Autor Tópico: Existem razões para NÃO usar capacete Jet ou o modular aberto?  (Lida 24341 vezes)

Novembro 07, 2018, 12:29:44, 12:29
Responder #50

ricardmag

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 270
Encontrei alguns tipo penico que não tem certificação mas não sei se serão todos.

Não consegui encontrar a norma na net, alguém a tem?

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Novembro 07, 2018, 12:38:45, 12:38
Responder #51

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 07, 2018, 14:41:30, 14:41
Responder #52

ricardmag

• **

• 270
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Novembro 07, 2018, 15:43:08, 15:43
Responder #53

dfelix

• 5004
Encontrei alguns tipo penico que não tem certificação mas não sei se serão todos.

É uma certificação.
O que significa que os fabricantes pagam para que o seu produto seja testado e (caso passe nos testes) aprovado.

Como já foi escrito atrás, muito facilmente compras se o capacete está certificado consultando a etiqueta que obrigatoriamente é colocada no interior.

Neste caso o P/J indica que dentro do ECE 22.05, foi aprovado enquanto "integral" (p) e enquanto "jet" (j) pelo que certamente será um flip-up.

Na oferta dos capacetes abertos vais encontrar muita oferta não homologada.
Se são mais ou menos seguros... é relativo. Até porque há deles que só não o são (homologados) porque o fabricante não está para pagar os custos disso.

No final... são sempre capacetes abertos.
E como já foi amplamente discutido neste tópico, no que diz respeito a protecção valem o que valem.

Novembro 07, 2018, 16:49:37, 16:49
Responder #54

Lourenço

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa

https://www.motorpasionmoto.com/seguridad/cual-es-la-homologacion-que-debe-cumplir-un-casco-de-motocicleta-para-ser-seguro-y-legal

Encontrei este site onde percebi um pouco como decifrar as siglas das etiquetas dos capacetes. Comprei recentemente na Motorway, quando comprei a scooter, um Duke 2 para mim e um sprint jet (penico?) para um eventual pendura que ainda não foi utilizado porque ainda não estou á vontade para andar com pendura.

Já tenho pensado se não teria sido melhor investir um pouco mais e ter comprado um integral para o pendura, só que aí colocava-se a questão de ter de ter um capacete para eventuais vários tamanhos e formas de tola e não sei como teria feito; assim comprei este sprint que tem um formato que penso que será "adaptável" aos cabeçudos ou nem por isso.

Se pensasse andar com crianças, já não tenho filhos menores, compraria sem duvida um capacete dedicado dos melhores em proteção, mas assim... :pensador:

Será que fiz mal? Como é que fazem quando o capacete do pendura vai ser utilizado por diversas pessoas, cabeça grande, pequena, carecas ou senhoras com grande cabeleira  ;) etc?

« Última modificação: Novembro 07, 2018, 16:54:46, 16:54 por Lourenço »

Novembro 07, 2018, 17:10:35, 17:10
Responder #55

dfelix

• 5004
...e um sprint jet (penico?) para um eventual pendura que ainda não foi utilizado porque ainda não estou á vontade para andar com pendura.

Um jet é perfeito para penduras...
Cada vez que travas, em vez de baterem com o capacete na parte de trás do teu... bate com a cara.
E assim, não só sentes menos o impacto como a médio-longo prazo poupas alguns riscos no teu capacete!
 :stuck_out_tongue_winking_eye:

Novembro 07, 2018, 17:17:46, 17:17
Responder #56

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
:)

Será possível acontecer sobretudo quando o banco tem alturas marcadamente diferentes para condutor e pendura, ou...estaturas diferentes entre condutor e pendura.

De outro modo, existe "pancada" na mesma.  Eu já senti por umas quantas vezes essas cabeçadas...  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Novembro 10, 2018, 10:47:59, 10:47
Responder #57

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
:)

Será possível acontecer sobretudo quando o banco tem alturas marcadamente diferentes para condutor e pendura, ou...estaturas diferentes entre condutor e pendura.

De outro modo, existe "pancada" na mesma.  Eu já senti por umas quantas vezes essas cabeçadas...  :)

Faz como eu, leva so gajas á boleia que já sentes outro tipo de pancada...  :megafeliz: :megafeliz:

Falando no assunto em si: é bom haver um esclarecimento das coisas, para que quem não sabe, fique a saber. É bom haver discussão, para se chegar á conclusão correcta. É bom haver varias opiniões, para fazer uma ideia do que todos pensam. É mau perder meio tópico com outros assuntos.

Posto isto, fica a minha opinião. Os Jets não prestam, pancada por trás num carro e lá vão os dentinhos todos. Nunca usei, salvo em modo teste.. Mesmo em velocidades moderadas, é perigoso e não oferece a mínima proteção. São bonitos, alguns, dão estilo e não digo que não comprasse um ( num outro tópico falei nisso, gosto muito do Scorpion Exo Combat e do Bell Rogue ) mas apenas para uso urbano ( estando assim a meter, conscientemente, em perigo a minha integridade física ). Os modulares, já tive um Airoh, têm uma única vantagem em relação aos integrais: param a meio do passeio, tu foste beber café e fazer um xixi e demoraste mais um bocadinho, acendes o cigarro quando os outros já estão a arrancar... olha, enfia-se o capacete, arranca-se devagar e dá-se mais 2 ou 3 passas no cigarrinho antes de fechar a viseira ( que o tabaco está caro ). É uma coisa que já não consegues fazer com o integral.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Novembro 10, 2018, 11:00:01, 11:00
Responder #58

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Apenas levo à pendura a minha mulher...e raramente, já que não gosta e anda quase sempre de carro com os putos.
É dela que recebo as cabeçadas na parte de trás do capacete. :)  :nice:

Quanto aos capacetes Jet ou seguir de modular aberto, existem por aqui membros do fórum que se lembram do que aconteceu a um companheiro numa Burgman 650...  :confused:

O embate na traseira de um carro, numa travagem repentina, fê-lo dar uma pancada bastante forte com a cara.

Ele próprio e após recuperação, documentou isso em 2 fóruns ligados ao motociclismo e onde estou inscrito.

De alguma forma reconheceu que seria diferente (sem ter de ser intervencionado), caso não tivesse a face exposta.

Dalai Lama

Novembro 10, 2018, 11:08:49, 11:08
Responder #59

Nuno YB

• 1209
Apenas levo à pendura a minha mulher...e raramente, já que não gosta e anda quase sempre de carro com os putos.
É dela que recebo as cabeçadas na parte de trás do capacete. :)  :nice:

Quanto aos capacetes Jet ou seguir de modular aberto, existem por aqui membros do fórum que se lembram do que aconteceu a um companheiro numa Burgman 650...  :confused:

O embate na traseira de um carro, numa travagem repentina, fê-lo dar uma pancada bastante forte com a cara.

Ele próprio e após recuperação, documentou isso em 2 fóruns ligados ao motociclismo e onde estou inscrito.

De alguma forma reconheceu que seria diferente (sem ter de ser intervencionado), caso não tivesse a face exposta.

Aproveito para esclarecer, ou tentar esclarecer, uma questão: existem novos modulares no mercado que usam uma "tranca" na queixeira. Esta tranca permite viajar com a queixeira levantada sem correr o risco que ela baixe inadvertidamente. Ora, em certas reviews que vi na net, os homens dizem que essa tranca cumpre com uma nova (?) norma e que já permite andar com a queixeira levantada, sem levar multa. A minha pergunta: Essa norma está aplicada em Portugal? Sendo que os 2 capacetes que vi com o sistema são de fabrico europeu, essa norma é europeia? Ou os fabricantes meteram a tal tranca para cumprir normas extra-Europa?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Novembro 10, 2018, 11:22:32, 11:22
Responder #60

Svitre

• 541
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Nuno, um capacete modular que possa ser utilizado aberto durante a condução tem de estar homologado para tal, nesse caso teria que ter a homologação P + J

"Para cada tipo de capacete existem homologações específicas, e no caso concreto dos modulares, estes podem ter 2 tipos de homologação (P = integral e J=jet). Aqueles que apenas possuem homologação "P", não podem, por lei, circular abertos, e há países europeus em que isso pode constituir contravenção sujeita a multa"

https://www.andardemoto.pt/moto-dica-longas/187-tudo-o-que-deve-saber-sobre-um-capacete/

Novembro 10, 2018, 11:36:02, 11:36
Responder #61

Nuno YB

• 1209
Nuno, um capacete modular que possa ser utilizado aberto durante a condução tem de estar homologado para tal, nesse caso teria que ter a homologação P + J

"Para cada tipo de capacete existem homologações específicas, e no caso concreto dos modulares, estes podem ter 2 tipos de homologação (P = integral e J=jet). Aqueles que apenas possuem homologação "P", não podem, por lei, circular abertos, e há países europeus em que isso pode constituir contravenção sujeita a multa"

https://www.andardemoto.pt/moto-dica-longas/187-tudo-o-que-deve-saber-sobre-um-capacete/

:nice: :nice: :nice:

Novembro 10, 2018, 14:27:28, 14:27
Responder #62

Lourenço

• 816
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
O Duke 2 está homologado para circular aberto mas pessoalmente não me sinto á vontade e alem disso é incómodo. Onde é realmente prático é nas muito pequenas paragens, para umas passas apressadas e como ainda não tenho outro sistema, quando encosto para atender TLM com o alta voz evito tirar completamente o capacete.

Convenceram-me a antecipar a compra de outro modular/integral e deixar o Duke 2 para penduras.

Não quero ter na consciência os dentes do pendura :)

Ou vem outro Duke 2 ou algo que seja semelhante/melhor sendo que só tenho como referência para a principal condição que é segurança os testes Sharp.

Novembro 12, 2018, 00:20:12, 00:20
Responder #63

dfelix

• 5004
Faz como eu, leva so gajas á boleia que já sentes outro tipo de pancada...

A experiência dir-te-á com o tempo que não é o sexo do passageiro que define a ocorrência ou não de pancada.  :D

Os Jets não prestam, pancada por trás num carro e lá vão os dentinhos todos.

Até pode existir uma estatística que nos permite concluir que as pancadas frontais são mais comuns.
Mas não me parece que exista uma fórmula que defina como os acidentes acontecem.
Quando acontecem.

Mas sair à rua equipado como se fosse para ter um acidente é uma boa receita.

São bonitos, alguns, dão estilo e não digo que não comprasse um ...

Isso de serem bonitos ou dar estilo é muito relativo...
Há deles bem feios. E alguns até dão um ar bem parolo.

Indiscutivelmente não são a melhor opção enquanto segurança.
Mas conduzir uma moto sem a sensação que se leva a cabeça enfiada num aquário também tem o seu lado interessante.

A minha pergunta: Essa norma está aplicada em Portugal? Sendo que os 2 capacetes que vi com o sistema são de fabrico europeu, essa norma é europeia? Ou os fabricantes meteram a tal tranca para cumprir normas extra-Europa?

Não me parece que as autoridades verifiquem capacetes.
Tal como duvido sequer que estejam informados sobre normas, certificações, etc.

Novembro 12, 2018, 08:11:09, 08:11
Responder #64

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
Por falar nisso o meu LS2 valliant modular ,está amologado para poder andar aberto tipo jet e fechado
membro numero 16

Novembro 12, 2018, 09:27:44, 09:27
Responder #65

Hemisaro

• **

• 291
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
E como é que está a ser a experiência com esse capacete?

Novembro 12, 2018, 11:21:16, 11:21
Responder #66

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
E como é que está a ser a experiência com esse capacete?
Não sei se já disse algures , é o capacete com mais qualidade que alguma vez tive,logo não tenho grande base de comparação,pois em relação aos outros é bem melhor.
Já coloquei o PIN lock e há alguma diferença na visibilidade,para melhor, claro.
Ouve-se algum ruído do vento mas nada comparado aos outros.
De resto é confortável e prático pois na cidade anda aberto,depois é logo fechado.
membro numero 16

Novembro 12, 2018, 14:08:54, 14:08
Responder #67

Nuno YB

• 1209
Faz como eu, leva so gajas á boleia que já sentes outro tipo de pancada...

A experiência dir-te-á com o tempo que não é o sexo do passageiro que define a ocorrência ou não de pancada.  :D

Não me estava a referir á ocorrência e sim ao tipo de pancada. Se levares só gajos á pendura, levas cabeçadas. Se levares mulheres, levas cabeçadas e "peitadas"... o que não é de todo desagradavel.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Os Jets não prestam, pancada por trás num carro e lá vão os dentinhos todos.

Até pode existir uma estatística que nos permite concluir que as pancadas frontais são mais comuns.
Mas não me parece que exista uma fórmula que defina como os acidentes acontecem.
Quando acontecem.

Mas sair à rua equipado como se fosse para ter um acidente é uma boa receita.

Independentemente de serem frontais, é quase certo que a cabeça vai atingir alguma coisa. Logo, um jet nunca será boa ideia, devido á falta de proteção nos queixos.

São bonitos, alguns, dão estilo e não digo que não comprasse um ...

Isso de serem bonitos ou dar estilo é muito relativo...
Há deles bem feios. E alguns até dão um ar bem parolo.

Indiscutivelmente não são a melhor opção enquanto segurança.
Mas conduzir uma moto sem a sensação que se leva a cabeça enfiada num aquário também tem o seu lado interessante.

Claro, o que é bonito para uns, é feio para outros. Sinceramente, gosto de alguns ( o Exo Combat e o Vancore ) e odeio outros ( os Billtwell, os Bell e mais umas marcas que fazem aqueles capacetes abertos, para usar com óculos "vintage" ). Já experimentei um Drak, a rodar, e um Combat e dão realmente uma outra sensação de condução ( mais barulhentos, mais arejados e muito mais leves ), justamente por não darem aquela sensação "claustrofóbica". E, tens 200% de razão, não são nem de perto, nem de longe, uma boa opção em termos de segurança.

A minha pergunta: Essa norma está aplicada em Portugal? Sendo que os 2 capacetes que vi com o sistema são de fabrico europeu, essa norma é europeia? Ou os fabricantes meteram a tal tranca para cumprir normas extra-Europa?

Não me parece que as autoridades verifiquem capacetes.
Tal como duvido sequer que estejam informados sobre normas, certificações, etc.

Também não me parece, até porque os capacetes modulares que vejo na cabeça de alguns PSPs e GNRs parecem-me antigos. Conhecendo a falta de meios, ou a idade de grande parte deles, a que as forças de segurança estão condicionadas, quase que apostava que os modulares usados por eles não cumprem com essa norma. Daí a minha duvida: será que em Portugal existe sequer essa norma, uma vez que as marcas os fabricam já para a cumprir?

Novembro 12, 2018, 19:32:19, 19:32
Responder #68

dfelix

• 5004
Independentemente de serem frontais, é quase certo que a cabeça vai atingir alguma coisa. Logo, um jet nunca será boa ideia, devido á falta de proteção nos queixos.

Esse "quase certo" é algo totalmente aleatório e imprevisível.

Claro, o que é bonito para uns, é feio para outros. Sinceramente, gosto de alguns ( o Exo Combat e o Vancore ) e odeio outros ( os Billtwell, os Bell e mais umas marcas que fazem aqueles capacetes abertos, para usar com óculos "vintage" ).

Tenho ideia que o Vancore é fechado.
Estive quase a comprar um, pois o verdinho fica a matar com a minha scrambler.
Mas, aquele sistema de viseira é uma bosta.
Funciona como os óculos de enduro, e quando se sobe eles facilmente saltam fora.

Também não me parece, até porque os capacetes modulares que vejo na cabeça de alguns PSPs e GNRs parecem-me antigos.

A ECE 22.05 também não é propriamente nova.

Não sei exactamente como funciona os capacetes das forças de segurança.
Mas recordo-me de há uns anos atrás estar na Moto Ponto alguns a comprar um Nolan branco, supostamente por ser igual aos que vendem internamente... mas ali era mais barato.

Daí a minha duvida: será que em Portugal existe sequer essa norma, uma vez que as marcas os fabricam já para a cumprir?

Claro que existe!
A ECE 22.05 é uma entre milhares de normas criadas pela comissão Europeia para tudo e mais alguma coisa.
E esta curiosamente até é considerada standard em imensos países que nem sequer são europeus.

Não existe é fiscalização, tal como não existe para milhentas outras normas e regras.

Novembro 24, 2019, 12:28:17, 12:28
Responder #69

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Será um assunto talvez um pouco paralelo ao tema, mas como se trata da importância do uso do capacete, cá vai... :)

Aqui há umas semanas atrás a GNR fez uso das redes sociais onde fez aquilo que vem sendo hábito no que toca à segurança rodoviária.

Mas neste caso o apelo foi para a utilização (e importância) do capacete por parte dos motociclistas, tendo eles dado como exemplo o que aconteceu ao Miguel Oliveira, que como sabemos falhou o MotoGP da Austrália.

O estado do seu próprio capacete foi assim o mote para a publicação e apelo da GNR...  :)

Dalai Lama