Autor Tópico: Algo para refletir  (Lida 3005 vezes)

Fevereiro 21, 2019, 22:06:52, 22:06
Lida 3005 vezes

catb

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Fevereiro 21, 2019, 22:17:37, 22:17
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A mensagem inclusa nessa campanha pela segurança...é real.
Aliás, em tempos criei um tópico a alertar precisamente para a importancia de se ter um colete. Sim...mesmo para quem anda de moto. Que se guarde numa mochila, numa bolsa, na top-case, onde quer que seja.

Pode ser de facto importante ter um à mão, a bem da visibilidade e consequente segurança.

Agora....

...o entretanto falecido designer da Chanel, que nunca teve filhos e cuja gata dizem que vai herdar uma fortuna de larguíssimos milhões, bem que podia ter deixado em testamento que o dinheiro seria para aplicar em prol da segurança nas estradas.
Não seria preciso tanto para Whiskas saquetas...creio eu.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 21, 2019, 22:24:04, 22:24
Responder #2

catb

• **

• 105
Sapiens
A mensagem também para grandes motards especialmente aqueles todos de preto  , moto, capacete, blusão , usando um colete amarelo , ficam mais visíveis , não acham .

Fevereiro 21, 2019, 22:58:17, 22:58
Responder #3

2low

• 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Sapiens
A mensagem também para grandes motards especialmente aqueles todos de preto  , moto, capacete, blusão , usando um colete amarelo , ficam mais visíveis , não acham .

Se tudo correr bem, muito brevemente também por cá (Portugal) temos de começar a usar reflectores extra em capacetes, coletes reflectores de cor clara, etc tal como acontece já em França e outros países…

Já tive capacete branco e sei que se tornava mais visível mas também em determinados ambientes não é suficiente marcante para se notar claramente a sua presença…
...inversamente acontece com o amarelo fluorescente que é de todo ultra-visivel e ainda se tem a vantagem de fazer parecer que somos da GNR…
...já ouvi pessoas a comentar precisamente isso… "ah e tal… ia eu ali em excesso de velocidade, vejo uma moto com colete, abrando… digo que já está e afinal era a porra dum motard com colete amarelo fluorescente"
[foi quase isto que ouvi durante uma refeição num determinado estabelecimento de restauração de um shopping… ]

Para bem da segurança de todos nós (motociclistas), tudo o que seja para melhorar, temos de aceitar e ficarmos contentes! ...mesmo que fiquemos pindéricos…  :lolol:

Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Fevereiro 21, 2019, 23:39:35, 23:39
Responder #4

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Sapiens

Há coisas que...não mudam facilmente. :)

Não pretendo entrar muito dentro daquilo que me aflorou ao pensamento ao ler as tuas palavras, mas certa "indumentária" de alguns motociclistas, acredito que não seria muito fácil em incutir/sugerir uma mudança.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Fevereiro 22, 2019, 08:54:22, 08:54
Responder #5

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Com tanta coisa que pode ser feita para melhorar a segurança, exigir que todos os motociclistas comecem a usar colete fluorescente parece-me... parvo...

Existem, como já quase todos viram, autocolantes que se podem colar em tudo e que são bem visiveis á noite. Não vejo necessidade de andar armado em "arvore de natal". Ficamos mais visiveis? Claro que ficamos, sem duvida. Mas vê-se melhor uma moto com a luz acesa de dia do que um automovel apenas com os leds ligados á noite... e eu vejo muitos.

Cada um veste o que gosta e deveria ficar ao criterio de cada um a cor da roupa que veste. Olha eu a comprar um blusão todo "retro-racer" e o catano e depois obrigarem-me a vestir um colete por cima. Não vejo logica nisso. Indo por aí, os automobilistas tambem deveriam ser obrigados a usar sempre o colete... afinal, quando saem do carro para ir buscar o colete á mala, já estão em perigo.

Além disso, não sinto a minima vontade de ser confundido com um GNR... olha se ainda me tentam atropelar...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 22, 2019, 09:59:26, 09:59
Responder #6

Africandruglord

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Eu acho que devia ter liberdade de usar o que me apetece, a vida é minha.

E sou dos que anda todo de preto, mota e tudo.

Fevereiro 22, 2019, 10:07:42, 10:07
Responder #7

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Uma coisa é envergar constantemente um colete e de facto a exigência pode ser claramente excessiva...

Outra é a de ter um colete sempre à mão. Como referi neste tópico e também num outro que vos convido a ler...

Aliás, situações existem onde se pode revelar muito importante um motociclista tê-lo vestido.
Eu desde há algum tempo que tenho o meu sempre no fundo da mochila, dobrado. Nunca se sabe quando é necessário...

LINK PARA O TÓPICO...

Dalai Lama

Fevereiro 22, 2019, 10:11:46, 10:11
Responder #8

Lourenço

• 816
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
Eu digo mais em defesa da minha liberdade. Porque é que sou obrigado a andar com as luzes acesas na mota? A mota é minha e se me apetecer andar com luzes apagadas de dia ou até mesmo de noite porque é que não posso andar? Aliás nem percebo onde foram buscar a ideia de ter luzes vermelhas atrás e amarelas para os piscas e brancas á frente. Porque é que não posso ter luzes da cor que quero? Onde é que está a minha liberdade?

Fevereiro 22, 2019, 10:16:30, 10:16
Responder #9

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Uma coisa é envergar constantemente um colete e de facto a exigência pode ser claramente excessiva...

Outra é a de ter um colete sempre à mão. Como referi neste tópico e também num outro que vos convido a ler...

Aliás, situações existem onde se pode revelar muito importante um motociclista tê-lo vestido.
Eu desde há algum tempo que tenho o meu sempre no fundo da mochila, dobrado. Nunca se sabe quando é necessário...

LINK PARA O TÓPICO...

Claro, usar quando a situação exige ou aconselha, é uma coisa. Ser obrigado a usar ininterruptamente... é parvo.

Por acaso, raramente uso mochila. Uso quando vou para o trabalho, por ter que transportar alguns itens, e esporadicamente em passeio ( naqueles dias que não temos a certeza se as luvas de inverno vão ser quentes, se vão cair uns pingos de chuva, etc ). Mas vou meter um na mochila, só por via das duvidas.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 22, 2019, 10:43:28, 10:43
Responder #10

Lourenço

• 816
Em alguns países os miúdos começam cedo perceber a importância de serem vistos.

Há dias li algures, creio que foi aqui pelo fórum, acerca de um dispositivo luminoso a ligar a uma luz na retaguarda que detetando desaceleração ou travagem pisca em luz vermelha com a intensidade da luz de travão e até na altura pensei que deveria piscar também quando a mota está ligada em paragem, por exemplo num semáforo ou no ultimo lugar de uma fila e talvez seja uma boa opção para aumentar a visibilidade traseira.

Fevereiro 22, 2019, 10:52:51, 10:52
Responder #11

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Penso até que existem já alguns modelos que numa travagem de emergência acendem os quatro piscas. Acho que a BMW e a Honda (com estes novos modelos)  :pensador:

Fevereiro 22, 2019, 10:53:13, 10:53
Responder #12

dfelix

• 4988

A generalidade do meu equipamento é preto.
Os meus capacetes em regra geral são pretos.
As minhas motos na sua grande maioria foram sempre de cor preta.

E qual o mal disso?
Compro aquilo que gosto e com que me identifico.
Até porque o equipamento faz parte do meu vestuário do dia-a-dia.

Querem andar com coletes? Estejam à vontade... ninguém vos impede.
Querem que os outros sejam obrigados a andar? Então voltem para debaixo da pedra onde estiveram escondidos até surgir a lei das 125.

Fevereiro 22, 2019, 11:06:54, 11:06
Responder #13

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Penso até que existem já alguns modelos que numa travagem de emergência acendem os quatro piscas. Acho que a BMW e a Honda (com estes novos modelos)  :pensador:

Correcto...

É o "emergency brake warning system".
O sistema deteta travagens abruptas e ativa automaticamente as luzes dos piscas dianteiras e traseiras para advertir os outros veículos.  :nice:
« Última modificação: Fevereiro 22, 2019, 11:10:33, 11:10 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Fevereiro 22, 2019, 11:12:51, 11:12
Responder #14

Lourenço

• 816
A mim parece-me que não se trata de obrigação de usar colete que estamos a debater mas de entender que há necessidade de sermos vistos e poderão existir várias soluções que se complementam e que até podem ser tranquilizantes para quem as utiliza em determinadas condições e situações.
Pessoalmente tenho um colete sempre comigo debaixo do banco mas que só utilizai duas vezes, uma de noite, com imensa chuva e para fazer IC9 e 2ª circular até chegar a casa, acho que me tranquilizou e outra foi para emprestar a uma senhora que estava na beira da estrada á espera dos bombeiros com o marido encarcerado dentro do carro capotado e naquela situação, peão na via de urgência é um risco enorme.

Fevereiro 22, 2019, 12:53:00, 12:53
Responder #15

Africandruglord

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Eu digo mais em defesa da minha liberdade. Porque é que sou obrigado a andar com as luzes acesas na mota? A mota é minha e se me apetecer andar com luzes apagadas de dia ou até mesmo de noite porque é que não posso andar? Aliás nem percebo onde foram buscar a ideia de ter luzes vermelhas atrás e amarelas para os piscas e brancas á frente. Porque é que não posso ter luzes da cor que quero? Onde é que está a minha liberdade?

Que comparação ridícula.

Fevereiro 22, 2019, 13:15:01, 13:15
Responder #16

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Dentro do tema, acrescento que a utilização de colete por parte de um Road Leader e Back Leader, num grupo de motociclistas, me faz todo o sentido!

Eu próprio já o fui umas quantas vezes e sim...claro que levava o meu colete (que já tem uns aninhos)!  :)

Espero que a Admin./Moderação não veja mal na imagem. Tenho para mim a opinião que os fóruns de motociclismo devem ter uma abertura bastante para não se enclausurarem em ideias absurdas, nomeadamente vendo como grave a divulgação de uma foto onde se veja um autocolante de outro fórum.
A mim jé me fizeram isso noutro fórum, o que considerei ridículo... Os fóruns devem dar-se bem, sem rivalidades.

Aqui estava eu numa das etapas que ligou Évora a Portalegre, quando estava mais activo num outro fórum.

Para quem não sabe, sou o tipo do colete.

« Última modificação: Fevereiro 22, 2019, 13:43:39, 13:43 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Fevereiro 22, 2019, 13:20:16, 13:20
Responder #17

Lourenço

• 816
Que comparação ridícula.

Não me parece ridícula de todo. É uma questão de contexto evolutivo temporalmente, noção que se adquire.
Quando as luzes começaram a ser utilizadas em veículos, primeiro por alguns iluminados  ;), e depois por imposição, também, e a maioria, achou que seria ridículo e limitador de liberdade individual. Hoje não é.
Tal como:
-O cinto de segurança
-O uso de capacete
-Os encostos de nuca nos bancos
-Os limites de velocidade
-Os espelhos exteriores e retrovisores
-O telemóvel ao volante
-Fumar em recintos fechados nomeadamente em escolas, creches, autocarros e aviões
E milhões de exemplos que poderia citar que no fundo não são limitadores de liberdade mas sim regras de regularização de convivência em sociedade e cívicas que de forma mais ou menos justificadas e lógicas foram sendo adotadas e não creio que, pelos menos para a maioria, muitos não as tivessem considerado ridículas ao inicio e depois até lhes reconhecessem validade ou pelo menos alguma utilidade traduzida em eficácia. Muitas tentativas neste sentido ficaram pelo caminho porque sem resultados práticos ou só por exclusão de partes e complementaridade, mas nem por isso seriam ridículas.

EDITO para o seguinte.
Alem da questão temporal e respetiva evolução existe igualmente a questão geográfica e respetiva cultura.

O que em determinados países, e apesar da globalidade, está a ser "ridículo" e de impensável aplicação hoje, noutros já foi imposto/aceite há décadas, e vice-versa.
« Última modificação: Fevereiro 22, 2019, 13:44:21, 13:44 por Lourenço »

Fevereiro 22, 2019, 13:25:58, 13:25
Responder #18

Lourenço

• 816
Sapiens21, não se brinca em serviço… colete personalizado e tudo :nice:

Fevereiro 22, 2019, 14:20:57, 14:20
Responder #19

dfelix

• 4988

Dentro do tema, acrescento que a utilização de colete por parte de um Road Leader e Back Leader, num grupo de motociclistas, me faz todo o sentido!

Não me parece que seja uma questão de segurança rodoviária.
Mas para identificar dentro do grupo quem foi atribuida funções específicas naquele contexto especítico.

