Autor Tópico: A Kawasaki vai produzir uma mota eléctrica?  (Lida 1907 vezes)

Março 10, 2019, 10:51:38, 10:51
Lida 1907 vezes

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A maior parte do que se escreve nas patentes para além da forma, função e design da bateria, é o sistema de arrefecimento do motor e das baterias. Isso é algo que não vemos com muita frequência em motas elétricas. Geralmente, um motor elétrico e as baterias são suficientemente arrefecidos  pelo fluxo de vento do motociclo em movimento.



Este, no entanto, tem planos para aquecer. Não só existem exaustores de admissão e exaustão, mas também há discussão de um radiador no texto. Pode-se pensar que isso significa que é refrigerado a água, mas não, há uma bomba de óleo e discussão sobre o arrefecimento do óleo através do radiador. Isso pode ser porque as baterias de íons de lítio e a água dão-se muito mal, e um sistema de arrefecimentio a óleo impede a possibilidade de mistura.

Isso tudo mostra que a Kawasaki tem planos para essa moto ter enorme potencia. Geralmente os motociclos elétricos ficam sem sumo (os bem projetados, de qualquer maneira) antes de aquecer o suficiente para superaquecerem ou, Deus o proíba, incendiarem-se, mas sabe-se que isso já aconteceu .

Outro ponto interessante aqui é que a moto pode ter uma transmissão. Pode ou não ter uma embraiagem, mas provavelmente teremos que esperar e ver como isso acontece.

De qualquer forma, os desenhos parecem interessantes e o texto tem algumas opções de design incomuns e parece bastante progressivo. Dos principais fabricantes japoneses de motociclos, o primeiro a comercializar com um motociclo elétrica bem projetado, que é rápido, tem boa autonomia e um tempo de carga rápido (o sistema de refrigeração também ajudará), pode ser o grande vencedor.

noticia: https://www.rideapart.com/articles/308381/kawasaki-producing-electric-motorcycle/
 
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 09, 2019, 15:08:32, 15:08
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Agora já não há qualquer dúvida que haverá brevemente uma Kawasaki eléctrica, tanto que foi apresentado na feira de Milão (Eicma) a "moto despida" que até já terá sido testada em pista.

Aparentemente a base da moto é a mesma da Ninja 650 e obviamente com a substituição de toda a parte mecânica tradicional por uma motorização eléctrica e com um chamar de atenção para a caixa "manual" de 4 velocidades...








Várias publicações sobre o assunto:
https://motorcycleonline.info/?p=8125&fbclid=IwAR01btw3un1Rcac9a6zcuD1kSunl9Py9J8yeMhM1V9UjHN5fFc31wK7Hilk
https://www.motociclismo.it/kawasaki-moto-elettrica-ev-project2-2020-73771
https://moto-station.com/moto-revue/nouveautes-moto/kawasaki-prepare-une-moto-electrique/415824
https://www.motoplus.nl/nieuws/kawasakis-elektro-project-hoe-ver-zijn-ze/
« Última modificação: Novembro 09, 2019, 17:07:17, 17:07 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Novembro 10, 2019, 08:58:02, 08:58
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Será a Kawasaki a tentar competir com a referência do mercado: a Dongma?
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 10, 2019, 11:57:53, 11:57
Responder #3

filipe cravo

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 24
  • Marca Motociclo: honda
  • Modelo Motociclo: vfr750 rc36
  • Localidade: Oeiras
Boas , eu sou cético em relaçao a carros ou motas, bem sei que se tem começar por algum lado mas motas sem barulho...é algo estranho eu vi duas ou tres vezes a a Formula E, e nao consigo gostar do conceito mas respeito quem tenha outra opiniao. relativamente a poluiçao qualquer veiculo é mais poluente que os veiculos a combustao.

Maio 17, 2020, 12:31:38, 12:31
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Entretanto o protótipo da Kawasaki ganhou nome, passando a ser conhecida por EV Endeavor, se bem que não se sabendo praticamente grandes desenvolvimentos desde os primeiros períodos pós feira Eicma 2019 (*), onde este modelo também foi apresentado...

Fonte: https://www.motoplus.nl/nieuws/kawasaki-gaat-groen-met-de-ev-endeavor/

O nome Endeavor tem uma sonoridade a fazer lembrar o automóvel chamado de Eleanor de um tal filme "Gone in 60 seconds"...

Já pela tradução da palavra Endeavor poder significar Esforço, e sendo o verde a cor mais dominante desta marca, na brincadeira para os entendedores, qualquer dia a Kawasaki lançará modelos com nomes como: "Devotion", "Addiction" e "Glory"  8) 8) 8) :lolol:

(*) Antes, durante e após da feira Eicma 2019 foi sendo por aqui falado sobre este modelo:
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6790.msg82764#msg82764

E fica este modelo EV Endeavor como talvez a primeira proposta da Kawasaki no mercado das eléctricas... dando seguimento a um antigo tópico e precisamente como sendo uma ninja:
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=5068.0

Para já uma "ninjinha" (com corpo da actual ninja300/400), mas certamente que após o desenvolvimento da tecnologia neste modelo, estarão aptos a criar produtos distintos, talvez uma ninja maiorzinha, talvez uma versys, uma scooter... até toda a linha estar mais "modernizada"
« Última modificação: Maio 17, 2020, 13:10:12, 13:10 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)