Autor Tópico: Adivinha: Que marca, que modelo e que cilindrada tem este modelo??  (Lida 8474 vezes)

Maio 05, 2018, 14:19:50, 14:19
Lida 8474 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma adivinha: Que marca, que modelo e que cilindrada tem....??

Foi a primeira vez que vi esta ___________ e que vos convido a tentar adivinhar a sua marca, modelo e cilindrada. ;)

Estive a apreciá-la demoradamente, procurei informar-me sobre que modelo era e…confesso que fiquei deveras surpreendido.

Esta que hoje fotografei julgo que estava alterada na altura do guiador, mas tudo o resto aparentemente está conforme aquilo que encontraríamos de origem.

De tão rara que é, aposto que não será algo que vêm habitualmente.
Além disso e percebendo-se facilmente o seu tipo de segmento, acredito que vai causar alguma surpresa, pois vinda da marca ____________, nunca suspeitariam que tivesse um modelo assim.

A própria cilindrada da mesma poderá causar alguma estupefação, mas nem isso aqui colocarei para ajudar ao suspense. ;)

Apenas informo - como dica muito vaga - que é de uma marca europeia.

Quem é que consegue adivinhar pelas 3 fotos aqui deixadas??

Prometo que depois deixarei mais algumas fotos, mas só após acertarem… ;)

NOTA IMPORTANTE: Alguns reconheceram o local como o parque de usados da Motodiana. P.f. Esistam à tentação de ir ao site. Assim perde a piada toda... ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 05, 2018, 14:22:38, 14:22
Responder #1

carlos-kb

• Visitante
Aprilia Red Rose 50 Classic

Ainda há dias falei dela aqui no forúm!

Edit: Aqui está o tal post aonde falei dela:

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=3528.msg44232#msg44232
« Última modificação: Maio 05, 2018, 14:26:04, 14:26 por carlos-kb »

Maio 05, 2018, 14:34:06, 14:34
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Ahhhh...bolas.

Foi mais rápido do que julgava.  :)

Como prometido, aqui vão as fotos desta raridade da Aprilia (é muito incomum ver uma!), com apenas 50cc, cerca de 5cv...e muito estilo. Aliás, ninguém acreditaria que tem apenas 50cc, já que o porte engana muito bem.

E a maioria diria que..."deve ser uma Chinesa". Mas não é.. :)

« Última modificação: Maio 05, 2018, 14:40:04, 14:40 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Maio 05, 2018, 17:30:38, 17:30
Responder #3

carlos-kb

• Visitante
Além disso e percebendo-se facilmente o seu tipo de segmento, acredito que vai causar alguma surpresa, pois vinda da marca ____________, nunca suspeitariam que tivesse um modelo assim.

A própria cilindrada da mesma poderá causar alguma estupefação, mas nem isso aqui colocarei para ajudar ao suspense. ;)

Apenas informo - como dica muito vaga - que é de uma marca europeia.

aqui vão as fotos desta raridade da Aprilia (é muito incomum ver uma!), com apenas 50cc, cerca de 5cv...e muito estilo. Aliás, ninguém acreditaria que tem apenas 50cc, já que o porte engana muito bem.

Sapiens... essa estupefacção apenas acontecerá só a quem conheça a história recente da Aprilia. É como começares a ver um filme, mas apenas já na parte final.

Se hoje em dia o catálogo da marca de Noale se reveste de modelos emblemáticos e de cilindradas elevadas, a maioria deles tendo por base motores V2 e V4, o facto é que só o é assim recentemente.

Mas até aí, e desde que começou a  fabricar motos (nos anos 70), a Aprilia dedicava-se a modelos de baixa cilindrada e com motores a 2 tempos. Se olhasses à gama da Aprilia, na altura destas Red Rose (da qual existia também uma variante de 125cc), em inícios dos anos 90, essa gama cingia-se a scooters e motos de 50cc e 125cc. A grande coqueluche da gama desportiva, que ainda hoje é mítica, a RS250 (também com motor a 2 tempos), apareceu já na metade da década de 90.

A marca foi crescendo e a par deste crescimento, serviram também os sucessos que a marca obteve desportivamente, especialmente nas categorias secundárias dos mundiais de velocidade (125 e 250). Pilotos conceituados, passaram pelas fileiras das equipas da marca, como Biaggi, Capirossi, Rossi ou Lorenzo.

As two stroke de Noale desportivas (linha RS) eram máquinas categorizadas como irrequietas, potentes e de prestações invejáveis. Tanto que só as restrições ambientais é que têm limitado e extinguido aos poucos essa linhagem das 2 tempos. A 125 só há algum tempo deixou de estar disponível em versão "fumarenta" e ainda mantêm a 50cc.

Aliás, o primeiro modelo "maior" e a 4 tempos, que a Aprilia arriscou lançar foi precisamente a RSV V-due, com 1000cc, já quase na viragem do século XX , indo buscar a designação a essa linhagem desportiva da marca (RS). Ainda hoje a RSV4 a ostenta.

Quando eu tirei a minha licença camarária de ciclomotor, com 16 anos, em 1992, já lá havia quem se apresentasse a exame com uma Red Rose 50. Elas eram inclusivamente algo comuns. Era quase a única opção para uma moto cruiser, de baixa cilindrada, especialmente dentro das cinquentinhas (apesar de haver, como disse, a 125, mas que essa sim era mais rara e já obrigava a ter carta de condução).
O pior das Red Rose é que a mesmas eram quase e só plástico para encher, para aparentar esse ar corpulento que dizes ela ter... e depois era desanimador, face ao aspecto da moto, ouvir o trabalhar esganiçado e agudo daquele 2 tempos.
Eu, por esta altura, cheguei mesmo a comprar uma Aprilia AF1 Futura, acidentada, com o intuito de recuperar e meter a andar... coisa que nunca levei a cabo, acabando esta como dadora de algumas peças e o restante salvado vendido numa sucata, a peso.

Maio 05, 2018, 18:03:01, 18:03
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
A menção da estupefacção e da surpresa foram explicadas no que escrevi...

Por um lado pela existência de um modelo Custom na Aprilia e por outro lado pelo porte enganador daquilo que é, na verdade, uma 50cc.
Quanto à existência de pequenas scooters e motos 50cc na Aprilia e desde há muitos anos...isso não me parece surpresa alguma para ninguém. :)

Agora esta Custom da Aprilia, com 50cc (existente também com 125cc)...foi a primeira vez que vi uma. :)
Por isso mencionei também o ser um modelo pouco comum de ser visto.

(....)Mas até aí, e desde que começou a  fabricar motos (nos anos 70) (....)

Não pretendo rectificar, apenas mencionar que foi na década anterior.

Dalai Lama

Maio 05, 2018, 18:54:31, 18:54
Responder #5

carlos-kb

• Visitante
A menção da estupefacção e da surpresa foram explicadas no que escrevi...

Por um lado pela existência de um modelo Custom na Aprilia e por outro lado pelo porte enganador daquilo que é, na verdade, uma 50cc.
Quanto à existência de pequenas scooters e motos 50cc na Aprilia e desde há muitos anos...isso não me parece surpresa alguma para ninguém. :)

Agora esta Custom da Aprilia, com 50cc (existente também com 125cc)...foi a primeira vez que vi uma. :)
Por isso mencionei também o ser um modelo pouco comum de ser visto.

A questão é que, para a época, as Red Rose e respectiva existência, não era estupefacção nenhuma. Quem andava de mota já naquele tempo, conhecia-as.
Como tal, só ficará estupefacto de elas terem existido, quem tenha a "sorte" de ver alguma ainda resistente, hoje em dia, e desconheça o que era a generalidade da Aprilia de há 25 a 30 anos atrás e que máquinas compreendia na sua gama.

Hoje são raras... na época nem por isso, especialmente a 50. A 125 por obrigar a ter carta, já não era tão comum... e para isso existiam coisas mais "convidativas", fiáveis e a 4 tempos (CM125, Rebel125, XV125, etc.).

Mas outro exemplo de cruisers italianas, que até se viam q.b., eram as Morini Excalibur 350... e que acredito que só se lembre delas quem já ande nisto há uns anitos valentes.
Sei de quem recentemente até tenha comprado, por exemplo, outra cruiser transalpina, "desconhecida" da maioria. A Ducati Indiana (esta sim, bem mais rara por terras lusas, no seu tempo, quanto mais agora).