Quando as luzes começaram a ser utilizadas em veículos, primeiro por alguns iluminados  ;), e depois por imposição, também, e a maioria, achou que seria ridículo e limitador de liberdade individual. Hoje não é.

Como assim?
Houve resistência ao facto dos motociclos terem de andar com médios acesos?

Eu sou um puto que quando começou a andar de moto já era obrigatório circular de médios.
Curiosamente numa altura em que era comum ver a malta usar mais vezes o capacete a proteger o cotovelo que a cabeça.

O que em determinados países, e apesar da globalidade, está a ser "ridículo" e de impensável aplicação hoje, noutros já foi imposto/aceite há décadas, e vice-versa.

França é dos países mais repressivos quanto ao motociclismo.
Não faz muito tempo que todas as motos sem excepção eram comercializadas com limitação de potência a 100cv.
E a obrigatoriedade do colete assim como dos adesivos no capacete não é propriamente para eles um motivo de orgulho.

Se me disseres que o motociclista da grã bretanha ou norte da europa por razões óbvias relacionadas com o clima adopta com uma maior regularidade equipamento hi-viz... é algo perfeitamente legítimo.

Se me disseres que o motociclista português tem todo o direito de fazer o mesmo... nada o impede!!!!

Agora uma postura de achar que deve ser obrigatório parece-me exagerado.

Porém, este tipo de pensamento não é nada que não seja de esperar.
A reacção do tuga comum aos materiais hi-viz assemelha-se á de certos insectos.
Isto foi bastante evidente há uns tempos atrás quando passou ser obrigatório nos automóveis para situações de emergência... e de repente toda a gente decidiu vestir o banco do condutor ou forrar a chapeleira com o colete!

Fevereiro 22, 2019, 14:38:45, 14:38
Responder #20

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
É mesmo uma questão de segurança rodoviária...

Um Road Leader e um Back Leader que envergue um colete hi-viz, consegue assinalar aos outros utilizadores da via (que não necessariamente apenas os do grupo) a sua presença de forma bastante eficaz.

Aliás, a própria visualização de um colete por parte de um condutor de um automóvel que circule a certa distância, vai levá-lo instintivamente a adoptar um comportamento diferente durante a aproximação/cruzamento desse grupo. De certeza que não vai acelerar...

A circulação em grupo reveste-se de certos perigos que lhe são muito próprios.
A própria atitude de quem "delimita" esse grupo tem de reflectir essa preocupação pela segurança.
Até mesmo o posicionamento na via de tânsito por parte de quem está à frente e atrás, tem a sua importância. :nice:

Dalai Lama

Fevereiro 22, 2019, 20:40:17, 20:40
Responder #21

Moto2cool

• 4386
Dado o desfecho do criador de moda talvez se possa manter esta discussão sem essa imagem.
A visibilidade é uma factor indispensável em veículos rápidos, pouco visíveis e num ambiente em que pagam sempre a factura mesmo quando têm razão.
As obrigação das luzes nas motas foi muito acertada. Assim como as luzes diurnas dos outros veículos, que nestes momento já deviam ser obrigatórias para todos, Quem não tem leds devia andar de média.
Andamos na estrada e temos consciência da diferença no retrovisor da existência de luzes ou não.
Mas também é preciso limites, concordo  que o uso de material reflector pode ser desejável (tenho um colete nos alforges e não hesito em usar de noite ou chuva intensa) mas não podemos tratar os motociclistas como incapazes ou mentecapto, cada um deve ter a autonomia de decidir o melhor para si.
Qualquer dia  todas as motas e carros são verdes ou laranja florescente
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 22, 2019, 21:34:32, 21:34
Responder #22

Lourenço

• 816
Sim o Sr. já nos deixou e é recente, alem disso temos de respeitar a herdeira.

Fevereiro 22, 2019, 21:39:03, 21:39
Responder #23

catb

• **

• 105

E qual o mal disso?

Querem que os outros sejam obrigados a andar? Então voltem para debaixo da pedra onde estiveram escondidos até surgir a lei das 125.
Cada um sabe de si ninguem obriga ninguém , aliás ando com carta de mota desde 1978 , e no curso de pilotagem da Honda , o primeiro conceito que se aprende sabes qual é ?Se não sabes podes lá ir aprender .

Fevereiro 22, 2019, 21:50:30, 21:50
Responder #24

Moto2cool

• 4386

E qual o mal disso?

