Autor Tópico: Polo Norte magnético está a deslizar para a Rússia  (Lida 1802 vezes)

Fevereiro 06, 2019, 19:54:18, 19:54
Lida 1802 vezes

Lourenço

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Para quem faz grandes viagens, espero que haja muitos companheiros motociclistas com essa sorte, e ainda utiliza como eu gosto de utilizar uma bussola das antigas, sofisticadamente analógicas, há que não utilizar uma que tenha alguns anos, porque se o desvio entre Norte magnético e Norte geográfico era de 15 km anuais a partir de 2000 começou a acelerar e em 2017 foi de 55 km ou seja está quase na Sibéria desde o Norte Canadiano.

Para as digitais (e smartphones) não há problema, os satélites vão sendo atualizados, antes a cada 5 anos mas agora no máximo a cada 2 e o que estava previsto para fim 2020 terá de ser feito já este ano em urgência.

https://www.abc.es/ciencia/abci-algo-extrano-sucede-campo-magnetico-tierra-y-cientificos-no-saben-201901150244_noticia.html
https://www.rts.ch/info/sciences-tech/10197869-la-boussole-du-nord-magnetique-s-est-dereglee-en-glissant-vers-la-siberie.html?rts_source=rss_t
https://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/geofisica/geomagnetismo/index.html

Fevereiro 06, 2019, 23:37:58, 23:37
Responder #1

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5006
Para os sistemas de geolocalização penso que o norte magnético seja pouco relevante já que além dos satélites serem geoestacionárias têm as suas posições aferidas.
O norte magnético acaba por ser usado em sistemas mais tradicionais que são também cada vez mais plano de backup em caso de falha da geolocalização.

Isto acaba por ser interessante é no sentido de se perceber até que ponto algumas das bases destes sistemas tradicionais (como as cartas maritimas) habitualmente dispendiosas de produzir começam a ser abandonadas por razoes de custos em detrimento de tecnologia mais barata.

E ainda mais curioso é como perante evidências destas se coloca ainda em dúvida se existe aquecimento global.

Fevereiro 07, 2019, 01:20:13, 01:20
Responder #2

jmartins13

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Quanto ao aquecimento global, faço a minha parte para impedir o avanço....não como carne há 19 anos, uso o menos plástico possível , e tento comprar menos roupa possível, dou preferência à qualidade vs quantidade, não bebo água engarrafada em garrafas de plástico...etc,... quanto a bússulas, nada como parar para um café, uma pausa para esticar as pernas, meter conversa com o pessoal da zona e desdobrar o mapa Em papel...chamem-me o que quiserem, mas é assim que vou fazendo há 26 anos.....a minha tecnologia, é um alcatrão com listas brancas, um mapa, usar a língua e afinar o carburador. Não falha!

Fevereiro 07, 2019, 10:52:20, 10:52
Responder #3

dfelix

• 5006
...a minha tecnologia, é um alcatrão com listas brancas, um mapa, usar a língua e afinar o carburador. Não falha!

Os mapas do meu smartphone estão mais actualizados do que qualquer mapa de papel que anda lá por casa...
E até avisam quando está trânsito. E até avisam por vezes onde estão os radares.  :D
Irónicamente as situações em que recorro a estas gadgets é quase sempre perto de casa ou do trabalho.
Quando quero ir a determinada rua que não faço a mínima ideia onde fica e a última coisa que quero é perder tempo a parar para perguntar ou andar ás voltas porque não virei na rua certa e a sinalização me obriga andar ás voltas.
Eu sei.. eu sei... Não valho nadinha..   :)

Fevereiro 07, 2019, 15:33:49, 15:33
Responder #4

jmartins13

• 954
...a minha tecnologia, é um alcatrão com listas brancas, um mapa, usar a língua e afinar o carburador. Não falha!

Os mapas do meu smartphone estão mais actualizados do que qualquer mapa de papel que anda lá por casa...
E até avisam quando está trânsito. E até avisam por vezes onde estão os radares.  :D
Irónicamente as situações em que recorro a estas gadgets é quase sempre perto de casa ou do trabalho.
Quando quero ir a determinada rua que não faço a mínima ideia onde fica e a última coisa que quero é perder tempo a parar para perguntar ou andar ás voltas porque não virei na rua certa e a sinalização me obriga andar ás voltas.
Eu sei.. eu sei... Não valho nadinha..   :)

:cool:
Pior é qd acaba a bateria em viagem. Nos de papel, isso não acontece.
Eu sei, eu sei...tenho de me actualizar :cool:

Fevereiro 07, 2019, 16:08:39, 16:08
Responder #5

Lourenço

• 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Mapas de papel?  Aqueles lençóis que desdobrados a primeira vez nunca mais se consegue voltar a dobrar como originalmente e ficam a ocupar o triplo do espaço? Que quando o pendura desdobrava dentro do enlatado provocava um acidente por obstrução de visibilidade? Que estão sempre desatualizados e são caros? Ainda existem?  :???:

Fevereiro 07, 2019, 16:26:13, 16:26
Responder #6

Svitre

• 541
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
É imprimir mapas em tamanho A4 e coloca-los na bolsa transparente do saco de depósito.
O que não falta na Web é mapas actualizados, e servem sempre de backup caso falhe a bateria do GPS/smartphone...

Fevereiro 07, 2019, 16:53:42, 16:53
Responder #7

dfelix

• 5006
Falta de bateria?
Por 5 euros compra-se uma tomada usb que facilmente se adapta por baixo do banco junto à bateria...
Por pouco mais há tomadas com isolamento e apoio para fixar junto ao guiador...

Fevereiro 07, 2019, 18:48:57, 18:48
Responder #8

jmartins13

• 954
Tenham lá paciência comigo.....eu sou daqueles que a moto ainda é a carburador, e volto sempre a cheirar a gasolina 95 :cool: :convivio: