Autor Tópico: Yamaha Tracer 1000  (Lida 5268 vezes)

Janeiro 31, 2019, 14:03:24, 14:03
Lida 5268 vezes

Clemente Vicente

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Janeiro 31, 2019, 14:15:59, 14:15
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pelo que percebi da publicação (link que postaste), não será mais do que um desejo da própria Drive Mag Riders.
Parece-me, claro...  :)

"Yamaha needs a 1,000 cc sport-tourer to keep up with the big boys. And a Tracer 1000 would be the thing. Imagine the R1-derived crossplane engine, producing a lot of power, top-spec chassis, and electronics, in a comfortable bike that could take you to a 10,000 km trip around the curvy roads of the continent. It would be great. "
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 31, 2019, 17:08:02, 17:08
Responder #2

2low

• 5471
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Só vejo esta moto com um alvo: Suzuki GSX1000F
Até acabam por ter um design não muito diferente… (julgo eu… ambas gordas e não muito esbeltas - mas não estou a afirmar que sejam más motos… tanto que uma ainda nem sequer existe…  :D A outra deve ser belíssima de se conduzir… vale por isso!)

Pesquisando um pouco sobre o assunto, achei piada um enxerto de uma publicação que dizia algo como "(…)A H2 criou a sua própria classe e até agora não tem concorrência. O mesmo acontece agora com a nova GSX1000FAbs."
https://www.visordown.com/reviews/first-ride/first-ride-suzuki-gsx-s1000f-review
(não vejo qualquer equivalência da Kawasaki Z1000SX a esta Suzuki, apesar de motorização semelhante e até potencia idêntica… são motos distintas e com comportamentos distintos e próprios… campeonatos diferentes…)

Em termos de motorização ambas têm um motor 4 cilindros de ~1000cc mas a provável Tracer1000 poderá chegar com uma potência extra… ~160cv face aos ~145cv da Suzuki.
Isto se for o objectivo principal da Yamaha…

De um site Romeno, publicação de ontem, encontrei algo a dizer isto, fazendo a tradução para Inglês: "How Fazer 1000 came from production, a sport touring FJR between 900 and 1300 Tracer is absent at this point. There are prerequisites that are beginning to emerge about this future model speculation. An initial image about how could look like Tracer was created by 1000 Mich Motorcycle and began to create waves among fans of the genre."

Pesquisando mais um pouco e lendo também o respectivo conteudo percebe-se o que poderá estar a acontecer... a provável (?!) sucessora da "Tão Amada FJR1300".
Se for isto, em termos estéticos prefereria uma continuidade da linha FJR e o motor 1300cc dará algo que o motor 1000cc não dá... o conforto de rolamento em velocidades cruzeiro sem aquelas subidas de rotações... (Espero não estar a dizer nenhum disparate)
De um site Polaco: https://www.scigacz.pl/Yamaha,Tracer,1000,Nastepca,FJR,1300,i,turystyk,jakiego,potrzebujemy,34764.html

A(s) pergunta(s) que faço é(são):
-Se será esta a sucessora da FJR1300, terá sido exclusivamente por directa ou indirectamente cumprir as normas EURO5/6 ?
Pois os custos de desenvolver motorizações novas podem ser a desgraça de muitas marcas...
-E será o motor 1000cc capaz de cumprir melhor essas normas EURO5/6?
Agora especulando... já que se trata de uma especulação de um novo modelo da Yamaha...
-Será que poderá vir com compressor e concorrer com a H2SX ?

Para finalizar, pessoalmente não gosto tanto das novas tendências estilísticas da Yamaha em transformar as motos mais altas - "sport adventure mas com caranagens a imitar uma sport tourer". (tirando os plásticos temos quase uma Varadero 1000 - o típico deposito enorme e gordo…)

« Última modificação: Janeiro 31, 2019, 17:21:35, 17:21 por 2low »

Janeiro 31, 2019, 17:32:30, 17:32
Responder #3

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
De um site Romeno, publicação de ontem, encontrei algo a dizer isto, fazendo a tradução para Inglês: "How Fazer 1000 came from production, a sport touring FJR between 900 and 1300 Tracer is absent at this point. There are prerequisites that are beginning to emerge about this future model speculation. An initial image about how could look like Tracer was created by 1000 Mich Motorcycle and began to create waves among fans of the genre."
(....)

Esse site Romeno só pode ter ido buscar informações (ia dizer inspiração) ao também ele Romeno e com sede em Bucareste (Drive Mag Riders).  :)

Quanto a ser (hipoteticamente) a sucessora da FJR1300... :pensador:

É uma boa questão, já que uma possível Tracer 1000 GT conseguiria talvez suprimir uma parte daquilo que a FJR1300 propõe.

