Autor Tópico: O lado obsessivo das marcas..."desculpem, mas a minha é a melhor!"  (Lida 4723 vezes)

Maio 26, 2016, 00:48:02, 00:48
Lida 4723 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O lado obsessivo das marcas..."desculpem, mas a minha é a melhor!"

A "discussão" em torno das marcas, do seu valor, dos seus problemas, da sua qualidade, do local onde são feitas, do que são capazes e todo um conjunto de argumentações que ocasionalmente grassam pelo fórum, são na verdade cíclicas.

Podem passar semanas ou mesmo meses sem haver este tipo de comentários de parte a parte sobre qual a melhor ou qual escolher, mas quando volta ao de cima este tipo de escrita que por vezes leva a uma particular atenção e crivo da moderação, a sua base encontra-se...com naturais excepções, numa certa cisma enredada de que aquilo que temos é que é bom, de que a marca da moto ou scooter que temos lá pela garagem é que se deve comprar e que as comparações com outras pouco ou nenhum sentido fazem. Isto que acabei de dizer vale para todas as marcas e modelos, não há aqui excepções ou outsideres.

Existirá algum vício, camuflado de preconceito, de que apenas existe um punhado de marcas....e as outras todas?

Quando era mais novo ouvia o meu pai dizer uma expressão que não mais esqueci e que aqui também terá algum paralelismo no que concerne aos modelos de 2 rodas: Filho, existem dois tipos de automóveis, os Mercedes e os outros...

Naturalmente que os tempos eram outros e não desfazendo dos conhecimentos e paixão por automóveis que sempre vi no meu pai, concordando ou não com o que na altura afirmava, a informação que me transmitia fazia-o também por experiência própria.
Não havia fóruns, nem internet, nem milhentas informações (acertadas ou não) capazes de ser obtidas à distância de um click, como agora.

No fundo, a quantidade de informação que temos hoje ao dispor, se por um lado nos une nesta paixão global que são as 2 rodas, por outro lado infelizmente não evita um certo cimentar de atritos entre marcas e emblemas. É uma pena que tal suceda, mas é uma realidade que muito dificilmente alguém poderá negar.

Há 25 ou 30 anos atrás não tínhamos no mercado nem um 1/5 dos modelos de veículos de 2 rodas que temos hoje, não tínhamos nem 1/20 dos locais onde obter informação detalhada sobre os modelos que nos interessavam, não tínhamos nem 1/100 da facilidade com que actualmente e com um simples click num botão do rato de computador, nos é permitido obter imagens, especificações, comparativos, testes e contactos com os modelos que nos interessavam.

A globalidade da informação e, mais importante ainda, o crescente número da oferta disponível e com preços tão distintos entre si, levam ocasionalmente a que se gere alguma discórdia que é difícil de estancar quando se inicia.

"Tenho €2.500 para gastar numa scooter. O que me aconselham?"

Uma pergunta tão normal e desprovida de malícia por qualquer qualquer membro que a colocasse no fórum, pode e infelizmente tem levado (mais uma vez digo, com excepções), a que se sigam uma série de comentários mais ou menos com cada um a "puxar a brasa à sua sardinha".

Não havendo mais dados a ser indicados por um futuro comprador que se encontre sem saber muito bem para onde se voltar, o normal seria que lhe pedíssemos mais indicações para bem o aconselhar, nomeadamente sobre que tipo de percurso fará, qual a quilometragem expectável numa base diária, se precisará de alguma capacidade de carga, se valoriza os consumos, se prefere uma scooter leve e ágil para o trânsito ou uma mais estável para andar em Nacional e Auto-Estrada...

...e o que se verifica é: compra uma SYM GTS, que tenho uma e isso é que é bom!; ou então, compra uma Yamaha que aplicas melhor o teu dinheiro; e também, se fosse a ti nem pensava duas vezes, optava era por uma Kymco; ou mesmo, se comprares uma Honda ficas melhor servido; etc...etc...

