Autor Tópico: O problema das motas Japonesas  (Lida 7592 vezes)

Setembro 24, 2018, 09:27:41, 09:27
Lida 7592 vezes

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures

Concordam? Mandem lá os vossos bitaites.

Setembro 24, 2018, 17:58:40, 17:58
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O meu conhecimento (do tipo...guiar mesmo motos "super Sport") não me permite ter uma opinião formada sobre essa falta de "soul" nas motos Japonesas face às Europeias.

O mais perto que estive disso (e mesmo assim à devida distância e noutro tipo de segmento), foi uma Aprilia Tuono V4 1100 e uma KTM 1290 Super Duke GT. E ainda a mais distância...uma VFR800F.

Mas que opinião tens do tema, African?

Concordas com essa falta de "Soul", ou por outro lado passavas bem sem ela em troca daquilo que as Japonesas também serão boas e te proporcionam?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 24, 2018, 21:47:05, 21:47
Responder #2

Africandruglord

• **

• 466
Acho que é uma questão mais complexa do que aparenta.

Temos várias gigantes Japonesas e não se pode meter tudo no mesmo saco, e mesmo considerando algumas motas "sem personalidade" não se pode generalizar e chamar a marca como "boring" devido a uma mota ou tipo de mota.

Falo especificamente das Suzuki e Hondas, noto que falta ali algo ( Super desportivas ) em relação à concorrência, ou mesmo a Kawasaki, não estou a dizer que as motas são fracas, ou que fracassam em performance, mas são notoriamente lineares, demasiado suaves, o que faz com que se precise de andar de faca nos dentes para ver alguma irreverência. O que não é defeito nenhum, mas no dia a dia, gostamos de sentir sensações únicas, por vezes a andar devagar.

É claro que a "personalidade" também tens os seus cons.
« Última modificação: Setembro 24, 2018, 21:49:50, 21:49 por Africandruglord »

Setembro 25, 2018, 00:37:19, 00:37
Responder #3

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
E as Europeias?
Uma BMW terá essa "soul"?? Ou não passará - pergunto - de puro rigor germânico" destituído de tal coisa?

Ou por outro lado será algo unicamente "reservado" a motos italianas?

De uma maneira um pouco humorística mais abaixo..será que essa "soul" suplanta a eficácia de uma Japonesa, ou antes traduz-se num carácter da mecânica de que tem de se ser mesmo apreciador?

Dependerá (ou não) de algo vivido de condutor para condutor...ou seja, naquilo que cada um procura?

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Setembro 25, 2018, 01:10:56, 01:10
Responder #4

dfelix

• 5006
Concordam? Mandem lá os vossos bitaites.

Gosto muito desse canal.
Mas estes dois vídeos parece-me demasiado "clickbait".
 :-\

Apesar das 3 motos que actualmente possuo serem europeias e não haver nenhuma japonesa actualmente que me desperte do desejo de comprar ou trocar por alguma das que tenho... facilmente arranjaria espaço na garagem para umas quantas nipónicas de outros tempos. Algumas delas até aparecem nesse video.

Setembro 25, 2018, 09:05:31, 09:05
Responder #5

Africandruglord

• **

• 466
E as Europeias?
Uma BMW terá essa "soul"?? Ou não passará - pergunto - de puro rigor germânico" destituído de tal coisa?

Ou por outro lado será algo unicamente "reservado" a motos italianas?

De uma maneira um pouco humorística mais abaixo..será que essa "soul" suplanta a eficácia de uma Japonesa, ou antes traduz-se num carácter da mecânica de que tem de se ser mesmo apreciador?

Dependerá (ou não) de algo vivido de condutor para condutor...ou seja, naquilo que cada um procura?

Acho que é a tal separação de segmentos e tipologias de motor.
Daí não achar um mal especifico de 1 marca ou 2, mas sim do tipo de motor usado nas super desportivas.

É por isso que motas como a nova V4 da Ducati ou as novas R1 se destacam mais para o user comum. São algo novo, fora do comum, que mesmo em baixas têm algo que as difere da norma, o tal caracter, que por vezes parece que estamos a conduzir motas de 2 cilindros, nem que seja pelo som distinto.

Isto é algo negativo para muita gente, principalmente os que querem aquele zunido de abelha dos tradicionais motores, ou a falta de qualquer vibração na mota.

Gostava de experimentar uma S1000RR para ver como se porta, mas se não a puxar para altas rpm creio que vou ficar decepcionado.

Setembro 25, 2018, 10:10:48, 10:10
Responder #6

Africandruglord

• **

• 466
Não precisas de ser piloto profissional para notares diferenças de uma mota para outra. Nem se está propriamente a falar de prestações em pista ou altas rpms.

Setembro 25, 2018, 11:14:30, 11:14
Responder #7

dfelix

• 5006
Acho que é a tal separação de segmentos e tipologias de motor.

Separação de segmentos?
Não são todas elas superdesportivas/superbikes e salvo uma ou outra excepção concebidas para respeitar os regulamentos que permite competirem entre si nos campeonatos de produção?

É por isso que motas como a nova V4 da Ducati ou as novas R1 se destacam mais para o user comum.

O que queres dizer com "user comum"?

Tens a certeza que o cliente Panigale V4 se enquadra no "user comum"?

São algo novo, fora do comum, que mesmo em baixas têm algo que as difere da norma, o tal caracter, que por vezes parece que estamos a conduzir motas de 2 cilindros, nem que seja pelo som distinto.

Portanto, desde a 1299 retrocedendo até ao tempo das 916 e incluindo pelo meio Hondas VTR, Suzukis TL, etc... são algo "velho" e sem uma sonoridade distinta?

Gostava de experimentar uma S1000RR para ver como se porta, mas se não a puxar para altas rpm creio que vou ficar decepcionado.

Pessoalmente acho que a S1000RR à semelhança da generalidade dos produtos da BMW é bastante competente mas meio sensaborona do ponto de vista de sensações.

Mas se previligiares a ideia de que sempre que olhas para o velocímetro vais bem mais depressa do que julgavas ir...não ficarás decepcionado.

Não vejo porque razão uma zx10r ou uma s1000rr possa ser menos entusiasmante.

Depende sempre do que cada um procura numa moto.
Se a sonoridade e o regime onde se sente a entrega for fundamental... provavelmente não são tão entusiasmantes.

São motas com 200cv+ de potência. Seja qual for a marca, tenho para mim que o comum mortal que não é piloto profissional pouca diferença sentirá de umas para as outras já que em prestações de aceleração e top speed a diferença entre elas não chegará a 1 segundo.

Acho que aquilo que o "comum mortal" melhor identifica será precisamente a diferença ao nível de sensações!

Não é preciso ser piloto profissional para notar diferenças de sonoridade, vibrações, no posicionamento, na forma como responde ao acelerador, no tacto da travagem, etc.

Se estivermos do "comum mortal" espremer a máquina no sentido de tirar proveito do que ela oferece... a história já é outra.

E ainda assim, há motos que são mais "fáceis " que outras.

Simplesmente que com esta potência, não é como se possa dizer que umas têm mais "alma" e outras menos já que são todas autênticos animais.

Uma potência elevada não significa que seja um autentico animal.

A maioria dos inline-four são bastante "fofinhos" na forma como entrega a sua maior potência do que muitos twins e triples com folhas de specs mais espartanas.

No utilizador final, acabará por ser uma questão de gosto pessoal seja pela estética, barulho do escape...

São atributos importantes e muitas vezes decisivos na escolha.

Mas...podes querer algo que simplesmente que te permita ser rápido. Podes querer algo que seja um desafio. Podes querer algo que simplesmente te faça borrar a cueca cada vez que tiras da garagem.