Mas da FJR talvez não fosse buscar o conforto e a protecção e isso inclina-me para que não fosse propriamente uma substituta "à altura" (atenção às aspas).  :)

Mas claro, estamos apenas numa de hipótese... E a Drive Mag Riders por acaso foi muito hábil em lançar a questão.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Janeiro 31, 2019, 18:51:43, 18:51
Responder #4

dfelix

• 5007

Não seria muito inteligente por parte da Yamaha apontar a um alvo... que está morto!  :D
A GSX1000F é uma excelente moto. Mas não é propriamente uma referência no que diz respeito a unidades vendidas.
 :-\

O tema de uma eventual MT-10 Tracer não é algo novo no fórum.
Falou-se nisto há uns tempos quando se estava na expectativa do que seria a Tracer GT.
Pois antes da mesma ser anunciada, a generalidade da imprensa apontava que a marca iria lançar seria um novo produto baseada na plataforma MT-10, o que faria dela uma resposta ás XR e SuperDuke GT...

As Tracer seguem esta abordagem de sport-tourer-aventureira-de-calça-arregaçada.
Portanto, uma eventual MT-10 Tracer certamente que será coerente com a restante família. E considerando que a motorização seria derivada da MT-10 (por sua vez derivada da R1!) o posicionamento será... o mesmo de motos como a XR e SuperDuke GT...
E estas por sinal até vendem...  :)

-Se será esta a sucessora da FJR1300, terá sido exclusivamente por directa ou indirectamente cumprir as normas EURO5/6 ?

A actual Tracer 900 GT acaba por ser indirectamente uma sucessora da FJR1300.
Pois quem procura uma sport tourer no catálogo da Yamaha encontrará algo tão ou mais competente.
Pois como já te respondi inúmeras vezes em outros tópicos, este género de motos asfixiou por completo as sport tourers tradicionais.

Porém, nenhuma Tracer será directamente sucessora da FJR.
Já no passado a Yamaha tinha uma Fazer 1000 que coexistia com a FJR.

Só uma nova FJR (ou algo verdadeiramente equivalente) sucederá a FJR1300... se a Yamaha achar que justifica.
Não estou a par do assunto, mas... há já confirmação que a FJR1300 será descontinuada?

Achas que a Yamaha vai deixar de ter a R1 no catálogo por causa da euro 5?
Eu não acredito que mate um dos meus modelos bandeira.
Perante uma R1 que seja euro 5... não vejo dificuldades para as restantes motos cuja motorização derivada da mesma.

Será que a H2SX vende um suficiente a ponto de outros quererem "concorrer" com ela?

... pessoalmente não gosto tanto das novas tendências estilísticas da Yamaha em transformar as motos mais altas ...

Novas tendências estilísticas?
A TDM foi lançada em 1991...  e isto sem ir buscar as TDR que são dos anos 80.
O interesse nestas "calça arregaçada" podem ter crescido nos últimos anos, mas a "tendência estilística" não é propriamente nova.

Novas tendências estilísticas da Yamaha?
Multistrada, S1000XR, SuperDuke GT, Versys, CrossRunner e CrossTourer,... etc... etc...
Todos os construtores seguiram este caminho em detrimento das sport tourer convencionais.

« Última modificação: Janeiro 31, 2019, 18:54:01, 18:54 por dfelix »

Janeiro 31, 2019, 19:02:10, 19:02
Responder #5

2low

• 5471
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada

Não seria muito inteligente por parte da Yamaha apontar a um alvo... que está morto!  :D
A GSX1000F é uma excelente moto. Mas não é propriamente uma referência no que diz respeito a unidades vendidas.
 :-\

O tema de uma eventual MT-10 Tracer não é algo novo no fórum.
Falou-se nisto há uns tempos quando se estava na expectativa do que seria a Tracer GT.
Pois antes da mesma ser anunciada, a generalidade da imprensa apontava que a marca iria lançar seria um novo produto baseada na plataforma MT-10, o que faria dela uma resposta ás XR e SuperDuke GT...

As Tracer seguem esta abordagem de sport-tourer-aventureira-de-calça-arregaçada.
Portanto, uma eventual MT-10 Tracer certamente que será coerente com a restante família. E considerando que a motorização seria derivada da MT-10 (por sua vez derivada da R1!) o posicionamento será... o mesmo de motos como a XR e SuperDuke GT...
E estas por sinal até vendem...  :)

A actual Tracer 900 GT acaba por ser indirectamente uma sucessora da FJR1300.
Pois quem procura uma sport tourer no catálogo da Yamaha encontrará algo tão ou mais competente.
Pois como já te respondi inúmeras vezes em outros tópicos, este género de motos asfixiou por completo as sport tourers tradicionais.

Porém, nenhuma Tracer será directamente sucessora da FJR.
Já no passado a Yamaha tinha uma Fazer 1000 que coexistia com a FJR.

Só uma nova FJR (ou algo verdadeiramente equivalente) sucederá a FJR1300... se a Yamaha achar que justifica.
Não estou a par do assunto, mas... há já confirmação que a FJR1300 será descontinuada?

Achas que a Yamaha vai deixar de ter a R1 no catálogo por causa da euro 5?
Eu não acredito que mate um dos meus modelos bandeira.
Perante uma R1 que seja euro 5... não vejo dificuldades para as restantes motos cuja motorização derivada da mesma.

Será que a H2SX vende um suficiente a ponto de outros quererem "concorrer" com ela?

... pessoalmente não gosto tanto das novas tendências estilísticas da Yamaha em transformar as motos mais altas ...

Novas tendências estilísticas?
A TDM foi lançada em 1991...  e isto sem ir buscar as TDR que são dos anos 80.
O interesse nestas "calça arregaçada" podem ter crescido nos últimos anos, mas a "tendência estilística" não é propriamente nova.

(…)

Tens razão aqui… ali… e ali…
 :convivio:

Mas é bom debater sobre "especulações" pois dá "largas à imaginação"
 ;D 8)

(…)
Novas tendências estilísticas da Yamaha?
(…)
Todos os construtores seguiram este caminho em detrimento das sport tourer convencionais.

Vou ali bater no ceguinho e esperar que este retomar da moda das "adventure arregaçadas" passe e regressem também as "sport tourer" - acho que haveria mercado e espaço para todas…
 :D

Janeiro 31, 2019, 23:19:52, 23:19
Responder #6

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1589

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Pois a minha pergunta é se ainda há mercado para as FJR e para mais com motor 1300.
Se lançarem uma FJR 1000 ( e não uma Tracer 1000!), se calhar, a meu ver, poderiam ter alguma saída.
Mas baixando a cc, teriam também de baixar o peso e volume.

Janeiro 31, 2019, 23:23:39, 23:23
Responder #7

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Não me parece que tal aconteça (hipótese de uma FJR1000). :)

Vejo como muito mais provável a Yamaha lançar uma nova geração do modelo - FJR1300 - e que, diga-se, já há muito que leio esse desejo por parte de motociclistas.

Mas o tempo passa...e de facto não tem havido notícia de que esteja na calha.

Dalai Lama

Fevereiro 01, 2019, 11:21:09, 11:21
Responder #8

JViegas

• 4723

Masculino
Não me parece que tal aconteça (hipótese de uma FJR1000). :)

Vejo como muito mais provável a Yamaha lançar uma nova geração do modelo - FJR1300 - e que, diga-se, já há muito que leio esse desejo por parte de motociclistas.

Mas o tempo passa...e de facto não tem havido notícia de que esteja na calha.

Parece-me que estão mais "virados" para a Teneré (que não me parece estar a ter grande projeção mundial) e para os veículos de 3 rodas.

Uma FJR1300, tão depressa? Não me parece.  :pensador:

Fevereiro 01, 2019, 12:10:45, 12:10
Responder #9

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)

Uma FJR1300, tão depressa? Não me parece.  :pensador:

Bem...posso estar errado, mas tenho ideia que a mesma base e só com alguns "facelifts" e "updates" se mantém há bastantes anos.

Dalai Lama

Fevereiro 01, 2019, 13:36:14, 13:36
Responder #10

dfelix

• 5007
Pois a minha pergunta é se ainda há mercado para as FJR e para mais com motor 1300.
Se lançarem uma FJR 1000 ( e não uma Tracer 1000!), se calhar, a meu ver, poderiam ter alguma saída.

O 1300cc é um motor robusto mas tranquilo de se usar.
Por tranquilo refiro-me a algo que consegue ser usado ao longo de toda a faixa de rpm sempre com resposta adequada e sem transmitir aquela sensação de estar estar a pedir mais acelerador.

Isto é o que se pretende numa tourer.
Mesmo sendo uma tourer numa perspectiva mais sport como sempre foi a postura da FJR.
O mais parecido que existiu à FJR foi talvez a K1200GT... que já não existe.
Qualquer uma delas menos conservadora que a Pan, que nunca deixou de ser rival directa e que... também já não existe!

Uma tourer um pouco mais "sport" acaba por não ser bem a mesma coisa que uma "sport-tourer".
Pois uma sport-tourer adequa-se a quem quer algum conforto extra e eventualmente bagagem numa moto mais "desportiva".
E uma tourer mais sport... habitualmente prende-se com um pouco mais de maneabilidade.

A Yamaha poderia perfeitamente criar uma sport-tourer baseada na MT-10 mas o resultado acabaria por ser algo do género da Z1000SX. Porém, não sei até que ponto acrescentaria alguma coisa à MT-10 Tourer edition.