É claro que tenho consciência de que não posso cair no erro nem no absurdo de dizer que são todas iguais e que valem todas o mesmo enquanto máquinas que são....mas TODAS TÊM UM LUGAR AO SOL e todas elas são merecedoras de atenção.

O eu gostar de um punhado de marcas não me pode tornar viciado nessas marcas ao ponto de fechar os olhos à existência de outras e, pior ainda, aconselhar a alguém esta ou aquela sem olhar àquilo que o incauto comprador, carregado de dúvidas, realmente precisa para o seu dia-a-dia.

Na mesma categoria de modelo, aceito que uma Daelim não seja o mesmo que uma Honda, uma Kymco não seja o mesmo que uma Yamaha, uma Sym não seja o mesmo que uma BMW...mas, a relação custo-benefício das primeiras está num patamar bom q.b., para que seja mais do que natural a escolha e até muitas das vezes, direi eu sem quaisquer complexos, se tornem naquilo que usualmente se designa como "uma compra inteligente".

O único vício que deveremos ter enquanto motociclistas é precisamente o gosto que temos em andar neste tipo de veículos e que tanto prazer nos dão. Esse sim....esse vício pode ser consumido numa base diária e os únicos efeitos nefastos estarão nas visitas mais frequentes ao posto de combustível.

Ontem andava numa scooter de marca "X", hoje ando num modelo da marca "Y" e amanhã....amanhã quem sabe se não estarei a andar numa outra scooter, enquanto proprietário da mesma, de uma marca de quem tão mal escrevi...

P. F. não leiam com 2 pedras nas mãos estas palavras que aqui deixei!
O que escrevi é para todos e não é para ninguém em particular!
Todos nós temos passagens na nossa vida em que por vezes escrevemos, respondemos ou ripostamos, aqui no fórum ou na nossa vida, de uma forma em que possivelmente mais tarde nos arrependemos ou somos levados ao entendimento que poderíamos ter dado um esclarecimento da nossa visão de uma forma distinta.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 17, 2016, 11:13:41, 11:13
Responder #1

Wolverine

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 50

Masculino
  • Texto Pessoal
    Podia não ter moto...mas não era a mesma coisa!
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: Maxsym 400 I
  • Localidade: Vila Franca de Xira
Sobre o tema deste tópico... só posso concordar...

A minha max é a melhor do mundo...sabem porquê??

Porque é minha... :tirarchapeu:
Seja feliz...viva em 2 rodas
Membro nº 47

Setembro 17, 2016, 11:28:57, 11:28
Responder #2

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Isto é topico que da pano para mangas  :cool:

Para alem de algo que ja falei noutro topico qualquer sobre a "racionalizacao pos compra" que é algo que turva muito as opiniões...

A par disso, cada individuo tem NECESSIDADES e DESEJOS que são singulares e exclusivas dele proprio...

E depois claro, no momento da compra ha que adequar a compra ao tamanho da CARTEIRA e até a uma outra serie de condicionalismos diversos...

Portanto... diria que a nível terapêutico convém relembrar pelo menos estes 3 factores quando estamos a discutir "marcas" e "modelos"  ::P:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 17, 2016, 12:00:42, 12:00
Responder #3

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Necessidades...Desejos...Carteira.  :nice:

Sem dúvida nenhuma que essas 3 premissas estão na cabeça da maioria doa compradores, se bem que o "Desejo"...esse fica na maior parte das vezes p'lo caminho.
Infelizmente é assim, mas cada um sabe onde pode chegar e se a segunda ou terceira opções servem na mesma o seu propósito, então perfeito. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Setembro 17, 2016, 12:05:24, 12:05
Responder #4

LoneRider

• **

• 364
Eu acho que o desejo é o que move o mundo.
Houve uma época em que as motos foram tudo menos racionais.
Era o desejo que movia a indústria.....
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 17, 2016, 12:19:32, 12:19
Responder #5

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Nisso concordo, pois também tenho o meu desejo de tipo moto.

Mas quando se tem dois pequenos em casa e as finanças do casal se mobilizam noutro sentido...terá de o desejo esperar.

Percebo e admito que será contraproducente esta atitude quando se gosta de motos como é o meu caso, mas certos valores suplantam tudo e creio que não estarei sozinho nesta forma de pensar...em prioridades.

Tenho pena...mas tem de ser.  :-\

Um dia...um dia chegará a vez de dar corpo ao desejo.

Dalai Lama

Setembro 17, 2016, 12:28:24, 12:28
Responder #6

LoneRider

• **

• 364
Falas das preocupações (filhos)  como se tivessem apontado uma arma à  cabeça.
Afinal de contas,  não  curtis te as cócegas e os miminhos que deram lugar a um novo ser!?
Estou seguro que sim.
Mas se sim,  então houve desejo,  que te moveu a fazer cócegas e dar miminhos à  tua mulher.
É precisamente onde quero chegar.
Existe uma frase da minha autoria que diz :

"Gosto de perseguir os meus desejos.
Metem-se por estradas com muitas curvas. "

No fundo os desejos são realizável, e enfocas a tua vida na perseguição dos mesmos,  para os tornar verdade.
Tu tens um desejo concretizado por duas vezes e se conseguiste isto tudo,  não baixes os braços.
Se tu desejas,  tu consegues.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 17, 2016, 12:35:29, 12:35
Responder #7

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Não percebeste bem o que disse...não se trata de arma apontada à cabeça, nem nada sequer semelhante. :)

Trata-se de opção tomada na vida, saber ceder e conviver com o tempo de espera.

Não é hoje nem amanhã...mas será um dia.
Era e é nisto que assenta a minha ideia.

NOTA:  E para mim não há moto que se equipare a um filho.  :nice: :nice:
« Última modificação: Setembro 17, 2016, 12:38:00, 12:38 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Setembro 27, 2016, 19:10:54, 19:10
Responder #8

Moto2cool

• 4386
Voltando ao tópico original,  É positiva a defesa da própria mota, se não gostávamos dela não a compravamos,   o que é reprovável é a censura explícita ou implícita das outras marcas, não precisamos desfazer das outras para defender a nossa. Se alguém comprou a marca X é porque gostou dessa marca. O que me dá o direito de dizer que ela é menos boa? Uma pretensa  liberdade de opinião? A necessidade de reforçar o vínculo à sua marca? Para quê? Para exorcizar escolhas/experiências anteriores? Insegurança? (Normalmente o ataque é uma forma de autodefesa).  Cada um poderá ter a sua razão mas o que interessa é que  está a agredir os companheiros.  E se cada um devolvesse os mimos? Tínhamos uma guerra verbal? E o potencial desagregador desse debate?
Talvez seja simples calar essa vontade de dizer mal  e dar os parabéns ao companheiro que comprou a marca Y, porque afinal se ele gostou quem somos nós para discordar? Se nos sentimos violados por elogiar essa marca. Talvez um silêncio?... ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 28, 2016, 12:46:01, 12:46
Responder #9

mneves

• 3092

Masculino
Marcas?falo só do que sei ....
Aprendi que não há marcas más,existem sim defeitos ,vontade de os resolver.
Os utilizadores,donos é que lhes dão a imagem boa ou má,mas como para estimar veículos são poucos os que lhes dão valor....
São maquinas ,logo podem falhar,ter defeitos ,umas com mais ou menos possibilidades.
Dou o meu exemplo nas 125 ,
Uma Yamaha sem problemas em 15000 km,outra cheia de defeitos em 7000,uma CBF que vinha com o vidro estragado de fábrica e levou 2 interruptores de stop,uma kymco que nos mesmos km só apertos ....
E máquinas que deviam ser ótimas não é?
Existe uma marca de carros italiana que aparentemente está mal vista e chego a conclusão que muitos que dizem mal nunca os tiveram nem testaram,ouviram dizer é toma lá.
Sabem em quantos carros diferentes eu ando ao dia ?
Muitos mesmo,ja apanhei Porsche com problemas e defeitos,mercedes com plásticos estragados do sol,audi com peças deformadas etc,etc.
Não podemos estar a dizer mal da marca x ou y só porque ouvimos ,ou até porque a experiência não foi boa.
Eu não vou dizer mal da Yamaha só porque sim,da sym não conheço,nunca mexi,logo não faço esses comentários,o mesmo de qualquer marca.
Mas isto sou eu....
membro numero 16

Setembro 28, 2016, 13:02:36, 13:02
Responder #10

pedroareias

• Visitante
Pois!

