Autor Tópico: O peso sobre o descanso lateral..  (Lida 4955 vezes)

Agosto 30, 2018, 09:10:10, 09:10
Lida 4955 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O peso sobre o descanso lateral...

Já por algumas vezes me apercebi que há quem se senta na moto, com o descanso lateral assente no chão e ali fica de conversa...exercendo continuamente um peso substancial sobre o mesmo, nomeadamente na zona de ligação e que possibilita a recolha.

Nos manuais que já me passaram pelas mãos...se não foi em todos, pelo menos dos que me recordo advertem para essa situação, desaconselhando a que o peso suplementar seja ali exercido.
Julgo ser quase senso comum que pode partir e provocar lesões físicas, para lá dos naturais danos no motociclo.

Pior ainda quando já lá está o(a) pendura e o condutor vai fazer o mesmo... Basta imaginar 150kg adicionais (além do peso exercido pela moto portanto...) a fazer ali pressão

O que vos merece dizer sobre o tema?
Têm reparado? Fazem o mesmo na vossa?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 30, 2018, 09:37:24, 09:37
Responder #1

Rui Jorge

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 146

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Raramente faço, mas já tem acontecido. O que normalmente costuma acontecer comigo é subir para a mota apoiando o pé esquerdo na peseira com a mota assente no descanso lateral. É um segundo de peso adicional  mas já tenho pensado se não constituirá uma carga excessiva. O que também ocasionalmente já tenho feito, e nas oficinas fazem quase sempre, é girar a mota fazendo pivot no descanso. Também é possível que não seja a coisa mais aconselhável.
Nas várias motas que já tive nunca se partiu o descanso lateral e também não conheço ninguém a que tal coisa tenha acontecido mas, pensando bem, é um risco efectivo.

Agosto 30, 2018, 09:49:32, 09:49
Responder #2

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Raramente faço, mas já tem acontecido. O que normalmente costuma acontecer comigo é subir para a mota apoiando o pé esquerdo na peseira com a mota assente no descanso lateral. (....)

Nas motos mais altas, como as Adventure acontece muito.

Mas vejo esse peso mais como..."transitório". É muito rápido e não está ali em carga muito tempo. Também pode lesar a médio ou longo prazo, claro. Sem dúvida.

Sobre o que relataste de seguida, para rodar a moto.... também já vi acontecer. E por mais do que uma vez o vi fazerem numa GW com os seus quase 400kg. Nada aconselhável, parece-me.  :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 30, 2018, 10:00:19, 10:00
Responder #3

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Basicamente é isto...se bem que há motos a pesar quase o dobro e a fazerem na mesma este spin.

Se com o tempo pode partir o apoio ou desgastá-lo de forma evidente.... Bem...eu creio que sim.  :-\

Dalai Lama

Agosto 30, 2018, 10:02:03, 10:02
Responder #4

Paulo Fradinho

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 856

Masculino
Eu também ja vi e com a minha CB quando fui ao concessionário e pedi para esticar a corrente e lubrificar e ao lubrificar um dos mecanicos tombou ela no descanso levantando a roda traseira para rodar e lubrificar a corrente. Penso que não seja a melhor opção mas como é uma situação esporádica porque eu é que lubrifico e qd lubrifico ponho-a no cavalete 
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Agosto 30, 2018, 10:13:38, 10:13
Responder #5

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
O que faço é permitir a subida do pendura com o descanso lateral aberto.
Tenho noção que isso provoca um esforço grande no descanso, mesmo que momentâneo mas é a melhor maneira para um pendura subir, principalmente quando é pesado...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 30, 2018, 10:22:25, 10:22
Responder #6

dfelix

• 5005
Por vezes acontece.
Ocorre-me de momento apenas determinadas práticas que poderiam fazer o tópico descambar!
 :D

Agosto 30, 2018, 11:20:09, 11:20
Responder #7

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Ocorre-me de momento apenas determinadas práticas que poderiam fazer o tópico descambar!

Believe me...you have my attention. :)

Dalai Lama

Agosto 31, 2018, 23:21:55, 23:21
Responder #8

jmartins13

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Sendo um descanso central, no problemo! Os laterais das HD, aguentam tudo, já de outras marcas, não sei dizer.

Setembro 01, 2018, 01:30:18, 01:30
Responder #9

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Bem....têm de ser feitos para aguentar um americano que pese +180kg e se lembre de apoiar-se na peseira ao invés de passar a perna por cima  :) pelo que tem de ser mesmo resiste nas Harleys.

Dalai Lama