Olá,
Visitante
. Por favor
entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Fórum
Ajuda
Pesquisa
Entrar
Registe-se
Clube Português Motociclismo
»
Test-Rides / Comparativos / Contactos / Novidades no sector
»
Test-Rides realizados pelos membros do CP-MOTO
»
Test Ride BMW R1200GS Vs KTM 1290 Super Adventure
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Test Ride BMW R1200GS Vs KTM 1290 Super Adventure (Lida 8297 vezes)
Agosto 20, 2016, 22:44:26, 22:44
Lida 8297 vezes
Mepim
Motociclista: 1 estrela ❇
42
Marca Motociclo: BMW
Modelo Motociclo: R1200GS
Localidade: Póvoa Sta Iria
Test Ride BMW R1200GS Vs KTM 1290 Super Adventure
Aqui à um tempo atrás, ainda tinha eu a BMW F800GS, tive a oportunidade mais um amigo de testarmos em simultâneo a BMW R1200GS e a KTM 1290 Super Adventure, máquinas com o mesmo propósito mas totalmente diferentes, uma GS com 125cv e uma Super Adventure com 160cv. Fizemos cerca de 400kms em que fomos trocando de montada para termos uma noção do que cada uma valia e o resultado é o que partilho de seguida.
Como era de esperar o comportamento das duas máquinas é totalmente distinto, o que faz com que sem qualquer duvida vá existir gente que vai amar a GS e não vai gostar da KTM e gente que vai adorar a KTM e não vai gostar da GS.
São estilos de condução totalmente distintos, uma KTM mais nervosa e cheia de alma, com um motor super entusiasmante e que passa para o condutor toda a adrenalina do rodar de punho, uma suspensão bastante firme e super eficaz, uns super travões e umas passagem de caixa super suaves, uma mota com comportamento de uma super desportiva mas de posição de condução elevada típica das motas de aventura.
Por outro lado a GS revela o que a BMW faz de melhor, a qualidade dos seus materiais é irrepreensível, esta edição Triple Black está super bem conseguida (gosto pessoal), o comportamento a nível de performance é totalmente diferente da KTM, um comportamento mais linear e previsível onde acima de tudo se sente que apesar de ter potência de sobra vamos sempre no controle total da coisa.
As acelerações não se fazem sentir como na KTM, mas puxar o Boxer e usar a caixa Quick Shift é algo delicioso, outro factor que supera a KTM é o ronco, a GS tem um barulho muito mais rouco que o da KTM, aliás vamos ambos a puxar por elas e só se ouve o Boxer a cantar.
A suspensão da GS é bem mais suave que a da KTM, não entendam com isto que não é rija, porque para ter um factor de comparação o modo soft da 1200 é quase tão rijo como o modo sport da 800GS, só que a KTM "abusa" na rigidez, mesmo em modo confort a mota é super rija, a GS com um banco mais confortável e uma suspensão também mais confortável tornam-na menos cansativa (opinião pessoal).
A nível de prestações a GS é inferior à KTM (pudera, a KTM com um motor daqueles não dá hipótese), mas não envergonha ninguém, aliás para mim tem alma que chega e sobra para uma condução desportiva se assim o entendermos, o Boxer parece ter mais cavalos do que aquilo que diz ter. Outro factor de nota é que a KTM não consegue fazer um percurso em 6ª a 80/90kms/h, em 6ª nessa velocidade se quisermos acelerar o motor vai bater, aqui a GS leva toda a vantagem numa condução descontraída onde é muito menos necessário o recurso à caixa de velocidades.
Notei uma maior facilidade em Off Road com a KTM do que com a GS, A KTM em termos de consumo é mais sensível ao rodar do punho que a GS. Verificamos uma diferença em média entre meio litro a um litro no consumo com vantagem para a GS.
Na posição de condução para quem está habituado às BMW vai estranhar um pouco o guiador mais estreito da KTM e o conduzir com os braços mais fechados tendo menos amplitude de movimentos em estradas reviradas e curvas lentas.
