Autor Tópico: Tecnologia / Motores de válvulas laterais  (Lida 4937 vezes)

Agosto 16, 2018, 00:02:30, 00:02
Lida 4937 vezes

pedroareias

  • Visitante
Para encorajar a malta mecanicamente inclinada, vejam aqui a compacidade, beleza e simplicidade técnica do Harley Flathead (válvulas laterais):






E já agora, o primeiro Flat-Twin da BMW:

https://en.wikipedia.org/wiki/BMW_M2B15

Uma versão mais moderna utilizada na BMW R32:

« Última modificação: Agosto 16, 2018, 00:20:15, 00:20 por pedroareias »

Agosto 16, 2018, 09:39:41, 09:39
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Será também este tipo de simplicidade que permite que haja tantos vídeos a mostrar como facilmente se consegue colocar em funcionamento um destes blocos, mesmo quando parados durante décadas.

Não serão os únicos, mas a simplicidade...tem neste caso o lado bom.

Um motor moderno e cheio de sensores e electrónica, seria muito mais complicado de ligar com mais do que umas chaves básicas, uma limpeza e umas sprayzadas... ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 16, 2018, 09:58:17, 09:58
Responder #2

pedroareias

  • Visitante
Foi uma tecnologia abandonada prematuramente. Em termos de robustez e durabilidade é muito superior à que temos hoje em dia.

Potência máxima era pouco competitiva (algumas tinham 25-28 cv para 750cc), apesar de bom binário em baixas, mas há especialistas que estudaram o assunto e parece que morreu de facto antes do tempo:

Com materiais modernos, optimização, podia fazer-se uma "NC750X" com um motor flathead para durar uns milhões de km.

https://www.cycleworld.com/flat-head-motorcycle-engine-examined-kevin-cameron-top-dead-center

https://www.hotrod.com/articles/0905sr-ford-flathead-myths/

http://forums.aaca.org/topic/176212-flathead-engines-vs-overhead-valves/

Agosto 16, 2018, 10:21:31, 10:21
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É algo que não interessa às marcas. :)
Ou pelo menos à maioria delas...

O tipo de materiais teria de ser muito provavelmente bem mais durável do que agora, com componentes internos "à prova de bomba".

Uma moto para fazer hipotéticos 3 milhões de Kms e com o mínimo de manutenção, teria um custo bem elevado.

Ok...ok...não tarda e vão-me demostrar que existem carros que o fizeram e até mais. EU SEI...
Também conheço a história do Volvo P1800s  :nice: :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 16, 2018, 11:29:13, 11:29
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
E penso que tambem nao interessara aos clientes.  :D


As marcas gastam muito dinheiro a estudar as formas das cameras de combustão e dos topos dos pistoes porque é um dos pontos que mais definem o caracter, as performances e a eficacia de um motor.


As valvulas laterais tem a grande vantagem da simplicidade mecanica, mas tem a grande desvantagem de terem uma pessima eficacia pois o fluxo dos gases é muito mau e apenas é funcional em motores que sejam mesmo muito pouco rotativos.

Tenho praticamente a certeza que seria praticamente impossível cumprirem as normais ecologicas. A norma neste momento é o DOCH ou seja 2 arvores de cames a cabeca precisamente pelo controlo cirurgico dos momentos de abertura e fecho das valvulas, uma vez que o cruzamento, ou seja, a quantidade de tempo em que estas estao abertas ao mesmo tempo no ciclo de combustao precisa de ser cada vez menor.

Ao mesmo tempo, o controlo da admissao durante o regime usando sistema de controlos de variacao de abertura das valvulas tem sido o principal sistema para se conseguir ganhos de potencia e de manter uma consistencia e flexibilidade da curva de binario durante todos os regimes de RPM.  (nas motos, porque nos carros as normas mais apertadas ja obrigam a sobrealimentacao)
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 16, 2018, 11:33:58, 11:33
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Os construtores têm optado por sistemas de distribuição mais complexos pois precisam de contornar pesadas restrições no que diz respeito a emissões e serem competitivos no que diz respeito a consumos.

Agosto 16, 2018, 11:38:39, 11:38
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Sim... para contrabalançar a perca de potencia que a entrada das novas normas, quase todos tem precisado de subir cilindradas e/ou introduzir sistemas VVT em diversos modelos  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 16, 2018, 19:54:43, 19:54
Responder #7

pedroareias

  • Visitante
Ainda há motores de válvulas laterais e são eficientes a baixas rpm. Estou no TM não dá jeito por os links.

Relativamente aos OHV, OHC e DOHC,
Nem todos são DOHC  a VFR1200 é só OHC.
Também há VVT em OHV.