Será a Alfa-Romeo?

Os Italianos foram "queimados até ao osso" pelas Revistas Francesas que inundaram os quiosques nos anos 80, 90 e início de 2000.

Uma das marcas que praticamente desapareceu foi a Lancia.

Ainda hoje vejo Lancias Lybra com aspecto irrepreensível.

A intriga e maledicência são corrosivas e custam empregos às pessoas. E desvalorizam a propriedade.

Dito isto, muitas marcas Japonesas ganharam fama no início, mas também eram mais baratas. Ou seja as pessoas diziam que eram óptimos produtos para o preço.

Depois de destruirem a Indústria Europeia de 2 rodas, subiram os preços e relaxaram um pouco na qualidade e inovação.

Será que o novo Fiat Tipo é muito pior do que um Golf? Ou é só diz-que-disse?

.
Marcas?falo só do que sei ....
Aprendi que não há marcas más,existem sim defeitos ,vontade de os resolver.
Os utilizadores,donos é que lhes dão a imagem boa ou má,mas como para estimar veículos são poucos os que lhes dão valor....
São maquinas ,logo podem falhar,ter defeitos ,umas com mais ou menos possibilidades.
Dou o meu exemplo nas 125 ,
Uma Yamaha sem problemas em 15000 km,outra cheia de defeitos em 7000,uma CBF que vinha com o vidro estragado de fábrica e levou 2 interruptores de stop,uma kymco que nos mesmos km só apertos ....
E máquinas que deviam ser ótimas não é?
Existe uma marca de carros italiana que aparentemente está mal vista e chego a conclusão que muitos que dizem mal nunca os tiveram nem testaram,ouviram dizer é toma lá.
Sabem em quantos carros diferentes eu ando ao dia ?
Muitos mesmo,ja apanhei Porsche com problemas e defeitos,mercedes com plásticos estragados do sol,audi com peças deformadas etc,etc.
Não podemos estar a dizer mal da marca x ou y só porque ouvimos ,ou até porque a experiência não foi boa.
Eu não vou dizer mal da Yamaha só porque sim,da sym não conheço,nunca mexi,logo não faço esses comentários,o mesmo de qualquer marca.
Mas isto sou eu....
« Última modificação: Setembro 28, 2016, 15:08:53, 15:08 por pedroareias »

Setembro 28, 2016, 13:07:03, 13:07
Responder #11

mneves

• 3092

Masculino
Do fiat tipo já andei e todos os meus colegas dizem o mesmo ,está melhor e bem ,para mim ,melhor que o golf atual,mas cá está eu embirrei com vag pois todos dizem ser os supra sumos e eu tenho provas em contrário.
Mas não posso estar a deitar a baixo,cada qual no seu ,todos são bons na sua essência
Referia mesmo ao grupo fiat,muitos nem a história sabem,o diesel como está é graças a eles  não aos alemães....
Bem há me Estiquei para dar discussões
« Última modificação: Setembro 28, 2016, 13:09:01, 13:09 por mneves »
membro numero 16

Setembro 28, 2016, 13:38:05, 13:38
Responder #12

rodrigues

• Visitante
No meu DB afirmei que iria ser duro se encontrasse defeitos impróprios de uma marca prestigiada como a Honda e até agora só mencionei a facilidade com que o vidro original se riscava ( felizmente foi só isso ) ficando o resto para daqui a uns kms ou anos pois ainda é uma criança.

Apesar de não ter encontrado mais defeitos, antes pelo contrário, só encontro virtudes será por isso que afirmo ser a melhor mota do mundo só por ser minha ? claro que não, tem é o melhor dono do mundo !...

