Autor Tópico: Vendas de motociclos/ciclomotores na Europa (dados da ACEM)  (Lida 7788 vezes)

Outubro 30, 2018, 18:04:31, 18:04
Lida 7788 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Vendas de motociclos/ciclomotores na Europa (dados da ACEM)

MOTOS
"Motorcycle registrations in the EU up by 8.2% during the first nine months of 2018
Registrations of motorcycles in the EU reached 830,694 units during the first 9 months of 2018, according to the latest estimation of the European Association of Motorcycle Manufacturers (ACEM). This represents an increase of 8.2% compared to the same period of 2017.
With 186,487 units (a 5.1% increase on a year-on-year basis) Italy remains the largest European motorcycle market, followed by France (146,276 motorcycles, +10%), Germany (140,628 motorcycles, +11.1%), Spain (113,650 motorcycles, +8.0%) and the UK (83,155 motorcycles, +3.7%).
Motorcycle registrations increased in all EU countries, with the exception of Poland, where they went down by 2.3%."

Ciclomotores (até 50cc e também pequenas eléctricas)
"Moped registrations in the EU continue decreasing
The European moped market reached 209,562 units during the first 9 months of 2018. This represents a decrease of
about 26.1% compared to the registration levels of the first nine months of 2017 (283,399 units). The largest markets
for mopeds in Europe were: France (51,498 units), Netherlands (47,260 units), Germany (20,133 units), Italy (16,118
units) and Belgium (15,992 units)".

ACEM - European Association of Motorcycle Manufacturers
« Última modificação: Agosto 17, 2019, 17:27:28, 17:27 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 30, 2018, 20:00:23, 20:00
Responder #1

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Através do site da ACEM fui dar com o ficheiro em Excell que tem vários dados por país.

Aqui encontra-se o cumulativo (motos, scooters e eléctricas), numa análise de Janeiro a Setembro em 2018 e também no mesmo período do ano transacto.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Outubro 31, 2018, 00:50:35, 00:50
Responder #2

Joao_Cruz

• Global Moderator
  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1586

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Obrigado Sapiens,
Curioso o mercado das motos estar a subir e o das scooters estar a baixar? Temos um mercado mais maduro?

O que terá acontecido na Eslovénia,  para ter passado de 20.000 para 6700 este ano?

Abc,
JpC

Outubro 31, 2018, 08:45:25, 08:45
Responder #3

Hemisaro

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 291
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Porque é que vender menos scooters e mais motas é ser mais maduro?

Outubro 31, 2018, 10:58:20, 10:58
Responder #4

Hemisaro

• **

• 291
Nisso posso concordar em parte, talvez comprem mais motociclos para ter também uma parte maior de lazer.

Mas desde que cada um faça uma escolha de acordo com aquilo que pretende e gosta, isso sim, é a meu ver fazer uma boa escolha, e isso é sinal de maturidade.
Não escolher porque é a mota da moda, faz consumos baixos, etc, e depois não ser o adequado ou não se gostar.

Se a maior parte da população usasse mais scooters, para mim, não significaria que não era um mercado maduro. Se achassem que era o que lhes servia, se era a escolha acertada nesse momento, então tudo bem.

Novembro 02, 2018, 00:03:20, 00:03
Responder #5

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1586

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Referi-me a mais maduro porque dos "novos" motociclistas que temos agora, a maior parte vem da lei das 125 cc e fez a primeira aquisição  de uma forma quase sempre racional e não emocional.
Com o passar do tempo (e por ter gostado da experiência), passa depois a ver as duas rodas de uma forma diferente e a alargar as hipóteses de escolha e não apenas pela facilidade de andar na cidade.
Não concordas?

Novembro 02, 2018, 10:19:34, 10:19
Responder #6

Hemisaro

• **

• 291
Isso de comprarem inicialmente scooters e depois aumentar a venda de motas acho que acontece de forma ciclica.
Parece-me que é o normal acontecer, visto muitos começarem com baixa cilindrada e depois, sim como disseste, passar para outras possibilidades.

O ser mais maduro devido a se venderem menos scooters e mais motociclos é que não me soa bem. Se acharmos que a maior parte das baixas cilindradas são scooters, então sim, vão-se vendendo menos (ou entra menos gente para o mundo das motas, ou compram logo de maior cilindrada) e vendendo mais motas, ou scooters de maior cilindrada.

É como se pensar que no limite, todos vão querer uma mota por motivo de lazer. Muitos farão isso, é certo.
Ou então, no limite, todos vão subir de cilindrada e apenas com motas de alta cilindrada é que vão estar satisfeitos (no limite todos vão querer BMW 1200GS ou Multistradas, ou, etc...).

E estes números são a nível europeu (será que foi igual em todos os países?), se bem que acredito que por cá a tendência seja semelhante.

Novembro 02, 2018, 13:20:25, 13:20
Responder #7

saraiva

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora

O que terá acontecido na Eslovénia,  para ter passado de 20.000 para 6700 este ano?

O valor das vendas do ano passado está mal. Não são vendas mas sim matrículas. Ao que parece poderia haver motas não matriculadas e em 2017 foram obrigadas a registar-se.

Registrations in the moped segment reached 280,279 units (+9.3%) during the first nine months of 2017, although this is partially due to the Slovenian government mandating all owners of unregistered mopeds to register them in order to update its motor vehicle database.

https://www.acem.eu/item/484-motorcycle-and-moped-registrations-in-the-eu-down-1-6-during-the-first-9-months-of-2017
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Novembro 02, 2018, 14:18:39, 14:18
Responder #8

dfelix

• 5006
Seria interessante perceber qual a definição da ACEM relativamente a "mopeds".
É que não me parece que seja propriamente sinónimo de scooters/maxiscooters.

Parece-me mais enquadrado com aquilo que denominamos por ciclomotores.

Novembro 02, 2018, 14:34:16, 14:34
Responder #9

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
A observação está correcta...

Fui pesquisar no site da ACEM e, para este organismo em concreto e também para efeito de indicação dos números avançados, "Mopeds" compreende todos aqueles até 50cc (com motor de combustão, portanto) ou eléctricas com capacidade (kW) equivalente a estas últimas.

Apesar de já ter lido (eu e se calhar muitos de nós) por inúmeras vezes a indicação de Mopeds no que toca p.ex. a scooters/maxiscooters de 125cc ou mesmo +300cc - o que não me levará agora a esmifrar a sua correcção ou incorrecção - neste caso a ACEM refere-se a veículos de pequena capacidade, como indicado acima.

Resumindo e baralhando...até uma simples Vision 110 com que andam os carteiros dos CTT, a ACEM coloca na lista a fazer parte das "Motorcycles".

Fica a correção.
« Última modificação: Novembro 02, 2018, 14:56:21, 14:56 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Novembro 02, 2018, 15:26:35, 15:26
Responder #10

Hemisaro

• **

• 291
Ah, então isso pode influenciar bastante a leitura dos resultados.

Agosto 17, 2019, 17:37:42, 17:37
Responder #11

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
O ano de 2019, nos primeiros 6 meses, foi muito positivo no que toca à venda de unidades novas na União Europeia, por comparação ao período homólogo de 2019.

É referido um muito relevante aumento de 9.1%.

Os dados foram publicados este mês pela ACEM - European Association of Motorcycle Manufacturers.  :nice:

Um aumento percentual desta natureza, significa muitos milhares de motos a mais, vendidos no mesmo período.

Dalai Lama

Agosto 25, 2019, 10:35:56, 10:35
Responder #12

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Reparem na capa do Jornal de Negócios de hoje.

E não, não me refiro à parte que dá destaque ao futebol.  :-\

Dalai Lama

Agosto 25, 2019, 20:38:25, 20:38
Responder #13

Moto2cool

• 4386
Parece que o eléctrico ainda precisa de um bom impulso para se afirmar. Talvez a ajuda do ministro do ambiente
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 26, 2019, 08:55:41, 08:55
Responder #14

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Presentemente o aumento de vendas é muito significativo nos motociclos eléctricos.
Mas está ainda longe de fazer "mossa" nas vendas das que têm motor de combustão.

Vai ser um processo de transição que adivinho mais moroso que nos automóveis.

Dalai Lama

Agosto 26, 2019, 11:09:27, 11:09
Responder #15

JViegas

• 4723

Masculino
Relativamente aos "elétricos"

Registrations of electric vehicles up by 71% in the EU

Combined registrations of electric mopeds, motorcycles and quadricycles reached 14,251 units during the first three months of 2019. This represents a substantial increase of 71.2% compared to the registration levels of the first three months of 2018 (8,326 units).

Most of the electric L-category vehicles registered in the first three months of 2019 are mopeds (11,258), followed by motorcycles (2,295 units). The largest European markets in terms of volume were France, where combined registrations of mopeds, motorcycles and quadricycles totalled 4,407 units (+105% on a year-on-year basis), followed by Belgium (2 627 vehicles, +78.5%), Netherlands (2 598 vehicles, +52.6%), Spain (1,632 vehicles, +28%) and Italy (901 vehicles, +49,2%).

Fonte: https://www.acem.eu/motorcycle-registrations-in-the-eu-increased-by-19-2-during-the-first-three-months-of-2019

Seria interessante saber se a noticia do JN se refere a uma situação apenas Nacional ou se aponta dados do ACEM para a Europa. :pensador:

Agosto 26, 2019, 11:46:40, 11:46
Responder #16

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Julgo que será apenas com dados nacionais.

Se bem que a realidade Europeia não será muito distinta.

Acaba por ser aquilo que tentas vezes vemos por aqui ocorrer, com a criação de tópicos de dúvida sobre o que comprar.

Do género: "Tenho andado de 125cc e finalmente estou a tirar a carta. Pretendo comprar algo mais potente...".  :writing:

Dalai Lama

Agosto 26, 2019, 11:55:39, 11:55
Responder #17

JViegas

• 4723

Masculino
Tanto que até faz sentido.
Com uma 125cc vai dando para as despesas, voltinhas e para o dia-a-dia.

Depois vem o vicio de conduzir para mais longe, passear mais confortavelmente, mais velocidade de ponta, etc. etc. e o desejo em subir de cilindrada começa a fazer sentido.

Seria interessante saber mais dados, relativamente por exemplo se é uma mudança para os 1000cc ou por exemplo entre os 650cc e os 750/800cc pois como sabemos são "escalões" diferentes.
Também gostaria de saber se os 300/400 e 500cc também sobem significativamente.

Penso que ao nível da mobilidade seria interessante apurar estes dados pois saberíamos (população) como os cidadão se movimentam diariamente. Qual o impacto do volume de vendas de motas teve no descongestionamento das grandes cidades.

A Pordata apenas refere dados de 2017 comparativamente a 1969.
28.680 para 4.078. São cerca de 48 anos de dados com algumas variações principalmente nos anos 90 e 2011/2012.

https://www.pordata.pt/Portugal/Ve%c3%adculos+matriculados+total+e+por+tipo+de+ve%c3%adculo-3103-262505

Agosto 26, 2019, 12:17:57, 12:17
Responder #18

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Seria interessante saber mais dados, relativamente por exemplo se é uma mudança para os 1000cc ou por exemplo entre os 650cc e os 750/800cc pois como sabemos são "escalões" diferentes.
(....)

Sinceramente te digo caro JViegas...

Se por baixo das "letras gordas" o Jornal de Notícias escreveu isto que se pode ver na imagem, então fico com um nadinha de dúvida se eles não entenderão por ali que qualquer motociclo com +125cs será afinal uma moto de alta cilindrada.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Dalai Lama

Agosto 26, 2019, 12:46:38, 12:46
Responder #19

JViegas

• 4723

Masculino
Sim sim
Já fiz essa referência com esse intuito.

Pois uma coisa é a transição de uma 125cc para uma 650/700cc outra coisa é passar de uma 125cc para uma 1000/1100cc, o que não é especificado no artigo do jornal.

Se bem que a transição tem muito que se lhe diga.
Não é incomum verificarmos utilizadores/motards que passaram de uma 125cc para uma desportiva ou uma cilindrada "grande".

Agosto 26, 2019, 13:55:37, 13:55
Responder #20

Moto2cool

• 4386
Mas a dúvida pertinente são mesmo  125cc alta cilindrada para aquela notícia

Agosto 26, 2019, 14:18:22, 14:18
Responder #21

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Pois uma coisa é a transição de uma 125cc para uma 650/700cc outra coisa é passar de uma 125cc para uma 1000/1100cc, o que não é especificado no artigo do jornal.
(....)

A avaliar pela criação deste tópico (Link) e que contém os Top10 das Adventures e Nakeds no primeiro semestre do ano, eu inclino-me mais para que a transição seja feita maioritariamente para motos de até 700/750cc.

Dalai Lama

Agosto 26, 2019, 14:30:18, 14:30
Responder #22

JViegas

• 4723

Masculino
Sim também concordo. Atendendo aos dois tópicos criados e que indicas.

É uma cilindrada que dá algum "conforto" em velocidade e transporte "a dois" e/ou com carga.
(é claro que não incluo aqui as desportivas)

A manutenção não pesa muito no orçamento. Isto é, se não for uma marca muito "exótica" ou com alguma "tenra idade no mercado" com os naturais problemas de juventude.

E temos um clima tão bom para viajar de mota que o pessoal que passa pelas 125cc (e que pretenda mais algum musculo) inevitavelmente "dá o salto" para algo com mais substância mecânica.

Agosto 27, 2019, 07:08:56, 07:08
Responder #23

mneves

• 3092

Masculino
Gaita ,tenho uma mota,scooter de alta  cilindrada vou fazer downgrade ,ainda levo com o fisco
membro numero 16

Agosto 27, 2019, 09:27:55, 09:27
Responder #24

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Nããã...

Estás safo e ainda com margem de manobra (leia-se...uns cs's ainda para subir).  ;)

Deixa ver é até quando... :zangadoregras:

Dalai Lama

Agosto 27, 2019, 09:43:21, 09:43
Responder #25

JViegas

• 4723

Masculino
Realmente olho para o mapa e arrepio-me com o pessoal que tem máquinas de 750cc para cima. Não é justo.  :confused:

A mobilidade também passa por esta revisão de valores nos impostos que todos pagamos.

Agosto 27, 2019, 10:26:03, 10:26
Responder #26

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sem dúvida...

E o que realças também pode ter alguma relação com o número de vendas de motos até essa cilindrada.

É um pulo muito grande em impostos.
E se olharmos para uma moto até 500cc, a diferença para uma com mais de 750cc é...simplesmente....incrível.

Assim por alto, são cerca de 6 a 7x mais alto.  :you.bet: :nempenses:

Dalai Lama

Agosto 27, 2019, 11:16:40, 11:16
Responder #27

mneves

• 3092

Masculino
Atenção que mesmo sendo isento ,a benelli do meu pequeno tive de ir ao site  e clicar como se fosse para imprimir o documento,para o validar,depois ficou dado como tratado.
De resto,por isso nao passo das 500cc
membro numero 16

Agosto 27, 2019, 12:16:03, 12:16
Responder #28

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Claro que o imposto pago não é tudo...até porque se tem depois acesso a óptimos motociclos com outra cilindrada, potência, binário (e conforto, gadgets, seguranca).

Na minha perspectiva é injusto alguém comprar uma moto com pouco menos de 750cc...e o vizinho do lado uma que pouco passa essa cilindrada e paga logo + do dobro.
A discrepância é muito grande.  :nempenses:

Mas pronto...
É o que está feito.

Dalai Lama

Agosto 27, 2019, 13:27:07, 13:27
Responder #29

Moto2cool

• 4386
O sweet spot é mesmo até 750. Bom desempenho ímposto razoável. Para subir acima dos 750 então que sejam mil e tais

Agosto 27, 2019, 14:18:42, 14:18
Responder #30

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Haverá sempre gostos para tudo.
Mas não retirando que terá algum peso na escolha o facto de uma moto de alta cilindrada fazer pagar um imposto de forma desmesurada...ainda assim, não será isso que fará alguém não as comprar.

Quem compra uma R1250GS, uma K1600GTL, uma GoldWing...digamos que o imposto pago não será propriamente coisa que aflore ao pensamento como condicionante.

Penso eu, que não estou comprador de nenhuma das indicadas. :)

Dalai Lama

Maio 20, 2020, 17:42:42, 17:42
Responder #31

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
No mês passado, parece que a hacatombe nas vendas foi assinalável.

Coisa com que, na realidade, já se contava atendendo às circunstâncias atípicas vividas no país.

A diminuição em Abril, comparativamente ao período homólogo do ano passado, foi de 77,1%.

Foi muita a diminuição, mas para ser franco até pensei que fosse superior a 90% atendendo à situação, mas pronto...lá se foram fazendo alguns negócios mesmo assim.  :nice:

O mês de Maio e até mesmo o Junho imagino que não sejam muito famosos (ainda que não tão negativos), mas pode ser que as coisas depois comecem gradualmente a retomar a normalidade.

https://www.andardemoto.pt/moto-news/48896-mercado-das-duas-rodas-cai-mais-de-77-em-abril/

Dalai Lama