Depois completo.

Agosto 16, 2018, 20:19:17, 20:19
Responder #8

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Sim Pedro... cada motor é um caso...


A grande vantagem de teres 2 cames é a actuacao directa e mais precisa sobre a valvula
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 16, 2018, 22:52:08, 22:52
Responder #9

pedroareias

  • Visitante
OK. Estou a ver que és o Dante Giacosa Português  :festa:

1915, 745cc 55 cavalos numa Harley, https://www.cycleworld.com/harley-davidson-eight-valve-mystery

2018, 745cc 54 cavalos com ohc na NC750.
...

Todas as soluções têm vantagens e desvantagens.


Mas afinal a Honda o que fez? Nem copy-paste!

Prefiro a Harley Eight Valve.
« Última modificação: Agosto 17, 2018, 00:40:14, 00:40 por pedroareias »

Agosto 17, 2018, 02:35:14, 02:35
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988

Agosto 17, 2018, 09:55:03, 09:55
Responder #11

pedroareias

  • Visitante
OK, fixe.

O consumo de bens é importante, mas aqui estávamos a falar da Harley FHAC eight valve. https://www.motorcyclistonline.com/harley-davidson-1916-model-17-fhac-61ci-8-valve-racer-review-test

(já agora, o bloco desta era maior, com 998cc)

É um modelo histórico. Em 2015 foi vendido um exemplar que não funcionava por 600000 dólares.

Era talvez a BMW HP4 Race de 1915-1916-1917.

Já reparaste que se pode dizer sempre o mesmo: alguém que tenha uma RR a fazer menos de 7 seg nos 0-200 vai dizer o mesmo das GT...

Portanto não será por aí. É o pacote, a época, o glamour, o equilíbrio e a velocidade.

Uma Hayabusa de 1999 tem o lugar na história. A S1000rr também, tal como as Triumph Bonneville, Norton Manx, as Ducati Monster, a H2, a Vespa Rally, até a Piaggio MP3.

É isso que faz parte do Hobby. Uma Harley Sportster de 1957 provavelmente é uma lesma, mas tem valor intrínseco e de mercado, pelo seu significado.

Há mais riqueza no tema do que parece.





Eu cá prefiro aqueles motores em que se roda punho e eles andam. Se a cambota é a 287.56º, se as valvulas são laterais, se os pistões são hexagonais ou se os cilindros são de metal bi-composto xpto interessa-me tanto como saber a constituição do governo do Camboja. Isso é o trabalho de quem desenvolve motores.

Na prática, o que eu gosto num motor é:
- Uma boa resposta em baixas e médias, sem necessitar constantemente de recurso à caixa
- O minimo de vibrações possível a passar para o condutor nos poisa pés ou no guiador
- Capacidade de rodar a velocidades de cruzeiro entre os 150~160 sem sentir o motor em esforço (aqui mais relacionado com a potência que com a tipologia do motor em si)

As "tecnicalidades" deixo para os engenheiros que os desenvolvem. Na maioria das vezes mais grau menos grau é para o lado que 99.9% dos condutores melhor dorme.
« Última modificação: Agosto 17, 2018, 10:11:54, 10:11 por pedroareias »

Agosto 17, 2018, 10:25:44, 10:25
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A versão militar da máquina...

Para se ouvir o trabalhar deste modelo com +70 anos.  :nice: :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 17, 2018, 11:28:28, 11:28
Responder #13

pedroareias

  • Visitante
Então quando é que vamos todos passear?


Agosto 17, 2018, 15:09:58, 15:09
Responder #14

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
OK. Estou a ver que és o Dante Giacosa Português  :festa:

1915, 745cc 55 cavalos numa Harley, https://www.cycleworld.com/harley-davidson-eight-valve-mystery

2018, 745cc 54 cavalos com ohc na NC750.
...

Todas as soluções têm vantagens e desvantagens.


Mas afinal a Honda o que fez? Nem copy-paste!

Prefiro a Harley Eight Valve.


O motor da NC nem tem nenhuns numeros recordes de potencia ou binario  :D e calculo que os da Harley sejam numeros recordes para a epoca.


As valvulas laterais tem grandes vantagens em termos de simplicidade mecanica (as valvulas quase que sao acionadas pela cambota - ok, por um veio paralelo  ;)) o que dispensa correias ou correntes para acionar as cames. Por outro lado a cabeca tambem "apenas" precisa de ter a camera de combustao uma vez que admissao e valvulas estao no bloco do motor.... a reducao de altura do motor é brutal  :nice:ta



Agora... a grande desvantagem é a entrada e saida dos gases para a camera... nao é tao central e tao perto do ponto de ignicao, nem a camera consegue ficar alinhada com o centro do pistao  :nice:



Pedro... disseste ai que o motor da VFR nem é DOHC, tem apenas uma arvore de cames... ok... mas como te disse cada motor é uma aplicacao.

Um DOHC tem como grande vantagem o acionamento das valvulas por touches, e a capacidade que ganhas em desfasar apenas a came que faz escape.

Num 4 em linha teres uma simples came a acionar 16 valvulas é perfeitamente possivel, mas é "apertado".

O motor da VFR calculo que seja um 4 em V e que tenha VTEC... ou seja... tens uma came para 8 valvulas... e como tens o vtec quase que apostaria que o sistema de desfazamento e aumento de lift da valvula esteja entre o martelo e a propria valvula...

Portanto... cada motor é um motor e tem uma aplicacao especifica... como disseste e muito bem... isto na mecanica quando ser perde de um lado, está-se a ganhar de outro  ::P:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 17, 2018, 15:56:25, 15:56
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
O motor da VFR calculo que seja um 4 em V e que tenha VTEC... ou seja... tens uma came para 8 valvulas... e como tens o vtec quase que apostaria que o sistema de desfazamento e aumento de lift da valvula esteja entre o martelo e a propria valvula...

A V4 da 800 é DOHC e tem o vtec.
A V4 da 1200, que é a que o areias se refere é "unicam" e não tem vtec.

Só não percebi é até que ponto seja "bom exemplo" quando foi precisamente uma das muitas vítimas do euro 4.
A mesma motorização continua em catálogo na crosstourer, mas... numa versão descafeínada do mesmo.

Agosto 17, 2018, 16:20:18, 16:20
Responder #16

pedroareias

  • Visitante
A vfr 1.2 é um SOHC mais leve que o vetusto vtec800.

Não é sempre a complexidade a ganhar.

A cilindrada ainda é das formas mais elementares de produzir power.

Conhecem as molas de lâminas? Indian e Cia.

Já não se usam, claro.


O motor da VFR calculo que seja um 4 em V e que tenha VTEC... ou seja... tens uma came para 8 valvulas... e como tens o vtec quase que apostaria que o sistema de desfazamento e aumento de lift da valvula esteja entre o martelo e a propria valvula...

A V4 da 800 é DOHC e tem o vtec.
A V4 da 1200, que é a que o areias se refere é "unicam" e não tem vtec.

Só não percebi é até que ponto seja "bom exemplo" quando foi precisamente uma das muitas vítimas do euro 4.
A mesma motorização continua em catálogo na crosstourer, mas... numa versão descafeínada do mesmo.

Agosto 17, 2018, 16:37:13, 16:37
Responder #17

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
A vfr 1.2 é um SOHC mais leve que o vetusto vtec800.

Não é sempre a complexidade a ganhar.

Só que neste caso perdeu!
O motor sobrevive moribundo adaptado a um produto menos exigente ao nível de specs, como é o caso da CrossTourer.
Para o finalidade a que foi desenvolvido já não serve.
Teve um ciclo de vida que não chegou a 10 anos.

Já o 800 continua em produção sem grandes alterações há uns... 16 anos.


Agosto 17, 2018, 18:53:51, 18:53
Responder #18

pedroareias

  • Visitante
O 800 tem consumos semelhantes aos da 1200, alegadamente.

Voltem as válvulas laterais de 1910. Estão perdoadas.

« Última modificação: Agosto 17, 2018, 18:54:52, 18:54 por pedroareias »

Agosto 17, 2018, 23:02:58, 23:02
Responder #19

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
O 800 tem consumos semelhantes aos da 1200, alegadamente.

Não interessa... morreu!  :D

Agosto 18, 2018, 00:13:12, 00:13
Responder #20

pedroareias

  • Visitante

Agosto 18, 2018, 09:25:09, 09:25
Responder #21

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988

Agosto 18, 2018, 10:29:20, 10:29
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...


http://webshop.45flatheadservice.com/epages/63114975.mobile/en_GB/?ObjectPath=/Shops/63114975/Products/"WL+750+red"&Locale=en_GB

Já que se falou algures no fórum sobre a valorização, é interesse olhar para esta moto de 1942 (mais idade do que que provavelmente qualquer membro por cá inscrito) e que custava - já que foi vendida entretanto - praticamente €13.000....

Para lá de ser muito rudimentar em muita coisa para os "padrões actuais", não deixa de ser algo que valoriza com o tempo.
Aliás...até acho que ficou bem barata. :)

Comprar uma Fat Bob nos dias de hoje, duvido muito que daqui por umas décadas consiga o mesmo.

Esta outra foi arrematada no leilão do Bonhams por quase €30.000.
Good investments... ;) Na altura em que saiu seriam umas centenas de dólares.

https://www.bonhams.com/auctions/23333/lot/37/
« Última modificação: Agosto 19, 2018, 16:39:25, 16:39 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 19, 2018, 15:43:24, 15:43
Responder #23

pedroareias

  • Visitante
Magnífica!

A versão de corridas (modelo K que era já uma evolução do W) da 750 arrefecida a ar e válvulas laterais mas já com a cabeça especial chegava aos 58 cavalos.

Um décimo ou menos da tecnologia da NC750, a mesma cilindrada, arrefecimento a ar, válvulas laterais, mas mais potência:


https://en.wikipedia.org/wiki/Harley-Davidson_KR




E a versão K de estrada pesava 181kg a seco: https://www.bikez.com/motorcycles/harley-davidson_k_1952.php




http://webshop.45flatheadservice.com/epages/63114975.mobile/en_GB/?ObjectPath=/Shops/63114975/Products/"WL+750+red"&Locale=en_GB

Já que se falou algures no fórum sobre a valorização, é interesse olhar para esta moto de 1942 (mais idade do que que provavelmente qualquer membro por cá inscrito) e que custava - já que foi vendida entretanto - praticamente €13.000....

Para lá de ser muito rudimentar em muita coisa para os "padrões actuais", não deixa de ser algo que valoriza com o tempo.
Aliás...até acho que ficou bem barata. :)

Comprar uma Fat Bob nos dias de hoje, duvido muito que daqui por umas décadas consiga o mesmo.

Esta outra foi arrematada no leilão do Bonhams por quase €30.000.
Good investiments... ;) Na altura em que saiu seriam umas centenas de dólares.

https://www.bonhams.com/auctions/23333/lot/37/
« Última modificação: Agosto 19, 2018, 16:17:21, 16:17 por pedroareias »

Agosto 19, 2018, 17:06:17, 17:06
Responder #24

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A questão da potência entre o que era alcançado na década de 40' face ao que é apresentado hoje numa utilitária, parece-me - do alto do meu desconhecimento de mecânica - uma questão um bocado longínqua para comparação.

E refiro-o por ter algumas dúvidas se não o será inteiramente de propósito....ou seja, uma marca nos dias de hoje - provavelmente qualquer uma - conseguirá extrair de um bloco mais do que aquilo que apresentam as suas specs, só não o fazendo porque simplesmente não é essa a vontade para determinado modelo.

Entretanto decidi seguir os links postados e dei por mim a pesquisar um pouco mais pela KR.  :nice:

Fui então descobrir um exemplar de 1959 que foi leiloado em 2015 em Las Vegas e que pertenceu ao piloto norte-americano Joe Leonard, que competiu tanto em motos como automóveis.




O estado em que se encontrava esta moto que lhe pertenceu, merece um olhar atento...  :nice:











"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 19, 2018, 17:18:07, 17:18
Responder #25

pedroareias

  • Visitante
Sapiens21: claro que comparar uma NC a uma moto de corridas é caricato e apples to oranges. No entanto é para ilustrar os avanços do passado e apresentar tecnologias diferentes das actuais!

Há outro aspecto, obsession with completeness. É uma armadilha, nunca texto algum estará completo.


Agosto 19, 2018, 20:19:07, 20:19
Responder #26

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...




"A nice used right side gas tank for 1941 through 1946 UL models. Will fit other years.(....)"


No Ebay, existe de tudo e pedem-se valores que por vezes "dão que pensar".

Neste caso, as licitações para este depósito (ou metade dele) onde se nota bem o quanto foi alvo da passagem do tempo...iniciam-se nos 650 dólares americanos.
Até ao momento não existe uma única intenção de compra, mas demonstra com clareza o quanto se pede por algo da marca quando leva já décadas de existência (não é a única) e onde neste caso é impossível passar despercebido o seu look bastante...rusty.

Há marcas e alguns modelos muito específicos onde o maior investimento a fazer é mesmo guardá-las por vários anos.
Pode comprar-se algo mais recente, obviamente, mas algumas...quanto mais tempo passa, m€lhor e mais razões para ceder à tentação de a despachar.  :)

Termina daqui a pouco tempo...
Apressem-se. ;)
LINK
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 19, 2018, 20:26:52, 20:26
Responder #27

pedroareias

  • Visitante
Belíssimo. Estás a pensar o mesmo que eu? Comprar uma W ou uma K toda podre e restaurá-la?

Este depósito está realmente um bocadinho passado.

Mas sabes, se tens (algum) equipamento em casa, podes fazer excelentes negócios no ebay.

Se não houver buracos, metes numa tina com ácido clorídrico, lavas, desamassas com um varão, segues o processo de lixagem e pintura e fica melhor do que nova!








"A nice used right side gas tank for 1941 through 1946 UL models. Will fit other years.(....)"


No Ebay, existe de tudo e pedem-se valores que por vezes "dão que pensar".

Neste caso, as licitações para este depósito (ou metade dele) onde se nota bem o quanto foi alvo da passagem do tempo...iniciam-se nos 650 dólares americanos.
Até ao momento não existe uma única intenção de compra, mas demonstra com clareza o quanto se pede por algo da marca quando leva já décadas de existência (não é a única) e onde neste caso é impossível passar despercebido o seu look bastante...rusty.

Há marcas e alguns modelos muito específicos onde o maior investimento a fazer é mesmo guardá-las por vários anos.
Pode comprar-se algo mais recente, obviamente, mas algumas...quanto mais tempo passa, m€lhor e mais razões para ceder à tentação de a despachar.  :)

Termina daqui a pouco tempo...
Apressem-se. ;)
LINK

Agosto 19, 2018, 21:43:06, 21:43
Responder #28

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não estava a pensar em restaurações... :)

Estava mesmo a ver o exemplo do valor sempre em crescimento (no tempo) de alguns motociclos - como o caso da Harley - e que levam a pensar que por vezes a venda prematura pode ser um erro.

Estou convicto que a par de muitas Harley's muito antigas, tenho na minha DN-01 algo que vai tornar-se num clássico dentro de alguns anos, tanto graças à sua raridade como o seu look e que, mesmo para os padrões actuais, está algo fora do seu tempo.

(Podem rir-se da minha ideia de moto que vai valorizar... Eu não me importo, a sério!).  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 19, 2018, 22:06:24, 22:06
Responder #29

pedroareias

  • Visitante

Não duvides, mas aí tens de manter a tua Honda DN-01 absolutamente original! Nada de mudanças de cor, por exemplo.

E convirá arranjar uma forma de a preservar com um saco de vácuo. Há vários tutoriais sobre esse tema.



Não estava a pensar em restaurações... :)

Estava mesmo a ver o exemplo do valor sempre em crescimento (no tempo) de alguns motociclos - como o caso da Harley - e que levam a pensar que por vezes a venda prematura pode ser um erro.

Estou convicto que a par de muitas Harley's muito antigas, tenho na minha DN-01 algo que vai tornar-se num clássico dentro de alguns anos, tanto graças à sua raridade como o seu look e que, mesmo para os padrões actuais, está algo fora do seu tempo.

(Podem rir-se da minha ideia de moto que vai valorizar... Eu não me importo, a sério!).  :)

Agosto 19, 2018, 22:36:44, 22:36
Responder #30

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
:)

Não pretendo chegar a tanto (nem de perto)...e tenho dúvidas que muitas, ou mesmo a maioria das que valorizam e chegam mesmo a leilão, tenham de passar por tamanho cuidado.  :nice:

A minha vontade de a manter é mais modesta e não passa por chegar a extremos de conservação.
O que for será.

Tantas são as Harley - como os exemplos já indicados neste tópico - que mesmo com sinais claros de décadas na sua superfície, não deixam de valorizar.  :nice:


Até assim neste estado são pedidos... 75.000 dólares.


http://www.classicmotorcycleconsignments.com/motorcycles/Harley-Davidson/images/1914%20Harley%20Basket%20Case/1914-Harley-10F-BasketCase-1.JPG

Ok, admito que essa é uma Harley super rara de 1914, mas nem um bem mais recente Ferrari 360 Modena depois de acidentado e bem batido, se calhar vale tanto. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 23, 2018, 15:39:02, 15:39
Responder #31

pedroareias

  • Visitante
Amigos: vou apagar os posts fora do contexto, OK?

Isso inclui as respostas da minha parte.

Agosto 26, 2018, 21:01:33, 21:01
Responder #32

pedroareias

  • Visitante
A compacidade destes motores é irresistível:

Setembro 03, 2018, 11:01:28, 11:01
Responder #33

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pareceu-me interessante para o tópico esta imagem que encontrei e que vai mostrando os motores que passarem pela H-D.

São quase 100 anos a separar o Flat-Head do Twin-Cam 96.



Mas claro, existe ainda o bem mais recente Milwaukee-Eight Big Twin!  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama