Autor Tópico: Finalmente chegou!!! Algumas dúvidas, podem ajudar?  (Lida 2540 vezes)

Setembro 27, 2018, 14:24:21, 14:24
Lida 2540 vezes

PCLF78

• Visitante
Boa tarde a todos, finalmente já tenho a minha Honda Forza 300, fui buscá-la ontem ao concessionário, depois de 3 semanas à espera para a scooter chegar e 1 semana à espera que ficasse matriculada. Depois de tratada toda a papelada e a explicação de como funciona a máquina, a escolha dos acessórios (para já só comprei ainda o capacete) sem qualquer conhecimento e experiência do que comprar aceitei o que o vendedor me aconselhou. Algum nervosismo na primeira vez que conduzi a scooter  :???:  a última vez que tinha andado de moto foi quando tirei a carta em 1997   :o
Mas pronto, esta é só acelerar  :scooter: mas com muita calma pois a minha dificuldade em curvar é muita e faço-o muito devagar, quem vem atrás tem de ter alguma paciência mas sabemos que nem sempre é assim. Mas estou agradado com a condução da scooter e a maneabilidade da mesma, embora tenha de me habituar ao peso para não a deixar tombar para nenhum dos lados  :toma:
As dúvidas que tenho são em relação a qual a melhor opção de capa para a scooter a comprar, infelizmente onde trabalho a scooter fica ou ao sol ou à chuva e tenho mesmo de comprar (já fiz várias pesquisas pela net, mas não tenho ideia sobre a melhor opção e a qualidade do que vejo) e em relação à lavagem, como será a melhor forma de o fazer (vi vídeos no youtube em que lavam com as pistolas de pressão  :o não sabia que se podia lavar assim) ainda me falta comprar as luvas e o casaco (será mesmo necessário?) e penso que de equipamento será tudo.
Obrigado, e bons km a todos. Abraço.

Setembro 27, 2018, 15:35:23, 15:35
Responder #1

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Felicidades companheiro com a máquina.

A capa comprei diversas, umas mais caras do que outras.
Tenho em uso uma do Lidl que me custou cerca de 12€ ou 15€.

Deves ter em conta o seguinte:
As capas têm uma abertura na roda da frente para passar o cadeado/corrente, no entanto não apertam ao longo da máquina.

Onde eu estaciono os gatos enfiam-se lá para dentro. A solução? Uns ilhoses que coloquei ao longo da capa, comprei uma corda e "pimbas". Ato tudo e não entra nada.

Para o sol, e porque a minha mãe costureira amadora, fez-me uma capa que coloco em dias de sol. Tem uma abertura por causa do fecho. É uma napa, com elástico todo à volta e que fica justo ao longo do banco. Não a roubam porque está presa no fecho da maxi. É claro que o tecido deve ser maleável, pois estás a coloca-lo entre a borracha do banco.

Para lavar.
Quando tenho pressa, levo-a ao elefante azul para as rodas e de longe o tablier e depois em casa acabo a lavagem.
Em casa (na rua, pois não tenho garagem) lavo normalmente com detergente e água tépida.
Dá-me mais trabalho a por spray para plásticos, limpavidros, wd40, etc. do que a lavar.

Quanto ao equipamento, cada cabeça sua sentença.
Deixo-te apenas com a seguinte imagem:

Um enlatado não te vê num cruzamento ou não faz pisca quando virá à direita. Tu até vens devagar, tipo a 30 ou 40 km/h sem luvas e em t-shirt. Não consegues parar no espaço à tua frente, desequilibras-te, cais e...

Como disse Equipamento é como cada cabeça sua sentença. Há que usar o bom senso e saber que nem tudo o que se passa na via publica podemos controlar e a qualquer momento tudo muda.

Corre os riscos de que estás verdadeiramente consciente.

« Última modificação: Setembro 27, 2018, 15:38:47, 15:38 por JViegas »

Setembro 27, 2018, 17:15:55, 17:15
Responder #2

PCLF78

• Visitante
JViegas muito agradecido pela ajuda, irei ter em consideração todos os aspectos que referiste, Abraço.

