Autor Tópico: Dicas para a nova escolha de Mota  (Lida 2216 vezes)

Dezembro 06, 2018, 00:26:54, 00:26
Lida 2216 vezes

David2016

• Visitante
Boas.
Neste momento encontro-me sem moto, tive uma hornet mas decidi variar de cilindrada, uso a mota diariamente para o trabalho e faço o percurso entre a IC19 e a 2°Circular. Também irá servir para fazer viagens mas irá ser mais vezes para as voltinhas no distrito de Lisboa.

Agora gostaria de saber entre a Honda CBR 1100 XX de 99/02 e a Honda VFR 800 de 99/02 .

Qual destas seria a escolha mais acertada.

Obrigado pela vossa ajuda
« Última modificação: Dezembro 06, 2018, 00:49:08, 00:49 por David2016 »

Dezembro 06, 2018, 03:37:46, 03:37
Responder #1

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1950

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente

Desculpa companheiro mas para esse tipo de utilização (voltinhas no distrito de Lisboa) tinhas a mota ideal, ou seja a Hornet...
Dessas duas honestamente e sem qualquer desprimor (afinal de contas ando numa 125cc) Eu não queria nenhuma!

Certamente temos cá pelo Fórum pessoal mais experimentado que possa dar uma opinião melhor fundamentada.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 06, 2018, 12:10:27, 12:10
Responder #2

JViegas

• 4723

Masculino
Referindo-me apenas aos modelos que indicas, pessoalmente gosto mais da XX, mas tudo depende da forma em como se encontram, como foram mantidas, pois o transito citadino de Lisboa está cada vez mais condicionado e o para arranca cada vez maior.

A utilização de uma dessas duas desportivas irá causar um maior cansaço do que por exemplo uma utilitária.

A manutenção será mais onerosa do que numa 300cc/400cc (que será porventura mais útil para as voltas no distrito de Lisboa do que por exemplo uma 125cc).

As 125cc são rainhas e se forem scooters ou maxiscooters (não é desprimor nenhum usá-las) são ainda hoje a melhor opção citadina.

Boas escolhas e depois avisa o pessoal onde recaiu a escolha.

Dezembro 06, 2018, 13:02:00, 13:02
Responder #3

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Agora gostaria de saber entre a Honda CBR 1100 XX de 99/02 e a Honda VFR 800 de 99/02 .

Qual destas seria a escolha mais acertada.
(....)

De qual gostas mais...ou o que mais valorizas?

Os preços de venda imagino que nao sejam iguais, pelo que se é para voltas por Lisboa e só muito ocasionalmente para dar uns passeios, a VFR de 99 (estaremos a falar da 800Fi, conhecida noutras partes do Mundo por "Interceptor") é capaz de ser + que suficiente.
Estive a pesquisar preços e...não foge muito dos €3.500 a €4.000 a particular.

De condução apenas conheço a mais recente VFR... https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=16.0#top

Foi esta mesmo que conduzi:

« Última modificação: Dezembro 06, 2018, 13:05:29, 13:05 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 08, 2018, 23:28:02, 23:28
Responder #4

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Eu iria para a VFR, mais agil, bastante mais divertida de conduzir, e permite fazer umas tiradas mais longas sem desconforto nenhum.
« Última modificação: Dezembro 08, 2018, 23:29:10, 23:29 por jmartins13 »

Dezembro 09, 2018, 01:05:16, 01:05
Responder #5

2low

• 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Para já parece ser realmente uma escolha difícil.
São dois modelos que sempre cativaram muita atenção.

A VFR é mais polivalente e provavelmente teve mais vendas mas a CB1100XX foi durante uns quantos anos o símbolo máximo de tecnologia da Honda e julgo que o primeiro modelo da Honda a ultrapassar os 300kmh (de ponteiro, dizem…)

Em termos fiscais, mais propriamente de IUC ambas pagam o mesmo.
Em termos de seguro não tenho noção, é fazer uma simulação e verificar qual a mais vantajosa nesse campo…

Se a tua utilização for apenas por lazer diria para ires para a CB1100XX mas se tiveres uma utilização mais citadina para o dia-a-dia caso-trabalho e depois passeios aos fins de semana, então a VFR deverá ser mais "confortável" e manobrável, se bem que… não deixa de ser uma moto pesada…

A VFR800Fi é de I.E. enquanto há modelos da CBR1100XX, uns com carburadores e outros com I.E.
Se a CBR1100XX que andas a ver for de carburadores eu diria que a escolha é mais fácil -> VFR800Fi (que é uma excelente moto e uma das melhores sport-tourers de todos os tempos, é/foi tipo a referência)

De aspecto a CBR1100XX foi uma moto que quando apareceu era o simbolo máximo de tecnologia e futurismo, o modelo de topo da Honda e apesar disso tem ainda hoje um design deveras apelativo.
A VFR800Fi é um modelo de gama média/alta da Honda e marcou uma época, com um design na frente mais agressivo que o modelo precedente mas mantendo a traseira um design típico das Hondas até à relativamente pouco tempo…

Posso dizer-te que entre a minha Triumph Sprint ST 1050 e essa VFR800Fi, a VFR é bem melhor (no geral os materiais são de melhor qualidade e o motor V4 é [dizem] fabuloso! Contudo não tem as performances da minha Sprint mas também não envergonha.
Já a CBR1100XX é um campeonato acima…

A escolha certa era a possibilidade de conseguires teres as duas!  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Experimenta sentar-te em ambas e ver qual delas a que te sentes mais confortável e/ou aquela que consegues ter mais prazer mesmo só tando lá sentado…

:ok: :convivio:

Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Dezembro 15, 2018, 13:30:13, 13:30
Responder #6

Nuno YB

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Como disseram, tinhas a moto ideal para o fim que pretendes. Se querias variar na cilindrada, compravas uma Hornet900.

Das duas que referes, a VFR, sem duvida. São as duas incomodas em transito citadino mas a VFR, pelo menor peso, melhor manobrabilidade e melhores consumos, será a mais indicada.

Deixa só perguntar duas coisas, uma vez que não tenho ideia dos tempos que fazes nos teus percursos ou da tua experiencia, tirando a Hornet:

1- já alguma vez conduziste uma moto mais desportiva?
2- quanto tempo, em media, fazes no teu trajecto diário?

Se responderes "sim" á primeira, ficas com uma ideia do que vais "sofrer" todos os dias em cima de qualquer uma das tuas escolhas.

Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 15, 2018, 13:51:55, 13:51
Responder #7

Moto2cool

• 4386
Não sendo incompatível, a escolha de uma desportiva para a viagem diária para o emprego não é a melhor opção.

Também é verdade que se fosse apenas para casa-emprego quase que indicava uma scooter. ;)

Talvez no meio possas considerar uma naked que permita a potência que queres e uma posição mais elevada para uma viagem do dia-a-dia.

Mas isto sou eu a desconversar :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 15, 2018, 14:21:43, 14:21
Responder #8

Nuno YB

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Não sendo incompatível, a escolha de uma desportiva para a viagem diária para o emprego não é a melhor opção.

Também é verdade que se fosse apenas para casa-emprego quase que indicava uma scooter. ;)

Talvez no meio possas considerar uma naked que permita a potência que queres e uma posição mais elevada para uma viagem do dia-a-dia.

Mas isto sou eu a desconversar :)

Andei durante uns bons anos de R6, com muito kilometro em trajecto urbano. Para quem não conhece Évora, é uma cidade pequena, com um castelo a delimitar o centro histórico ( onde se encontram grande parte dos serviços da cidade, embora já se vão espalhando para fora do centro, como os hospitais, tribunais, finanças, bancos, etc ) em forma de circulo e com uns 5 ou 6 kilometros de diâmetro. As ruas são, quase exclusivamente, em calçada ( grande parte delas, não é a típica calçada portuguesa, tem calçada dos tempos medievais, com pedras imperfeitas em vez dos paralelos normais o que transforma certas ruas em autenticas pistas de enduro ). Numa desportiva, que leva uma grande carga de peso em cima dos pulsos, é imoral andar nestas ruas.

Em Lisboa, com as grandes avenidas tapadas por alcatrão, embora também exista calçada e o alcatrão tenha buracos, é diferente. Ainda assim, não é a moto indicada para circuito urbano, pela posição de condução mais extrema e pela manobrabilidade mais curta que uma naked, scooter ou trail.

Na minha sincera opinião, ele tinha a melhor opção quando usava a Hornet...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 28, 2018, 09:52:54, 09:52
Responder #9

Vasco Gama

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Uma moto dessas para fazer IC19 e cidade?!?

Pensa bem nisso, a XX é uma mota espectacular, e muito confortavel em viagem (para Desportiva), mas em cidade, e no para arranca vai andar sempre com a ventoinha ligada, e com consumos elevadissimos!

A vfr 800 é só uma das melhores motas de sempre, mas mais uma vez, nesse uso!?!?

Para estacionar e manobrar, precisas de muito pulso!

Eu tenho a mota que tenho porque o uso é quase exclusivo lazer, passeio, e pouco cidade!

Quando andava mais em Lisboa, no meio do transito tinha uma 125 da Sym!
Omnia tempus habent

Dezembro 28, 2018, 10:08:52, 10:08
Responder #10

dfelix

• 4988
A XX é um bocado cacilheiro para uso diário.
Tal como os consumos são pouco adequados face ao que a maioria considera aceitável para os dias de hoje.
Porém, é uma boa moto, muito robusta e fiável.

A VFR que indicas será a 800FI, e é uma moto com excelente reputação.
É indiscutivelmente mais versátil que a XX. Suficientemente leve e maneável para o dia-a-dia. E suficientemente confortável para uma viagem ou passeio maior. Uma sport-tourer de referência.

Portanto, entre ambas (porque foi exactamente aquilo que perguntaste), a VFR será a escolha mais acertada.
E não acho que fiques mal servido.

Dezembro 31, 2018, 19:26:12, 19:26
Responder #11

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Gostava de saber qual foi a decisão, depois de terem sido por cá dadas umas quantas opiniões no tópico.  :-\

Viremos a sabê-lo só em 2019... imagino.  :stuck_out_tongue_winking_eye: :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama