Olá,
Visitante
. Por favor
entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Fórum
Ajuda
Pesquisa
Entrar
Registe-se
Clube Português Motociclismo
»
GERAL
»
Assuntos Diversos
»
Scooter ou moto?
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Scooter ou moto? (Lida 3362 vezes)
Agosto 10, 2018, 23:56:07, 23:56
Lida 3362 vezes
isaac.sr
Visitante
Scooter ou moto?
Boas,
Sou iniciante no mundo de duas rodas (tenho cerca de 1.500km feitos) e ainda não adquiri a minha própria mota. Estou aqui com uma dúvida, provavelmente um pouco estúpida
.
Se iniciar com uma scooter irei adquirir experiência para aumentar de cilindrada daqui a um ano, ou essa experiência deve ser desde já numa mota com mudanças?
Abraços e boas curvas!
Registado
Agosto 11, 2018, 00:46:59, 00:46
Responder #1
Africandruglord
Motociclista: 2 estrelas ❇❇
466
Marca Motociclo: Yamaha
Modelo Motociclo: MT 07
Localidade: Algures
Re: Scooter ou moto?
Começa já com mota, esquece a scooter.
Registado
Agosto 11, 2018, 11:18:13, 11:18
Responder #2
Sapiens21
Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇
18501
Texto Pessoal
Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Começa como entenderes...
Compra aquilo que gostas e, se possível, aquilo que de momento se adapta ao que pretendes. O resto vem com o tempo. Não penses por agora muito nisso.
Não falta gente que no passado se iniciou em scooters e se acha no presente o maior a andar de moto, pelo que não acho que haja uma relação directa com aquilo com que te inicias.
Na minha maneira de ver, o que é importante (ou ideal), é teres gosto em andar em 2 rodas.
Se houver possibilidade de fazeres algum curso como o da EPH, melhor ainda...
Tudo de bom e compra o que gostas e a carteira permite. Se tiveres mesmo isto do "bichinho) das 2 rodas...o resto vai acontecendo.
Registado
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."
Dalai Lama
Agosto 11, 2018, 11:36:25, 11:36
Responder #3
2low
Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇
5457
Marca Motociclo: Royal Enfield
Modelo Motociclo: Guerilla 450
Localidade: Almada
A scooter é também um motociclo...
Dentro dos motociclos, sem grande exatidão de nome técnico tens:
-moto tradicional de caixa manual, apesar de haver já modelos com caixas automáticas
-scooter/maxiscooter (acelera/aspirador na brincadeira)
Quanto às scooters/maxiscooters, para mim separo-as da seguinte forma:
-scooters até 400cc de tamanho compacto e scooters de 125cc gorditas
-maxiscooters acima de 400cc mais gorditas ou mais magritas
(é normal chamarem de maxiscooter a uma Sym GTS125 por exemplo… eu discordo plenamente!)
A condução é bastante diferente entre um motociclo de caixa e uma scooter.
Uma pessoa que se adapte às scooters, depois passa para um motociclo de caixa, vai estranhar primeiro e depois adorar mas voltar às scooters é depois mais estranho e complicado, estou a especular mas baseado no que fui ouvindo de vários companheiros das 2 rodas.
Portanto, se gostas de scooters começa nas scooters mas se ambicionas andar de "moto tradicional" começa logo com uma.
Depois tens é de escolher um motociclo que se adapte à tua estatura para minimizares chatices e aborrecimentos:
-andar com um motociclo enorme e alto quando não se tem nenhuma experiencia pode significar bastantes quedas no arranque ou em manobras…
Registado
Agosto 12, 2018, 00:01:12, 00:01
Responder #4
PSC1610
Visitante
Comprei uma pcx na semana passada e estou contente.
Máquina interessante.
Registado
Agosto 12, 2018, 20:54:19, 20:54
Responder #5
Rui Jorge
Motociclista: 2 estrelas ❇❇
146
Marca Motociclo: BMW
Modelo Motociclo: R 1200 GS
Localidade: Quinta do Anjo
Boas, tudo depende para onde te sentes inclinado. Agora se a tua perspectiva é teres uma scooter como iniciação e depois passar para uma mota, eu, se estivesse na tua situação optaria logo pela mota. A scooter é diferente a vários níveis e, portanto, não te vai dar nenhuma vantagem que não possas tirar logo desde o início com uma mota. A scooter tem (habitualmente) rodas mais pequenas, não tem mudanças, tem uma posição de condução mais "sentada", portanto a vários níveis tem um comportamento dinâmico diferente de uma mota. Mas, nestas coisas do motociclismo o teu coração é que pode decidir. No final o importante é que tires o maior gozo da tua montada.
Abraço
Registado
Agosto 12, 2018, 21:07:05, 21:07
Responder #6
Cross
Global Moderator
Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇
1162
Marca Motociclo: Honda
Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Como iniciação podes começar com uma ou com outra. É indiferente. Podes ganhar experiência em uma outra. Podes começar num modelo de mais baixa cilindrada ou de alta cilindrada que permite alguns erros etc...
Acho o que é mais importante é saber a utilização que pensas dar ao motociclo
.
Existem scooter e motos e 3 rodas etc... e todas têm os seus pontos mais forte e mais fracos.
Escolher o tipo de moto para o tipo de utilização pertendida é o principal factor na escolha no caminho para a tua melhor experiência pessoal.
Isto aqui se partilhares as tuas ideias poderemos ajudar.
Boas escolhas
Sent from my SM-G965F using Tapatalk
Registado
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!
Agosto 12, 2018, 21:52:05, 21:52
Responder #7
MiguelMota
Motociclista: 1 estrela ❇
20
Marca Motociclo: Yamaha
Modelo Motociclo: YZF R6
Localidade: Loures
Boas
Acho que deves iniciar com aquilo que te dá gozo, começar por scooter para andar a subir de cilindrada para ganhar experiência se calhar vais andar anos a conduzir algo que nem gostas. O que conta é o juízo e saberes que sendo iniciante tens os teus limites.
Eu tirei a carta e sem qualquer quilómetro além dos feitos nas aulas comprei uma R6 e quase 3 meses depois estou super feliz. Demorei uns 15 dias a passar dos 100km/h e ainda não passei dos 200. Não estou a dose para ires buscar uma R6 ou algo assim mas apenas a dizer que a moto só anda o que quiseres e que existe o simples prazer de conduzir algo que gostas mesmo que a baixa velocidade.
Registado
Agosto 17, 2018, 09:19:19, 09:19
Responder #8
tmr
Visitante
Eu comecei com scooter, mas como depois somos obrigados a tirar a carta para subir de cilindrada,mesmo que seja para continuar com uma "acelera"...
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Clube Português Motociclismo
»
GERAL
»