Autor Tópico: BATISTA RUSSO & IRMÃO, SARL  (Lida 7029 vezes)

Março 15, 2018, 17:10:07, 17:10
Lida 7029 vezes

Clemente Vicente

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Boas,

tendo feito esta casa história na importação, da TOYOTA, mais tarde dada de mão beijada ao senhor Salvador Caetano, amigo do senhor Francisco e da BMW motos como automóveis

e das marcas STEYER , MAN , SAVIEM e Magiruzdeutz esta ultima oferecida tb ao senhor Barata, este senhor Francisco Batista Russo, criou um império em Portugal

Hoje e mais uma vez, surgiu uma noticia que uma das ditas instalações e a mais conhecida a de Cabo Ruivo, encontrou um novo dono a Decathlon, conforme podem ver aqui no link, não sei até que ponto da verecidade da noticia,

https://shoppingspirit.pt/2018/03/14/decathlon-esta-a-chegar-ao-parque-das-nacoes/

:bandeiraportugal:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Março 15, 2018, 17:29:41, 17:29
Responder #1

pedroareias

• Visitante
Portanto vendiam aos Portugueses veículos desenhados, projectados e fabricados em países como o Japão e a Alemanha.
« Última modificação: Março 15, 2018, 18:43:07, 18:43 por pedroareias »

Março 15, 2018, 22:08:39, 22:08
Responder #2

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Portanto vendiam aos Portugueses veículos desenhados, projectados e fabricados em países como o Japão e a Alemanha.

Nos anos 70 já existia a linha de montagem do Batista Russo em Vendas Novas, onde eram montado os BMW como tb algumas MAN e SAVIEM

Por exemplo os primeiros autocarros MAN chamados laranja com a frente mais longa e quinada, foi projetada/desenhada em portugal pelo Engº. Catarino  da Batista Russo, estendendo-se esse projeto depois ás restantes marcas como a VOLVO

esta frente, neste caso em um VOLVO,

tb a empresa  UTIC carroçava autocarros VOLVO,  http://classicosautoaero.blogspot.pt/2015/08/utic.html

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Março 15, 2018, 22:27:19, 22:27
Responder #3

pedroareias

• Visitante
 :nice: :nice:

Nós regredimos e não foi pouco. Um dia conto-te umas coisas que sei da Metalomecânica Portuguesa.

Março 15, 2018, 22:35:25, 22:35
Responder #4

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Clemente, Baptista Russo e UTIC pertencem já aos escombros da nossa juventude . Ambos vivemos num bairro e numa rua com muita história por tudo o que nos cercava .  :convivio:
Nunca aqui disse (nem noutro lado qualquer) mas nessa altura (transição dos nos 70 para os 80) só tive a minha 1ª mota porque tive a tua ajuda . Eu não tinha garagem e foste tu que numa 1ª fase possibilitaste o 'abrigo' para a minha CB 350 em 'côr de vinho'  :bejeca:.  Velhos tempos !
« Última modificação: Março 15, 2018, 22:45:15, 22:45 por Luis Salgueiro »

Março 16, 2018, 09:07:34, 09:07
Responder #5

lmferreira

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 718

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Que belo exemplar!!! Ainda rola?

Março 16, 2018, 09:43:20, 09:43
Responder #6

JViegas

• 4723

Masculino
Vivi nos Olivais (no local onde está a Gare do Oriente) e lembro-me vagamente da empresa a funcionar até ao seu encerramento e total abandono das instalações.

Se vai para lá um Decatlhon espero que pelo menos possa aquela zona fique melhor.

Março 16, 2018, 11:37:00, 11:37
Responder #7

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Já nem me lembrava disso Luis Salgueiro, mas é verdade

entretanto existe aqui neste link  algumas imagens e alguma informação, o Francisco Batista Russo, ou seja um dos irmãos a origem do enriquecimento foi a cortiça e não tanto a panificação conforme está escrito no blog

na imagem consegue-se ver as duas bombas de combustivel com o logotipo  Sacor, como tb o banco do Totta & Açores do lado esquerdo e o refeitório por cima do banco com as toalhas brancas nas mesas onde eu fiz 16 anos de refeições

http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2017/11/francisco-batista-russo-irmao.html

Março 17, 2018, 14:06:38, 14:06
Responder #8

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia

É engraçado como são os tempos.

Nessa altura, essa rotunda ficou conhecida como a rotunda do Batista Russo (não sei qual o nome da rotunda). Hoje em dia, de rotunda, já tem pouco e a expressão "rotunda do Bastista Russo" vai desaparecer com as gerações mais novas... talvez passem a chamar "cruzamento do decathlon e staples"

Março 17, 2018, 14:27:56, 14:27
Responder #9

Luis Salgueiro

• 1797
Que belo exemplar!!! Ainda rola?

Provavelmente não ! Não sei. Vendi-a passados um par de anos porque começou a beber óleo .
A certa altura a CB350 ficou com os segmentos partidos e precisava de um arranjo de 'motor aberto' . Estava a cumprir o serviço militar obrigatório e sem 'fundo de maneio' para arranjos na mota e 'enfiei o barrete' a um sujeito que a comprou . O Karma tratou de escrever direito por linhas tortas e mais tarde levei eu um barrete com a compra de um Fiat 128 usado.

