Autor Tópico: Na "Bavarian Forest" (Alemanha), os agentes da polícia inspeccionam tudo...  (Lida 2459 vezes)

Novembro 27, 2018, 13:32:09, 13:32
Lida 2459 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Na "Bavarian Forest" (Alemanha), os agentes da polícia inspeccionam tudo...

Se estão a pensar ir fazer "umas curvas" p.ex. na Bavarian Forest (mas não só), na Alemanha, tenham em atenção que por lá a polícia tem agora grupos de controlo especializados na legalidade das alterações feitas a veículos ou do seu estado de segurança para circular, sendo uma unidade específica criada para todos os estados federais da Baviera.

E quando digo que vêm tudo....é mesmo tudo.

Uma publicação Alemã acompanhou-os num dos dias de feriado na região e foi isto que aconteceu a um grupo de motociclistas após terem sido mandados parar... Tudo inspeccionado!  :zangadoregras:

LINK

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 27, 2018, 15:18:06, 15:18
Responder #1

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Estive a "correr" o tradutor do Google, pois uma foto chamou-me à atenção (policia a verificar a manete de travão).
Parece que era uma manete comprada on line e que não estaria de acordo com as normas europeias (veio da china) e como tal a autoridade atuou.

Mas pelo contrário parece que o assunto não é consensual pois muitos condutores parecem estar a ter problemas com as manetes de marcas de motociclismo e que não são reconhecidas como legais pelas autoridades Bávaras.

Novembro 27, 2018, 15:27:00, 15:27
Responder #2

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Estive a "correr" o tradutor do Google, pois uma foto chamou-me à atenção (policia a verificar a manete de travão).
Parece que era uma manete comprada on line e que não estaria de acordo com as normas europeias (veio da china) e como tal a autoridade atuou.

Mas pelo contrário parece que o assunto não é consensual pois muitos condutores parecem estar a ter problemas com as manetes de marcas de motociclismo e que não são reconhecidas como legais pelas autoridades Bávaras.

manetes e avancos... destes ultimos sei de casos em que se partiram.. o que é uma situacao de grande risco  :pcbloqueado:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 27, 2018, 17:56:46, 17:56
Responder #3

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Até o som produzido tem de ter decibéis mais "civilizados" ou levam multa...  :zangadoregras:

Aquela malta não deixa passar nada...  :o

"(....)The Bavarian policemen have waved out a Czech KTM driver, whose 690-Einzylinder shoots too loud from the open Akrapovic pot.
Clear case: Administrative offense - extinguished operating permit, the man has to pay. 90 euros"(....)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Novembro 27, 2018, 18:12:08, 18:12
Responder #4

CB500X7

• Visitante
Até o som produzido tem de ter decibéis mais "civilizados" ou levam multa...  :zangadoregras:

Aquela malta não deixa passar nada...  :o

"(....)The Bavarian policemen have waved out a Czech KTM driver, whose 690-Einzylinder shoots too loud from the open Akrapovic pot.
Clear case: Administrative offense - extinguished operating permit, the man has to pay. 90 euros"(....)

Tudo isso é controlado nas inspecções... Manetes, espelhos... E caso não tenhas algo com o kbu/homologação ficas sempre sujeito.

Relativamente aos escapes acho que tens uma margem de 5db relativamente ao valor do de origem (segundo consta no livrete).

Mas tal como em PT vês um pouco de tudo. Escapes sem dB Killer, vidros sem homologação...

Novembro 27, 2018, 18:41:35, 18:41
Responder #5

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Bem...se é apenas essa margem (+5dB que no livrete) imagino que sejam muitos....mesmo muitos a ser multados.

Dalai Lama

Novembro 27, 2018, 18:58:28, 18:58
Responder #6

Moto2cool

• 4386
Tenho que reconhecer que o uso de material homologado é obrigatório, devendo a mera homologação ser suficiente para usar o equipamento desde que para o fim para que foi autorizado.
Nada a comentar a esta acção da policia

Se fosse em Portugal não se livravam da fama de andarem a arrecadar uns cobres para a corporação, ou a cumprir objectivos  :policia:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 27, 2018, 19:27:07, 19:27
Responder #7

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Eu nunca fui alvo de uma verificação (de qualquer tipo para lá da normal apresentação de documentos), mas em Portugal, por altura da concentração de Faro, tenho presente que existiram no passado verificações por parte da PSP/GNR.

Dalai Lama

Novembro 27, 2018, 21:32:31, 21:32
Responder #8

dfelix

• 5006
A vantagem deles é toda uma panóplia "aftermarket" considerada "homologada" desde que cumpra lá a certificação doméstica do TUV.

Isto oferece uma  dá uma margem considerável de alterações "legais" até para quem não pretenda manter o veículo de origem.

Por cá,  o "homologado" é algo dúbio...
Pois o código da estrada apenas dá directrizes muito genéricas sobre algumas características que os componentes devem ter, assim como as dimensões e posicionamentos dos mesmos.
Já quem "inspecciona" pode achar que isso não é bem assim caso não se pareça com um componente oem.

De qualquer forma, isto é quase irrelevante.
Já fui largas dezenas de vezes mandado parar com escapes altamente ilegais, sem piscas nem espelhos e nunca foi por aí que implicaram.
A fiscalização em Portugal faz-se através de radares em zonas propícias para o efeito.

Novembro 27, 2018, 21:36:26, 21:36
Responder #9

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
A tentação para melhorar/personalizar os veículos de duas rodas é muito grande e pelas mais variadas razões, contribuem também para o fenómeno a vasta oferta "after Market" dos mais variados dispositivos e acessórios bem como os ganhos prometidos tanto em estilo como em performance e em alguns casos até em segurança, mas...

Como é muito difícil atestar se uma determinada modificação comprometeu ou não a segurança do veículo opta-se pela proibição, nos casos em que foi utilizado equipamento homologado entra em jogo a velha burocracia que é sempre tão rentável... inspeção, declaração, certificado de homologação e mais um sem número de documentos que temos de pagar, junta-se ainda à equação o tempo dispendido entre entidades "et voila".

Ora tendo em conta que na maioria destes casos o proprietário só quer mudar de escape ou de pneus, percebo que seja mais prático e até mais barato continuar em transgressão. Por outro lado também convêm às autoridades manter o Status Quo pois assim garantem uma fonte de rendimento (leia-se caça à multa).
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 27, 2018, 22:55:15, 22:55
Responder #10

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)Já fui largas dezenas de vezes mandado parar com escapes altamente ilegais, sem piscas nem espelhos e nunca foi por aí que implicaram.(....)

Largas dezenas de vezes?

Caramba...

Mas tinhas algo (ou levavas algo) que potenciasse tantas situações...que motivasse as autoridades a mandar-te parar assim tantas vezes?

É que circular todas essas vezes sem espelhos e sem piscas...e nada fazerem..  :o

Eu com a sorte que tenho, numa situação dessas de certeza que era logo multado.  :(

Dalai Lama

Novembro 27, 2018, 23:45:29, 23:45
Responder #11

dfelix

• 5006
Mas tinhas algo (ou levavas algo) que potenciasse tantas situações...que motivasse as autoridades a mandar-te parar assim tantas vezes?

Acontece com regularidade... por isso até penso que seja normal!

Mas ultimamente tem ocorrido menos, é certo.
Em 2018 devo ter sido abordado umas 3 ou 4 vezes. Houve anos em que era quase semanalmente. (Saía à noite com bastante frequência... outros tempos...)

Eles gostam de mim...
Talvez porque sou bastante fotogénico.
 :)

Já cheguei a ser abordado pela guarda fiscal que habitualmente só implica com pesados.
Já me mandaram parar só porque queriam conversa.

Quanto a situações irregulares... já cheguei a andar sem espelhos, piscas.. bacalhau cortado com a matrícula recuada e escapes bem barulhentos.
E nunca calhou me aborreceram com isso. Pedem os documentos.. verificam e mandam seguir viagem.

Aconteceu-me um caso pontual em que fui multado por excesso de ruído... numa FZ6 que tinha 3-4 meses e estava com o escape de origem.
Deviam andar a testar o aparelho... e enquanto ali tive ninguém escapou.

O meu cadastro é longo... mas resume-se sobretudo a excesso de velocidade.
A opção fácil e que dá milhões.

« Última modificação: Novembro 27, 2018, 23:46:37, 23:46 por dfelix »

Maio 02, 2019, 17:30:05, 17:30
Responder #12

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Está em Alemão, mas basicamente não houve um motociclista que escapasse sem ter de encostar...

Um deles aparentemente ficou com a moto apreendida por causa dos espelhos e das manetes....  :o
Vejam ali as "massagens" que leva a manete do lado direito (min. 4:20).  :zangadoregras:

"(....)Ok, so we know that you can have your bike confiscated in Germany if your exhaust is too loud – so it’s fairly clear why the rider gets pulled over. But he drops the baffle back into his aftermarket can without any trouble – so surely, that should be that. Apparently not though, as the Police seemed to find a problem with the mirrors and levers too – and decide to confiscate the bike.(....)"
LINK...

Dalai Lama

Maio 08, 2019, 09:33:39, 09:33
Responder #13

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Em primeiro lugar, desculpem o tamanho do texto mas este assunto mexe um bocado com o meu "sistema nervoso".

Existem acessórios after-market que nem deviam ser vendidos, é um facto.
Existem outros que... epá, não sejam atrasados mentais ( não são vocês, é quem faz estas leis ).

A manete não funciona? Funciona, claro! É homologada? Não? Então apreende-se a moto e pronto!
Isto tem alguma lógica?

Os piscas são visiveis? Funcionam? Sim, são visiveis ( muito mais agora os de LED que os antigos ) e funcionam! São homologados? Não? Apreende-se a moto e pronto!
( Só um aparte na questão dos piscas: aqui há tempo fui comprar uma lampada para o meu candeeiro do quarto. Já não consegui encontrar a tonalidade correcta porque as lampadas de Halogéneo já não podem ser fabricadas e, dentro de alguns anos, comercializadas. As lampadas "normais", de filamentos, estão tambem obsoletas, duram menos e gastam mais que as de LED. A confirmar-se a ideia de que todos os itens que não sejam originais e que alterem as caracteristicas originais dos veiculos podem dar chumbo nas possiveis inspeções, como vai acontecer quando esses dois tipos de lampadas forem descontinuadas? Chumbam-se TODOS os veiculos porque alteraram as caracteristicas tecnicas ao mudarem o tipo de lampada? ).
Isto tem alguma lógica?

Os espelhos são funcionais? Refletem imagens e são dois? Sim, refletem imagens, são funcionais e são dois! São homologados? Não? Apreende-se a moto e pronto!
Nesta questão dos espelhos, se forem apreender motos por não estes serem funcionais... as motos com 2 cilindros em V são todas apreendidas. Já andei com os espelhos originais na minha Bulldog. São um pouco inestéticos, na minha opinião, e troquei por uns mais modernos. Esses estavam já usados e com um relativo "mau aspecto" e comprei outros, em plastico que parecia resistente, mas um deles partiu ao fim de 3 ou 4 voltinhas, quando lhe dei um aperto mais vigoroso porque não paravam no sitio desejado. Entretanto, mandei vir outros, em aluminio maquinado. Onde quero chegar com isto? Eu explico: A minha Bulldog, simplesmente, não concorda com nenhum tipo de espelho. A vibração do motor é tanta que, ao ralenti ou em alta rotação, as imagens refletidas são simples manchas. É que não se vê mais nada a não ser uns borrões tremelicantes e o "clarão" das luzes, á noite ou quando as trazem acesas. E não é só a minha Bulldog que "pensa" assim, muitos outros modelos "pensam" o mesmo.
Isto tem alguma lógica?

Os escapes... até percebo, em parte. A qualidade de certos escapes Made in China não é a melhor, podem partir, soltar-se e causar acidentes. Além disso, são TODOS mais ruidosos que os de origem e a poluição sonora é importante. Já na questão dos gases... epá, sejamos realistas! Mais de metades das motos circulam, provavelmente, metade do ano. E estou a falar de paises onde o clima o permite, no Norte da Europa será menos que metade do ano, devido á neve e ao gelo. Um escape after-market não cumpre com as normas europeias de poluição? Pois não, e qualquer carro a diesel saido da fábrica é menos poluente que uma moto? Claro que não é. Mas isso não interessa muito aos lobbys da industria automovel, que manipula as emissões e tem as comissões que fiscalizam isso no bolso.

Discos de travão, pastilhas, suspensões, pneus, avanços, guiadores... isto, eu percebo. São peças que influenciam o comportamento e a segurança do veiculo, seja carro ou moto ( muito mais nas motos ). Deveriam ser todos inspecionados e sujeitos a homologação. Escapes, pelo nivel de ruido, tambem percebo.

Manetes, piscas, espelhos, suportes de matricula... cumprem com a sua função, são visiveis? Então porque raio embirram com isto? Existem até marcas que oferecem peças fabricadas por elas que são diferentes das originais e que alteram, desde logo, o aspecto original de certos modelos. Poderiamos pensar que, por serem comprados e montados numa oficina da marca, seriam legais aos olhos da autoridade. Mas não são. Já vi um video no Youtube, em que um passio pela zona de Lisboa deu de caras com uma patrulha da PSP, de pessoas que foram multadas devido ao suporte de matricula de uma MT-07... comprado e montado no concessionário onde foi adquirida a moto, da marca Yamaha. Atenção, não era Rizoma, Barracuda ou outra qualquer marca conceituada... era Yamaha!

Eu sou assim,  tenho os espelhos de origem, que acho feinhos, já os troquei por outros e vou agora trocar por uns de aluminio maquinado. As manetes, vou trocar por umas de aluminio maquinado tambem. Até não acho as de origem feias, mas a de embraiagem está a ficar esfolada na pintura ( as manetes da Bulldog são diferentes, enquanto a de travão é de aluminio, a de embraiagem é de plástico. Pensei que fosse já alguma alteração feita pelo antigo dono mas já estive com mais 3 ou 4 Bulldogs e são todas iguais ) e uma manete de embraiagem nova, de origem... bom, nem vale a pena ir perguntar o preço á Yamaha. Os piscas tambem já os troquei por uns esteticamente mais bonitos e MUITO mais funcionais que os antigos ( só a luminosidade do LED comparada com os outros... é brutalmente maior e mais eficaz ). Os escapes, tambem tenho os de origem, mas tenho outros lá montados. O canto é mais agradvel, na minha opinião, e tambem são mais bonitos ( o preto mate da moto combina bem com peças em carbono ). Não são Akrapovics originais, mas tambem não vieram da China, são artesanais, feitos na Europa.
Um dia que venham as famigeradas inspeções, mudam-se os escapes para os de origem. As manetes vão ficar, a não ser que me dê alguma espécie de AVC e vá comprar as de origem. Os espelhos e os piscas... olha, tenta-se. Se não der, logo se metem os de origem que estão em casa.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...