Inserção em curva excelente nas duas, mas com características diferentes. A GS recorre à ajuda do seu centro de gravidade mais baixo e motor boxer que facilita o deitar da moto em curva, A KTM, temos mais aquela sensação do tombar para o lado, mas também com grande eficácia.
Quanto a vibrações estas são mais notadas na KTM, não como nas 800, mas elas estão lá.
A corrente de transmissão da KTM, com 330km de teste e uma chuvada pelo meio antes de chegar a Lisboa já suplicava por óleo, aqui vantagem sem dúvida para a GS com o sistema de Cardan.
Um pormenor interessante na KTM é o banco aquecido com a possibilidade de ser regulado pelo pendura.
Resumindo, porque a palavra conciso é muito difícil de aplicar a estas duas máquinas, são duas super motas com intuitos diferentes, uma KTM mais indicada para quem gosta de uma condução nervosa e sempre entusiasmante e uma GS com alma que chega e sobra para entusiasmar mas com um comportamento mais previsível, mais fácil de domar e menos cansativa.
Deixo-vos mais algumas imagens destas duas magnificas motas
Registado
Agosto 20, 2016, 23:21:41, 23:21
Responder #1
twin-pt
Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇
João Mestre / twin-pt
1205
Re: Test Ride BMW R1200GS Vs KTM 1290 Super Adventure
É isto é o que se pretende no CP-Moto! Partilha de experiências de e em 2 rodas, independentemente se são Moto 4, ou Scooters, ou RR's, ou Naked's, ou Adventure, ou (...)
Obrigado Mepim!
Sent from my iPhone using Tapatalk
Registado
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (
link consumos
)
Agosto 20, 2016, 23:34:22, 23:34
Responder #2
CB500X7
Visitante
Gostei bastante desta review
Foi aos pontos críticos que o pessoal deverá ter em conta
Ás vezes não basta pensar com os olhos...
Ainda bem que tenho baixa estatura
«
Última modificação: Agosto 20, 2016, 23:36:12, 23:36 por CB500X7
»
Registado
Agosto 20, 2016, 23:44:47, 23:44
Responder #3
Sal
658
Texto Pessoal
Grupo Motard - Amigos do Caneco
Um bom review a dois super canhões.
Pessoalmente também pendo mais para a GS porque é uma moto que sempre me cativou.
Talvez um dia consiga lá chegar
Boa partilha
Registado
https://www.facebook.com/Nuno.RT.Salvador
https://www.facebook.com/Salhimself/
https://www.youtube.com/channel/UCKRxuyz7lc4FVX6gzdtoSjg
Agosto 21, 2016, 01:06:09, 01:06
Responder #4
rodd
Motociclista: 2 estrelas ❇❇
156
Marca Motociclo: Yamaha
Modelo Motociclo: Tracer 900
Localidade: Torres Vedras
Bom review.
Obrigado pela partilha...
Boas curvas
Registado
Agosto 21, 2016, 01:13:07, 01:13
Responder #5
Sapiens21
Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇
18501
Texto Pessoal
Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
ASSIM É QUE É!!!
Belo review que nos trazes, numa espécie de comparativo entre dois "pesos pesados" das Trails.
As fotos, que terão tirado por certo em várias paragens ao longo dos 400Kms que fizeram, estão óptimas.
Obrigado pela partilha.
Registado
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."
Dalai Lama
Agosto 21, 2016, 01:56:04, 01:56
Responder #6
Luis Salgueiro
Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇
1797
Modelo Motociclo: R1200 RT
Bom tópico e boas fotos !
Isto dos test-drives é sempre algo 'incompleto' . Fica-se com uma noção do básico e 'mais directamente avaliável', mas os futuros proprietários desses modelos 'testados' é que poderão vir a dar um 'relatório' mais fidedigno dos modelos em questão.
Há coisas que só ao fim de alguns milhares de kms é que vêm 'ao de cima' ( para o bem e para o mal ) .
Registado
Agosto 21, 2016, 10:32:26, 10:32
Responder #7
TMXR
4156
Marca Motociclo: Ducati
Modelo Motociclo: MTS 1260S
Localidade: Lisboa
bom TD :ok: :ok:
Essa KTM tambem é uma maquina fabulosa e mais exclusiva do que a BMW.
Tenho um TD prometido pelo Canu desde o dia em que fui ver a 1290 GT... tenho que o la ir cobrar
Outro comparativo que gostava muito de ler é acerca das diferencas entre a GS800 e a 1200
«
Última modificação: Agosto 21, 2016, 13:18:14, 13:18 por TMaxer
»
Registado
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS * Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro * Kawazaki Z900 * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l
Agosto 21, 2016, 21:04:34, 21:04
Responder #8
Cross
Global Moderator
1162
Marca Motociclo: Honda
Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Boas, bom comparativo. Certamente uma oportunidade para comparação visto que ou trocar de montar as diferenças não se vêm mas sentem-se logo se entendem o que quero dizer.
Só tive oportunidade de testar e muito rapidamente só em asfalto a GS1200, por isso vou limitar o discurso a esta, achei muito polivalente e a entrega do motor muito suave também.
Comparado com a minha parece mais molengona quando se roda o punho mas poderia ser porque não a conhecia bem e estava com medo de ir ao tapete... nesse dia já um artista tinha testado uma r1200r acabada de sair e era óleo por todo o lado. Quando caiu deu ao lado e raspou a tampa do motor e vertía por aí. Boxers já deveriam ter proteção de série.
Testei com o banco no máximo da altura e mesmo assim podia estar com os pés no chão e afastar as pernas.
Isto de motas trail serem muito altas é um mito portanto aconselho vivamente a testarem. O vendedor disse logo para si temos o modelo "adventure" que é mais alta e mais depósito e mais não sei o que mais do kit.... pois mas o preço tb subia ums valentes 4000 Euros!?!? Se for crédito pouca diferença faz... etc e pois e tal... disse-lhe que também já tinha entendido como elas se vendem muito pois havia outras tantas lá paradas para vender e com a mesma idade... cerca de 3 anos...
Consigo entender agora melhor depois do teste ride porque é uma mota polivalente e tantas vendas tem. O tipo faz tudo mais ou menos bem e nada excepcionalmente mas para isso existem outras.
A KTM era um dos meus sonhos eventualmente quem sabe um dia. Um teste drive será em breve.
Boas curvas
Registado
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!
Agosto 21, 2016, 23:12:02, 23:12
Responder #9
Mepim
42
Conforme frisei no review são duas super máquinas, a decisão entre as duas é sempre muito pessoal porque apesar de muito parecidas são totalmente diferentes.
Eu adorei o conforto e requinte da GS, obviamente que o motor da KTM com mais 35cv é outra coisa, mas os 125cv da GS para mim são mais do que suficientes e igualmente entusiasmantes.
Outra coisa que gostei mais na 1200 foi a caixa, a que testei (e também a que acabei por comprar) tinha quickshift o que é uma grande mais valia quer a nível de conforto quer quando nos queremos entusiasmar um pouco mais, a reduzir então é super entusiasmante. Posso-vos dizer que a semana que passou estive a fazer o Douro e que delicia que é o quickshift naquelas curvas e contracurvas.
Na altura em que testámos estes "bichos" quer eu quer o meu colega tínhamos ainda as 800GS, ele já tinha testado uma 1200GSA aquando da revisão dos 1000kms da sua 800, eu ainda não tinha experimentado nenhuma. A minha curiosidade e intenção de compra ia para a GS, a dele para a KTM, ele adorou a KTM mas a conclusão a que chegou é que é uma máquina muito ON/OFF ou seja, ou estás de punho enrolado ou estás parado, é uma máquina que quer rotação e que "não sabe andar devagar", pessoal que já testou a BMW S100XR diz que é muito idêntico, ON/OFF.
Depois existe ainda o aspecto estético, este ainda mais subjectivo e muito pessoal, eu adoro a 1200GS Triple Black, acho que está super bem conseguida, a 1290 acho uma mota feia, plástico a mais e mal conseguida a nível estético.
Falta ainda frisar o aspecto comercial, a BMW está um passo à frente de todas as outras marcas, a valorização que dão aos usados é muito superior à concorrência e as condições de crédito para aquisição de novos são super aliciantes.
Resumindo, depois do teste eu encomendei a 1200GS e o meu colega encomendou uma 1200GSA, ambos já andamos nas novas montadas e posso neste momento afirmar que não me arrependo um milímetro da decisão que tomei, a 1200GS é um maquinão!!
Cross, existem muitos mitos em relação às trails, o que dizes é um deles, que são motas altas. São motas altas dependendo das estatura de cada um, tive a 800 e chegava razoavelmente bem com os pés ao chão (tenho 1,80), caso pretende-se poderia comprar o banco baixo e aí chegava perfeitamente, agora com a 1200GS chego perfeitamente com os pés ao chão, seja com o banco na posição alta ou baixa (o banco da 1200 é regulável em altura).
Outro mito é que têm o centro de gravidade muito alto e que se tornam difíceis de manobrar, na 800 é um pouco mais difícil de manobrar não pelo centro de gravidade mas sim pela roda da frente ser de 21", mas depois de nos habituarmos a mota curva que se farta. Na 1200 com jante 19" esse problema já não se coloca e posso dizer que já vi 1200 a raspar com as malas laterais no chão, a mota curva que se farta, haja kit de unhas!!
TMaxer, esse comparativo consigo também fazer com bom conhecimento de causa
Registado
Agosto 22, 2016, 12:41:36, 12:41
Responder #10
JViegas
4723
Obrigado pela partilha.
Estes são dois modelos que estão na minha wishlist. A KTM pelo puro prazer que dará e a BMW pelo todo que disponibiliza.
Não será a moto do dia à dia para mim. Mas sim para viagens a todo o globo.
Espero que o faças na medida do que te for possível e que possamos acompanhar as mesmas.
Registado
Agosto 22, 2016, 14:39:21, 14:39
Responder #11
LoneRider
364
É pá quantos km fizeste em off road!?
Registado
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas, pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.
Agosto 22, 2016, 18:10:05, 18:10
Responder #12
Mepim
42
Poucos, muito poucos porque com as motas de test ride não podes ir para off road
Registado
Agosto 22, 2016, 18:16:47, 18:16
Responder #13
LoneRider
364
Olha....
Se me dissessem isso é sendo os animais que são eu não fazia TD.
O único que tem de bom essas motas é a capacidade de carga, para além de motores. Mas até aí já não é só vantagens.
Motores muito potentes exigem maior rigidez e esse torna-as obesas.
Uma obesa no monte não se mexe.
Para mim, qualquer uma delas só serviria para pôr-lhe um Side car e permitir assim levar as outras motos onde quer que fosse a levar com o vento na tromba.
Registado
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas, pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.
Agosto 22, 2016, 20:01:17, 20:01
Responder #14
Mepim
42
Para mim o conceito de Maxitrail não é para fazer offroad, uma maxitrail como o exemplo destas duas é uma mota muito mais vocacionada para estrada do que para offroad, estão sim preparadas para numa viagem quando o alcatrão acaba a viagem não acabar.
Obviamente que estas motas são demasiado pesadas (+de 200kg) para andar em aventuras no meio dos calhaus e dos montes, uma CRF com cento e alguns kg é muito mais indicada para isso.
Mas por exemplo, o Dakar Series que houve este ano em Vila Nova de Cerveira, eu que sou de Lisboa tinha de fazer mais de 400kms para lá chegar e outros tantos para regressar, de CRF só com ela no reboque, de GS a viagem é feita na boa, claro está que depois no percurso a CRF poderia até ser mais indicada, mas a GS dá muito bem conta do recado.
Agora isto é como tudo, haja kit de unhas e elas vão a todo o lado
Não tentem isto em casa
Registado
Agosto 22, 2016, 20:27:56, 20:27
Responder #15
LoneRider
364
Artax, a minha CRF, conta com várias centenas de km em off_road, e bastante asfalto também.
A única limitação é o passageiro que sofre uma verdadeira tortura.
Para viajar sozinho em plano aventureiro tenho tem tudo o que necessita.
Registado
Agosto 22, 2016, 22:42:34, 22:42
Responder #16
Pedro diniz
55
Texto Pessoal
SYM Joyride 125evo
Marca Motociclo: Sym
Modelo Motociclo: Joyride 125 evo
Localidade: Sobrinho,Alverca
Um boa partilha com duas maquinas que não precisão de apresentações
Um passeio aos comandos do GS é algo que eu gostava deve ser brutal
aqueles 125cv
Quando eu tiver tempo vai ser a minha compra GS 1200R
Registado
Comprimentos,Pedro Diniz
Membro/ 43
Agosto 23, 2016, 14:15:59, 14:15
Responder #17
Joao_Cruz
Global Moderator
1572
Marca Motociclo: Yamaha
Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Mepim, parabéns, gostei de ler o comparativo.
Continua assim.
Um abraço,
JpC
Registado
Agosto 23, 2016, 15:22:19, 15:22
Responder #18
TMXR
4156
Rui,
Qual o valor de consumo normal da Gs?
Para a KTM sei que ronda os 6 litros
Registado
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS * Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro * Kawazaki Z900 * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l
Agosto 23, 2016, 15:31:32, 15:31
Responder #19
Mepim
42
A minha anda sempre entre os 5 e os 5,5.
Ainda agora nos cerca de 1200kms que fiz pelo Douro a média foi de 5.4 sendo que os últimos 200 kms foram de AE em velocidades entre os x40/x60.
A média que costumo fazer casa-trabalho-casa situa-se nos 5.3, sendo que o máximo que fiz num depósito foi 5.7 e o mínimo 4.4.
De lembrar que o meu percurso é misto e rolante, A1-2ªCircular-A5, sempre que tenho que ir para dentro de Lisboa a média sobe ligeiramente.
A KTM do que conseguimos verificar do teste tem um consumo ligeiramente superior, entre 0,5l e 1l.
Registado
Agosto 23, 2016, 17:44:49, 17:44
Responder #20
TMXR
4156
Pois, o Zé Eduardo disse logo que os 5 só com uma condição muito sedada e sem para arranca
E a Gs 800?
Registado
Agosto 23, 2016, 17:51:53, 17:51
Responder #21
Mepim
42
A 800 é menos meio litro que a 1200, o consumo da minha andou entre os 4.5 e os 5, sendo a médio no spritmonitor de 4.8
Mas atenção que a 800 é uma mota totalmente diferente da 1200, comparativo para breve!
Registado
Abril 30, 2017, 01:20:45, 01:20
Responder #22
jmartins13
954
Modelo Motociclo: R 1200 RT
Localidade: WORLDWIDE
Bom trabalho neste comparativo, parabéns!
Gostei da KTM 1290A, mas acho que ainda precisa de ser refinada em muitos pontos.
Protecção aerodinâmica é um ponto a meu ver que precisa de ser corrigido, o outro é a entrega do motor, penso que deveria ser mais abaixo nas rpms. Uma pessoa em terra não anda sempre a fundo, precisa-se muitas vezes de mais binário em baixas e ela desilude muito aí
Convenhamos, nem toda a gente que compra a moto é piloto profissional
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Clube Português Motociclismo
»
Test-Rides / Comparativos / Contactos / Novidades no sector