Autor Tópico: Oleo de motor para Portugal  (Lida 3730 vezes)

Dezembro 14, 2018, 11:58:01, 11:58
Lida 3730 vezes

ajorge73

• Visitante
Dado que não ando assim tanto (cerca de 6000kms em 1 ano e 5 meses desde a ultima revisão) decidi fazer  uma mudança de oleo intercalar.
Estou com uma duvida que é a seguinte: a honda aconselha 10w30, pelo que percebi da leitura de alguns posts aqui a maior parte usa 10w40.
Eu vou meter motul 7100 e filtro original. estamos a falar da cb500.

Duas questões:
há uma diferença verdadeiramente relevante nestas duas graduações?
Assumindo que vou fazer a revisão dos 24mkms à honda, não há crise em misturar resquicios de óleos diferentes? 

obg a todos

Dezembro 14, 2018, 12:27:09, 12:27
Responder #1

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
A maioria usa o óleo indicado pelas marcas/modelos de moto - ver manual do motociclo (o mais utilizado o 10W40)

Atendendo ao nosso clima, é estranho é a Honda indicar para a tua moto um 10W30.

Não deves misturar óleos de diferentes marcas/características e se precisares de nivelar pontualmente, utiliza sempre o mesmo óleo (por isso é normal as oficinas colocarem o papelinho nas manetes de luz dos carros - saberes qual o óleo e quando é que deves mudar de novo - pena que não aconteça nas motos)
Quando chegares à revisão o velho óleo obviamente vai para o lixo e colocas um novo. (se gostares desse motul, depois voltas a colocar, mas se não gostares não vás mudando o óleo aos poucos, a acrescentar outro óleo de marca e características diferentes)

Em tempos houve alguém que falou em misturas mirabolantes para ficar com viscosidades intermedias… pessoalmente acho um disparate e com todos os mecânicos com quem já falei também o acham e vai contra qualquer manual… mas os Tugas são conhecidos por inovarem, por vezes inventam demais…
MAS cada um é livre de fazer o que bem entender e como acha que deve fazer, é a sua liberdade e nisso, se o companheiro que andou a fazer misturas intermedias esta satisfeito, apesar de todos o avisarem que é um erro, naturalmente cabe-lhe saber se se sente bem com a decisão de manter esses "óleos de fabrico manual".
Julgo contudo que esteja a danificar a medio prazo o motor…
« Última modificação: Dezembro 14, 2018, 12:39:58, 12:39 por 2low »

Dezembro 14, 2018, 12:50:16, 12:50
Responder #2

Quico

• Visitante
Agora fiquei com a pulga atrás da orelha.
No manual da minha CB125F também diz que o recomendado será o 10w30.
Já vi que existe o 7100 da motul e o castrol power 1 racing com esta viscosidade e que me inspiram confiança.

Mas será que devo mudar para 10w40 ou ficar-me pelo 10w30?
Vcs que são mais experientes que dizem?

Dezembro 14, 2018, 13:04:44, 13:04
Responder #3

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Agora fiquei com a pulga atrás da orelha.
No manual da minha CB125F também diz que o recomendado será o 10w30.
Já vi que existe o 7100 da motul e o castrol power 1 racing com esta viscosidade e que me inspiram confiança.

Mas será que devo mudar para 10w40 ou ficar-me pelo 10w30?
Vcs que são mais experientes que dizem?

Não sou experiente mas…

Se o manual indica 10W30, usem esse.

Dezembro 14, 2018, 13:05:09, 13:05
Responder #4

dfelix

• 5005
O manual é teu amigo.

O manual especifica os intervalos de revisão.
Assim como a periodicidade temporal caso não se faça uma utilização frequente como é o teu caso.
Daí que habitualmente corresponde a 6, 10, 12 mil quilómetros consoante modelo e fabricante... ou um ano!

Claro que ir a correr hoje fazer uma revisão a uma moto que esteve muito tempo parada.. para entretanto fazer 2 ou 3 mil km bater e bater na quilometragem indicada no plano é algo que pode perfeitamente acontecer e costuma ser levado em consideração.

O 10W30 durante muito tempo era muito comum mas há algum tempo que o 10W40 tornou-se quase um standard para a esmagadora maioria das motorizações convencionais.
Para o nosso clima as diferenças são quase irrelevantes. Talvez no pico do verão.

Os manuais costumam ter um diagrama deste tipo:

A questão das misturas é algo muito relativo e para a qual não existe informação palpável.
A ideia de se evitar misturas deve-se ao facto dos lubrificantes sintéticos podem ter diferentes bases químicas... e haver a possibilidade de alguns destes compostos não gostarem muito de serem misturados com outros. Mas não há nenhuma regra ou fórmula que diga que não se deve misturar o A com B... mas por exemplo B com C...
Isto fará sentido ter em conta no caso de motores com hábitos de consumir lubrificante. Pois aí sai da oficina com determinado produtos e numa situação qualquer ser necessário repor níveis e não se saber qual lá está ou não ter sequer disponível algo equivalente à mão.
Numa substituição total do lubrificante + filtro isto é irrelevante. O pouco que fica no interior do motor é numa quantidade insuficiente para contaminar o novo.

« Última modificação: Dezembro 14, 2018, 13:08:02, 13:08 por dfelix »

Dezembro 14, 2018, 13:15:08, 13:15
Responder #5

ajorge73

• Visitante
Penso que não me expliquei bem.
EU não vou andar com essas invenções de misturas.
A questão é que fica sempre um residuo no motor. É disso que estou a falar.
Assumo que seja irrelevante mas gosto sempre de ouvir mais uma opinião.

Relativamente à honda  e ao 10w30, já voltei a confirmar...é mesmo 10w30 semi sintectico norma Jaso MA, salvo erro

Dezembro 14, 2018, 13:20:57, 13:20
Responder #6

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Dado que não ando assim tanto (cerca de 6000kms em 1 ano e 5 meses desde a ultima revisão) decidi fazer  uma mudança de oleo intercalar.
(....)

Só para dizer e como me parece já foi dado a entender mais atrás....o facto de fazeres a mudança de lubrificante de motor aos 6.000Kms e com esse tempo todo não é uma mudança intercalar.

As mudanças de lubrificante e filtro fazem-se nesse modelo a cada 12.000Kms ou a cada ano (o que ocorrer primeiro). :)

É que as propriedades do lubrificante, quando parado, com pouca quilometragem ou muito tempo desde a útima muda...também se degradam. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 14, 2018, 15:33:37, 15:33
Responder #7

ajorge73

• Visitante
Intercalar no sentido em que não é uma revisão completa na oficina.
EU entendi o que disseram.

Estamos só a discutir semântica.

Dezembro 14, 2018, 21:07:11, 21:07
Responder #8

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Se leres com cuidado tudo o que o dfelix escreveu, está lá a resposta: "irrelevante"?

A questão não é o resíduo e juntar um pouco a tudo o que lá está ( manter o mesmo óleo) ou mudar tudo ( metes o óleo que quiseres)

Uma frase que é importante é o respeito pelo manual, quando achamos que sabemos muito de óleos e nos pomos a fazer experiências acabamos com o motor de barriga aberta ;) agora entre 30 e 40....
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"