Olá,
Visitante
. Por favor
entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Fórum
Ajuda
Pesquisa
Entrar
Registe-se
Clube Português Motociclismo
»
GERAL
»
Assuntos Diversos
»
1ª Mota
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: 1ª Mota (Lida 4573 vezes)
Maio 10, 2018, 02:17:54, 02:17
Lida 4573 vezes
cc
Visitante
1ª Mota
Boa noite!
Basicamente queria que me ajudassem numas pequenas questões!
Tentando resumir, estou com vontade de me iniciar nas 2 rodas, mas nunca tive contacto com motas. (apesar da prática de BTT)
Neste sentido queria saber qual o modelo que aconselham para iniciar.
Aquilo que pretendo principalmente é uma mota económica, dado ser esse um dos motivos que me levou a querer comprar mota. Não necessariamente uma mota que acelere muito, mas que seja confortável e que dê para curtir as viagens à medida que for ganhando confiança, ou seja, nada de exageros, mas que também acelere!
A primeira dúvida está entre uma 50cc e 125cc. As 125 são de mudanças automaticas, pois para já é o que acho melhor para começar.
A minha dúvida é entre estes 2, quais são motas mais económicas, e se acham que uma 125 é demasiado exigente para quem nunca conduziu uma mota na vida e não percebe nada do assunto!
Aproveito para pedir algumas sugestões de modelos que recomendem ou que considerem corresponder ao que pretendo, e quais as preocupações que devo ter na compra de uma mota usada!
Abraço e obrigado
Registado
Maio 10, 2018, 03:00:47, 03:00
Responder #1
Rui Jorge
Motociclista: 2 estrelas ❇❇
Offline
146
Sexo
Masculino
Marca Motociclo: BMW
Modelo Motociclo: R 1200 GS
Localidade: Quinta do Anjo
Re: 1ª Mota
Boas cc. Uma sugestão: porque não te apresentas primeiro? Assim ficamos a saber coisas como a tua idade e gostos e, como tal, em melhores condições de ajudar nas tuas dúvidas.
Abraço
Registado
Maio 10, 2018, 11:05:11, 11:05
Responder #2
Africandruglord
Motociclista: 2 estrelas ❇❇
Offline
466
Marca Motociclo: Yamaha
Modelo Motociclo: MT 07
Localidade: Algures
Re: 1ª Mota
Tens carta? Orçamento? Mota ou ciclomotor? Cidade ou largas distâncias? Pendura ou não?
Registado
Maio 10, 2018, 15:09:29, 15:09
Responder #3
JViegas
Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇
Offline
4723
Sexo
Masculino
Re: 1ª Mota
Bem vindo Carlos a este espaço digital.
As opiniões sobre a mota ideal para outra pessoa são como as cerejas. Muitas.
Espero que as consigas e que de alguma forma elejas aquela que será a tua companhia de todos os dias.
Terás que sentar, experimentar e conduzir (se for possível).
Ora se falamos em deslocações diárias por estrada nacional, conduzir uma 125cc (o máximo que a tua carta de ligeiros permite) será sempre uma opção económica.
Uma scooter (acelera) será mais fácil de desembaraçar-te no trânsito mas uma mota (mudanças) igualmente esguia poderá ser igualmente uma boa escolha se no entanto não te importares de meter mudanças. É fácil e um amigo que tenha uma mota explica-te ou porque não umas aulas numa escola de condução.
Numa scooter podes meter lá dentro mais coisas do que numa mota, pois terás que andar com o saco do treino às costas (não o recomendo) ou então comprar uma topcase (mala). A topcase é fixe, pois aumenta-te a capacidade de carga e a pendura pode encostar-se.
Vamos falar de custos (e porque tens carta de ligeiros, vou cingir-me às 125cc):
Uma scooter tem gastos mínimos e dependendo da marca/oficina terás diferentes intervalos de manutenção.
Uma maxiscooter idem (com um maior custo de aquisição)
Em caso de queda as maquinas em cima terão custos maiores de reparação pois tens de incluir os plásticos das carenagens.
Uma mota (naked, menos plásticos) terá que ter atenção à corrente (limpa, oleada).
Ao nível de consumos serão muito baixos. Mas o que eu acho económico pode não ser para ti.
Seguro. Prepara-te para pagar bem.
Equipamento. Não facilites. Eu recomendo sempre equipamento adicional para além do obrigatório. Esquece as t-shirts, chinelos ou calções no verão ou fato de treino no inverno.
Blusão, luvas, calças especificas (ou então proteções para as pernas), botas (botas de montanha, por exemplo)
Ou seja, equipa-te sempre para cair.
Vai com calma, vai vendo aquelas maquinas que mais gostas ou que melhor se adapta ao teu caso. eu por exemplo sempre me vi a conduzir mota, nunca pensei andar de maxiscooter (secador), mas dada a utilização que lhe dou foi a melhor escolha que fiz há 4 anos a esta data.
Vai esperando mais opiniões, com certeza outros têm uma visão diferente da minha e espero que consigas aproveitar as dicas do pessoal que é tudo malta fixe.
«
Última modificação: Maio 10, 2018, 15:12:54, 15:12 por JViegas
»
Registado
Maio 10, 2018, 17:30:56, 17:30
Responder #4
Moto2cool
Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇
Offline
4386
Re: 1ª Mota
Penso que já quase tudo foi dito.
Em primeiro lugar para essa quilometragem não recomendo 50 cc, essas é mais para dentro das cidades e sem muita pressa
.
Nas 125 tens imensa escolha, em primeiro lugar se queres scooter ou mota. em segundo lugar se queres mais capacidade de carga ou menos, em terceiro lugar qual a prioridade que dás à economia na gestão da "bicha" ( consumos +manutenções), em quarto lugar o preço, em quinto lugar se é para manteres assim uns anos ou pensas tirar carta de mota, por ultimo a tua altura
Já não estou a incluir a pendura e o tipo e duração de viagem porque já respondeste.
Ficarias espantado com a segmentação de oferta que podes encontrar com a resposta a estas duvidas.
Sugiro que coloques estas duvidas e outra no tópico duvidas na escolha, e aprovieta para ler o que por lá há.
Bem vindo ao fórum
Registado
Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"
Maio 10, 2018, 18:20:56, 18:20
Responder #5
cc
Visitante
Re: 1ª Mota
Obrigado pelas vossas dicas!
Confesso que incialmente pensei numa scooter 50cc para aprender a andar, mas com gastos de mudar de nome e seguros acho que prefiro uma 125 e sempre posso aprender e ganhar confiança. a minha dúvida era até que ponto seria mais económica que um carro.
Apesar de tudo inclino me para uma scooter que mota, porque acho que será mais fácil de aprender e pela questão do transporte do saco, que faço praticamente em todas as deslocações. No entanto, respondendo à tua pergunta, não descarto a hipótese de tirar carta de mota futuramente e adquirir outra mota diferente, mas em princípio não a curto prazo.
Descobri recentemente as maxiscooters e não me desagradam de todo, pois têm bastante espaço e parecem confortáveis. Ao mesmo tempo não me parecem demasiado complicadas para aprender a andar! A nível de gestão, quero uma mota económica, mas que não tenha de passar o tempo na oficina! não tenho muita noção da regularidade que deve ser tratada! Meço 1.80m e peso 81kg.
Adiantando já um modelo que estou a ver é a Honda 125 pcx. Pareceu me uma boa referência no género, mas é um investimento já muito considerável.
«
Última modificação: Maio 10, 2018, 18:28:46, 18:28 por cc
»
Registado
Maio 10, 2018, 18:45:49, 18:45
Responder #6
Moto2cool
Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇
Offline
4386
Re: 1ª Mota
A pcx é uma referência no sector
para primeira mota é muito indicada, vai a qualquer lado, atinge os 100 km/h, tem alguma capacidade de carga, recomendo a top case para levares mais alguma coisa. Se vais tirar carta de mota, dentro de um ano ou dois pcx vai-te parecer pouco e vais querer uma coisa mais potente, por isso o melhor é comprares em 2ª mão, sempre quando a venderes perdes menos dinheiro.
A parte negativa é que é uma scooter muito procurada, logo a usada não desce tanto assim de preço, a parte boa é que quando a venderes vais buscar o dinheiro quase todo.
Já agora a concorrente directa da pcx é a NMax da Yamaha, podes também dar uma olhada aí, mas encontras muito mais pcx usadas à venda que NMax porque é um modelo recente
Registado
Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"
Maio 10, 2018, 21:59:53, 21:59
Responder #7
cc
Visitante
Re: 1ª Mota
Vi uma aqui perto que me pareceu bom negócio, mas não sei se são muitos kms para mota ou nao.
1750€ com a seguinte descrição:
"Vendo Honda PCX em excelente estado como as imagens documentão.
Com 21800Km sempre assistida na Honda, mudou correia aos 20000Km, viseira da Givi alta, muito útil para o vento e chuva, pneus novos da Michelin coloquei em novembro, consumos de 2,1l , 8EUR faz 210Km, sem riscos.
Valor negociável, vendo porquê vou comprar uma mais potente."
De 2012.
«
Última modificação: Maio 10, 2018, 22:02:16, 22:02 por cc
»
Registado
Maio 10, 2018, 23:52:12, 23:52
Responder #8
jmartins13
Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇
Offline
954
Marca Motociclo: BMW
Modelo Motociclo: R 1200 RT
Localidade: WORLDWIDE
Re: 1ª Mota
Pcx, Nmax. Mas 40kms por dia ainda são alguns, aconselho-te uma Honda forza 125 ou se quiseres gastar menos, uma Kymco.
Registado
Maio 11, 2018, 00:13:03, 00:13
Responder #9
Sapiens21
Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇
Offline
18501
Sexo
Masculino
Texto Pessoal
Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Re: 1ª Mota
Para 40kms por dia, qualquer scooter 125cc te faz isso na boa.
Recomendo no entanto a opção por uma marca mais implantada e com boa assistência.
Entendo que o preço mais atractivo de certas marcas menos conhecidas seja tentador...mas não te fiques preso ao preço. Pode sair caro....não te esqueças.
Mas o dinheiro é teu.
Registado
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."
Dalai Lama
Maio 11, 2018, 13:38:30, 13:38
Responder #10
Moto2cool
Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇
Offline
4386
Re: 1ª Mota
O preço não é mau se tem isso tudo, mas é o 1 modelo, o de 2015 teve alterações importantes.
Não te precipites, vai vendo o mercado, se puderes esperar vai pelo outono. Há muita greves a desfazer-se dela para não ficar na garagem parada. 20000 km não é muito se for estimada e bem assistida
Registado
Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"
Maio 14, 2018, 22:31:28, 22:31
Responder #11
catb
Motociclista: 2 estrelas ❇❇
Offline
105
Marca Motociclo: Piaggio
Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
Localidade: Lisboa
Re: 1ª Mota
Experimenta uma scooter de roda alta com ABS , Start Stock ,guardar 2 capacetes debaixo do banco ,baixo consumo modelo Piaggio Meddley 125
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Clube Português Motociclismo
»
GERAL
»
Assuntos Diversos
»
1ª Mota