Setembro 28, 2016, 13:39:00, 13:39
Responder #13

dfelix

• 5006
Se alguém comprou a marca X é porque gostou dessa marca.

Pode ter comprado por influencia...
Pode ter comprado porque... não havia dinheiro para outra.

A necessidade de reforçar o vínculo à sua marca? Para quê?

Necessidade de pertencer a uma tribo.

Setembro 28, 2016, 13:42:04, 13:42
Responder #14

Moto2cool

• 4386
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 28, 2016, 15:33:02, 15:33
Responder #15

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Pois a minha não é a melhor porque existe um grande nº de coisas de que eu não gosto nela, a começar pela porcaria da corrente , que tem uma quantidade de inconvenientes, depois o espaço tanto para as pernas como para arrumação debaixo do banco, depois a cx DCT é boa em algumas ocasiões mas por vezes torna-se irritante, quando começa a tirar e pôr mudança etc,etc,

Mas tb tem coisas muito boas ou excelentes,  como problemas com 24.000 kms é zero , sim tive a bateria e o amortecedor do banco, mas a Honda aprontou-se logo a substituir ao abrigo da garantia  e tb. não faz baterias , já o amortecedor apesar de não o fabricar tinha a obrigação de o testar convenientemente,  para suportar o peso do banco,  este novo  já está montado em outra posição diferente .
Depois tem o melhor dela que são os consumos, fui mais a pendura ,da Ponte Vasco da Gama em Caravana ao almoço e cheguei a Èvora com 2,9  , isto nem uma 125 fazia, claro que o normal dela não é este, é 3,7 para cima até 4,00 lts/100.

Conclusão: A minha tb não é a melhor...pelo menos para me servir na totalidade .

:scooter: :sportbike: :chopper:
 :bandeiraportugal:

« Última modificação: Setembro 28, 2016, 15:55:58, 15:55 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 28, 2016, 17:11:29, 17:11
Responder #16

mneves

• 3092

Masculino
Pois a minha não é a melhor porque existe um grande nº de coisas de que eu não gosto nela, a começar pela porcaria da corrente , que tem uma quantidade de inconvenientes, depois o espaço tanto para as pernas como para arrumação debaixo do banco, depois a cx DCT é boa em algumas ocasiões mas por vezes torna-se irritante, quando começa a tirar e pôr mudança etc,etc,

Mas tb tem coisas muito boas ou excelentes,  como problemas com 24.000 kms é zero , sim tive a bateria e o amortecedor do banco, mas a Honda aprontou-se logo a substituir ao abrigo da garantia  e tb. não faz baterias , já o amortecedor apesar de não o fabricar tinha a obrigação de o testar convenientemente,  para suportar o peso do banco,  este novo  já está montado em outra posição diferente .
Depois tem o melhor dela que são os consumos, fui mais a pendura ,da Ponte Vasco da Gama em Caravana ao almoço e cheguei a Èvora com 2,9  , isto nem uma 125 fazia, claro que o normal dela não é este, é 3,7 para cima até 4,00 lts/100.

Conclusão: A minha tb não é a melhor...pelo menos para me servir na totalidade .

:scooter: :sportbike: :chopper:
E graças a quem??? Vá diz lá
Ir atrás da 125 trouxe bons consumos a todos....
membro numero 16

Setembro 28, 2016, 19:12:42, 19:12
Responder #17

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica

Pronto! Está explicado!
A melhor moto/marca é a do Marco!

Hehehehe

Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 28, 2016, 19:15:06, 19:15
Responder #18

mneves

• 3092

Masculino

Pronto! Está explicado!
A melhor moto/marca é a do Marco!

Hehehehe

Agora a sério,ja fui mais nisso das marcas e mudei quando levei a " chapada " de luva branca naquela japonesa que tive  .
membro numero 16

Setembro 28, 2016, 19:39:07, 19:39
Responder #19

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Sim é verdade   Marco, graças a ti que eras dos mais lentos, senão ai,ai... lá se iam os consumos.

abraço Marco

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------