Comecei a namorar 'mais a sério' com a minha actual esposa e o banco de trás do carro começou a ser imprescindível para os momentos mais 'calientes'  :tornarseanjinho:. Deixei as motas (até há 5 anos atrás), e 'nos entretantos' abracei outros hobbies  . Um deles ocupou-me uma década e foi algo 'estranho' num país de sol , praia e surf :
« Última modificação: Março 17, 2018, 14:33:18, 14:33 por Luis Salgueiro »

Março 17, 2018, 21:39:21, 21:39
Responder #10

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

É engraçado como são os tempos.

Nessa altura, essa rotunda ficou conhecida como a rotunda do Batista Russo (não sei qual o nome da rotunda). Hoje em dia, de rotunda, já tem pouco e a expressão "rotunda do Bastista Russo" vai desaparecer com as gerações mais novas... talvez passem a chamar "cruzamento do decathlon e staples"

Na antena 1, que eu ouço regularmente, quando dá informação de trânsito,  naquela zona é citado, o  " cruzamento do Batista Russo " portanto a saga continua  .

Março 18, 2018, 05:39:18, 05:39
Responder #11

Scooterado

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 129

Masculino
  • Texto Pessoal
    Tmax 530 será que vem aí uma Tmax600 ?
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: TMax 530
  • Localidade: Parchal-Lagoa-Algarve
Boas recordações que me trazem aqui neste tópico, eu que vivi nos Olivais-Sul de 1969 até 1987 e agora no Algarve sempre que vou a Lisboa passo por aquele edifício moribundo do "Batista Russo" mas finalmente, parece que vão recuperar essa zona e se for 1 Decathlon ainda melhor pois sou cliente frequente deles, ainda há poucos dias fui ali bem perto comprar a capa para a Tmax  ( no Lidl ) e por acaso pensei + 1 vez «Que pena não aproveitarem este espaço» :cool:
1 abraço
Scooterado  :scooter: SLB

Março 18, 2018, 13:45:26, 13:45
Responder #12

Luis Salgueiro

• 1797
Eu , o Clemente , o JViegas e agora o Scooterado....pelos vistos há por aqui uma boa representação do bairro dos 'HollyVais'  8)

Março 19, 2018, 10:33:54, 10:33
Responder #13

JViegas

• 4723

Masculino
É pá... lembro-me bem de andar nesses autocarros.  ;D

Os "olivais" eram o melhor bairro.

Estive lá perto no sábado (na Staples). Estão a demolir as paredes, existe entulho por todo o lado, parece que está mesmo a avançar em força.

Daqui a "um instante" está montado o Decatlhon.

Março 19, 2018, 11:47:15, 11:47
Responder #14

carlos-kb

• Visitante
Eu , o Clemente , o JViegas e agora o Scooterado....pelos vistos há por aqui uma boa representação do bairro dos 'HollyVais'  8)

Vi esse autocarro há uns dois pares de anitos, num Motor-Clássico da FIL.

Março 19, 2018, 19:48:44, 19:48
Responder #15

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Fica aqui mais uma imagem......

Março 20, 2018, 10:04:36, 10:04
Responder #16

HBeiras

• Visitante
Face ao estado de degradação em que o edificio se encontrava, parece me uma boa opção para revitalizar aquela zona.

« Última modificação: Março 20, 2018, 10:05:49, 10:05 por HBeiras »

Março 21, 2018, 21:28:33, 21:28
Responder #17

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

boas,

passei lá hoje e qual o meu espanto, estão a demolir o interior todo menos a fachada e a uma grande velocidade .

vai abrir mais depressa do que se possa pensar .....

:convivio:

Outubro 01, 2018, 08:53:02, 08:53
Responder #18

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Boas,

mais umas fotos deste lendário automóvel BMW 2002, que deu o maior impulso de vendas e fama á marca em todo o mundo, apresentado em Portugal pela firma,  Francisco Batista Russo & Irmão, S.a.r.l.

Outubro 17, 2018, 08:50:19, 08:50
Responder #19

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Boas,

o convite de inauguração foi feito a antigos trabalhadores da BATISTA RUSSO,

Inauguração da Decathlon

Informamos que um número limitado de antigos trabalhadores foram convidados para a inauguração da nova Decathlon, que vai abrir nas antigas instalações da Batista Russo, até final de Novembro.
Quem estiver interessado em presenciar este momento de continuidade deve confirmar,

Dezembro 04, 2018, 09:10:58, 09:10
Responder #20

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Boas,

a inauguração da Decathlon já tem data marcada, dia 6 ás 18,30 da tarde

os funcionários do Batista Russo foram convidados para a cerimónia

um dado importante, é que foi preservada a fachada do edifício

https://www.facebook.com/decathlonlisboaoriente/videos/260586344634954/

Desde 1934

« Última modificação: Dezembro 04, 2018, 10:26:20, 10:26 por Clemente Vicente »

Dezembro 04, 2018, 14:28:36, 14:28
Responder #21

Hemisaro

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 291
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
A ver se não se atrasa mais.

Ver se lá passo pouco depois.

Acho que fizeram bem em preservar a fachada, até dá boa luminosidade.