No final, o resultado provavelmente é o mesmo. Mas as sensações obtidas no processo serem muito diferentes.

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk
« Última modificação: Setembro 25, 2018, 11:16:47, 11:16 por dfelix »

Setembro 25, 2018, 20:05:38, 20:05
Responder #8

Africandruglord

• **

• 466
Separação de segmentos?
Não são todas elas superdesportivas/superbikes e salvo uma ou outra excepção concebidas para respeitar os regulamentos que permite competirem entre si nos campeonatos de produção?

Diferentes segmentos de motas, como quem diz nakeds, supersports, cruisers etc.

User comum, ou seja, nós. Acho perfeitamente plausível o user comum adaptar-se bem a uma Panigale V4, as motas estão cada vez mais fáceis de conduzir.

Portanto, desde a 1299 retrocedendo até ao tempo das 916 e incluindo pelo meio Hondas VTR, Suzukis TL, etc... são algo "velho" e sem uma sonoridade distinta?

Como assim? Estava mais propriamente a referir-me a modelos supersport actuais, a própria V4 em todo o seu regime, em questões de som, é muito similar ás Panigale bi-cilíndricas.

Qualquer Panigale tem um som tudo menos comum, é precisamente a esses traços que me refiro. São essas particularidades que dão "alma" a uma mota.

Pessoalmente acho que a S1000RR à semelhança da generalidade dos produtos da BMW é bastante competente mas meio sensaborona do ponto de vista de sensações.

Mas se previligiares a ideia de que sempre que olhas para o velocímetro vais bem mais depressa do que julgavas ir...não ficarás decepcionado.

É precisamente essa a linearidade de que falo, e que senti quando conduzi uma K5. São motas tão suaves que vamos a 200 e nem notamos. Eu pessoalmente não gosto.

Setembro 25, 2018, 20:29:51, 20:29
Responder #9

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
É por isso que motas como a nova V4 da Ducati ou as novas R1 se destacam mais para o user comum.

O que queres dizer com "user comum"?

Tens a certeza que o cliente Panigale V4 se enquadra no "user comum"?

(....)

:pensador:

Intrigante... (não no sentido da intriga, mas pelo despertar da curiosidade, entenda-se.)

O comprador de uma Panigale em que difere (enquanto "user") daquele que compra p.ex. uma S1000RR?

Não se enquadra como "user comum"?

Fiquei com curiosidade de saber já que a informação pode ser pertinente para o próximo vídeo do CycleCruza. :)

Um pouco mais a sério...

Julgo que percebo onde queres chegar, nomeadamente por se tratar - regra geral - de um user menos regular da sua moto e quiçá menos dado ao extremismo que um proprietário de uma GSXR retirará.
É isso....mais coisa menos coisa? Estará a questão de "mãos dadas" com as skills desses mesmos users? :)

Dalai Lama

Setembro 25, 2018, 23:14:49, 23:14
Responder #10

dfelix

• 5006
Diferentes segmentos de motas, como quem diz nakeds, supersports, cruisers etc.

Mas não se estava a comparar desportivas com desportivas?

User comum, ou seja, nós. Acho perfeitamente plausível o user comum adaptar-se bem a uma Panigale V4, as motas estão cada vez mais fáceis de conduzir.

Será?
Nunca experimentei a V4.
A SBK mais recente que experimentei foi a 1199. Que não é propriamente algo vintage... E não achei que fosse propriamente fácil de se conduzir.

Como assim?

Indicaste a V4 da Ducati ou as novas R1 como algo "novo" e fora do comum" sugerindo que isso evidencia o carácter, blá blá...
É verdade. Mas... isso não me parece que isso invalide toda uma série de máquinas anteriores sejam europeias ou japonesas.

Estava mais propriamente a referir-me a modelos supersport actuais, a própria V4 em todo o seu regime, em questões de som, é muito similar ás Panigale bi-cilíndricas.

Sim...
A Yamaha adopta no L4 um crossplane para obter uma entrega e sonoridade característica do V4...
A Ducati adopta no V4 o "twin pulse" para obter uma entrega e sonoridade parecida ao V2...
Estes construtores nunca estão satisfeitos.
 :D

É precisamente essa a linearidade de que falo, e que senti quando conduzi uma K5. São motas tão suaves que vamos a 200 e nem notamos. Eu pessoalmente não gosto.

Olha que a K5 quando saiu foi uma valente pedrada no charco...
Precisamente por oferecer linearidade e sobretudo um pulmão nos médios regimes que não era habitual.
Nessa altura as outras japonesas eram motos extremamente pontudas. Só mostravam o que valiam lá em cima!

O comprador de uma Panigale em que difere (enquanto "user") daquele que compra p.ex. uma S1000RR?

Não se enquadra como "user comum"?

Começa logo com o facto do comprador de uma Panigale ser alguém disposto a dar quase mais 5000 euros que o comprador da S1000RR.
Isto considerando os modelos base.

Parece-me mais do que óbvio que há logo aqui uma barreira que filtra o "user comum" pela "disponibilidade" financeira.
Será logo à partida um cliente que procura a algo mais "exclusivo" e de certa forma diferenciado.

A BMW sempre me pareceu apostar num mercado mais mainstream.
A S1000RR sempre teve um preço competitivo. Consegue ser mesmo mais barata que algumas rivais japonesas.
E que tem estimulado alguma rotatividade. (conheço um gajo que vai na 3a!)

Talvez por isso seja actualmente a escolha predileta da malta que gosta de ir sacar uns cavalos na marginal de tshirt e calções, e regressar a casa antes que alguém perceba que uma pulseira electrónica se afastou do bairro!
Antes a escolha óbvia seria uma GSXR.

Estará a questão de "mãos dadas" com as skills desses mesmos users? :)

Acho que isso é entrar numa onda de preconceito não muito diferente da que existe em torno dos proprietários das GS/GSA.

Setembro 26, 2018, 02:13:15, 02:13
Responder #11

dfelix

• 5006
Não será essa mesma "onda de preconceito" que te leva a afirmar que alguém que dá mais €5.000 por uma moto, é de alguma forma resultado de um cliente que se filtra dos demais pelo seu poder financeiro??

Não percebo ao certo onde pretendes chegar.

Não fiz nem faço juízos de valor acerca das escolhas dos outros.
Tal como acho perfeitamente legítimo que qualquer pessoa compre aquilo que mais deseja e faça com o que é seu o que bem entender.
E estou-me completamente borrifando para o facto de terem liquidez para isso, ou recorram ao crédito.

Não deixo por isso de considerar que um price tag na casa dos 23.500 EUR seja logo à partida dissuasor para o que considero o "user comum".
E isto é aplicável a uma Panigale V4, uma Goldwing, uma Road King... e até numa GS!

Provavelmente vais me dizer: "Ah e tal... mas GS vendem-se que nem pãezinhos quentes e carregadíssimas de extras!"
Ao que eu respondo: "Sim, a GS vende bem. Mas não vejo assim tantas carregadas de extras como se sugere de forma recorrente aqui pelo forum."
(inevitávelmente a GS surge sempre nas conversas)

Se o custo não fosse dissuasor (sobretudo para forretas) certamente que se veria muito mais unidades de qualquer uma delas a circular.
(exponencialmente de GS's!)

Setembro 26, 2018, 08:04:00, 08:04
Responder #12

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Não percebo ao certo onde pretendes chegar.

Não fiz nem faço juízos de valor acerca das escolhas dos outros.
Tal como acho perfeitamente legítimo que qualquer pessoa compre aquilo que mais deseja e faça com o que é seu o que bem entender.
E estou-me completamente borrifando para o facto de terem liquidez para isso, ou recorram ao crédito.

Não deixo por isso de considerar que um price tag na casa dos 23.500 EUR seja logo à partida dissuasor para o que considero o "user comum".
(....)

Tinha apagado o meu post provavelmente 1 hora ou 1h30 antes desta tua resposta, pois pensei para mim "não vale a pena". :)

Mas já que questionas e dizes não perceber onde quis chegar, eu explico....

Aquilo que escreveste foi: "Parece-me mais do que óbvio que há logo aqui uma barreira que filtra o "user comum" pela "disponibilidade" financeira"

Ora um cliente de uma S1000RR e que era o exemplo que estava a ser dado mais acima, por "poupar" €5.000, será que tem necessariamente menos aporte financeiro e que isso o "enquadra" como outro tipo de user? :)

Pela opção que faz de entre estes motociclos, é desde logo ditado o tipo de user?

Não será, segundo me parece, apenas uma escolha e não propriamente uma questão de "carteira"?

A sua "disponibilidade financeira" é necessariamemte afectada por algo como apenas €5.000?

Não me parece...e muito menos que o "filtro" se faça neste caso por aquilo que tem na carteira.

-------------------------------------------

A menção do tipo forreta também me merece uma palavra, já que é facilmente confundido com aquele que concede prioridades na sua vida...

Haverá pessoas diferentes, mas pode confundir-se com aquele que simplesmente não ostenta o que tem, vive confortavelmente com aquilo que adquiriu e, sobretudo, estruturou prioridades de investimento!!

Dinheiro no banco não vale grande coisa.
Um forreta pode ser "esperto", pegar em €170.000, compra uma casa relativamente perto de um pólo universitário, recupera e torna-a confortável...daí retirandi um rendimento substancial de 5 quartos...

Essa pessoa tida como forreta é um tipo que olha mais à frente e que não se detém necessariamente com o ter de estacionar à porta de casa o veículo X ou Y. :)

São escolhas apenas.

Dalai Lama

Setembro 26, 2018, 09:13:21, 09:13
Responder #13

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
A minha mota custou 13000€. Pela tua lógica, eu tinha que ter 1 milhão e 300 mil euros para a poder comprar?  :D
(....)

Desculpa meter-me, mas não vejo a Tracer propriamente como um "brinquedo".

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

(....(ninguém deve colocar a sua estabilidade financeira em causa por uma mota(....)

Absolutamente...

Dalai Lama

Setembro 26, 2018, 09:30:51, 09:30
Responder #14

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Essa agora...

Uma moto não passa a ser determinada coisa pelo uso que lhe dás.

Se eu der 100% de uso para a tal "diversão" a uma modesta Zundapp, ela passa a ser necessariamente uma moto enquadrada como um "brinquedo"?
Se eu der 100% de uso citadino a uma K1600GTL, passa a ser uma moto enquadrável como mero veículo de transorte urbano?

Uma coisa é o uso que lhe dás, outra é o o tipo de moto em causa!

Dalai Lama

Setembro 26, 2018, 09:49:32, 09:49
Responder #15

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Nada mais errado.

O uso que dás à mota é que caracteriza o que ela é para ti. (....)

Claro...claro...

Por essa razão é que, ao referires a Niken no teu relato do test-ride, mencionaste:

"Mas após aquele receio inicial, esta mota é tudo sobre diversão!"

Onde quero chegar é que é a própria moto que dá a isso por característcas que tem ou fumenta na sua condução!
Por acaso a Niken (Náiken...obrigado pela explicação) é algo que vejo como um belo "brinquedo" para a diversão... :)

Dalai Lama

Setembro 26, 2018, 11:17:25, 11:17
Responder #16

pedroareias

• Visitante

Um bom exemplo de escrita, francamente. Pode dar-se a opinião e discordar de forma serena e racional.

É em parte um brinquedo, mas também é um meio de transporte  :cool:

Nada mais errado.

O uso que dás à mota é que caracteriza o que ela é para ti. Aqui a discussão foi que o Pedro disse que não devemos gastar mais de 1% do nosso rendimento num brinquedo. Eu comprei a Tracer 900 GT para ser um brinquedo. Para fazer viagens com ela, para me divertir nas curvas, para sair ao final do dia sem destino com o único objetivo de me divertir. Aqui até uso a Wikipédia para me ajudar:

Brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer, e geralmente associada a crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos.

Portanto sim, a Tracer 900 GT é o meu brinquedo. Isto não é discutível, é uma factualidade. Para utilização diária e para me levar do ponto A ao B já tenho outros meios de transporte bem mais económicos. Uma Benelli TNT125 não pode ser um brinquedo ou um veiculo de transporte dependente do uso?

Se eu der 100% de uso citadino a uma K1600GTL, passa a ser uma moto enuadrável como mero veículo de transorte urbano?

Não, porque isso é só estupido. Ninguem usa um bisonte desses como uma citadina. Estás a confundir tipos de mota com o uso que se lhes dá que são coisas completamente diferentes. Ou há algum tipo especifico de mota que seja do tipo brinquedo?!

Setembro 26, 2018, 11:42:59, 11:42
Responder #17

dfelix

• 5006

Tinha apagado o meu post provavelmente 1 hora ou 1h30 antes desta tua resposta, pois pensei para mim "não vale a pena". :)

Habitualmente vou respondendo enquanto estou de volta de outras tarefas.
Por isso muitas vezes a minha resposta só é submetida horas depois de ter iniciada.

O fórum avisa quando foram adicionadas novas respostas entretanto.  Mas não avisa quando aquela a que respondemos foi eliminada.

Não me parece...e muito menos que o "filtro" se faça neste caso por aquilo que tem na carteira.

Parece-me fútil direccionar o tema no âmbito de discutir algo tão abstracto como a capacidade financeira e as prioridades da vida de cada um.

Isto não invalida o facto do price tag ser para o "user comum" atributo condicionante para a compra.

Setembro 26, 2018, 12:29:45, 12:29
Responder #18

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Parece-me fútil direccionar o tema no âmbito de discutir algo tão abstracto como a capacidade financeira e as prioridades da vida de cada um.
(....)

Estamos de acordo... É de facto um tema fútil para o que aqui se discute.  :nice:
Totalmente de acordo... :)

Mas há que perceber que veio na sequência do que vinha de trás e numa tentativa de explicação que a "disponibildade financeira" ditava um user diferente para uma S1000RR ou uma Panigale.

Dalai Lama

Setembro 26, 2018, 20:50:59, 20:50
Responder #19

Africandruglord

• **

• 466
Mas não se estava a comparar desportivas com desportivas?

Sim, mas para não se generalizar com a marca, comentei que não seria o caso nos outros segmentos da mesma.

Será?
Nunca experimentei a V4.
A SBK mais recente que experimentei foi a 1199. Que não é propriamente algo vintage... E não achei que fosse propriamente fácil de se conduzir.

Tenho a certeza absoluta.
Aliás, das superbikes actuais, a nova Panigale deve ser a mais confortável de todas. Não é por acaso que está a ganhar nesse ponto em todos os comparativos. A MCN refere mesmo isso no long term review.
Nunca andei na 1199, e tive uma edição especial mesmo ao pé há pouco tempo, e apesar de ser um canhão, está longe de ser uma máquina fácil de domar, ao contrário da Panigale mais recente.

Indicaste a V4 da Ducati ou as novas R1 como algo "novo" e fora do comum" sugerindo que isso evidencia o carácter, blá blá...
É verdade. Mas... isso não me parece que isso invalide toda uma série de máquinas anteriores sejam europeias ou japonesas.

Exactamente, estava e estou apenas a referir-me a modelos actuais, apesar de no passado haver motas com a mesma falta de sensações que refiro.

Começa logo com o facto do comprador de uma Panigale ser alguém disposto a dar quase mais 5000 euros que o comprador da S1000RR.
Isto considerando os modelos base.

Parece-me mais do que óbvio que há logo aqui uma barreira que filtra o "user comum" pela "disponibilidade" financeira.
Será logo à partida um cliente que procura a algo mais "exclusivo" e de certa forma diferenciado.

Bom o tal aspecto financeiro. Na minha opinião quem dá 17 000 € por uma mota, tem mais 5 para dar por outro modelo. Segundo sei as 1299 até baixaram de preço por causa da nova V4.
Eu mesmo, durante muito tempo, meti na cabeça que ia para a R1M, e acabei por comprar o modelo base, sabes porquê? Porque não gostava da cor da M  :lolol:

Não acho 20k um balúrdio de dinheiro, facilmente se dá isso por um carro, e se for novo, nem compras grande coisa. Mas como não sou uma mulher prefiro gastar 20k numa mota que num carro.
« Última modificação: Setembro 26, 2018, 20:54:32, 20:54 por Africandruglord »

Setembro 26, 2018, 22:35:33, 22:35
Responder #20

pedroareias

• Visitante
Não, isso tens razão 20k não dá para carro nenhum novo que seja aceitável.

A Yamaha R1 está mesmo brutal em tudo. Consegues fazer viagens de 200 km sem desconforto? Dizem que algumas RR são bastante mais confortáveis do que se julga. Tens alguma opinião sobre as Suzuki GSX-S1000F? Não tem nada a ver com a R1 mas penso comprar uma.

« Última modificação: Setembro 26, 2018, 22:39:58, 22:39 por pedroareias »

Setembro 26, 2018, 22:57:33, 22:57
Responder #21

Africandruglord

• **

• 466
Não, isso tens razão 20k não dá para carro nenhum novo que seja aceitável.

A Yamaha R1 está mesmo brutal em tudo. Consegues fazer viagens de 200 km sem desconforto? Dizem que algumas RR são bastante mais confortáveis do que se julga. Tens alguma opinião sobre as Suzuki GSX-S1000F? Não tem nada a ver com a R1 mas penso comprar uma.

Já sabia que a R1 em performance me ia deixar de boca aberta (óbvio). Mas após alguns anos de malta a dizer-me que eram desconfortaveis, pesadas e com bancos duros, confesso que tinha algum receio de não conseguir fazer muitos kms seguidos.
Felizmente nada disso se verificou, o banco é significativamente mais duro que o da MT 07, mas deve ser mágico, porque após tiradas de 200/300 em ritmo medio/alto nunca me doeu nada, o mesmo para pulsos e costas, se calhar a vertente física da pessoa também conta, é não costumo de abdicar do meu treinozito.

São as mais confortáveis do mundo? Claro que não, mas também não são o inferno que muitos contam.

A que pretendes tem a vantagem de ter posição muito menos agressiva, pelo que se sofres de costas será boa, em termos de performance não sei, não sou muito dado a modelos F.

Setembro 26, 2018, 22:59:17, 22:59
Responder #22

pedroareias

• Visitante
A não ser que apareça um unicórnio dourado, já decidi, mas vou aguardar mais uns meses para evitar os modelos em stock que são todos cinzentos.

Setembro 27, 2018, 01:06:57, 01:06
Responder #23

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Quanto ao que foi dito mais acima, existe sempre a possibilidade de adoptar certas "técnicas" que ajudam a minimizar o impacto no traseiro, na condução por longos períodos numa superbike. :)

Podem é não ser tão eficazes quanto um banco de gel, claro.

Dalai Lama

Setembro 27, 2018, 01:18:15, 01:18
Responder #24

dfelix

• 5006
Segundo sei as 1299 até baixaram de preço por causa da nova V4.

A Ducati matou de imediato as 1299!
Mantém apenas uma versão "final edition" da 1299R, que nem sequer é nenhuma edição especial ou limitada.
Até porque convém ainda manter uma 1299 em catálogo, já que a V4 não é homologada para competir.

E é natural que tenham despachado os excedentes por preços mais simpáticos.

Mas como não sou uma mulher prefiro gastar 20k numa mota que num carro.

Certamente concordas que essa não é a prioridade do "user comum".

... se calhar a vertente física da pessoa também conta, é não costumo de abdicar do meu treinozito.

Conta, mas o agravamento da PDI é que estraga tudo.
Outras mazelas que se vão acumulando também não ajudam.
Só te digo: aproveita enquanto dá!  :nice:

Já tive desportivas, mas a minha onda sempre foi mais roadsters...
Hoje olho para trás e ter comprado aquela que sempre quis, ter usado e abusado dela quando tinha andamento para isso foi das melhores opções que tomei na minha vida.
Se tivesse optado por um charuto utilitário, teria sido bem menos feliz.

Quanto ao que foi dito mais acima, existe sempre a possibilidade de adoptar certas "técnicas" que ajudam a minimizar o impacto no traseiro, na condução por longos períodos numa superbike. :)

Parece-me dicas úteis, mas bastante "genéricas".
Ou seja, não directamente relacionadas com as especificidades de se conduzir uma superdesportiva.

Há pequenas coisas como o "descansar os joelhos" retirando ocasionalmente os pés das peseiras.. o "aliviar dos pulsos" e a escolha de um capacete adequado aquela posição das cervicais que faria talvez mais sentido.

Setembro 27, 2018, 07:51:03, 07:51
Responder #25

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
A PDI é uma gaita...
E mesmo havendo exemplos que contrariam a regra (óbvio), a verdade é que a idade acaba por ser responsável pelo afastar de determinados tipos de modelos.

A história por detrás de uma ZX-10R que foi entregue num concessionário aqui da zona quase nova, à troca por uma mais "calma" África Twin...teve a sua parte na idade...e em mais algumas ideias do subconsciente que martelavam a mente. :)

(....)
Há pequenas coisas como o "descansar os joelhos" retirando ocasionalmente os pés das peseiras.. o "aliviar dos pulsos" e a escolha de um capacete adequado aquela posição das cervicais que faria talvez mais sentido.

O que indicas é algo que melhora o conforto ou minimiza o desgaste sentido na condução (membros), mas não tem relação exclusiva com superbikes. :)

A parte dedicada à posição na moto e ao regular mudar da mesma quando sentado por longos períodos na moto, é indicada sensivelmemte a partir do min. 2:50.
Podia essa parte ser mais específica no vídeo, mas é mencionada.  :nice:

Dalai Lama

Setembro 27, 2018, 11:02:02, 11:02
Responder #26

dfelix

• 5006

O que indicas é algo que melhora o conforto ou minimiza o desgaste sentido na condução (membros), mas não tem relação exclusiva com superbikes. :)

Em motos cuja posição de condução é quase como estar de gatas, joelhos quase nas orelhas, peso do tronco sobre os pulsos e cervicais flectidas para se poder olhar em frente... a necessidade de "aliviar" é bem mais evidente.

É que mesmo procurando uma "posição de descanso", esta chega a ser mais "radical" que muitas motos mais "convencionais".

Setembro 27, 2018, 15:05:52, 15:05
Responder #27

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Julgo que não foi a única, don't worry.

Tenho de alguma forma presente que havia outra que tinha uma imagem do actor Zach Galifianakis. :)

Ou então era noutro tópico, já não tenho a certeza.

-------------------------------------------------------

Sim...

...o "entertainer" CycleCruza dá uma ajuda aqui no tópico! :)

Dalai Lama

Setembro 27, 2018, 23:20:41, 23:20
Responder #28

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1168

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Vamos tentar pelo menos ficar focados no que interessa.
Apagadas mensagens que como os próprios comentaram não interessa a ninguém, e assim levaram o fim que merecem.

Mais se seguirá!

Sent from my SM-G965F using Tapatalk
« Última modificação: Setembro 28, 2018, 06:45:46, 06:45 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!