Percebeste mal... eu não referi que o facto da existência de "pequenas scooters e motos 50cc na Aprilia, desde há muitos anos" seria uma surpresa. Mas sim que a gama da mesma, na época em que as Red Rose eram comercializadas, se cingia quase e só exclusivamente a isso (scooters e motos de 50cc / 125cc), e isso sim, pode ser surpresa a quem só conheça o catálogo recente da marca, desconhecendo porém o historial da mesma.

(....)Mas até aí, e desde que começou a  fabricar motos (nos anos 70) (....)

Não pretendo rectificar, apenas mencionar que foi na década anterior.

Como deves calcular, não fui "googlar" (como acredito que devas ter feito), qual o ano preciso. Referi anos 70, pois sei que algures por aí, em termos da ideia geral que tinha, a Aprilia teria dado inicio à sua produção de ciclomotores.
Sem querer ser "picuinhas", fi-lo agora, mas para o verificar... e acabei a reparar que não errei por muito (1968).

De qualquer modo, acho que a ideia subjacente, que pretendia passar e que não depende de um lapso de um par de anos, ficou entendível... que a Aprilia é mesmo dos construtores mais jovens no panorama motociclístico mundial, apesar da mudança abismal sobre o que foram as suas primeiras produções e o que nos oferece hoje em dia, em catálogo.

Maio 05, 2018, 19:18:07, 19:18
Responder #6

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
No tempo da escolinha haviam duas Aprilia 50cc que a malta conhecia: Red Rose e Europa  [por um lado as Virago 125 eram uma miragem para muitos, preço e carta, daí talvez o sucesso da Red Rose e por outro lado o preço híper-competitivo da Red Rose na altura]

Das outras marcas o normal era Yamaha DT50LC ou LCD ("WoW tem travao de disco"), Honda CRM50/80 e os mais ricos uma TZR50 ou NSR50 a não ser que já andassem com maior cilindrada...
Depois havia muito Casal Boss e de scooters a eleiçao eram duas: CT50 supersports e outra que nao me recordo do nome.
Mais para os finales dos anos 90 as scooters de eleiçao passaram praticamente a serem apenas dividias entre duas: BWS e Gilera Typhoon (os velhos tempos de perfume a oleo na roupa)

Todas as outras marcas/modelos tinham escolha residual na malta, eram motorizadas/motociclos/ciclomotores a tender para o "exótico"
[até as kawasaki's eram exóticas…]

Por falar em "exótico" e Aprilia… não me importava mesmo nada era de ter uma RST1000 Futura: https://www.bennetts.co.uk/bikesocial/reviews/bikes/aprilia/aprilia-rst1000-futura-2001---03-buyers-guide
Realmente design brutal e tão actual… [não muito diferente daquilo que é a Triumph Sprint ST/GT e com a frente muito parecida entre uma BMW K1200S e uma Yamaha YZF1000R Thunderace.]

O painel de bordo a fazer lembrar um qualquer avião...
http://www.motorcyclespecs.co.za/model/aprilia/aprilia_RST_1000%2002.htm

E que bonita imagem se fosse parte da minha garagem:

« Última modificação: Maio 05, 2018, 19:35:34, 19:35 por 2low »

Maio 05, 2018, 19:22:25, 19:22
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Carlos, foi uma mera observação e uma leitura atenta daquela simples frase permite percebê-lo (...na verdade até pensei em nada escrever quanto ao início da produção de modelos desta marca Italiana). Estamos aqui "numa boa" e espero que não tenhas levado a mal tão modesta observação quanto ao início da marca. :)

Quanto ao google é para todos um bom local de pesquisa. Assim se saiba onde e o que buscar.
Sirvo-me dele (como todos...aqui naturalmente não há iluminados, nem tem de os haver) e uso-o quando tenho necessidade de ser mais preciso.

Para outras coisas, como assuntos de carácter geral e test-rides que vou fazendo e sem tempo para (infelizmente) os descrever a todos, prefiro deixar de parte a maioria das características técnicas e cingir-me à opinião com que fiquei quanto ao transmitido pela sua condução.

Já agora e porque me parece interessante e foi abordada a história da marca, partilho aqui os vários modelos da Aprilia que iniciaram o seu caminho na produção de motos, já lá vão umas quantas décadas.

Pode ser que aches, como eu achei, interessante. ;)

http://cybermotorcycle.com/marques/aprilia/aprilia-models.htm

ou

http://www.dropbears.com/a/aprilia/aprilia_history.htm

Dalai Lama

Maio 05, 2018, 19:52:06, 19:52
Responder #8

carlos-kb

• Visitante
No tempo da escolinha haviam duas Aprilia 50cc que a malta conhecia: Red Rose e Europa

A Europa era a versão "despida" da AF1. E dentro destas havia as Futura e as Sintesi.
Havia uma "cópia" nacional da Europa... a Casal Magnum.

Das outras marcas o normal era Yamaha DT50LC ou LCD ("WoW tem travao de disco")

Duhhhh.... até a minha XF25S já contemplava disco de travão... contra a obsoleta DT50LC!  :lolol:

CT50 supersports e outra que nao me recordo do nome.

CR50Z.... mais conhecida por Target (com dupla óptica redonda na frente).
Mas dentro das scooters estradistas, (estranhamente) a mais revolucionária foi a Peugeot Speedfight e o seu peculiar sistema de monobraço frontal... numa época em que o conceito GTS era um must.

Mais para os finales dos anos 90 as scooters de eleiçao passaram praticamente a serem apenas dividias entre duas: BWS e Gilera Typhoon (os velhos tempos de perfume a oleo na roupa)

Uma espécie de "scramblers" dos aspiradores de 50cc.

Por falar em "exótico" e Aprilia… não me importava mesmo nada era de ter uma RST1000 Futura

A RST era uma sport-tourer... que apanhou o mesmo "comboio" das Ducati ST3 e ST4/S.
E com essa base havia ainda a Falco, que era também outro bom compromisso a tender para o desportivo, sem cair no radicalismo da RSV V-due. Acabaram todas a ficar para a história como algo com carácter vincado e algo problemáticas.... a génese da célebre alcunha de "Avarilia".

Carlos, foi uma mera observação e uma leitura atenta daquela simples frase permite percebê-lo (...na verdade até pensei em nada escrever quanto ao início da produção de modelos desta marca Italiana). Estamos aqui "numa boa" e espero que não tenhas levado a mal tão modesta observação quanto ao início da marca. :)

Levar a mal? Achas?! Apenas achei que foi quase um preciosismo que em nada iria comprometer ou contrariar a ideia que estava a fazer passar.

Quanto ao google é para todos um bom local de pesquisa. Assim se saiba onde e o que buscar.
Sirvo-me dele (como todos...aqui naturalmente não há iluminados, nem tem de os haver) e uso-o quando tenho necessidade de ser mais preciso.

Não digo nem nunca disse o contrário. Todas as fontes de informação, desde que credíveis e verdadeiras, são legítimas. Ninguém nasce ensinado e a busca por essa informação é sempre uma mais valia.
Agora, gosto quando se usa essa informação de modo profícuo e objectivo... e não apenas como porta-estandarte.
Gosto de discutir de forma argumentativa, assuntos em torno das motos e não apenas pegar em informação de outrém e escarrapachá-la.

Quando fiz a dita referência ao google, foi no sentido de que quando escrevi o post, fi-lo apenas baseado na ideia geral que tinha, e que vai ficando, a par de outras tantas noções... e que afinal tinha apenas um mero lapso ínfimo.

Maio 05, 2018, 20:32:49, 20:32
Responder #9

2low

• 5457
(…)CR50Z.... mais conhecida por Target (com dupla óptica redonda na frente).(…)

Era mesmo isso!  :cool:

Maio 06, 2018, 13:43:23, 13:43
Responder #10

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Esteve quase para ser a munha primeira moto😁, mas claro, a Dt50lc, ganhou😉

Maio 06, 2018, 17:30:11, 17:30
Responder #11

2low

• 5457

Ainda bem que não foi...
Qualquer garota queria ter uma target… as dt's era para os gajos.  :lolol:

Maio 06, 2018, 18:12:19, 18:12
Responder #12

jmartins13

• 954

Ainda bem que não foi...
Qualquer garota queria ter uma target… as dt's era para os gajos.  :lolol:

Era mais ou menos isso...
Gajos: dt50lc, crm50, rz50 e tzr50.
Míudas: target, bws, suzuki, adress.
 :cool:
Bons tempos....