Cada um sabe de si ninguem obriga ninguém , aliás ando com carta de mota desde 1978 , e no curso de pilotagem da Honda , o primeiro conceito que se aprende sabes qual é ?Se não sabes podes lá ir aprender .

Nem consigo imaginar o que se aprende primeiro no curso da Honda, porque tenho uma Suzuki. Será a ligar a mota? :)

Fevereiro 25, 2019, 10:44:37, 10:44
Responder #25

dfelix

• 4988
Provavelmente...  :D

Nunca fiz o da Honda mas fiz o da Action Team em 2004.
E a única coisa que me recordo relacionada com coletes reflectores é que não podias ultrapassar o gajo que ia na frente com um vestido.  :D

Fevereiro 26, 2019, 18:47:16, 18:47
Responder #26

Moto2cool

• 4386
Provavelmente...  :D

Nunca fiz o da Honda mas fiz o da Action Team em 2004.
E a única coisa que me recordo relacionada com coletes reflectores é que não podias ultrapassar o gajo que ia na frente com um vestido.  :D
Nem acredito que num curso de segurança deixem um motociclista circular com um vestido :) :) :)

Fevereiro 26, 2019, 19:35:11, 19:35
Responder #27

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Creio que o Dfelix se estaria a referir ao uso de um colete vários números acima daquele que o utilizador deveria envergar...

Se imaginarmos que na posição de sentado um colete assim p'ró grandotr até faz um "saiote", a coisa é capaz de passar por um vestido hi-viz.  :-\

Ó Fátima Lopes...anda cá ver isto!

Dalai Lama

Fevereiro 26, 2019, 19:55:08, 19:55
Responder #28

2low

• 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Fevereiro 26, 2019, 20:57:53, 20:57
Responder #29

Moto2cool

• 4386

Creio que o Dfelix se estaria a referir ao uso de um colete vários números acima daquele que o utilizador deveria envergar...

Se imaginarmos que na posição de sentado um colete assim p'ró grandotr até faz um "saiote", a coisa é capaz de passar por um vestido hi-viz.  :-\

Estava na brincadeira :) o sentido que percebi é que não se podia ultrapassar quem usasse o colete. O resto foi invenção minha.

Já agora esse meco com colete que está na foto não deve ser motociclista de certeza. :) :) :) :)

Fevereiro 26, 2019, 22:49:59, 22:49
Responder #30

dfelix

• 4988
Nem acredito que num curso de segurança deixem um motociclista circular com um vestido

Pensando bem, curso de segurança nunca fiz...
O que fiz da action team era "condução avançada".  :pensador:

Quanto a circular de vestido... não era o caso.
Mas desde que vi um vídeo dum gajo com um "ghillie suit" num trackday já acredito em tudo!  :D

E olha que o gajo raspa joelho, cotovelo e ainda toca com capacete... (1:10)

:megafeliz:
« Última modificação: Fevereiro 26, 2019, 22:52:01, 22:52 por dfelix »

Fevereiro 26, 2019, 23:33:27, 23:33
Responder #31

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Eu percebi que estavas a brincar, Moto2Cool.  :nice:

Já agora esse meco com colete que está na foto não deve ser motociclista de certeza. :) :) :) :)

Não deve ser motociclista? Hum...Porquê?

A camisa de flanela de um condutor de uma NineT oferece também a sua proteção...ao frio.

O colete hi-viz está lá por cima porque (vamos imaginar...) se trata de um road-leader no Distinguished Gentleman's Ride.  :)

Ou então está parado na berma da estrada porque a sua Ducati (calma, não é o que já estás a pensar...) ficou sem gasolina.
Sendo o casaco de moto quente, a opção do colete por cima da camisa, nesta situação, faz todo o sentido. :)

Dalai Lama

Fevereiro 26, 2019, 23:50:18, 23:50
Responder #32

dfelix

• 4988
O novo trend são as overshirts:D

Fevereiro 26, 2019, 23:57:17, 23:57
Responder #33

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Com preços para cima de 200€, é um trend que aposto será residual por cá.

Caso não se confirme o que afirmo e até se vendam muitos Bison, então seguirei a escolha do título deste tópico... "Algo para reflectir".  :)

Dalai Lama

Fevereiro 27, 2019, 00:19:11, 00:19
Responder #34

dfelix

• 4988
Na prática é um "casaco" travestido de camisa...