Autor Tópico: Motor arrefecido a ar vs líq  (Lida 7503 vezes)

Fevereiro 10, 2019, 11:11:48, 11:11
Lida 7503 vezes

Lourenço

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Generalizando, um motor arrefecido a ar é diferente de um motor arrefecido a líquido porque é:
Mais fiável?
Maior longevidade em kms e anos?
Mais económico no fabrico e compra?
Manutenção mais barata?
Diferente na utilização?
Porque é que ainda vão saíndo destes motores nas diversas cilindradas (médias e grandes)?

Confesso que nem me tinha apercebido que ainda se fabricavam e vendiam motores arrefecidos a ar e foi com o tópico da Moto Guzzi V85 e na página da Honda com a CB1100 EX/RS que me apercebi.

Fevereiro 10, 2019, 12:03:56, 12:03
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bela questão.

Este vídeo indica as vantagens vs desvantagens de cada um das opções..

A verdade é que os motores refrigerados a ar são, numa comparação directa, um pouco mais barulhentos e também, como é sabido, menos eficientes.

E a eficiência de um motor (relacionando também com a capacidade de arrefecimento), nos tempos que correm onde as emissões são um ponto fulcral...bem ..já estão a ver. Acaba por ser determinante!

A maioria das marcas optou para os seus modelos por liquid cooled já que a própria dissipação de calor permite melhorar a estabilidade da temperatura interior e com isso a própria eficiência da mecânica para funcionar correctamente e da forma mais económica possível.

Mas há por cá quem tenha reais conhecimentos de mecânica. O que sei é básico e a minha explicação porventura demasiado simplista.

Curiosamente andei recentemente numa monocilindrica 125 (com o "old school" motor refrigerado a ar)... Brixton 125.

E o som produzido (bem notório) foi precisamente uma das coisas que resultou na sua condução.  LINK...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 10, 2019, 12:20:54, 12:20
Responder #2

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Arrefecido a água e mais fiável.

O único benefício do ar e a simplicidade e a economia de produção.

O motivo pelo qual de vendem e basicamente 2:

- nos Mercados emergentes são ofertas economicamente competitivas nas cilindradas baixa e média, sendo que nesses mercados não há a exigência ambiental que há na Europa nem tao pouco a exigência em termos de números de potência.

- manter oferta de produtos já antigos em situações em não é economicamente justificável desenvolver um novo motor a água ou então porque o cliente assim o exige (a categoria old school e um bom exemplo para isto.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 10, 2019, 13:02:22, 13:02
Responder #3

Lourenço

• 816
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
Sapiens21, gostei do vídeo. Elucidativo.

Arrefecido a água e mais fiável.
O único benefício do ar e a simplicidade e a economia de produção.
O motivo pelo qual de vendem e basicamente 2:
- Nos Mercados emergentes são ofertas economicamente competitivas nas cilindradas baixa e média, sendo que nesses mercados não há a exigência ambiental que há na Europa nem tao pouco a exigência em termos de números de potência.
- Manter oferta de produtos já antigos em situações em não é economicamente justificável desenvolver um novo motor a água ou então porque o cliente assim o exige (a categoria old school e um bom exemplo para isto.

É legítimo depreender então que os motores recentes com arrefecimento a ar aparecem no mercado:
-Por uma questão de custos de fabricação, pouca exigência de potencia e de normas antipoluição, em pequenas cilindradas e neste caso poderemos questionar a durabilidade.
-Nos casos de motores de maior cilindrada por uma questão de filosofia old school, sendo fiáveis com menos complexidade de órgãos mecânicos e uma utilização mais cool?

CB1100 EX/RS e outras, mas sobretudo a EX é uma mota que me transporta visualmente para recordações muito boas e ao mesmo tempo é algo moderno, (não sei se estão a ver o meu estilo  ;) ).
Não me recordo de ter visto alguma ao vivo, mas tenho vontade de ver.
« Última modificação: Fevereiro 10, 2019, 13:04:18, 13:04 por Lourenço »

Fevereiro 10, 2019, 14:35:57, 14:35
Responder #4

TMXR

• 4156

Masculino

Estamos a generalizar grosseiramente... o ar ate pode ser tao ou fiavel nos 4 tempois. Nos 2T a tendencia será a agua ser sempre mais fiavel.

de grosso modo... A situacao decorrente do arrefecimento a ar é que a tolerancia entre pistao e camisa tera sempre de prever tolerancias de temperatura muito elevados, e as consequentes folgas derivadas dessas tolerancias terao de ser maiores.

Na agua, tirando o arranque a frio, independentemente da temperatura ambiente, das circuntancias de utilizacao e da superficie de arrefecimento consegues tem uma estabilidade termica numa pequena janela de poucos graus. Mesmo numa pequena moto de pequena cilindrada o uso de um simples termostato de poucos €s permite-te e garante-te isso.

Tendo valors muito variaveis nas dilatacoes, consegues ter um motor com um trabalhar muito mais perfeito, evitando contaminação do oleo e evitando emissoes poluentes decorrentes por exemplo da necessidade de rodares com uma mistura um pouco rica o queimares o oleo de lubrificação.

No caso que dás das CBR, pois, nessa onda retro é o cliente que exige o arrefecimento a ar, as alhetas, e que os modulos da injecao sejam tapados com plasticos que se assemelhem a carburadores. o que vende ali é o revivalismo e o cliente pouco está interessado se a moto vai ter menos 10 cavalos ou vai gastar mais meio litro  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 10, 2019, 17:14:52, 17:14
Responder #5

AntonioFerreira

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 65

Masculino
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
O arrefecimento a ar era aplicado  mariotariamente nos motores a 2 tempos porque a lubrificação era feita com mistura de óleo na gasolina, tive 5 Vespas com este sistema e no verão tinha que aumentar a percentagem de óleo para aquecerem menos e não gripar assim também como nas motorizadas, cheguei a ir de Evora ao Algarve e voltar no mesmo dia (quase 500Km) com muito calor e sempre prego a fundo porque a velocidade máxima era 100/110 e nunca griparam, acho que nos motores a 4 tempos o arrefecimento a ar não seja tão eficaz mas isso penso eu não posso afirmar que é assim

Fevereiro 10, 2019, 17:21:28, 17:21
Responder #6

TMXR

• 4156

Masculino
O problema dos 2 tempos é que a mistura tem de estar sempre rica, pois é o oleo presente na gasolina que faz a lubrificacao do motor.

Dada a mudanca da densidade do ar com a temperatura, a mistura precisa de estar rica para os dias mais frios quando o ar é mais denso, o que a deixa super-rica para os dias quentes em que o ar é menos denso  :nice:

Num motor em que a area de admissao seja um racio razoavel face à cilindrada vai ser necessario regular os gigleurs e nivel da agulha de Inverno para Verao  :nice:

Fevereiro 10, 2019, 23:48:12, 23:48
Responder #7

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5005
Não percebo muito bem a razão porque podem considerar os motores refrigerados a ar... menos fiáveis.

É que um motor refrigerado a liquido está susceptíveis á generalidade dos problemas que podem ocorrer no refrigerado a ar.
Mas um motor refrigerado ar nunca terá problemas em algo que... não existe.  :D
Ou seja, dificilmente vão encontrar um que tenha avariado bomba de água, o radiador ter apodrecido, tubos rotos, etc...
Pois não têm.
 ;)

A enorme vantagem da refrigeração a liquido é, tal como foi dito, a eficiência.
E isto é aplicável seja a 2 ou 4 tempos.

Fevereiro 12, 2019, 09:42:05, 09:42
Responder #8

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Não percebo muito bem a razão porque podem considerar os motores refrigerados a ar... menos fiáveis.

É que um motor refrigerado a liquido está susceptíveis á generalidade dos problemas que podem ocorrer no refrigerado a ar.
Mas um motor refrigerado ar nunca terá problemas em algo que... não existe.  :D
Ou seja, dificilmente vão encontrar um que tenha avariado bomba de água, o radiador ter apodrecido, tubos rotos, etc...
Pois não têm.
 ;)

A enorme vantagem da refrigeração a liquido é, tal como foi dito, a eficiência.
E isto é aplicável seja a 2 ou 4 tempos.

Basicamente, deve ser isto.

Enquanto na R6 tinha que andar a ver niveis e em cima do funcionamento das ventoinhas, especialmente no verão, na BT não tenho que me preocupar com isso.

E depois... nas altas cilindradas, a musica do motor é muito mais apelativa, na minha opinião.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 12, 2019, 10:20:53, 10:20
Responder #9

TMXR

• 4156

Masculino

São mais simples... logo menos propícios a avarias de bomba de agua, furos de radiador, etc.

Por outro lado, a estabilidade termica do arrefecimento liquido propicia uma eficácia e no limite longevidade superiores.

Onde a fiabilidade é mesmo muito superior é nos 2T  :nice: