Deixo aqui mais uns comentários sobre algumas dúvidas levantadas pelo companheiro @Buda.
Autonomia:No modo hibernação e para o meu perfil de deslocação - casa/trabalho, 20 mins cada lado + voltas pontuais ao fim-de-semana -- chego a carregar o MT com intervalos de 2 semanas. Bem bom para o tamanho.
Funciona assim (partindo da perspectiva que está estacionada):
Quando estacionas, passado uns mins entra em modo "hibernate". Envia uma mensagem a informar que "adormeceu".
Se ocorrer algum movimento, acorda automaticamente. Envia uma mensagem a informar que "acordou".
Se entretanto sair da zona delimitada pré-definida (casa, work etc), envia mensagem a alertar para "saiu da zona XXX".
Registo posições:Uma forma de "forçar" o registo da posição junto do sitio onde paramos (garagem, ou qlq outro sitio subterrâneo onde perdemos sinal) é aguardar uns minutos antes de entrar.
Isto porque penso que a velocidade a que nos deslocamos pode interferir com a obtenção dos dados GPS, mas não tenho a certeza.
Exemplo: imagina que o MT tenta obter os dados GPS mas vais no momento a 180kms/h... não sei até que ponto terá capacidade de fazer a triangulação em tempo útil e obter os dados. A 180, desde o momento do pedido ao GPS até obter os dados de triangulação, já estás a mais de 300 metros à frente... e isso pode baralhar as contas todas e invalidar os resultados (porque o grau de de imprecisão seria demasiado grande). Mas são apenas suposições minhas, hehehe :P
Não que para mim seja assim tão importante obter essa posição. Interessa-me bem mais obter a posição se alguém a "forçar" a sair do sitio sem autorização!!!
Localização vs. detecção movimento:Dentro de uma garagem/box subterrânea, dificilmente conseguirá obter sinal GPS. Só mesmo aqueles trackers pro, com antenas incorporadas de alto ganho, e mesmo assim......
Já se alguém mexer, sim, TENTA enviar a notificação para a app. E digo tenta porque em muitas garagens também se perde o sinal GSM/GPRS.
No entanto penso que envia assim que conseguir, uma vez cá fora.
Não tenho a certeza porque como tenho safety zones definidas, recebo a mensagem assim que entro/saio de uma dessas zonas de geo-location -- o que vai dar ao mesmo.
Nos meus testes e no uso de +1 ano, recebi sempre essas notificações an app ao sair/entrar nas zonas de segurança.
Alertas na app/telemóvelO MotardTracker NÃO telefona para o telemóvel.
Envia as notificações para a app apenas (dai eu usar o MacroDroid para garantir que são ouvidas, som no máximo, sirenes e tal

).
É necessário ter WiFi ou Dados 3G activos para receber as notificações.
No caso de queda ou pressionar botão emergência, aí sim envia SMS com as coordenadas para as pessoas que estiverem na lista.
Na altura disseram-me que estavam a avaliar a possibilidade de enviar SMS no caso de quando detecta que saiu de uma área pré-definida -- mas como isso implica custos e negociações com operadoras, até agora não foi implementado.
O colega Buda referiu também a app alertify.
À partida poderás usar essa app para checkar as notifications do MT, mas só testando.
Isto porque a app recebe 4 tipos de notificações (se usado em modo de hibernação) e não vais querer a app a disparar alarmes cada vez que tocas na moto

Notificações:
- MT entrou em modo de hibernação
- MT acordou do modo de hibernação
- MT saiu da zona de segurança XXX
- MT entrou da zona de segurança YYY
Tendo a moto estacionada, recebendo uma "acordou do modo de hibernação" é sinal de alerta -- alguém mexeu na moto e fez acordar o MT; é altura de ir verificar o que se passa, e se for caso disso aceder ao portal e pedir de imediato a última posição!
Caso estejamos muito afastados do local e este for uma zona de segurança pré-definida, ter atenção nos minutos a seguir: se recebermos um "saiu da zona de segurança XXX"... bom, é ligar para a polícia e ir comunicando as coordenadas obtidas, se tal for possível
Trackers ligadas à bateria da moto vs. recarregáveisÉ sempre uma solução de compromisso.
Tracker ligado a bateria da moto:
PROS:
- ligado em permanência, não há esquecimentos nem o trabalho de re-carregar
- fica melhor escondido, mais dificil de encontrar
- continua a funcionar por um periodo alargado de tempo se deixarem a moto em algum sitio isolado
- possibilidade de pedir posição GPS em qualquer altura (em modo always-on)
CONS:
- mais consumo bateria, mesmo com a moto desligada na garagem, leva a troca de bateria mais cedo que o habitual
- invalida garantia (se no stand forem mesmo comichosos ou se tiveres o azar de ter algum problema bateria ou eléctrico e encontram por lá o tracker ligado, esquivam-se logo...)
- mais chato de trocar SIM ou algo assim, porque por norma está escondido dentro de um carenagem
- se o tracker não tiver backup por bateria, cortam a corrente/desligam bateria e puffff.... está inactivo
- não podes re-utilizar para carro/bicicleta/objectos valor...
- pode necessitar instalação especializada (Monimoto), sem a qual invalida garantia e assistência da empresa (D-Guard, por exemplo)
Tracker com bateria re-carregável:
PROS:
- fácil de esconder pela pequena dimensão
- modo de funcionamento em tudo semelhante aos fixos na bateria
- autonomia razoável dado o tamanho da bateria
- sem penalização na bateria da moto
- não invalida qualquer garantia
- re-utilização em carro/bicicleta/objectos valor
- não necessita instalação especializada
CONS:
- basta encontrarem dentro da moto...
- funcionamento correcto (e quando necessário!) depende do recarregamento/autonomia restante da bateria
- funciona apenas por um período curto (até esgotar bateria, no caso da carga ser baixa no momento do furto) se deixarem a moto em algum sitio isolado, especialmente em modo always-on.
- possibilidade de pedir posição GPS em qualquer altura APENAS SE não estiver em modo Hibernate (especifico do MT); apenas responde a esse pedido nos outros modos, ou envia posteriormente quando mexerem na moto e "acordar".
A app que complementa o MT e o portal é esta:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.truekare.wsc&hl=enPosto isto, volto a referir o que disse na análise.Um tracker GPS não é garantia de nada!
É mais um layer de segurança, em muitos casos podem revelar-se de grande ajuda para encontrar a moto.
Mas estejam sempre cientes que têm ainda limitações relacionadas com a captação do sinal GPS e/ou GSM/GPRS, e isso tem impacto na utilidade em caso de furto.
Podem ser anulados por GPS jammers, a moto pode ser colocada dentro de uma carrinha de caixa que bloqueia o sinal, etc.
Na minha perspectiva, servem primariamente como um dispositivo de alerta que possibilita uma acção mais imediata nos primeiros minutos/horas. Uma vez a moto furtada, podem ou não ajudar, depende das condicionantes referidas.
Boas curvas!