Autor Tópico: Alerta para esquema de furto de motos...  (Lida 4386 vezes)

Junho 19, 2018, 20:49:02, 20:49
Lida 4386 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Alerta para esquema de furto de motos...

Aquilo que me trás aqui com este tópico tem por trás uma história totalmente verídica e poderá servir de alerta a quem esteja a pensar vender um motociclo.

Até hoje, apenas uma única vez vendi uma moto ou automóvel meus a particular... Os outros foram sempre a concessionário, como retoma.

O processo no caso do motociclo foi simples e mais eficaz do que supunha. Anunciei no OLX e passadas 24h tinha umas quantas propostas.

Um dos interessados contactou-me telefonicamente e combinámos encontrar-nos para mostrar a moto.
Bastou-me fixar o nome completo da pessoa e, como tenho acesso a uma vasta base de dados a nível profissional (talvez não devesse dizer isto...), fiquei a saber vários dados de que necessitava para ficar descansado com quem poderia vir a fazer negócio e que se tinha mostrado tão agradado com a disponibilidade que mostrei logo em possibilitar um test-ride no dia seguinte.

Tratava-se de um professor primário que me queria comprar a 125cc que tive. Combinei o local especificamente para me precaver e em plena luz do dia...tendo decorrido tudo bem.
Foi uma venda "limpa" por assim dizer e passados 2 dias desde que a tinha anunciado, já a moto tinha passado de nome na Conservatória do Registo Automóvel (onde nos deslocámos) e o dinheiro estava na minha conta. Foi mesmo uma venda sem stress nenhum...

Mas aqui neste ponto inicio o tema deste tópico (relacionado em parte com o que descrevi atrás) para vos contar o que aconteceu no estado da Virgínia, Estados Unidos...e que na verdade poderia ter acontecido (...e acontece infelizmente) em qualquer parte do Mundo!

Um tipo de nome Michael Johnson (não é o atleta olímpico, atenção) decidiu ajudar o seu irmão a vender uma moto de cross - CR125R - anunciando a dita venda no Facebook.

Até aqui tudo normalíssimo, portanto...

Nisto, houve um interessado que respondeu àquele anúncio de venda, manifestando intenção em que se encontrassem. Queria ver a moto…

As negociações é que devem ter decorrido de tal forma estranhas, que o vendedor (o tal que não é o campeão olímpico) lembrou-se de captar - possivelmente à socapa - uma foto ao tal homem interessado na compra da moto.

O que aconteceu de seguida...dispensa tradução e seria uma situação normalíssima, não fosse o suposto comprador ter outras intenções:

“He asked if he could sit on and test ride the bike and then he took off on it.”

Resultado: Nunca mais voltou!!!

Felizmente depois de várias tentativas de divulgação do caso em redes sociais e autoridades, nomeadamente com a foto que tinha captado, lá conseguiu um resultado positivo...tendo a Polícia recuperado a moto. Podem ler o link que deixarei abaixo se estiverem interessados.

Mas daqui se conclui algo importante e para dizer o seguinte: Tenham atenção a quem deixam fazer um test-ride, a quem se apresenta como possível comprador...e tenham muita atenção ao local onde se encontram para possibilitar esse mesmo teste ou negociação. E se possível, mesmo tratando-se de um local que conheçam bem e público, levem alguém convosco.

Pode acontecer aquilo que não desejam e nunca mais colocam a vista em cima do traste que não tem mais nada que fazer senão estragar a vida aos outros. Fica o aviso!!

O artigo tem mais uns "contornos", se quiserem ler: https://rideapart.com/articles/stolen-motorcycle-returned-through-facebook
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 19, 2018, 21:40:14, 21:40
Responder #1

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Aconteceu ha para aí um ano algo semelhante na margem sul.

Alguém se mostrou interessado em ver uma moto do tipo enduro, apareceu a porta do vendedor, perguntou se podia dar uma volta, meteu o capacete, arrancou e... nunca mais voltou!

Com isto da net, o vendedor postou num grupo tipo “moto anúncios” e pela simples descrição fisica, apareceu alguém que conhecia o ladrao e sabia que este vivia num bairro de Sines.

Sei que passadas poucas horas a moto foi recuperado pela GNR  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 19, 2018, 21:44:31, 21:44
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Teve sorte.  :nice:

Mas quantos casos não têm o mesmo tipo de sucesso...:(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Junho 19, 2018, 22:34:32, 22:34
Responder #3

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Aconteceu ha para aí um ano algo semelhante na margem sul.

Alguém se mostrou interessado em ver uma moto do tipo enduro, apareceu a porta do vendedor, perguntou se podia dar uma volta, meteu o capacete, arrancou e... nunca mais voltou!

Com isto da net, o vendedor postou num grupo tipo “moto anúncios” e pela simples descrição fisica, apareceu alguém que conhecia o ladrao e sabia que este vivia num bairro de Sines.

Sei que passadas poucas horas a moto foi recuperado pela GNR  :nice:

Mas olha que não foi caso único em Portugal…
Já há algumas queixas com mesmo método…

Em 2011/2012 andava uma esquema de estrangeiros que diziam que compravam a moto mas que estavam fora do país, pagando acima da média, mas houve mesmo quem mandou por barco a moto e ainda teve de pagar a despesa do transporte para ser roubado… E isto aconteceu em Portugal também!

Junho 19, 2018, 22:46:14, 22:46
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Esse tipo de situação acaba por não ter presença física de um suposto comprador.

É um método mais....digamos..."sofisticado", e em que chegam a ser forjados documentos para imitar uma transacção verdadeira.

Inclusivamente chegam a falsificar - como se de verdadeira se tratasse - uma transacção do PayPal.

Infelizmente há muita sacanice para enganar quem está a tentar vender de forma séria.  :toma:

Dalai Lama

Junho 19, 2018, 23:19:47, 23:19
Responder #5

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Num site de vendas de material informático, até já vi alguém photoshopar um talão do multibanco para induzir alguém a enviar uma PlayStation  :D

Infelizmente, no universo de vendas particulares em plataformas de vendas on line, ha muita vigarice
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 19, 2018, 23:24:15, 23:24
Responder #6

Moto2cool

• 4386
Infelizmente a desonestidade está em todo o lado. É por isso que cada vez desconfiamos mais uns dos outros e nos transformamos em estados policiais
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 20, 2018, 10:41:31, 10:41
Responder #7

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Nestes casos seja como comprador ou vendedor, antes de experimentar, costumo pedir ou fornecer documento de identificação enquanto o test-drive se realiza. :cool:

Junho 20, 2018, 10:55:44, 10:55
Responder #8

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Para minimizar hipóteses de a moto ser roubada, poderá ser encontrado primeiro um local com apenas um acesso em que tenha espaço suficiente para o test-drive.
Existem algumas zonas industriais apenas com um acesso e vedadas em redor, isso era o que faria...

Junho 20, 2018, 11:15:47, 11:15
Responder #9

jaimecunhapt

• Visitante
é um bocado dificil precaver se disso, pode se tentar nao facilitar mas nao da para evitar. tenho a minha scooter parada e nao a vendo com medo disso

Junho 20, 2018, 12:09:24, 12:09
Responder #10

JViegas

• 4723

Masculino
Tem que se ter algum cuidado pois existem esquemas levados da breca.

O sogro de um amigo meu, com idade já avançada, já não podia conduzir o carro que tinha, o ano passado ligou para aqueles números que estão nos papeis que nos colocam no carro: "compro o carros em 2ª mão, telefone" (não sei se já alguma vez isso vos foi colocado no carro).

Ao telefonar, marcaram-lhe uma hora à porta de casa. Como o senhor tinha alguma idade o neto ficou com ele para ajudar na transação.

À hora marcada chegaram de carro 3 "manfios" com uma pinta, desvalorizaram-lhe o carro, pressionaram ambos a vender o carro (não foi vendido) por um preço ridículo, foi uma situação muito estranha.

A muito custo, o sogro e o neto, lá conseguiram que os tipos se fossem embora sem o carro.  :nempenses: sob a ameaça de se chamar a policia.

Junho 20, 2018, 12:53:28, 12:53
Responder #11

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
é um bocado dificil precaver se disso, pode se tentar nao facilitar mas nao da para evitar. tenho a minha scooter parada e nao a vendo com medo disso

Uma pessoa precaver-se já é algo positivo a fazer.

Solicitar um documento de identificação é p.ex. algo que vejo como correcto, sem prejuízo de se encontrarem (vendedor e comprador) num local público e, se possível, levando connosco alguém...familiar, amigo.

Dalai Lama

Janeiro 25, 2019, 13:00:16, 13:00
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal

Dalai Lama