema de “barulho” regulável independente do regime motor até seria de considerar, não sei se existe.(....)
Citação de: Lourenço em Fevereiro 06, 2019, 12:05:57, 12:05(....)Aliás um sistema de “barulho” regulável independente do regime motor até seria de considerar, não sei se existe.(....)Existe a possibilidade de "regular"...o que se traduz o sentido da palavra num claro rodar do punho.Mas na mesma frase mencionas "independente do regime do motor", sendo aí que a coisa se complica...bastante. Não acredito que nada exista, em motores de cumbustão, que permita tal coisa.Teríamos de nos virar para os sons artificiais em veículos eléctricos, para conseguir tal coisa.Ou então contratamos este jovem para andar connosco para todo o lado...
2low, e se te disser que o que contribui mais para a tua "eventual" surdez, é o vento?
Tenho akrapovic nas duas motas, ambas a passar largamente os db permitidos, e depois de certa velocidade, é tudo abafado pelo vento.
A continuidade, mesmo para dB logo acima de moderados, não excluiria como capazes de lesar gravemente o canal auditivo ao fim de uns quantos anos.
(....)O gráfico que colocas é interessante por referir "painful"...Não percebo se o que se refere é a um volume incómodo ou algo que cause mesmo dor.(....)
A referência aos "escape daqueles xpto" lembrou-me algo que esqueci comentar atrás.Depois do que já aqui li sobre o tema, hoje de manhã fiz uma experiência:Quando entrei na AE fui subindo gradualmente a velocidade para tentar identificar as diferenças.E por volta dos 120/130 já não ouço o escape. Sinto o escape. Mas o que sinto é uma certa vibração e ressonância no corpo. Mas não ouço o barulho do escape.Tudo o que ouço é a turbulência do ar no capacete. Que sobe exponencialmente à medida que a velocidade aumenta até níveis insuportáveis.É claro que apesar de ter akrapovic instalado, o boxer é um motor tranquilo no que diz respeito a sonoridade. Nada a ver com o grito dos inline-four rotativos.Tal como o meu schuberth r2 está longe de ser um capacete silencioso. Um capacete com melhor insonorização poderá baixar o ruído da turbolência permitindo ouvir mais o escape. Mas o somatório de ambos os sons será sempre inferior.
A noticia fala de carros mas deve ser um instante até também incluírem as motas.(....)
(....)Eu acho que não faz sentido. O problema não tá na ausência de barulho dos carros mas na distração (falta de formação) das pessoas. (....)
Como será que ainda há surdos vivos? Como evitaram ser atropelados?Com atenção Colocar som onde ele não há não será uma boa solução, talvez seja a mais fácil.A melhor solução é as pessoas aprenderem a ter atenção.. Como os surdos
"Tenho a certeza que os fabricantes de veiculos não inventaram a buzina para podermos cumprimentar o Ti Zé..."Tenho a certeza que a buzina foi colocada para reclamar contra tudo e todos
E se for à noite ainda uso mais. Os condutores vêem uma luz a aproximar e têm menos noção da distância...Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk