Autor Tópico: Uma manhã com a Royal Enfield Hymalaianp  (Lida 2652 vezes)

Março 23, 2019, 18:17:45, 18:17
Lida 2652 vezes

Megamustaine

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1023

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Ora então, no seguimento da análise que já tinha feito anteriormente à  GS750, hoje passei a manhã com uma mota que, no mínimo,  é  uma experiência inesquecivel. E não pelos piores motivos.....
Às  09H15 da manhã, lá estava eu à  porta da Zemarks em Queluz onde o simpático Sr. Neves já estava à  minha espera para me entregar a Hymalaian. Deixem-me que vos diga que, a par de alguns videos que vi de  concessionários da RE no estrangeiro, este também tem um aspeto muito vintage, muito por culpa das motas em exposição que têm  um "look" e estilo que não passam despercebidos.
Ao olharmos para a Hymalaian é  impossível  nao sermos transportados para um filme do Indiana Jones. O design, a cor, os manómetros, tudo nos transporta para uma realidade de aventura muito peculiar.
Documentos entregues e não consigo esco der um sorriso. Posição de condução muito direita , com todos os comandos de fácil acesso.  Ligo a mota, meto primeira e logo o que sinto é uma suavidade imensa, tanto na progressão como na caixa de velocidades. A Hymalaian é  uma mota para disfrutar com calma. Permite um ritmo que nos "obriga" a apreciar tudo à nossa volta. O primeiro pensamento que me ocorreu foi de que esta mota não  é  para usar com GPS mas sim com um mapa. O único devaneio que deve ser permitido é  a bússola digital nos manómetros que também têm  um aspeto bem retro.
Em termos de performance, até aos 100 km/h é  bastante solícita.  A partir daí entramos num ritmo onde a Hymalaian já  nao se sente tao confortável dando-nos esse feedback através do guiador, muito por culpa dos pneus Pirelli com um rastro misto e umas imponentes jantes raiadas de 21".
Continuando a minha voltinha, decidi fazer uns trilhos de terra batida. Chegado aqui, permitam-me um pequeno apontamento; nao sei andar fora de estrada ( pelo menos com confiança), por isso e pelo facto da mota não ser minha, comecei com mil cuidados e no fim dei por mim a andar em pé quase a saltar por cima de lombas.....
Neste momento já estava a fazer contas de quanto me iria custar ter 2 motas em casa...meu Deus!!
Paragem na praia de Carcavelos para um café ( porque é que estava tanta gente a olbar para mim? ) e lá  tive de regressar ( porquê??!! ) para devolver a Hymalaian. Como passaram rápidas estas 3 horas!
Entregue a mota e com a Mazuki a reclamar a minha atenção com o seu ronco fenomenal, digo-vos sinceramente que agora percebo porque há pessoas que atravessam a Ásia  ( Itchy Boots ) ou vão de Seattle até  ao Alaska ( KARMAkaze Moto ) numa Royal Enfield Hymalaian. Esta mota foi feita para isso! Sem ajudas à condução,  com um motor que mais parece retirado de um Peugeot 504 ( duravam eternidades ), um design que provoca amor à  primeira vista ( pelo menos no meu caso ), esta parece ser a derradeira mota de um explorador.
Defeitos? Claro que os tem. Mas é  isso que a torna tão "humana" no trato. Se formos gentis com ela, certamente nao nos deixará ficar mal......

Como é  que eu convenço  a minha mulher.....?

Enviado do meu SM-J415FN através do Tapatalk

I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Março 23, 2019, 18:25:52, 18:25
Responder #1

Joao_Cruz

• Global Moderator
  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1572

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Obrigado pela partilha. O pior mesmo é experimentar motos. Depois....queremo-las ter todas na garagem :-)

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Março 23, 2019, 19:40:00, 19:40
Responder #2

Moto2cool

• 4386
Excelente review, a mota é muito honesta no desempenho e simples no equipamento, desenhada para mercados mais pobres onde não há dinheiro para luxos.
A melhor maneira de convencer a mulher é oferecer-lhe a Hymalaian
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 23, 2019, 21:41:25, 21:41
Responder #3

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Também gostei da review.
Com grande sinceridade digo que mais um bocadinho e estás a rivalizar com os reviews da "Turbo" !

Há como já disseram uma enorme desvantagem em se experimentar motos novas, se forem melhores que a nossa, estamos lixados…

Sobre esta Royal Enfield, não é realmente uma moto com características motrizes que se saliente facilmente no mercado mas talvez o preço e o próprio design da moto ajudem nas vendas para esse "determinado publico alvo".
Ainda há o aspecto de alguma "mística" em se circular com uma moto destas pela historia da marca - não é daquelas marcas que se destaca pelo produto ultimo grito em tecnologia, design e acessórios.

Eu sou daqueles que um dia farei uma daquelas viagens de X dias em cima de uma Royal Enfield e dar a volta à India!
(já publiquei algures sobre estas viagens)

Março 27, 2019, 13:40:36, 13:40
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Obrigado pela partilha do teste, companheiro...

Gostei dessa comparação com os filmes do "Indiana Jones". Está bem metida, porque realmente nos remete um pouco para isso.  :nice:

Creio que é mesmo daqueles modelos que, ou se gosta ou não. Não haverá muita gente com uma opinião de "gosto +/-", parece-me. :)

Já agora, ao escreveres isto "umas imponentes jantes raiadas de 21"." julgo que será somente a da frente. :) A de trás é de menor diâmetro.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 27, 2019, 13:55:47, 13:55
Responder #5

JViegas

• 4723

Masculino
Ainda não tinha lido. Parabéns e obrigado pela partilha.

O problema agora é convencer a mulher não é?  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Março 27, 2019, 16:15:57, 16:15
Responder #6

Megamustaine

• 1023

Masculino
Obrigado pela partilha do teste, companheiro...

Gostei dessa comparação com os filmes do "Indiana Jones". Está bem metida, porque realmente nos remete um pouco para isso.  :nice:

Creio que é mesmo daqueles modelos que, ou se gosta ou não. Não haverá muita gente com uma opinião de "gosto +/-", parece-me. :)

Já agora, ao escreveres isto "umas imponentes jantes raiadas de 21"." julgo que será somente a da frente. :) A de trás é de menor diâmetro.

A de trás creio que é de 18". De facto escrevi no plural. Foi a emoção a falar ;)

Ainda não tinha lido. Parabéns e obrigado pela partilha.

O problema agora é convencer a mulher não é?  :stuck_out_tongue_winking_eye:

A mulher.....e o pedreiro que teria de fazer obras na entrada da minha casa para caberem as 2 motas, sem me levar dinheiro por isso :D :D!

Março 28, 2019, 09:13:19, 09:13
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Em termos de velocidade de "conforto" (mecanicamente falando), o que achaste?

Isto se realmente andaste um pouco mais rápido no teste para o perceber ou ter essa percepção.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Março 28, 2019, 11:04:15, 11:04
Responder #8

Megamustaine

• 1023

Masculino
Achei a mota bastante confortável. Tendo em conta que a maioria do percurso foi feito em circuito urbano, o máximo que atingi na mota foram 110km/h, parecendo-me essa a velocidade máxima de cruzeiro aceitável. O conforto "sonoro" deste motor monocilíndrico é muito agradável. Associado a um roncar grave do escape que certamente não deixará ninguém desapontado face às expetativas que se poderão ter da Hymalaian, julgo no entanto que o ponto de equilíbrio perfeito será na casa dos 90km/h. Tal como referi na curta review que fiz, a Hymalaian parece ser feita para trilhos de montanha, estradas não pavimentadas, enfim, tudo o que não contemple uma utilização urbana. A química súbita que tive com a mota prendeu-se com o facto de, assim que olhei para ela, fui logo transportado para cenários como as pistas de Marrocos ( onde já fui diversas vezes de 4x4 ) onde a Hymalian iria certamente sentir-se em casa.   

Março 28, 2019, 12:37:49, 12:37
Responder #9

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Era uma das coisas que também estive para te perguntar, mas já deste agora indicação....

....a sonoridade desse monocilindrico. :)

Mencionas como "conforto sonoro...agradável", o que presumo como pouco barulhenta, quando eu tinha ideia - pelos vistos errada - que na Himalayan fosse notório o trabalhar do monocilindrico de cerca de 400cc.

Já agora um pormenor sem importância nenhuma, o "y" de Himalayan é mais para o fim...  :nice: :nice:

Dalai Lama

Março 28, 2019, 12:44:29, 12:44
Responder #10

Megamustaine

• 1023

Masculino
Era uma das coisas que também estive para te perguntar, mas já deste agora indicação....

....a sonoridade desse monocilindrico. :)

Mencionas como "conforto sonoro...agradável", o que presumo como pouco barulhenta, quando eu tinha ideia - pelos vistos errada - que na Himalayan fosse notório o trabalhar do monocilindrico de cerca de 400cc.

Já agora um pormenor sem importância nenhuma, o "y" de Himalayan é mais para o fim...  :nice: :nice:

A mota é barulhenta de facto. Mas é um trabalhar bastante cativante. Com todo aquele aspeto , temos que lhe dar crédito pelo barulho. Quanto ao "y", é a minha dislexia a funcionar :D

Março 28, 2019, 16:23:23, 16:23
Responder #11

JViegas

• 4723

Masculino
Dos vídeos que tenho assistido, maioritariamente de viagens por toda a India ou viagens até Ladack, esta é uma mota que é escolhida muitas vezes. Logo, a ideia/imagem de resistência que tenho dela, não será de todo mal fundamentada.

Creio que uma coisa é ter uma mota para andar no para arranca de uma cidade ou a curvar numa serra, outra é ir até ao cima da serra com estrada de piso de terra batida e voltar a casa sem ter que parar para apanhar peças. E esta mota parece-me ser isso.

EDIT: correção de alguma incongruência no meu discurso.  :bejeca: dass...
« Última modificação: Março 29, 2019, 17:38:08, 17:38 por JViegas »

Março 28, 2019, 17:51:28, 17:51
Responder #12

Moto2cool

• 4386
A ideia que fico desta mota é que é pau para toda a colher. Despretensiosa, simples, talvez por isso tenha pouco sucesso nos países ocidentais onde a ostentação predomina.
Como dizia um anúncio de um carro utilitário "não é cara suficiente" :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 04, 2019, 19:28:45, 19:28
Responder #13

EML

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 348

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Encontrei uma comparação interessante entre a Royal Enfield Hymalaian e a Honda CRF 250 Rally do motovloger português Rad Raven.

Boas curvas! :scooter:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,64 l/100 km (27985 Km - 17/12/2025)

Abril 04, 2019, 19:42:12, 19:42
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Estilos de moto que me parecem dirigidos a públicos diferentes.

Agradeço a partilha e logo à noite, com os headphones, vou ver e ouvir o que tem a dizer esse motovlogger.  :)

Dalai Lama