Autor Tópico: Locais de interesse para passeios de mota  (Lida 22263 vezes)

Abril 29, 2018, 22:00:53, 22:00
Lida 22263 vezes

NunoMt

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 334

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Boas companheiros,

Quero começar a aproveitar a mota como veículo de lazer, algo que tenho feito muito pouco. Como tal quero fazer passeios de um dia, de distâncias gradualmente maiores de forma a me "treinar" para eventualmente ir um dia destes de férias única e exclusivamente de mota. Aliado a isto ando a fazer um esforço para ver se consigo a curto prazo fazer um upgrade na montada de forma a tornar as viagens mais confortáveis e fáceis.

Eu moro na margem sul no conselho do Seixal, pelo que se puderem dar as vossas dicas de lugares de interesse, quer pela beleza do local, quer pelas estradaas apr alá chegar fico-vos grato  e creio que será uma informação + útil para todos.

Abraço e boas curvas  :scooter:

Abril 30, 2018, 12:27:59, 12:27
Responder #1

carlos-kb

• Visitante
Epa... isso depende muito.

Eu por exemplo, de moto, gosto de sair para zonas com boas estradas, de curvas, aonde possa gozar todo o prazer de andar de moto... bonitas paisagens e complementando isso com locais aonde se coma e/ou durma bem.

Na região de Lisboa, explorares a Serra de Sintra ou a Arrábida (aí ao teu lado), podem ser boas premissas para começares. Uma ida até Montejunto e Serra de Aires, também não é de desprezar.

Depois, se quiseres alargar essas tiradas, na zona centro do país, tens muito por onde escolher. Infelizmente muitas destas zonas foram devastadas pelo recente flagelo dos incêndios estivais.
A Serra da Estrela ou Serra do Açor, num raio de 250 km de Lisboa, são boas opções. Sugiro especialmente as N110 (Coimbra - Penacova, as N230 e 231, no sopé da Serra da Estrela e as estradas serpenteantes à Serra da Lousã / Açor, passando pelas aldeias de Xisto.

Se quiseres ir mais para Norte, a mítica N222 (considerada a "melhor estrada do mundo") que serpenteia todo o curso do Douro desde o Porto até ao Parque Do Douro Internacional, é imperdível. E a Serra do Alvão, subindo ao Monte Farinha, também é algo inolvidável.

Tens depois também a N2, que será talvez um dos percursos que te dará maiior variedade de paisagens e traçado, num só roteiro.

Para sul, com menos curvas, pode ser interessante fazeres o sudoeste alentejano e costa vicentina, com passagem obrigatória na N120, uma retorcida estrada que vem de Lagos a Grândola, cruzando a Serra de Espinhaço de Cão e Serra do Cercal.

Sugiro-te que vás lendo alguns sites e blogs de viagens em moto, de onde poderás tirar muitas e boas ideias.

Este tópico de um outro forúm, é capaz também de te elucidar:

https://motonliners.pt/topico-sites-paginas-e-blogues-de-viagens-e-moto-turismo

Boas curvas

Abril 30, 2018, 18:08:16, 18:08
Responder #2

NunoMt

• **

• 334

Masculino
Obrigado pelas dicas.

A Arrábida é o meu destino de eleição para uma voltinha rápida dado que estou a 20min de lá. Cabo Espichel a mesma coisa, às vezes combinando as duas.

Se trocar de montada a Serra da Estrela está nos planos. Uma das coisas que me chateia neste momento com a minha CB500X é a trepidação no guiador que me deixa as mãos dormentes, e como tal evito tiradas com mais de 120km para cada lado.

Outro passeio que gosto de fazer de semana (ao fim de semana sem marcação é impossível) é ir na direcção de Benavente e almoçar na Coudelaria, restaurante da Companhia das Lezírias.

Abril 30, 2018, 22:02:53, 22:02
Responder #3

carlos-kb

• Visitante
Trepidação no guiador? Não seria suposto.

Tens a roda da frente devidamente calibrada (equilibrada)?
Verifica se não perdeste alguns dos "contra-pesos" da jante?