Setembro 27, 2018, 20:34:52, 20:34
Responder #3

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Boa sorte companheiro.

Concordo com o JViegas no que diz respeito ao equipamento por isso mesmo a única recomendação que te posso dar é equipamento sempre e para qualquer percurso ou tipo de utilização: cais sozinho vais a raspar pelo chão com luvas e blusão vais com certeza danificar o equipamento... se preferires podes sempre danificar a tua pele!
Mas isto é como tudo faz o que Eu digo não faças o que Eu faço. :curtocircuito:

Boas curvas e muitos Km de prazer.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Setembro 28, 2018, 07:36:21, 07:36
Responder #4

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1168

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Boas
Parabéns pela montada.
Acho que a tua prioridade deve ser o equipamento pessoal em detrimento das capas e outros. Não é por apanhar sol/chuva ou andar suja que vai fazer diferença, foi feita para isso.
Cada cabeça sua sentença mas quando vejo alguem numa mota sem luvas... mesmo parada num desequilíbrio onde acontecem a maior parte dos azares felizmente, lá vai a mãos a frente...

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 29, 2018, 23:21:19, 23:21
Responder #5

PCLF78

• Visitante
Boas malta, obrigado pelas dicas. Já adquiri o que faltava do equipamento, luvas e casaco. Pelo que me apercebi do diverso equipamento que há, precisamos de vestuário para verão e inverno não é? Já agora outra dúvida, acerca do pinlock para a viseira é uma coisa prioritária a adquirir? Abraço.

Setembro 30, 2018, 03:42:51, 03:42
Responder #6

Scooterado

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 129

Masculino
  • Texto Pessoal
    Tmax 530 será que vem aí uma Tmax600 ?
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: TMax 530
  • Localidade: Parchal-Lagoa-Algarve
...... Boas companheiro e parabéns por essa bela aquisição :palmas:

Quanto aos blusões, existem modelos para todos os gostos e feitios e épocas do ano mas para quem não queira gastar muito guito há aqueles em que se podem tirar os forros e ficam aceitáveis para o pino do Verão ( claro que vais sentir bastante calor mesmo sem o forro ) para o Inverno ( + frio do que chuva ) cumprem bem a sua função  em especial no nosso clima ameno ( podes sempre andar com um impermeável debaixo do banco daqueles da Decathlon para qualquer chuvada imprevista).
Eu recomendo que se tenha 2 blusões: 1 misto ( que dê para o Inverno e 1/2 estação e se for preciso pró Verão ) e outro especificamente para Verão ( geralmente são perfurados e com excelente ventilação mas sem abdicar das proteções ombros/cotovelos/ costas ).
Se o papel não for grande problema pode-se sempre adquirir um belo de 1 blusão em Gore-Tex que tanto dá para o Verão como para o Inverno e se for um dos bons ( com as costuras bem fabricadas e sem falhas ) nem precisas do impermeável pois o Gore-tex repele tudo.
Agora o que recomendo mesmo, é que nunca circules sem o blusão vestido nem que estejam + de 40 º à sombra. e, andar de Scooter/Moto de chinelinho no pé e calção também é muito pouco recomendável e já agora como equipamento a usar com bastante regularidade, umas boas botas com sola anti-derrapante, até pode ser daquelas das caminhadas ( em gore-tex por exº ) sempre é melhor do que o par de ténis que nada protege.

Quanto ao Pinlock ( para o meu caso pessoal ) não faz grande falta pois vivo no Sul e raramente há nevoeiros ou grandes neblinas matinais e de noite basta abrir ligeiramente a viseira que em geral fica desembaciada e há até alguns capacetes que têm a circulação de ar tão bem estudada que quase dispensam o uso de pinlock.
Em resumo e respondendo-te, é melhor tê-lo na viseira ( e vem aí o Outono/Inverno ) mas não acho prioritário.
Talvez + prioritário, seja adquirires um cadeado de disco ( com o respetivo fio anti-esquecimento ) uma vez que a menina fica na rua, sempre afasta quase todos os amadores do gamanço.
Em relação a essa dificuldade em curvar, daqui a poucos  kms até te vais rir disso tal a qualidade e equilíbrio dessa Forza 300..... Se com a PCX 125 com pneus fininhos tenho visto verdadeiros "Rossis/Marquez" a curvarem quase deitados imagina com uma 300 como a tua, Peannuts como diria um grande doutor da bola agora lá nas arábias.
1 abraço
Scooterado  :scooter: SLB

Setembro 30, 2018, 09:34:24, 09:34
Responder #7

cafe46

• Visitante
Parabéns pela compra e reiniciação. :palmas:

Muito cuidado com os automobilistas. Viram à esquerda sem pestanejar, fazendo pisca para a direita enquanto enviam SMS's.
Luvas, sempre. E o resto. Um tombo é um tombo e raspar pele no alcatrão não é bom. É sangue, ossos, tendões e músculos que se misturam com o chão. E ficam ali...

Um amigo meu caiu numa CBR 1000 RR quando ia para a praia. A única vez que saiu sem casaco e luvas. Ia devagar, 60 km/h, mas caiu. Na queda, enquanto tentava segurar a moto numa curva com areia de obras, o acelerador ficou preso com a inclinação e levou-o pelo chão a 100 km/h até bater violentamente numa parede. 6 meses no Hospital em carne viva. Ficou com limitações num braço. Perdeu músculo, partiu o pulso e perdeu osso. Chega?
Conclusão?
Acontece quando menos esperamos. Basta óleo numa rotunda, um cão que sai numa curva fechada interna, um embriagado que se mete, um louco que não trava...
Boas curvas...
À tarde vou dar um passeio na montanha, subir e descer e curvar pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Um dia vi por lá um alentejano que estava farto de planícies. Consolava-se com as curvas e subidas na sua Kawa 1400.
Um abraço,
cafe46

Setembro 30, 2018, 14:29:54, 14:29
Responder #8

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Parabéns  pela   excelente máquina

que eu já tive a oportunidade de experimentar

vai dando dados da máquina, consumos principalmente

:convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 30, 2018, 20:21:32, 20:21
Responder #9

PCLF78

• Visitante
Obrigado pelos conselhos, em relação ao cadeado de disco também já o tenho. Este mês já não posso investir em mais nada, agora só para o próximo ou para o outro mediante a folga financeira, quero comprar também umas botas para ter mais protecção. Em relação a apanhar sustos, já os vou apanhando, anda hoje ia-me a cruzar com um carro e o senhor parecia estar parado, nem piscas nem nada, quando vou quase a chegar a frente do carro, não é que ia metendo a frente do carro na minha faixa para estacionar no estacionamento do prédio que estavam à minha direita  :irritado:  vá lá que ia devagar e não foi preciso travar muito, mas pronto, vou percebendo dos alertas que me vão dando. Embora já esteja um pouco habituado a estas situações, porque sou motorista profissional de pesados de mercadorias, e o desrespeito é total. Abraço e bons km.  :scooter:

Setembro 30, 2018, 22:56:30, 22:56
Responder #10

PCLF78

• Visitante
Clemente Vicente esqueci-me de falar na questão que referiste, ainda me estou a adaptar à condução da scooter, mas é muito agradável de conduzir e de manear, ainda não me aventuro muito na velocidade, o máximo que dei foi 80 km/h. Sobre os consumos, até à dois dias estava nos 3.5, mas ontem subiu para os 3.7, não sei se é da moto ser nova ou da minha aselhice com o acelerador  ::P:  pois por vezes vou muito bem numa velocidade constante e quando preciso de reduzir quase que retiro (ou retiro mesmo o punho todo) o punho do acelerador e ela parece que prende, não sei se é normal isto acontecer, pensei que ao deixar de acelerar a moto deslizasse.

Setembro 30, 2018, 23:07:56, 23:07
Responder #11

Vitor_F_Silva

• **

• 414

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa
vou muito bem numa velocidade constante e quando preciso de reduzir quase que retiro (ou retiro mesmo o punho todo) o punho do acelerador e ela parece que prende, não sei se é normal isto acontecer, pensei que ao deixar de acelerar a moto deslizasse.
Também sou novato nisto mas isso de a mota prender é o "travão de motor" como não tem caixa de velocidades e é de variação contínua tens que ter sempre o punho enrolado. Nâo podes embraiar e desembrair por exemplo porque não há caixa! Mas logo te habituas. Também tenho algumas dificuldades a gerir o punho da minha, mas claramente é falta de experiência.
Quanto ao trânsito é sempre 350 olhos abertos lol Elas acontecer, acontecem, mas cabe a nós prevenirmo-nos porque o pára-choques é o nosso "cabedal"!
Abraço
Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Setembro 30, 2018, 23:19:48, 23:19
Responder #12

PCLF78

• Visitante
Vitor_F_Silva obrigado pelo esclarecimento  :nice: abraço.

Outubro 01, 2018, 03:38:12, 03:38
Responder #13

Scooterado

• **

• 129

Masculino
  • Texto Pessoal
    Tmax 530 será que vem aí uma Tmax600 ?
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: TMax 530
  • Localidade: Parchal-Lagoa-Algarve
...... Ainda em relação ao punho do acelerador nas scooters e o reduzir punho, com a prática vais-te aperceber que com essas reduções bem doseadas e no tempo certo irás poupar imenso as pastilhas de travão pois em muitas ocasiões ( na abordagem das rotundas por exº ou, ao ver lá ao longe um semáforo vermelho  ) nem é preciso travar com as manetes basta reduzir power no punho direito que ela fica no ponto.
1 abraço
Scooterado  :scooter: SLB

P.s. ......Agora compreendo um certo clima de insegurança inicial ao conduzir a scooter, é que passar de um pesado para as 2 rodas é como sair do lombo de 1 elefante para 1 pónei, hehe.

Outubro 01, 2018, 11:34:16, 11:34
Responder #14

JViegas

• 4723

Masculino
Isso vai com a experiência e com calma. Daqui a uns vezes vais ver que por instinto já saberás como abrandar a máquina.  :nice:

Outubro 01, 2018, 11:40:28, 11:40
Responder #15

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Clemente Vicente esqueci-me de falar na questão que referiste, ainda me estou a adaptar à condução da scooter, mas é muito agradável de conduzir e de manear, ainda não me aventuro muito na velocidade, o máximo que dei foi 80 km/h. Sobre os consumos, até à dois dias estava nos 3.5, mas ontem subiu para os 3.7, não sei se é da moto ser nova ou da minha aselhice com o acelerador  ::P:  pois por vezes vou muito bem numa velocidade constante e quando preciso de reduzir quase que retiro (ou retiro mesmo o punho todo) o punho do acelerador e ela parece que prende, não sei se é normal isto acontecer, pensei que ao deixar de acelerar a moto deslizasse.

Olá,

Ok. confirmaste o que eu suspeitava a andar devagar com o punho controlado, o normal é 3,7  porque a andar depressa a chegar aos 150 kms/h. conforme eu fiz e ela é bastante rápida, vai aos 4,3 a 4,7 com o vidro na posição mais alta claro

mas é um gozo ou divertimento andar nesta scooter principalmente em cidade, apesar que em estrada é uma senhora a rolar,  excelente motor, que gozo nos dá,  mesmo.....

:convivio:
« Última modificação: Outubro 01, 2018, 11:42:20, 11:42 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Outubro 02, 2018, 00:17:45, 00:17
Responder #16

PCLF78

• Visitante
Clemente Vicente 150 km/h  :???: no site da Honda eles indicam 129 km/h de velocidade máxima. Mas eu a 80 km/h parece que já vou muito depressa  :D abraço