Autor Tópico: Quando automobilistas não nos facilitam a passagem…  (Lida 6873 vezes)

Abril 12, 2018, 23:25:40, 23:25
Lida 6873 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quando automobilistas não nos facilitam a passagem…

Numa volta de moto absolutamente normal, em estrada com limite de velocidade fixado nos 70 e com vias de trânsito tendo largura mais do que suficiente, voltei a viver "em 1ª mão" aquilo que não deveria acontecer…mas que voltou a ocorrer em plena condução:

…o dificultar propositado da passagem.

De certeza que muitos de vocês já o sentiram na condução da vossa moto…e quase de certeza que, como me sucede a mim, acaba por ser algo que causa, no mínimo, estranheza (e fui simpático na escolha da palavra, pois fico algo revoltado ao perceber que é feito de forma deliberada).

O local é precisamente o da imagem que deixo acima e que se prolonga naquele troço, ora com separador central, ora com traço contínuo, por qualquer coisa como 3 kms dependendo do trajecto a seguir.

Neste caso em concreto e que me motivou a aqui escrever, tratou-se de um veículo comercial, com indicação na traseira de pertencer a um qualquer estabelecimento ligado a hotelaria e restauração de Montemor-o-Novo e que me fez, durante tempo de mais e inexplicavelmente, um bloquear quase metódico sempre que eu tinha intenção de passar.

Com trânsito a circular sem paragens mas ainda assim atipicamente lento para o local em questão, a minha ideia era passar a fila de veículos e fazê-lo em segurança, o que era perfeitamente possível naquele local atendendo à largura da via de trânsito…e mesmo atendendo a que não tenho uma moto que prima por ser delgada.

Até à aproximação de uma das rotundas, onde efectivamente consegui deixar aquela situação para trás, houve um dificultar notório na passagem e que me deixa sempre na dúvida sobre o entendimento do que está por trás deste tipo de atitude.

E esta foi apenas mais uma…estando mais do que consciencializado que haverá mais de futuro.

Simplesmente, há condutores que gostam de mostrar "sabe-se lá o quê" com este tipo de condução, sendo muito pouco permeáveis ao facilitar de uma ultrapassagem.
O bom disto tudo, é que são muitos mais os que de facto nos facilitam a passagem, do que o contrário.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 13, 2018, 00:10:25, 00:10
Responder #1

carlos-kb

• Visitante
Já apanhei de tudo.

Desde aqueles que facilitam e até exageram metendo quase totalmente na berma para dar passagem, como aqueles que visivelmente  te tentam trancar ou obstruir (ainda mais quando fazes contacto visual com eles, através do espelho da viatura e te dás conta que até te viram).

Na estrada anda todo o tipo de gente, e como tal, resta adequar-nos a cada situação. Felizmente até são bem mais os que facilitam, do que os que fazem de tudo para nos dificultar.

Mas também já vi por várias vezes motociclistas a buzinarem e a barafustarem com automobilistas, por estes não lhes abrirem passagem, especialmente em situações de trânsito congestionado. Ainda que o Código da Estrada refira que se tem de circular o mais à direita possível, atenção que nenhum condutor é obrigado a dar ou facilitar passagem às motos.... e uma coisa é fazê-lo de forma cívica... outra é adoptar uma postura "neutra" (do tipo, queres passar... passa, mas eu continuo na minha)... e outra ainda é por casmurrice, propositadamente obstruir essa mesma passagem da moto, como parece ter sido o teu caso (e como já me aconteceu umas quantas vezes).

Mesmo em relação à manobra da ultrapassagem, ainda que o CE refira «todo o condutor deve, sempre que não haja obstáculo que o impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível para a direita e não aumentando a velocidade enquanto não for ultrapassado», no entanto não achemos porém que em toda e qualquer circunstância, estamos no pleno direito de reivindicar esse facilitar desta manobra, ainda mais quando muitas vezes o pretendemos fazer (e sim sou motociclista e sei que a grande maioria também o faz) em locais aonde a ultrapassagem não é sequer permitida.

Abril 13, 2018, 00:23:02, 00:23
Responder #2

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, motociclistas a fazerem uso da buzina para forçar a passagem (diferente de avisar de forma breve a ultrapassagem) é algo que também não concordo de todo.
Será um tipo de prática - de que nunca passei ou presenciei enquanto automobilista - mas não vejo de facto nada correcto.

Quem o faz - para forçar a ultrapassagem - recebe da mesma forma a minha indignação. Não há só automobilistas a pensarem que são donos do espaço onde circulam...
Maus exemplos existem em condutores com qualquer veículo aos seus comandos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Abril 13, 2018, 00:31:56, 00:31
Responder #3

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Sendo malta frustrada atás de um volante, autênticas bestas, velhinhas caquéticas ou recem encartados, temos de pensar sempre uma coisa primeiro, é como no trânsito no meio dos carros. Têem de nos dar passagem? temos alguma prioridade ou estatuto especial? O que prevê o código?
Não deixam e não têem de dar passagem? ok, há que resignarmo-nos. Até devem dar mas não dão? Paciência! Teem de dar e não dão?-...que se lixe! O prazer de andar de moto ultrapassa todas essas pequenas coisas que não valem as nossas "arrelias". É deixá-los estar e esperar, até o podermos fazer em segurança. há sempre que manter a paciência. A nossa longevidade motociclistica depende em parte dessa atitude. :stuck_out_tongue_winking_eye:

Abril 13, 2018, 00:37:49, 00:37
Responder #4

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
É isso JMartins.

Não entrar "em parafuso" com uma situaão destas é o melhor a fazer.
Manter a calma e paciência é sempre o melhor método.

Provavelmente daria vontade de largar umas bocas, mas mais vale ultrapassar em segurança logo que possível.
Nunca se sabe quem vai atrás de um volante...ou do que é capaz.

Dalai Lama

Abril 13, 2018, 10:59:09, 10:59
Responder #5

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Isaac por acaso nesse aspecto cá em Évora também já me aconteceu uma ou outra vez, mas são situações que sinceramente não compreendo acerca desses broncos, talvez frustração, mas digo-te que onde eu morava anteriormente (margem mais propriamente Corroios) estas situações acontecem com muita mais frequência. Mas também acontecem em vias com maior largura (auto-estradas) em que muitos nem a buzinar ou fazer sinais de luzes para se desviarem eles os fazem.... Mas o melhor é mesmo manter a calma porque o não manter a calma muitas das vezes criam-se situações desagradáveis e as motas com os carros são o elo mais fraco.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Abril 13, 2018, 11:06:06, 11:06
Responder #6

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
E os que aceleram quando os estás a ultrapassar?
E os que se chegam mais para a esquerda para te dificultar a passagem?
E os que se mantêm "juntinho" ao carro da frente para não ficar espaço para que te possas "meter"?
E os que vêm de trás e te ultrapassam com os espelho retrovisor quase a tocar-te no braço?

E... os que nem sequer tem vêem?

Dass...  :toma:

Como eu vos entendo.

Abril 13, 2018, 11:41:13, 11:41
Responder #7

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Eu nesta mesma variante que o amigo Isaac fala mas um pouco antes tive uma situação em que ceguei. Havia fila de transito, daquelas a andar a 10 kmh e eu a ultrapassar a fila a uns 60 kmh e de repente um gajo com um Peugeot 206 Preto ultrapassa a fila de transito e a mim ao mesmo tempo que só dei conta qd senti o espelho a passar a uns poucos centimetros das minhas pernas e meter-se num espaço minimo entre os carros na fila e ainda se estava a rir do que fez.... bem naquele momento ceguei e so não lhe parti o espelho com o pé pk ele conseguiu guinar a tempo..... Mas são atitudes que depois refletindo nao a deveria ter tido pk depois iria dar-se algo ainda pior mas são situações que deixa um gajo fora de si
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Abril 13, 2018, 12:51:07, 12:51
Responder #8

carlos-kb

• Visitante
Já todos tivemos situações mais inusitadas ou exaltadas, no trânsito, que depois, a frio e com os ânimos mais serenos, quando pensamos na "coisa", até nos pesa um pouco nas consciência, pois conseguimos avaliar as consequências que até poderiam advir daí.

O pior confronto que já tive na estrada, aconteceu há já mais de 10 anos atrás (andava na altura com uma CBR600F)... mas como é natural, nunca mais esqueci, por maus motivos.

Num semáforo vermelho, à entrada do >>túnel sob a A1<<, de sentidos alternados, entre Vialonga e a Póvoa de Santa Iria, estava um individuo de meia idade, parado numa carrinha Iveco de caixa aberta (devia ser empreiteiro   :D). Como o local é estreito, eu cheguei de moto, e parei junto ao eixo da via, mas atrás dele.
Quando o sinal mudou para verde, ele (possivelmente por estar distraído) não arrancou logo.... eu então arranco e passo para a frente dele, imediatamente antes de entrar no túnel. Mas ele não deve ter gostado que o tivesse passado e começou túnel adentro a buzinar. Claro que eu ao ver isso, mandei-o para aquele sítio com o dedo levantado, mas ele continua na esgalha a acelerar subindo túnel adentro, tentando colar-se a mim, com buzinadelas e sinais de luzes.

Uns 400 metros mais à frente há a primeira de duas rotundas, pelo que tive (naturalmente) de abrandar antes de dar entrada na rotunda, o que deu para ele ganhar terreno em relação a mim... e pouco à frente, na segunda rotunda, já quase colado a mim, o gajo desenfreado, passa-me pela direita e tranca-me entre ele e a placa central, de modo a mandar-me propositadamente ao chão. Eu como já estava mesmo à espera que o gajo fizesse merd@, com uma travagem e algum discernimento, evito a placa e a carrinha, fazendo ainda com que ele passasse para diante de mim. Depois disto, fiquei imediatamente "fornicado dos cornos"...

A partir do momento que ele passou para a minha frente, fui eu atrás dele.... em algum local ele havia de parar!!! Segui-o, guardando sempre uma distância de segurança, não fosse ele travar de repente. Uns 2 a 3 Km adiante ele vira à esquerda, entra num bairro de moradias e pára.... eu paro um pouco mais atrás (sempre na retranca e à defesa), e no tempo que meto o descanso e saio da mota, ele enfia-se dentro do quintal em frente.

Óbvio... troca verbal de apupos e ameaças, ele dentro do quintal e eu do lado de fora a dizer-lhe para sair (e se ele saísse mesmo, não sei o que poderia ter acontecido).... e a coisa acabou com ele do lado de dentro do muro, a ameaçar-me que me soltava o cão! 

Só lhe disse.... "tás fod*do.... sei aonde moras.... sei qual a tua carrinha!!!!". Dei meia volta, regressei à mota e arranquei meio desembestado.

Numa pilha de nervos lá me fiz à estrada de regresso a casa.... entretanto a cabeça foi esfriando. E mais calmo, dei por mim a pensar que tudo aquilo foi francamente desnecessário. Ainda mais quando eu sou um gajo bastante pacífico. Mas naquele momento perdi mesmo o controlo, depois de ele me ter tentado mandar ao chão propositadamente.

Eu podia simplesmente, depois de ele começar a barafustar e a buzinar, dar uma boa gazada e deixá-lo a milhas, logo depois do túnel.... Mas também me deixei provocar!

Claro que agora, de cada vez que penso nisso, não me encho de orgulho (bem pelo contrário)... aquilo podia ter acabado francamente mal, e eu, de moto, era sempre o "elo mais fraco". Mesmo no confronto com ele, a coisa podia ter consequências muito graves, mesmo (para além da ameaça com o cão, ele poderia estar armado ou aparecer mais alguém para o auxiliar, etc.).  :confused:

Mas do mal o menos... serviu-me também de lição... hoje, sou bem mais humilde e tolerante para com os erros e estupidez a que por vezes se assiste nas estradas.

Há situações que convém mesmo ignorar, sacudir para trás das costas e seguir.... pois não valem mesmo a pena! :)

Abril 13, 2018, 13:16:34, 13:16
Responder #9

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Quando se conduz um motociclo, qualquer tentativa de "confronto" tende a correr mal...e não vale mesmo a pena correr riscos.

Nunca se sabe quem está do outro lado e do que é capaz de fazer sob pressão. Há malta que se passa e eu já assisti a uma cena do mais lamentável que pode existir após um simples toque por trás entre dois veículos automóveis. Uma cena mesmo "levada da breca".

enquanto motociclistas temos de pensar que basta uma guinadela de volante e somos atirados ou esmagados, com as consequências que se podem imaginar.

Já agora e simplesmente como momento fun, vejam este vídeo que mete um tipo extremamente arreliado com a vida e que até se deve insultar quando se vê ao espelho (segue dentro do carro)...e um tipo que seguia de bicicleta e que teve o "azar" de utilizar a mesma faixa.

O melhor de tudo, após verem o vídeo e a as ameaças do tipo que segue de carro, é o que acontece aos 3:25min.  :)

Ahhhh...o Instant Karma.

Dalai Lama

Abril 13, 2018, 14:47:08, 14:47
Responder #10

JViegas

• 4723

Masculino
"não vale mesmo a pena correr riscos"

Pegando nas palavras do companheiro Sapiens21, dou o meu pequeno exemplo neste mundo das duas rodas:

Quando comecei, diariamente a andar em duas rodas e já lá vão quase 4 anos, 2 deles com a minha filha no circuito Casa-Escola-Trabalho-Escola-Casa, e andando numa das vias mais congestionadas de Lisboa (2ª circular) apanhei muito anormal e fiz igualmente muita m....da e a maior lição que retiro desta experiência é que... não vale mesmo a pena correr riscos...

Abril 13, 2018, 18:00:08, 18:00
Responder #11

Moto2cool

• 4386
Na estrada encontramos de tudo, não se trata de nada contra os motociclistas, na minha opinião, também os ciclistas ou mesmo os condutores de veículos de 4 rodas. Nuns casos serão pessoas realmente mal formadas, noutros pessoas a quem o dia está a correr mal.
Seja como for não merece a pena lutar até porque a lei não nos dá necessariamente razão e se acontecer algum toque ainda podemos ter chatices
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 15, 2018, 00:02:52, 00:02
Responder #12

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Tenho a certeza que, maior chatice do que propriamente um "toque", será a confrontação de alguém que sai do veículo com intenções que podem ser graves. Essa situação pode deixar "marcas" mais duradouras do que aquelas que se revestem de natureza material.

Na utilização de uma mesma faixa de rodagem pode acontecer de tudo um pouco.
A calma, sendo culpados ou não de algum incidente, deve estar sempre presente.

Dalai Lama

Abril 15, 2018, 16:43:05, 16:43
Responder #13

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora

Abril 15, 2018, 17:17:19, 17:17
Responder #14

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Conpletamente evitável. Não ganha nada em partir o espelho.
Se queria ser badass ao menos enfrentava o que provocou em vez baixar a crista.

Abril 15, 2018, 18:22:06, 18:22
Responder #15

Moto2cool

• 4386
O YouTube está cheio de vídeos destes. Não só ficam com as perdas como com a vergonha de serem expostos perante o mundo. Porque hoje em qualquer lado está um telefone para filmar e enviar para a rede.

Abril 18, 2018, 17:45:58, 17:45
Responder #16

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
É verdade.
Qualquer smartphone barato hoje em dia já tem uma câmara minimamente decente e aquilo que aconteceu há minutos atrás...daqui a pouco pode estar no Youtube ou a fazer parte de uma compilação de vídeos no mesmo local.

É mesmo assim. Não há como escapar.
Mas em certas alturas, a visibilidade dada a certas situações também tem os seus momentos bons.  ;)

Dalai Lama

Abril 19, 2018, 10:53:01, 10:53
Responder #17

HBeiras

• Visitante
Nada que uma carvalhada ou um dedo nao resolva!

Abril 19, 2018, 11:05:03, 11:05
Responder #18

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Todos nós temos que saber lidar com isto, porque acontece a todos. Não vale a pena partir espelhos, que não dá nada de bom certamente.

Ignora-se a falta de civismo e seguimos a nossa vida.

Ainda ontem, mais uma vez, alguém em sentido contrário ao meu decide ultrapassar, ignorando a minha presença, obrigando-me a ir para a berma para não ser varrido. Ainda o vi pedir desculpa, mas daquele dedinho não se livram de ver, para saberem o que fizeram.

Abril 20, 2018, 03:46:47, 03:46
Responder #19

rainor77

• Visitante
Vim viver para o Alentejo (Montemor-o-Novo),faz em Junho 12 anos,uma das razões foi a qualidade de vida.Essa ideia foi originada muito pelo facto do meu pai,já falecido,dizer (quase):"...em Lisboa é só bestas e no Alentejo estão as pessoas civilizadas".Pois...cada vez acho mais o contrário.Quando a minha esposa estava grávida,por exemplo,as "bestas" no continente do Vasco da Gama davam-lhe prioridade na caixa e no civilizado Alentejo,nem uma vez.Quando vou a Lisboa e apanho,normalmente,mais trânsito vejo mais automobilistas a facilitarem a passagem a quem vai de mota(2ª circular,Av Alm,Gago coutinho,etc.) do que de Montemor-o-Novo para Évora.Também há quem facilite e a esses faço questão de demonstrar a minha gratidão pelo gesto.Depois,também apanho aqueles que "acham" que ou ando mais depressa que eles ou tenho que ir para a berma para os ultrapassar e aí,cuidado com os furgões e afins...nós que temos que nos defender,pois o alcatrão é mais duro para quem anda de mota.

Abril 20, 2018, 20:05:15, 20:05
Responder #20

Moto2cool

• 4386
Penso que a generalização não seria justa em nenhum dos sentidos :)
Existem maus condutores em todo o lado, e gente bem formada a mesma coisa.
Felizmente tenho apanhado uma esmagadora maioria das vezes pessoas simpáticas no meu percurso. Para o qual colabora o facto de os respeitar, não fazer sinais de luzes ou sonoros, limito-me a colocar-me à esquerda e atrás da viatura para ficar no enquadramento do retrovisor externo e normalmente eles afastam-se ou percebo que me deixam passar.

Abril 20, 2018, 20:30:12, 20:30
Responder #21

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Penso que a generalização não seria justa em nenhum dos sentidos :)
Existem maus condutores em todo o lado, e gente bem formada a mesma coisa.
(....)

Precisamente...

Há de tudo e em todo o lado.
Tenho visto muito bons exemplos tanto na condução como em variadas situações...e um pouco por todo o lado.

Por via de alguns exemplos de pessoas que só parecem importar-se com si mesmas, pode ficar-se com uma ideia injusta no seu global.

Dalai Lama