O pneu também está em bom estado? Ou está deformado?
(já me aconteceu uma vez, numa moto anterior, na qual sentia uma trepidação indesejável na direcção, ter mandado recalibrar a roda... E acabei a ter de substituir o pneu porque tinha um desgaste desigual fazendo com que o mesmo, ainda que equilibrando a roda na máquina, tinha sempre um desvio incorrigível. Esse desgaste desigual, em rotação, fazia a roda "saltitar", provocando a dita trepidação no trem frontal).

Se a coisa entretanto não estiver relacionada com a roda, verifica o estado das caixas e rolamentos de direcção. Mete a mota no descanso central (se tiver), tu mesmo ou pede a alguém para te meter peso no banco do pendura de modo a ficares com a roda da frente levantada do chão.

Gira então a direcção de modo uniforme e totalmente de um lado para o outro. Não deverás sentir em nenhum ponto (e especialmente com a direcção "direita") a mesma prender. Ou seja, o movimento tem de ser sempre igual na brecagem total da mota.
Entretanto retira a mota do descanso central, monta-te nela e em pé, com ambas as mãos nos punhos, pressiona a suspensão para baixo várias vezes e de forma sucessiva, vendo se sentes estalos na mesa de direcção.
Em qualquer um dos casos, se verificares os sintomas descritos, é sinal que estás com desgaste nos rolamentos de direcção, sendo possivelmente a eventual causa dessa trepidação, pelo que deverás mandar trocar os mesmos.
« Última modificação: Maio 01, 2018, 10:16:20, 10:16 por carlos-kb »

Abril 30, 2018, 23:26:29, 23:26
Responder #4

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Obrigado pelas dicas.

A Arrábida é o meu destino de eleição para uma voltinha rápida dado que estou a 20min de lá. Cabo Espichel a mesma coisa, às vezes combinando as duas.

Se trocar de montada a Serra da Estrela está nos planos. Uma das coisas que me chateia neste momento com a minha CB500X é a trepidação no guiador que me deixa as mãos dormentes, e como tal evito tiradas com mais de 120km para cada lado.

Outro passeio que gosto de fazer de semana (ao fim de semana sem marcação é impossível) é ir na direcção de Benavente e almoçar na Coudelaria, restaurante da Companhia das Lezírias.

Ui ui , come-se lá muito bem !! Mas é difícil de ter mesa para os domingos de buffet ! Só com reserva... e muito prévia !

Maio 01, 2018, 09:40:00, 09:40
Responder #5

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Bem... seja qual for o percurso... se tiver "bifana"...  :lolol:

Se queres ganhar experiencia o que interessa é fazer quilómetros e, pelo menos eu acho que, mesmo que sejam muitos quilómetros só tens de ir parando para esticar pernas e braços sempre que te sentires mais cansado.
Assim não acho que se devam fazer percursos com distancias graduais... mas procura primeiro percursos mais rectilineos e à medida que ganhas pratica procura aqueles mais acidentados...
A Arrábida para quem nao tem pratica ate pode ser perigosa...Há troços com muita areia solta...

Eu gosto bastante destes percursos de "nível básico":
1. Alcochete - Almeirimhttps://goo.gl/maps/DcobTtSqf2S2
Santarem é já ali e podes fazer o regresso pelo Cartaxo - Vila Franca Xira
2. Alcochete - Vendas Novas https://goo.gl/maps/Xhunv6Mp5xQ2
A partir de Vendas Novas podes seguir em direcção a Evora/Beja/Espanha
3. Alcochete - Mora https://goo.gl/maps/R9PnFzs4kHv
A partir de Mora podes seguir pela N2 tanto para Norte como para Sul

« Última modificação: Maio 01, 2018, 09:41:57, 09:41 por 2low »

Maio 01, 2018, 16:29:40, 16:29
Responder #6

carlos-kb

• Visitante
Lembrei-me entretanto de um passeio para um dia, muito interessante, que organizei e levei a cabo em Março de 2016, e que foi simplesmente a "Subida do Tejo pelas suas 15 pontes", arrancando desde a sua foz até Vila Velha de Rodão, com a particularidade de o cruzarmos em todas as suas travessias (excepto numa, a Ponte de Belver, que na altura estava encerrada para obras de manutenção) e ainda as duas barragens (Belver e Fratel).

Aqui fica uma achega... perto de 600 km, usando literalmente todo o tipo de estradas (desde AE a estradas secundárias retorcidas e com paisagens fabulosas), serpenteando o rio, e usando as 15 travessias rodoviárias existentes sobre o Tejo (muitas delas centenárias), em território nacional, para "coser" as suas margens, acabando com a brutal vista existente sobre as Portas de Rodão.

Algumas fotos...

Foi um passeio memorável e que me deixou duas vontades... uma delas repetir. A outra, continuar o seu curso, mas desta vez do lado espanhol, até Albarracín, na sua nascente.
« Última modificação: Maio 01, 2018, 16:32:58, 16:32 por carlos-kb »

Maio 01, 2018, 18:01:16, 18:01
Responder #7

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Carlos-kb agenda esse passeio/percurso…

...e pelos vistos haverá sempre uma triumph sprint st 1050 azulinha  :lolol: :lolol: :lolol:

Maio 01, 2018, 19:44:29, 19:44
Responder #8

Luis Salgueiro

• 1797
Eu há um par de anos fiz algo parecido , isto é, em comum esteve o Tejo, mas foi um passeio desde Espanha na nascente do Tejo (Sierra de Albarracin ) até à sua foz em Portugal ( terminámos em Belém ) , acompanhando e visitando algumas localidades ao longo do seu curso até Portugal , tendo sido baptizada 'Tajo-Tejo, da Nascente á Foz' .

Aqui a foto de grupo  no lugar 'oficial' da nascente do Tejo com a curiosidade de aparecer (bem ao centro) a actual mota do Sapiens21 que na altura era propriedade e foi pilotada pelo seu irmão :
« Última modificação: Maio 01, 2018, 19:58:34, 19:58 por Luis Salgueiro »

Maio 01, 2018, 21:07:26, 21:07
Responder #9

Luis Salgueiro

• 1797
https://goo.gl/maps/hrFA83F2Zjq

Hoje fiz isto :)

(Substituir barril por São Pedro da Cadeira)

Na Ericeira , já conheces os pregos da Taberna 'O Lebre' ? São os melhores pregos que já provei , ainda mais saborosos  que as bifanas de Vendas Novas (digo eu) .

Maio 01, 2018, 21:43:33, 21:43
Responder #10

NunoMt

• **

• 334

Masculino
https://goo.gl/maps/hrFA83F2Zjq

Hoje fiz isto :)

(Substituir barril por São Pedro da Cadeira)

Na Ericeira , já conheces os pregos da Taberna 'O Lebre' ? São os melhores pregos que já provei , ainda mais saborosos  que as bifanas de Vendas Novas (digo eu) .
Vamos mas é combinar isso

Enviado do meu G3221 através do Tapatalk

Maio 01, 2018, 23:39:06, 23:39
Responder #11

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Confirmo a dica do Luís, embora o melhor prego da minha vida tivesse sido numa micro tasca ali atrás da rua da escola Politécnica que se chamava “bicopreco”. O menu tinha só uns 4 pregos e 9 meu preferido até era o classico, mas era do outro mundo: carne açoreana em pão ciabatta  :toma:   Infelizmente fechou... o dono tem outro tasco na costa onde tem os mesmos pregos mas com um conceito diferente

Ali por Mafra come-se bem em quase todo o lado... recomendo o “João da Vila Velha” ou então a “toca da raposa” no centro  ;)

Voltando ao tema, o que não falta são boas curvas... acrescentava a N120 que segue a Costa Vicentina e uma volta no Marmelete com paragem obrigatória na famosa tasca do gazoil para  uns percebes e mais uns petiscos do Demo  ;)

Outra voltinha que estou a preparar e de tomar seguires em direção a Figeiro dos Vinhos e Castanheira subindo até Pensacola (leitão do Aires recomendadissimo) e depois decida pela N2 direito a Góis e depois um giro até Sertã e Oleiros.

Outras zonas interessante ainda não mencionadas, são a serra de São Mamede- castelo de vide, marvao uma incursão até a ponte de Alcântara, reentrando em Portugal por Monsanto e daí tendo uma boa panóplia de escolhas: N230 / N 231 ou então a N112, N 238 ou N233
« Última modificação: Maio 01, 2018, 23:40:45, 23:40 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l