Autor Tópico: Igualdade de géneros  (Lida 6042 vezes)

Março 12, 2019, 15:56:18, 15:56
Lida 6042 vezes

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Estava a ler um comentário do grande Luís Salgueiro (fico contente de o rever pelo menos aqui virtualmente, depois logo se vê quando haverá nova oportunidade de levantar uns canecos com ele) que deixou ali no tópico do recente evento a Arraiolos e acho que pode ser um assunto a ser debatido por ter o seu interesse, tanto que o fórum não é exclusivo de participantes do sexo masculino…

O comentário foi: "Boa iniciativa ! Só falta começarem a levar 'as respectivas' para tornar o ambiente mais na agora tão badalada 'igualdade de género' "(por Luís Salgueiro)

A(s) pergunta(s) que faço é/são:
-as motos ainda são um bicho feio que as mulheres têm medo de as debaterem ?
-afinal há aqui mulheres ou não ?
-porque as mulheres não participam no fórum e eventuais eventos, tal como os homens fazem ?
-é necessário haver uma alteração da nossa presença (homens) enquanto modo de nos exprimirmos ou as mulheres terão também de se ambientar e deixarem de terem travões ?
-porque as mulheres não criam tópicos ? (acho que nunca vi um por aqui)
-as mulheres também sabem trazer-nos (a todos) novidades do mundo das 2 rodas ? [Sapiens21 há só um, um bem haja para ele!]

Como o Luis Salgueiro disse e bem, seria bom haver "igualdade de género", vamos então todos fazer os possíveis por isso e termos finalmente um fórum unissexo?

E nós homens, o que temos de alterar ou adequar para vocês mulheres se sentirem por aqui de igual modo?

nota: no recente evento, esteve presente a esposa do Paulo Fradinho (o organizador)
« Última modificação: Março 12, 2019, 16:00:56, 16:00 por 2low »

Março 12, 2019, 17:28:04, 17:28
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Confesso que não acompanho a ideia de necessidade igualdade de género neste âmbito.

Concordo em combater qualquer medida de segregação ou que prejudique os direitos da mulher, mas não vejo neste fórum qualquer indício nesse sentido.

Não concordo com a promoção artificial de direitos, como por exemplo quotas, seja por direitos de género, cor , credo, etc

Sinceramente, imho, este é mesmo um "Não tópico" para um fórum de motas e a importância do tema justifica que seja tratado com respeito em areópagos adequados.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 12, 2019, 17:47:16, 17:47
Responder #2

Lourenço

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Confesso que não acompanho a ideia de necessidade igualdade de género neste âmbito.

Concordo em combater qualquer medida de segregação ou que prejudique os direitos da mulher, mas não vejo neste fórum qualquer indício nesse sentido.

Não concordo com a promoção artificial de direitos, como por exemplo quotas, seja por direitos de género, cor , credo, etc

Sinceramente, imho, este é mesmo um "Não tópico" para um fórum de motas e a importância do tema justifica que seja tratado com respeito em areópagos adequados.

Porque é que será um "Não tópico" para um fórum de motas? Mencionas a questão de quotas e promoção artificial de direitos para justificar essa afirmação, mas estas menções não constam do post original.

Pelo contrário, e até já tinha feito a mesma interrogação em pelo menos dois posts, parece-me pertinente refletir acerca da (não) presença de mulheres no fórum, neste ou noutros. Há mulheres a andar de mota, há muito tempo e com o mesmo entusiasmo e há com certeza mulheres que nos leem, mas que me tenha apercebido, não participam, e porquê?

Março 12, 2019, 19:33:14, 19:33
Responder #3

2low

• 5470
Porque não isto?

Se já existe isto...

O objectivo "deste debate" será para salvaguardar que o fórum se torne mais unissexo, correcto e moderno.

Por curiosidade, desconhecia a existência deste filme:

Março 12, 2019, 22:16:38, 22:16
Responder #4

dfelix

• 5006
Por variadíssimas razões são poucas as mulheres que se interessam por motos.
E das que se interessam, apenas um nicho tem interesse neste tipo de temáticas mais aprofundadas.

Depois há ainda o facto de devido ao motociclismo ser algo predominantemente masculino, acabam por se gerar um comportamento de "caserna" que também não ajuda à coisa.

Março 12, 2019, 22:26:27, 22:26
Responder #5

2low

• 5470
Por variadíssimas razões são poucas as mulheres que se interessam por motos.
E das que se interessam, apenas um nicho tem interesse neste tipo de temáticas mais aprofundadas.

Depois há ainda o facto de devido ao motociclismo ser algo predominantemente masculino, acabam por se gerar um comportamento de "caserna" que também não ajuda à coisa.

Tenho de discordar.

No "fórum" da marca da minha anterior moto, garanto que apesar de o numero de mulheres presentes era residual perante a quantidade de homens mas... elas faziam-se notar, participavam tanto ou mais que os homens e também estavam presentes nos eventos e se havia conversas de caserna, acredita que elas bem que contribuíam para abrilhantar o grau de casernismo…  :lolol: :lolol: :lolol:

No "forum" da marca da minha actual moto, ainda não tive oportunidade de perceber como a coisa funciona e se também lá existe unisexismo… (não sei se esta palavra existe no dicionário)

Quanto a conversa de "Caserna", já viram como elas são no futebol?

Acho que não precisamos de separar o trigo do joio, só temos a ganhar com esse "unisexismo".

Agora, se o facto de haverem mulheres no fórum fizer com que haja menos homens nos eventos… isso é outro assunto do fórum pessoal de cada um…
  :lolol:  :toma: :convivio:

Nota: Recordo-me de:
-1 ninja 250r preta personalizada com as letras a rosa, fita de jantes rosa
-1 ninja 650r branca personalizada com as letras a rosa metalizado, jantes lacadas à mesma cor
(esta foi vendida recentemente e está o meu mecânico neste momento a torna-la original para o tipo que a comprou… estava com vergonha de andar com "moto de gaija" )
-1 ninja zx12r personalizada mas a verde
-1 ninja zx12r personalizada preta+dourado

Nota2: no extinto forum125cc tanto como no cpm havia mulheres a participarem

Nota3: ou será que há marcas mais "unissexo" que outras? e elas sentirem-se atraídas apenas por determinadas marcas?
« Última modificação: Março 12, 2019, 23:27:12, 23:27 por 2low »

Março 13, 2019, 19:42:28, 19:42
Responder #6

2low

• 5470
Estava na expectativa que elas aparecessem…

:animated-smileys-angry-049:

Março 13, 2019, 20:04:40, 20:04
Responder #7

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
As mulheres são um bicho "estranho":

- a maioria não gosta disto ou daquilo, embora nunca tenham tentado ( estou a falar de comida... ).
- 100% delas perde tempo de manhã, ao espelho a pentear-se... o capacete estraga isso.
- a maioria gosta de passar aquela imagem de "donzela em apuros" ( ou porque lhes dá jeito no caso de um furo ou para tentar "enganar" o principe encantado ). Essa imagem desvanece-se quando montam uma moto.
- a maioria gasta ordenados quase inteiros em unhas... as luvas estragam isso.
- a maioria gasta tempo a maquilhar-se... o vento a bater na cara, com alguma lagrimazita á mistura, estraga isso.
- a maioria gosta de vestir roupas que não se adaptam á condução de uma moto.

Na minha opinião, são estes os factores que afastam as motos das mulheres, ou vice versa. No entanto, conheço algumas (poucas) que conduzem motos e não são menos mulheres ou menos femininas por causa disso e que rolam em conjunto com membros de um motoclube aqui da minha zona e com um outro grupo do facebook. Tenho inclusivamente uma colega de trabalho que tem uma Z650.

Em contraponto, e como não vejo nada de mal em haver mulheres em grupos motards de homens, sou contra grupos motards ou motoclubes exclusivos de mulheres. Não vejo lógica nisso. Os homens, quando estão na presença de mulheres, tendem a baixar o nivel de vernáculo ( pelo menos, os homens civilizados, há sempre exceções ). Nunca estive em nenhum encontro em que houvesse queixas por parte dos elementos femininos devido a linguagem ou atitudes menos próprias por parte dos homens. Na 1ª bifana do ano, em Vendas Novas, estavam senhoras e meninas presentes e não vi problema nenhum. E, tal como não sou a favor de grupos com exclusividade de marca de moto, cor de pele ou religião, tambem não o sou em relação ao sexo dos participantes. Acho que um grupo motard ou motoclube exclusivo de mulheres não tem grande razão de existir. Sou um dos Moderadores do grupo Yamaha Dragstar Portugal e, apesar de ter este nome, tem muitos membros que não têm, nem nunca tiveram, uma Dragstar. Não existe mal nisso, é um grupo para quem gosta de motos, seja homem ou mulher que, por acaso, tem MUITOS membros que conduzem Dragstars.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 20, 2019, 10:57:30, 10:57
Responder #8

2low

• 5470
Tenho de discordar NunoYB e vou explicar o meu ponto de vista (sem malicia e apenas para contribuir com o debate):

...as mulheres cada vez se preocupam mais com uma imagem e alem de serem astutas e serem capazes de realizar mais que uma função/trabalho ao mesmo tempo (multitask) saiem claramente a ganhar perante os homens. (os homens fazem uma coisa a pensar na galhofa no final dessa coisa)
...as mulheres são tanto ou mais informadas que os homens (os homens gostam de perder tempo na galhofa)
...as mulheres se não forem enganadas acabam por ter equipamentos motociclistas muitas vezes de envergonhar os homens (os homens não querem gastar tanto para depois terem dinheiro para a galhofa e copos)
...as mulheres cada vez experimentam mais novos restaurantes, novos tipos de comida (tailandesa, japonesa, indonesia, chinesa, espalhola, russa, etc...) enquanto que cada vez há mais homens que não gostam tanto de variar (os homens gostam de se focar no bife lá no local onde há galhofa e copos com a malta)
...as mulheres cada vez mais utilizam vários tipos de motos, desde uma simples scooter electrica, a uma R de 200cv. (os homens fartam-se de trabalhar para ter aquela XPTO para mostrar la no tasco onde geralmente esta estacionada enquanto o dono esta na galhofa e nos copos…)

Sobre pentear, unhas e afins nem comento, parece descabido para o assunto e a tender para o machismo tradicional - "a mulher é na cozinha e consegue-se fazê-la feliz ampliando a cozinha em pelo menos 2m2"

Isto é para ler com um determinado grau de galhofa, a tender a ironia mas que me parece mais real do que…
Entretanto… como é malta, vamos às bifanas levantar umas jolas?  :lolol: :lolol: :lolol:  ::P:

Março 20, 2019, 13:48:10, 13:48
Responder #9

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
As mulheres são um bicho "estranho":

- a maioria não gosta disto ou daquilo, embora nunca tenham tentado ( estou a falar de comida... ).
...

Esta frase não levanta segundas interpretações, pelo que o parêntesis não era necessário  ;)

Março 22, 2019, 09:55:00, 09:55
Responder #10

Nuno YB

• 1209
Tenho de discordar NunoYB e vou explicar o meu ponto de vista (sem malicia e apenas para contribuir com o debate):

...as mulheres cada vez se preocupam mais com uma imagem e alem de serem astutas e serem capazes de realizar mais que uma função/trabalho ao mesmo tempo (multitask) saiem claramente a ganhar perante os homens. (os homens fazem uma coisa a pensar na galhofa no final dessa coisa)
...as mulheres são tanto ou mais informadas que os homens (os homens gostam de perder tempo na galhofa)
...as mulheres se não forem enganadas acabam por ter equipamentos motociclistas muitas vezes de envergonhar os homens (os homens não querem gastar tanto para depois terem dinheiro para a galhofa e copos)
...as mulheres cada vez experimentam mais novos restaurantes, novos tipos de comida (tailandesa, japonesa, indonesia, chinesa, espalhola, russa, etc...) enquanto que cada vez há mais homens que não gostam tanto de variar (os homens gostam de se focar no bife lá no local onde há galhofa e copos com a malta)
...as mulheres cada vez mais utilizam vários tipos de motos, desde uma simples scooter electrica, a uma R de 200cv. (os homens fartam-se de trabalhar para ter aquela XPTO para mostrar la no tasco onde geralmente esta estacionada enquanto o dono esta na galhofa e nos copos…)