Maio 06, 2018, 22:37:14, 22:37
Responder #13

AntonioFerreira

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 65

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
Isaac
Esta Aprilia da Motodiana está muito bem conservada
Em 1969/70 antes de eu ir para a tropa, tinha um amigo que tinha uma  era a única que havia em Évora, era cara e era considerada a motorizada de luxo da malta nova, agora lembrei-me que uma vez um polícia mandou-o parar e queria-o multar porque não tinha carta de mota, dizia que era uma mota era muito grande para ser uma motorizada, peripécias de há 50 anos que não se esquecem
Quem vendia a Aprilia era o Cágado que tinha loja de bicicletas na Rua Cândido dos Reis e que faleceu há 2 ou 3 anos, deves lembrar dele, nesse tempo vendia e tinha oficina de 3 ou 4 marcas de motorizadas incluído a Aprília

Maio 06, 2018, 22:58:59, 22:58
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....uma vez um polícia mandou-o parar e queria-o multar porque não tinha carta de mota, dizia que era uma mota era muito grande para ser uma motorizada, peripécias de há 50 anos que não se esquecem
(....)

Foi a mesma sensação com que fiquei...:)

...olhei para a moto e achei-a francamente grande para uma 50cc. Mas a matrícula amarela, logo de início não me permitiu engano. Apesar do aspecto, era mesmo um ciclomotor.

A unidade em causa está num estado muito razoável. As fotos que tirei ilustram isso mesmo.

(....)Quem vendia a Aprilia era o Cágado que tinha loja de bicicletas na Rua Cândido dos Reis e que faleceu há 2 ou 3 anos, deves lembrar dele, nesse tempo vendia e tinha oficina de 3 ou 4 marcas de motorizadas incluído a Aprília

Lembro-me perfeitamente e era local onde levava as minhas biclas quando era mais puto.
Entrei umas quantas vezes naquela oficina...

Dalai Lama

Maio 07, 2018, 01:23:31, 01:23
Responder #15

jmartins13

• 954
Isaac
Esta Aprilia da Motodiana está muito bem conservada
Em 1969/70 antes de eu ir para a tropa, tinha um amigo que tinha uma  era a única que havia em Évora, era cara e era considerada a motorizada de luxo da malta nova, agora lembrei-me que uma vez um polícia mandou-o parar e queria-o multar porque não tinha carta de mota, dizia que era uma mota era muito grande para ser uma motorizada, peripécias de há 50 anos que não se esquecem
Quem vendia a Aprilia era o Cágado que tinha loja de bicicletas na Rua Cândido dos Reis e que faleceu há 2 ou 3 anos, deves lembrar dele, nesse tempo vendia e tinha oficina de 3 ou 4 marcas de motorizadas incluído a Aprília

Hummm....acho isso meio difícil, creio que foi modelo apenas produzido do final dos anos 80, até meados dos anos 90. :ok:

Maio 07, 2018, 11:11:53, 11:11
Responder #16

dfelix

• 5004
A questão é que, para a época, as Red Rose e respectiva existência, não era estupefacção nenhuma. Quem andava de mota já naquele tempo, conhecia-as.

A Red Rose era a keeway superlight dos anos 90.  :)

Maio 08, 2018, 22:37:03, 22:37
Responder #17

AntonioFerreira

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 65

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
Companheiro Jmartins13
Não posso garantir que a Aprilia que indiquei era a Red Rose já não me recordo, isto foi à 40 anos, mas se não era tinha outro nome e o modelo era parecido com esta, eu tinha uma Zundap assim como outros e alguns tinham Saches e  também havia duas Puch amarelas que andavam muito e as duas diferentes eram a Pachancho e a Aprilia esse amigo como os pais eram lavradores e podiam pagar comprou a Aprilia que era de luxo para ser diferente dos outros

Junho 24, 2018, 13:27:14, 13:27
Responder #18

dfelix

• 5004
Tropecei numa pérola contemporânea mas ainda mais rara que a red rose!

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

Junho 24, 2018, 13:35:18, 13:35
Responder #19

2low

• 5457
Tropecei numa pérola contemporânea mas ainda mais rara que a red rose!

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

A Gilera sempre teve coisinhas engraçadas a parecerem mais crescidas…
Recordo-me de uma scooter que parecia uma motorizada: a DNA 50cc

Que tal este met-in? (a NC terá sido mesmo pioneira?)

Isto é mesmo uma scooter?

Se alguem estiver interessado esta parece em excelente estado:
https://www.custojusto.pt/porto/motos/gilera-dna-125-como-nova-24269356
« Última modificação: Junho 24, 2018, 13:37:24, 13:37 por 2low »