Autor Tópico: Em que medida pode o sal espalhado na estrada afectar alguns metais?  (Lida 2834 vezes)

Abril 19, 2018, 13:38:43, 13:38
Lida 2834 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Em que medida pode o sal espalhado na estrada afectar alguns metais?

A criação deste tópico foi-me despertada na leitura de um post por cá criado, isto porque o resultado do sal espalhado na estrada...pode de facto levar a que os metais - sobretudo na zona inferior - venham a ganhar algum aspecto de enferrujado ou mesmo corroído...

O objectivo da colocação de sal em certos locais (misturada com alguma quantidade de areia ou cloreto de cálcio) já sabemos que tem que ver com o objectivo de criar condições à circulação, havendo clara prioridade na sua colocação conforme se trate de zona prioritária ao trânsito.

E isto acontece porque esta "mistura" espalhada nas ruas e estradas acaba por dificultar a formação de camadas de gelo...ainda que já saibamos perfeitamente que o atrito à passagem por estes locais também nunca é o melhor.
A existência de derrapagens e acidentes nestas condições - como aquelas que vemos por vezes nos noticiários - é uma realidade que não se deve menosprezar quando se circula nestas condições. Isto mesmo colocando dióxido de silício e que, segundo li, vai dar mais capacidade aos pneus para se agarrarem à estrada.

Mas voltando ao tema...

A corrosão visível num veículo acontece porque aquela "mistura" tem tendência para se agarrar sobretudo à zona inferior de um veículo, acabando por - com o tempo e a falta de cuidado em lavar o veículo - criar aquele aspecto que podem ver nas imagens mais abaixo. Reforço que isto pode mesmo acontecer se não houver um cuidado de lavagem logo que possível e que é bastante recomendado mesmo no Inverno. O tratamento dado aos metais pode não ser igual em todas as marcas e gamas, além de que existe maior propensão a acontecer em veículos mais velhos...mas nenhum está imune se houver algum desleixo de lavagem.

São vários os componentes capazes de "sofrer" desde logo os efeitos visuais (manchas) e que podem ser bastante notórios passado algum tempo após circulação em estradas onde foi espalhado sal, tais como:

Todo o sistema de exaustão
Silenciadores
Molas helicoidais
Quadro da moto
Sistema de travagem
Jantes
Parafusos

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 19, 2018, 13:41:48, 13:41
Responder #1

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
É bem verdade. Eu vivo no Algarve e lido com isso a toda a hora.

Se for do proveito geral, posso partilhar, noutro tópico, a limpeza que faço a cada 2 meses ao sistema completo de escape, que lhe dá novamente aparência de novo em folha e a brilhar.

Abril 19, 2018, 14:24:53, 14:24
Responder #2

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1313

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica

Se for do proveito geral, posso partilhar, noutro tópico, a limpeza que faço a cada 2 meses ao sistema completo de escape, que lhe dá novamente aparência de novo em folha e a brilhar.
Eu tenho interesse nisso e agradeço.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Abril 19, 2018, 15:16:32, 15:16
Responder #3

carlos-kb

• Visitante
Quando troquei de mota a última vez, em Agosto de 2017, fui a um stand em Carnaxide, ver de uma K13S, de cor laranja (valencia orange), importada da Holanda... precisamente esta:

E apesar de adorar esta K13, e até estar dentro de valores "normais" de mercado, a mota, para além de algumas mazelas (pequenos riscos inestéticos na pintura / carenagens), a coisa que menos me convenceu foram mesmo os diversos e proliferados pontos de oxidação / ferrugem bem como algumas manchas de calcário, por baixo, nas jantes, no monobraço, caolectores, escape, cárter, parafusos e outras demais extremidades, resultado disso mesmo... de estradas descongeladas com sal.
Para eu comprar, a mota não reunia as condições que acho essenciais, em termos de estado de conservação (ainda que algumas destas mazelas até pudessem ser facilmente reparadas).

Entretanto o vendedor, achou peculiar eu ter os ténis a condizer com a cor do logo da BMW e o polo a fazer "pendent" com a moto... e acabou a querer tirar-me uma foto.  :pensador:

Como já não estava muito interessado na mota (pelos motivos que referi), e antes que o vendedor mostrasse qualquer outra intenção que não a mera venda da moto, decidi fazer uma retirada rápida e estratégica.  :lolol:

Dois ou três dias depois, fui à Bomcar ver outra K13S, branca... do mesmo ano... nacional e completamente imaculada... pois, possivelmente nunca levou com estradas salinizadas!
Mas mais cara 2000 mil euros que esta. E sem o vendedor (felizmente) fazer qualquer observação à minha indumentária.  :D

No meio disto tudo, já tendo visto também duas rivais da K13S... a VFR1200F, e uma também muito cara R1200RS, recebo da Linhaway o e-mail a dar-me conta de uma retoma de uma outra VFR1200F, que fui imediatamente ver... e também num estado  imaculado. Yep... foi essa que acabou a vir ocupar o lugar vago na garagem.  :cool:
« Última modificação: Abril 19, 2018, 15:19:10, 15:19 por carlos-kb »

Abril 19, 2018, 15:22:57, 15:22
Responder #4

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures

Eu tenho interesse nisso e agradeço.

Assim que tiver em casa partilho  :ok:

Abril 19, 2018, 15:37:11, 15:37
Responder #5

2low

• 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
(...)(...)

Que bicho feio!  ::P: :lolol:  [ tens ainda assim mais estatura que eu para qualquer moto sport touring, sacana!  :tornarseanjinho: ]

Esses "bendedores da banha da cobra" arranjam com cada "estória" para vender...
-A tshirt até é cor de laranja mas ainda assim a tonalidade é ligeiramente diferente: a moto com pintura metalizada e a tshirt/polo num laranja deslavado, portanto tudo muito igual... :lolol:
-Já os tenis... até podiam dizer BMW K1300S mas em nada se asemelham à moto..."ah...sao pretos como os pneus e os poucos plasticos que a BMW nao pintou..."
Disseste ao vendedor que eras arquitecto e que ele precisava era mesmo de uns óculos e/ou rever a graduação? Ou então que precisava de refrescar a lenga lenga da venda indo à taralhoca/tarologa da Maia?!  :lolol: :lolol: :lolol:

ps: ficaste melhor servido com a VFR1200F não?! chegaste a experimentar essa K1300S?
« Última modificação: Abril 19, 2018, 15:38:52, 15:38 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Abril 19, 2018, 15:41:56, 15:41
Responder #6

carlos-kb

• Visitante
Que bicho feio!  ::P: :lolol:  [ tens ainda assim mais estatura que eu para qualquer moto sport touring, sacana!  :tornarseanjinho: ]

Mau.... também me andas a querer "tirar as medidas"???  :o  :lolol:

Abril 19, 2018, 15:43:36, 15:43
Responder #7

2low

• 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada

Mau.... também me andas a querer "tirar as medidas"???  :o  :lolol:

que paneleiragem vem a ser esta?! foudace...
 :lolol: :lolol: :lolol:

:convivio:

Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Abril 19, 2018, 15:47:50, 15:47
Responder #8

carlos-kb

• Visitante
Epa..... respeito... sei que é moderno... e tal... mas não dou para esses lados! Continuo muito seguro da minha sexualidade e daquilo que quero. 8)

ps: ficaste melhor servido com a VFR1200F não?! chegaste a experimentar essa K1300S?

Infelizmente não experimentei a K13S... ainda que seja uma moto mais tecnológica, em relação à VFR. Mas ao que consta, também muito mais problemática.

Mas acredito que tenham ambas muitas semelhanças em termos de comportamento e prestações, não obstante da diferença em termos de arquitectura de motor
« Última modificação: Abril 19, 2018, 15:51:51, 15:51 por carlos-kb »

Abril 19, 2018, 16:49:40, 16:49
Responder #9

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O sal é a morte do artista...

Ainda tenho bem presente um misero dia que fiz umas curvas na serra estrela em Abril com alguma neve, foi o suficiente para deixar marca em alguns passivados e anodizados na minha Tmax. raccords, parafusos e algumas peças metalizadas ficaram logo oxidadas  :zangadoplus:

Havia muita concentração de sal, com a agravante que por ca usam mesmo sal ao contrario de la fora onde dispersam aquela agua com sal e outros produtos... a quantidade de sal usada nesta estrada e tao grande que se vem as manchas de sal no alcatrao onde a agua secou  ;)

Para motos que fazem estradas com sal, o melhor para prevenir é aplicar frequentemente um produto que foi desenvolvido para a prevenir o corrosao e a oxidacao na industria aeronautica: ACF 50

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 19, 2018, 17:22:16, 17:22
Responder #10

carlos-kb

• Visitante
TMaxer.... por acaso o ano passado, uma semana antes da Páscoa, apanhei a serra assim... com neve e céu praticamente limpo. E com as estradas sequinhas (ou seja, sem sal). E é como gosto de lá ir!  :ok:  8)

Abril 19, 2018, 17:41:30, 17:41
Responder #11

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)Para motos que fazem estradas com sal, o melhor para prevenir é aplicar frequentemente um produto que foi desenvolvido para a prevenir o corrosao e a oxidacao na industria aeronautica: ACF 50

Precisamente!
Esse produto é bastante aconselhado. :nice:

Tem compostos anti-corrosão e ao mesmo tempo de lubrificação de peças.
A sua utilização cria depois uma espécie de "barreira atmosférica" e que a marca garante durar largos meses até ir perdendo gradualmente a eficácia.

O ACF50 é de facto bastante recomendado para quem anda nesse tipo de estradas onde foi espalhado sal.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 19, 2018, 18:37:55, 18:37
Responder #12

Moto2cool

• 4386
O que se lê sobre estadas com sal pode-se ler em estradas com exposição ao ar marítimo, embora menos concentrado no pavimento mas muito mais influente em todas as outras partes da mota
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 19, 2018, 19:02:49, 19:02
Responder #13

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
 :ok:

Carlos,

O ano passado nevou pouco... esta semana na torre tens neve ate ao telhado do centro comercial  :D :D :D

Mas, sim... que belo passeio e que belas estradas ali para aqueles lados... estou a espera de ter um Sabado para ir dar umas voltas. Vai ser Almeirm  - N2 Abrantes - Tondela - Oliveira e depois subida ate Louriga N231 e depois N230 para qualquer de um dos 2 sentidos   :nice: 
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 20, 2018, 09:21:44, 09:21
Responder #14

carlos-kb

• Visitante
Carlos,

O ano passado nevou pouco... esta semana na torre tens neve ate ao telhado do centro comercial  :D :D :D

Os meus pais moram no concelho de Fornos de Algodres, ali bem do outro lado do vale do Mondego, próximo de Gouveia e a cerca de 40 Km da Torre. A visita ao parque Natural da Serra da Estrela, seja de Inverno, como de Verão é algo que faço com muita regularidade.

Ainda há 3 semanas (no fim de semana da Páscoa) lá estive, indo de automóvel. E sim... a quantidade de neve este ano é tanta que tristemente os acessos estão quase sempre cortados. Apanhei a estrada fechada a partir do Sabugueiro, e pouco depois, já pensando em descer e dar o dia como "perdido", lá abriram o troço até à Lagoa Comprida, que me permitiu subir um pouco mais. Aqui já se apanhavam zonas com neve entre 1 a 2 metros de acumulação (as balizas sinalizadoras davam indicação disso).
Deu para os putos (e até nós adultos) nos divertirmos.

Mas nesse mesmo fim de semana, tenho um amigo meu que faz snowboard, que foi de Lisboa até lá.... e passou quase o fim de semana no hotel ou junto à barreira na estrada, à espera que abrissem os acessos. Só conseguiu aceder à estância no Domingo de Páscoa, à tarde. Quando um gajo marca hoteis, dispende tempo e dinheiro e faz 350 km para depois se deparar a poucos km do objectivo, com uma barreira que o impede de passar... é coisa para deixar um gajo fdd.

É triste que quando há neve com quantidade e qualidade, seja quando os locais nevrálgicos da serra estão quase sempre incessíveis e com os acessos cortados.  >:(

Abril 20, 2018, 09:37:45, 09:37
Responder #15

Luis Salgueiro

• 1796
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Carlos,

Os meus pais moram no concelho de Fornos de Algodres, ali bem do outro lado do vale do Mondego, próximo de Gouveia e a cerca de 40 Km da Torre. A visita ao parque Natural da Serra da Estrela, seja de Inverno, como de Verão é algo que faço com muita regularidade.

Ainda há 3 semanas (no fim de semana da Páscoa) lá estive, indo de automóvel. E sim... a quantidade de neve este ano é tanta que tristemente os acessos estão quase sempre cortados. Apanhei a estrada fechada a partir do Sabugueiro, e pouco depois, já pensando em descer e dar o dia como "perdido", lá abriram o troço até à Lagoa Comprida, que me permitiu subir um pouco mais. Aqui já se apanhavam zonas com neve entre 1 a 2 metros de acumulação (as balizas sinalizadoras davam indicação disso).
Deu para os putos (e até nós adultos) nos divertirmos.

Mas nesse mesmo fim de semana, tenho um amigo meu que faz snowboard, que foi de Lisboa até lá.... e passou quase o fim de semana no hotel ou junto à barreira na estrada, à espera que abrissem os acessos. Só conseguiu aceder à estância no Domingo de Páscoa, à tarde. Quando um gajo marca hoteis, dispende tempo e dinheiro e faz 350 km para depois se deparar a poucos km do objectivo, com uma barreira que o impede de passar... é coisa para deixar um gajo fdd.

É triste que quando há neve com quantidade e qualidade, seja quando os locais nevrálgicos da serra estão quase sempre incessíveis e com os acessos cortados.  >:(

Já fiz a travessia 'off-road' da Serra da Estrela das 2 maneiras possíveis :