Sobre pentear, unhas e afins nem comento, parece descabido para o assunto e a tender para o machismo tradicional - "a mulher é na cozinha e consegue-se fazê-la feliz ampliando a cozinha em pelo menos 2m2"

Isto é para ler com um determinado grau de galhofa, a tender a ironia mas que me parece mais real do que…
Entretanto… como é malta, vamos às bifanas levantar umas jolas?  :lolol: :lolol: :lolol:  ::P:

Só captei "galhofa", "bifanas" e "jolas".   :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:

Mais a sério, não tem nada a ver com machismo, é mais realismo. Faço muitas tarefas caseiras, não deixo o trabalho caseiro só para a minha esposa. A minha esposa adora andar de moto ( saiu comigo centenas de vezes na R6, nesta só saiu ainda 3 vezes porque a moto só leva 2 pessoas e não posso, nem quero, deixar a miuda a cargo de ninguem  muitas vezes ).
A minha esposa não tem o minimo problema em usar umas luvas, um blusão ( um Clover Hurricane, que é pesado para caramba ) e um capacete. Mas, na generalidade, as mulheres não gostam de usar nada disso, estraga-lhes as unhas, o penteado, amarrota a roupinha e não podem mostrar as pernocas. Isto é um facto comprovado
Há exceções, como a minha esposa, felizmente. Mas o geral é mesmo assim.

Tive 2 namoradas que nunca consegui montar na DT e/ou na DTR, Uma tinha um medo de morte, a outra não queria justamente porque lhe "estragava" o look.

Quanto aos outros aspectos que mencionas ( o multitasking, a inteligencia, etc. )... gosto mais de ser homem e fazer as coisas a pensar na galhofa, é mais divertido.  :megafeliz:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 29, 2019, 17:13:42, 17:13
Responder #11

2low

• 5470
Continuo a achar que os fóruns deveriam se adequar aos novos tempos de modo a que as mulheres também se sintam bem em participar nos fóruns e nos seus eventos.
É estranho haver cada vez mais mulheres motociclistas e talvez se contar com os dedos de uma mão, alguma que por aqui ande ou noutro fórum qualquer…

Que acham?

Agora… o que é necessário para elas:
- se sentirem confortáveis em participar no fórum ?
- se sentirem interessadas em participar nos eventos ?
- partilhem as suas experiencias motociclistas, as suas motos, as suas duvidas etc ?

Abril 29, 2019, 17:39:49, 17:39
Responder #12

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Possivelmente a coisa até é mais simples do que podemos imaginar.  :)

Ou seja, apesar do gosto que têm em andar de moto e que acredito que o tenham de forma totalmente idêntica a um condutor do sexo masculino...já no que toca a fóruns as preferências são outras.

Preferem "debates" dentro doutros temas, quem sabe... :) :cool:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 29, 2019, 18:22:24, 18:22
Responder #13

dfelix

• 5006
É estranho haver cada vez mais mulheres motociclistas e talvez se contar com os dedos de uma mão, alguma que por aqui ande ou noutro fórum qualquer…

Vais ter mais sorte se instaleres o Tinder...
 :D

Abril 29, 2019, 18:33:19, 18:33
Responder #14

2low

• 5470

Vais ter mais sorte se instaleres o Tinder...
 :D

::P:

Se fosse solteiro e bom rapaz até podia habilitar-me a essas coisas.
Acredita que o meu comentário aqui atrás nada tem a ver com isso…

Não te faz confusão não haver igualdade tanto que cada vez são mais as manifestações feministas a defender a igualdade?
(eu defendo a igualdade, não defendo nem aceito vantagens para uns ou para outros - exemplo que facilmente se encontrava na diferença do valor de seguros entre homens e mulheres, acho que entretanto isso já não ocorre...)
« Última modificação: Abril 29, 2019, 19:21:22, 19:21 por 2low »

Abril 29, 2019, 23:19:07, 23:19
Responder #15

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
...
Não te faz confusão não haver igualdade tanto que cada vez são mais as manifestações feministas a defender a igualdade?
...

Como alguém disse lá mais atrás, "
As mulheres são um bicho "estranho"
pelo que, essas manifestações feministas surgem quando dá jeito para umas coisas, mas para outras preferem que as coisas se mantenham "à moda antiga".

Há aqui neste forum umas quantas mulheres (poucas, é verdade) que até já participaram mais do que participam, e não me faz confusão nenhuma o facto de não participarem porque só participa quem quiser.

Não é pelo facto de eu fazer a barba de vez quando que vou participar no grupo de facebook da gillette  :nempenses:

Abril 30, 2019, 08:15:51, 08:15
Responder #16

Nuno YB

• 1209
Possivelmente a coisa até é mais simples do que podemos imaginar.  :)

Ou seja, apesar do gosto que têm em andar de moto e que acredito que o tenham de forma totalmente idêntica a um condutor do sexo masculino...já no que toca a fóruns as preferências são outras.

Preferem "debates" dentro doutros temas, quem sabe... :) :cool:

É isto, simples!

Com facilidade se está á espera de uma consulta num qualquer médico e ainda com mais facilidade se vê uma senhora agarrada á Vogue, ou Máxima... mesmo que esteja em cima da mesa a Motociclismo e a senhora até goste de motos.
As mulheres conduzem automoveis, muitas saberão mesmo trocar um pneu. Falam de carros com alguem? Não, claro que não.
As mulheres conduzem motos, muitas saberão mesmo meter ar nos pneus ( ok, agora fui um pouco mauzinho/realista ). Falam de motos com alguem? Não, claro que não.

Num dos primeiros passeios deste ano desloquei-me a Portel, para comer um porco no espeto. Tanto no grupo em que eu ia como no local do encontro havia senhoras e meninas. Algumas até conduziram a sua moto até ao encontro. Chegamos lá e os homens falam do normal ( o tempo da tropa, mulheres, motos, carros, férias, comida... não necessariamente  por esta ordem ). E as mulheres falam de quê? Roupa, do dinheiro que os maridos/namorados gastam nas motas e nos carros, roupa, cabeleireiros, roupa, da nova manicure lá do bairro, roupa...

Como diz o pjmartinho, não é por beber cerveja que vou fazer uma tertulia sobre cerveja, tal como não é por ter barba que participo em discussões sobre gilettes. Simplesmente, são assuntos considerados... sem topico de discussão. As mulheres, mesmo que gostem de motos e que até as conduzam... não vêm grande motivo de conversa nelas.

Atenção, não generalizando, claro. Há mulheres que gostam tanto de motos como qualquer homem, muitas delas percebem de motos muito mais que muitos homens e ainda há as que conduzem motos muito melhor que muitos homens. Mas esses casos são raros. É como haver mecânicas. Há, sim senhor, mas são poucas. Não quer dizer que sejam piores que os homens a mexer em motores... simplesmente... sujam as unhas de oleo, ficam com a pele gordurosa, etc...

Abril 30, 2019, 09:28:32, 09:28
Responder #17

dfelix

• 5006

Igualdade de oportunidades não significa que tenham de ser iguais nos hábitos ou nos gostos.

E no que diz respeito a motociclismo, não existem grandes limitações para as mulheres.
Há uma vasta oferta de motos adequadas ás que possam ter menor estatura. E há hoje em dia uma vasta oferta de equipamento com forma ou corte feminino e esquemas de cores para todos os gostos.

Claro que se de berço as meninas forem estimuladas a ser princesas e brincar com bonecas (enquanto os meninos brincam com motos e carrinhos)... isso poderá também influenciar quais serão as preferencias de ambos os sexos mais tarde.