Autor Tópico: A necessidade aguça o engenho…  (Lida 1744 vezes)

Março 05, 2018, 00:14:03, 00:14
Lida 1744 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A necessidade aguça o engenho…

Talvez alguns ainda se lembrem de um tópico que por cá criei há uns tempos, intitulado "Motociclo como puro veiculo de trabalho" e em que descrevia a dura vida de uma Macal M80 de uns familiares do lado da minha mulher.

Pois bem…

Na ultima visita aos mesmos apercebi-me que a Macal tinha "ido à vida" (mudou de dono) e em seu lugar foi adquirida uma Suzuki RMX50.

Relembro desde já que estamos a falar de pessoas de trabalho…pessoas que se levantam bem cedo e que levam uma vida honesta na dureza do trabalho de campo, sendo este meio de transporte naquela bonita pequena aldeia (São Bartolomeu do Outeiro), o veículo perfeito para…de forma económica e sem grandes exigências mecânicas, levar a cabo tanto as normais deslocações, como o transporte de carga.

A maior curiosidade nos breves 3 a 4 minutos em que estive junto à moto, foi um pequeno pormenor que me "saltou à vista" ao apreciar aquela Suzuki que parecia talhada para enfrentar qualquer tipo de terreno.

E o dito pormenor nesta moto mais não era do que, imagine-se….cortiça!!!
Ou melhor, eram 2 os pedaços de cortiça colocados entre a forquilha telescópica e a carenagem frontal, que ali me prendiam a atenção.

Pensei para mim…"Se a moto já trás de série umas borrachas a segurar o conjunto da carenagem e respectivo farol, para que será aquilo?"

A resposta veio pouco depois, já que não descansei enquanto não perguntei…

Pois aqueles 2 pedaços de cortiça e que pareciam provir de uma rolha cortada ao meio, serviam para resolver a questão de a luz estar demasiado apontada para baixo, dificultando a circulação nocturna. Desta forma, aquele centímetro ou centímetro e meio extra faziam a diferença!

Achei aquilo extraordinário!
Por um lado, pela forma super simples e eficaz como se contornou um problema e, por outro lado, na escolha concreta do material que deu efectiva solução ao caso.

São coisas bem simples, mas de facto úteis e capazes de desenrascar (por vezes até por longos períodos de tempo) que acabam por dar razão a certos ditados… A necessidade aguça o engenho. ;)

E aqui umas fotos tanto da moto em questão (Suzuki RMX50), como do curioso capacete e que podem ver mais adiante…

O odómetro deixou de marcar há muito… Mas tudo o resto funciona bem. :)

« Última modificação: Março 05, 2018, 00:23:30, 00:23 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 05, 2018, 10:39:44, 10:39
Responder #1

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Muito bom! Cortiça, um produto tuga!

Chamo a isso inteligência por muito que hajam pessoas que vejam isso e gozem...
Cumpre a função com toda a certeza:
-farois mais elevados
-farois sem grandes oscilações - nivelados
-outro material talvez tivesse de se ir apertando e ajustando, por começar a escorregar...
-leveza do material e resistencia às intemperies 

Março 05, 2018, 10:46:04, 10:46
Responder #2

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Uma autentica "mula" mecânica.  :diabolico: