Autor Tópico: Os motociclistas e o ruído  (Lida 5098 vezes)

Agosto 19, 2016, 11:43:44, 11:43
Lida 5098 vezes

karloxilva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Um texto que merece ser lido (em francês):
http://moto-securite.fr/motards-bruit/

A origem: uma interessante revista digital, a "Passion Moto Securité"
http://moto-securite.fr/
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Setembro 19, 2016, 23:54:45, 23:54
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É pena ser em Francês.  :(

Mas aproveitando o título, poderemos partir para a temática da sua relação com o meio envolvente.  :nice:

Ou seja, a possibilidade de em determinados momentos da circulação rodoviária, haver benefício directo e relacionável com o som (ruído) emitido por um motociclo.

Várias foram as vezes em que eu, enquanto também condutor habitual de um veículo automóvel, me vi precavido do que aí vinha, em função do ruído emitido por um qualquer motociclo que se fazia notar em aproximação.

Como tal, o ruído...ainda que desagradável de forma genérica e em diversos contextos, pode sê-lo benéfico no caso dos motociclos. Tanto para o condutor, como para os restantes utilizadores da via.

Quanto ao agrado desse mesmo ruído...aí a conversa é outra.  ;) E se uns há que são verdadeira melodia para apreciadores de boas máquinas, outros não passam mesmo de...ruído!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 20, 2016, 01:06:00, 01:06
Responder #2

NunoMt

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 334

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Devo-vos dizer que este tema é algo que me tem preocupado e sobre o qual tenho pesquisado bastante, no que diz respeito ao barulho/ruído e os seus efeitos a longo prazo na nossa saúde, nomeadamente nos ouvidos.

Nas pesquisas que fiz encontrei alguns estudos que relacionavam a perda de audição a longo prazo com taxas muito altas de incidência na população de condutores de motociclos. Ou seja a longa exposição ao ruído da mota e sobretudo da deslocação do ar no capacete pode provocar uma perda significativa de audição ou mesmo total. E para quem não sabe a perda de audição é irreversível. Não tem cura.

Iniciei estas pesquisas pois no inicio do verão comprei um capacete jet, e com este veio um grau de ruído acima do meu capacete modular. Pouco tempo depois de o adquirir fiz num só dia uma viagem de cerca de 170km, dos quais 100 foram em autoestrada. Apesar de a Sym GTS comigo me cima dava 100km/h toda espremida, foi o suficiente para que quando eu parei ficasse a ouvir um zumbido constante, que só passou no dia seguinte.

Este tipo de sintoma como que um zumbido (o mone técnico é acufeno) pode ser sinal de lesão no ouvido interno. Desde esse dia que tenho andado a investigar sobre o assunto. E descobri que muita gente anda de mota com tampões nos ouvidos. Eu experimentei e desde então sempre que uso o capacete jet e vou para a autoestrada ou passeios mais longos levo sempre tampões. É um pouco esquisito não ouvir tão bem o motor da mota mas ouve-se à mesma tudo o que se passa em nosso redor. Há fabricantes de tampões que os fazem propositadamente para filtrar só algumas frequências, permitindo ouvir a mesma com clareza os rúidos importantes (buzinas, gritos, etc). E sem me aperceber tenho-me habituado de tal maneira aos tampões que agora mesmo quando uso o capacete integral acho-o barulhento... Apesar de eu achar que é um bom capacete (Nolan N87).

Dito isto ando a investigar comprar tampões específicos, que são mais caros mas que são reutilizáveis. E dentro destes o preço varia entre cerca de 10€ e mais de mil. Nos EUA (não sei se há por cá) há pelo menos duas empresas que fazem auscultadores e tampoes topo de gama e que fazem moldes do canal auditivo e os tampões são personalizados para o nosso canal auditivo. Dito isto vejo-me cada vez mais a andar de tampões, embora alguns por vezes sejam algo incómodos. Mas antes isso que surdo  :toma:

Deixo-vos aqui um artigo em  inglês:
http://motorbikewriter.com/motorcyclists-suffer-hearing-loss/
http://www.hearingtestlabs.com/motorcycle.htm

Já agora só mais uma coisa, e que vem nas especificações dos tampões... que é o nível de redução do ruído (atenuação) expressa em dB. A escala de ruído em dB é uma escala logaritmica. Em que grosso modo um aumento de 3 dB representa uma duplicação da potencia da fonte de ruído. Pelo que uns tampões que atenuem + 3dB do que outros são um aumento muito significativo da protecção que estes oferecem.

Setembro 20, 2016, 07:47:33, 07:47
Responder #3

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Gostei da descrição que fizeste ao tema do ruído propriamente dito.

Tenho também uns tampões que comprei na farmácia há tempos (os próximos virão do Ebay) e a melhoria na qualidade da condução torna-se evidente.

E na verdade nem noto que seja um corte muito grande na percepção do que nos rodeia.
A filtragem existe, mas não é tão intrusiva como possa imaginar quem nunca experimentou.

Até mesmo a deslocação do ar pelo capacete, que causa alguns silvos desagradáveis conforme a intensidade do vento e velocidade a que nos deslocamos, tem solução real para o condutor quando utiliza este tipo de acessório.

Quanto ao escape/motor a história é semelhante e apesar de ser muito giro ir ali a ouvir o motor e as trocas de caixa a fazerem um efeito contagiante em termos de decibéis, chega-se a um ponto que incomoda (em alguns casos, claro).
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Setembro 20, 2016, 12:16:53, 12:16
Responder #4

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Há cerca de um ano para cá que para viagens mais longa uso tampões para os ouvidos comprados numa farmácia.

Não abdico dos mesmos pois é como o companheiro NunoMt refere, as lesões no ouvido podem igualmente ser causadas pela deslocação do vento no capacete.

Apesar da minha maquina não "dar" muita velocidade, a 120kms já me transtorna andar sem as proteções.

Imagino viagens em maquinas mais potentes e sem as devidas proteções.  :pensador:

Setembro 20, 2016, 13:33:31, 13:33
Responder #5

Moto2cool

• 4386
Tenho uns tampões da Decathlon que vão servindo. Num ouvido levo o auricular no outro o tampão, as vezes (muitas) levo auricular nos dois. Sei que não é legal mas quem vê dentro do  capacete? ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 21, 2016, 14:22:18, 14:22
Responder #6

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Também não aprecio os barulhos de motas com escapes 'de rendimento' sem os DB Killers , os rateres , etc, . Acho que são 'imagens de marca' dos chamados 'cromos' ou 'nerds' , que também associo à 'tribo dos coletes' (embora tenha a noção que esta 'tribo' também abarca muita 'boa gente' )  . Aprecio sim o barulho de escape tipo 'ronco' , sinal que ali há motor , mas sem fazer 'estrilho' .
No saco-tanque trago lá sempre guardada uma caixinha com 'tampões de motociclista' (que comprei no Ebay) para colocar sempre que vá fazer viagens maiores, mas na prática só me têm sido úteis durante a noite ( nos quartos partilhados tenho apanhado sempre colegas que durante o sono debitam uns décibeis ....ui ui  :D ).

Setembro 21, 2016, 14:33:36, 14:33
Responder #7

dfelix

• 5006
Ou seja, a possibilidade de em determinados momentos da circulação rodoviária, haver benefício directo e relacionável com o som (ruído) emitido por um motociclo.

No momento em que a própria Comissão Europeia assume que os veículos electricos constituem um perigo para peões pelo facto de serem silencios e legisla um nível mínimo de ruído ... está naturalmente a assumir que há esse benefício directo.

Já o ruído excessivo é outra conversa.

Setembro 21, 2016, 14:38:07, 14:38
Responder #8

João_Santos

• 1964
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Companheiro dfelix convinha passares pela apresentação e gostaríamos muito de Te conhecer melhor.

João  :scooter: :scooter:

Setembro 21, 2016, 15:05:09, 15:05
Responder #9

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

No momento em que a própria Comissão Europeia assume que os veículos electricos constituem um perigo para peões pelo facto de serem silencios e legisla um nível mínimo de ruído ... está naturalmente a assumir que há esse benefício directo.

Já o ruído excessivo é outra conversa.

Como já aqui escrevi a propósito de um outro assunto, estive há 2 anos em Tóquio e andei todo 'stressado' enquanto passeava em certas artérias da cidade , olhando 3 e 4 vezes para cada lado da estrada . A esmagadora maioria dos carros eram eléctricos e só se ouvia um 'sibilar' enquanto se deslocavam. 'Bué' de esquisito para quem vem de um outro 'habitat' , chegando a ser algo 'inquietante' .

Setembro 21, 2016, 16:16:17, 16:16
Responder #10

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A semana passada retirei o Akrapovic e montei o escape normal.

Parece que passei a andar em modo "stealth"... é notorio que no transito os outros condutores passaram a ter uma muito menor percepcao da minha presenca  :zangadoplus:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 21, 2016, 21:09:30, 21:09
Responder #11

João_Santos

• 1964
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Companheiro dfelix convinha passares pela apresentação e gostaríamos muito de Te conhecer melhor.

João  :scooter: :scooter:

Setembro 21, 2016, 21:41:51, 21:41
Responder #12

rodrigues

• Visitante
Eu fiquei surdo devido a uma otite dupla e desde então uso aparelho auditivo digital que filtra os ruídos prejudiciais ao ouvido interno, baixa automaticamente os sons prejudiciais.

Mas mesmo assim coloquei defletor de vento para diminuir o ruido no capacete, o aparelho filtra os decibéis prejudiciais mas vai enchendo a cabeça ao fim de muitas horas seguidas.

Por essa razão gosto mais de conduzir em tempo fresco pois permite levar o capacete fechado por mais tempo.

« Última modificação: Setembro 21, 2016, 21:49:44, 21:49 por rodrigues »

Março 21, 2020, 00:11:04, 00:11
Responder #13

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Em vez de se investir uma centena ou milhar de euros num sistema de escape aftermarket só para "garantir maior barulho para sermos mais visíveis aos outros", fica aqui uma sugestão bem mais económica...
...deve ser cá uma barulheira... 200dB...
https://www.banggood.com/12V-200dB-Super-Loud-Electric-Air-Horn-For-Car-Truck-Motorcycle-p-1616598.html?currency=USD&utm_source=facebook&utm_medium=cpc_ods&utm_content=zia&utm_campaign=mix-daba-in-verge-mirs-sli&utm_gender=all&utm_ho=18&ad_id=23844229712170393&fbclid=IwAR3BWwNGmpJ2ZiVx01VZhmTe0GCSxalsJPWSrOTq68X27YjApiP8Img8ubo&cur_warehouse=CN

Março 21, 2020, 09:33:20, 09:33
Responder #14

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Uma buzina a ar dessa dimensão, teria logo à partida a dificuldade de instalação numa moto.  :)

A não ser que andasse "pendurada" no exterior.

Já agora e de forma transversal ao tema, por estes dias diria que a necessidade de um motociclista se fazer notar através do barulho produzido pela sua moto...está diferente q.b.

Ontem notei-o com uma clareza ainda maior do que em dias anteriores.

Onde antes havia filas de veículos nos semáforos, agora surge uma ou duas viaturas...ou mesmo nenhuma.

As cidades estão claramente mais silenciosas e deixa ver por quanto mais tempo. Provavelmente ainda umas quantas semanas...

Dalai Lama

Março 27, 2020, 16:59:44, 16:59
Responder #15

dfelix

• 5006
Em vez de se investir uma centena ou milhar de euros num sistema de escape aftermarket só para "garantir maior barulho para sermos mais visíveis aos outros", fica aqui uma sugestão bem mais económica...
...deve ser cá uma barulheira... 200dB...

A malta que passa a vida a buzinar enquanto filtra entre carros aprova essa sugestão!