Autor Tópico: O início da coisa.... (Motociclismo)  (Lida 6006 vezes)

Agosto 25, 2016, 05:25:49, 05:25
Lida 6006 vezes

LoneRider

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 364
Ora portanto a coisa é em jeito de brincadeira, com intenção didática mas sem rigor que isto dá Wikipedia é uma treta do Katano.

Desenhamos,  em singelos devaneios, a história do motociclismo.

Era uma vez,  na terra dos cabeças quadradas,  dois engenhocas de nome Otto e Daimler que decidiram construir um mecanismo muito rudimentar aquilo que se chama hoje de motor de combustão interna.
Ora os dois engenhocas decidiram colocar o seu engendro numa espécie de triciclo para testar as potencialidades do mesmo.

Quando o filho de Daimler saiu à rua estava fundada uma nova era e ia de mãos dadas com uma coisa que hoje se chama Motociclismo.

(quem quer continuar!?)
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 25, 2016, 12:32:38, 12:32
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ora nessa demanda dos tais "cabeças quadradas" e que mais não são do que dois nomes incontornáveis e muito respeitados na história - Nicolaus Otto e Gottlieb Daimler - julgando-se terem de facto estado na origem daquele pequenino ponto que iniciou tudo quanto ao motociclismo - veio então outra teoria que, bem analisada ao detalhe, parece colocar-se a jeito para abalar os alicerces sólidos dos respeitáveis Alemães...isto apesar de haver de facto controvérsia quanto ao tema.

Isto porque antes dos tais "cabeças quadradas" terem colocado numa "motocicleta" um motor de combustão, já duas personagens tinham avançado com algo que sim poderia ser considerado o ponto inicial de tudo...

Isto porque e quase em simultâneo, apesar de estarem separados pelo atlântico, tanto Sylvester Roper nos Estados Unidos como também Louis Perreaux, em França, fabricaram um "tipo de bicicleta" equipada com motor a vapor em 1869.
Nessa época, tanto os navios como as locomotivas eram movidas a vapor, pelo que a adaptação de um motor (a vapor, relembro) nasceu assim de forma natural.

Portanto aqui encontra-se logo uma certa controvérsia quanto à história do motociclismo e ao seu arranque...ou seja, a "motocicleta" esteve efectivamente na origem de tudo em 1869, por mão de um Francês e um Americano...ou terão sido os tais igualmente respeitáveis "cabeças quadradas", com a sua motocicleta de motor de combustão em 1885??

História...História...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 26, 2016, 10:26:53, 10:26
Responder #2

LoneRider

• **

• 364
Uma vez inventada a cena marada do Motociclismo, que ao que parecia era forma honesta de ganhar a vida,  começaram a aparecer as barcas.
Ao longo da história existiram muitas mas poucas foram tão fiéis há sua génese como aquela que foi inventada por dois primos rabugentos.
Harley Davidson ainda hoje mantém nas suas traineiras mais clássicas aquela configuração em V 72° com a caixa dos carretos à parte do resto.
Outra que gostaria de destacar é a renascida Brought Superior  que na década de 50 se autotitulava  de Rolls Royce das motas. O que causou estupor na marca das berlinas ao ponto de mandarem uma delegação à fábrica da Brought Superior para perceber o porquê de tal afirmação.
Ficaram surpreendidos ao constatar que as motas eram montadas por empregados que calçavam luvas brancas durante o desempenho das suas funções.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Setembro 02, 2016, 09:56:24, 09:56
Responder #3

LoneRider

• **

• 364
Os princípios do século passado foram convulsos e depois da  primeira guerra mundial as marcas de motos diversificavam os seus produtos. Na sociedade dos anos 20 os clubes ganhavam força e muita das modalidades desportivas surgiram devido a isso,  primeiro sendo uma actividade de lazer,  e depois como um desporto,  com campeonatos organizados e calendário desportivo.
Na Inglaterra dos años 20 já existiam corridas de motas mas estas tinham limites de velocidade!
O quê!?
Sim! Podias participar numa corrida, mas tinhas que cumprir com o limite de velocidade.
Foi então que alguém se lembrou de uma ilha,  situada a meio caminho entre Liverpool e Dublin e que não tinha limites de velocidade.
Essa ilha chamava-se Isle of Man.
Foi assim que nasceu o famoso Tourist Trophy of Isle of Man, hoje considerado o berço da competição e solo sagrado que todos devemos pisar algum dia.

Setembro 02, 2016, 10:23:56, 10:23
Responder #4

Clemente Vicente

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas, parabens pelo tópico, é interessante .

Tenho a dizer que na maior parte dos comentários do Lone Rider, gosto da forma e conteúdo  como o  aborda e comenta os diversos tópicos, é diferente da maior parte dos membros de qualquer forum, ser diferente é bom, trás sempre algo de novo.

Claro, depende como se analise, ao ler-mos certas palavras depende do estado de espirito de cada um,  para quem lê se levar isto com um sorriso e responder nos mesmos parâmetros, nunca vai dár origem a que a conversa descambe.

Parabens, até agora, dos poucos comentários que tenho lido teus,  marcas a diferença....

Boa continuação....

:bandeiraportugal:

« Última modificação: Setembro 02, 2016, 10:26:34, 10:26 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 02, 2016, 11:51:37, 11:51
Responder #5

pedroareias

• Visitante

Setembro 02, 2016, 12:29:48, 12:29
Responder #6

LoneRider

• **

• 364
Os ICE continuam a evoluir:

http://arstechnica.com/cars/2016/05/turbulent-times-for-formula-1-engines-result-in-unprecedented-efficiency-gains/

Uiiiii!!!
A minha urticária!
Virgem Santíssima dos  pistons en agonía um post de quadrupedes na história do motociclismo!
Ai a minha urticária!!!!
Tirem-me deste filme!

Setembro 02, 2016, 12:31:09, 12:31
Responder #7

pedroareias

• Visitante
mmm... let's check the facts:

Knucklehead: 45º
Panhead: 45º
Shovelhead: 45º
Evolution: 45º
Twin Cam: 45º
Revolution: 60º
Milwaukee-Eight: 45º

... configuração em V 72° ...

Setembro 02, 2016, 12:47:37, 12:47
Responder #8

LoneRider

• **

• 364
Olha....
Sim,  es capaz de ter razão.
Qual é o Motor de duas cabeças com 72°?
Acho que dos históricos....
Humm
Acho que é  o da Sacana V8 é que tem 72°.
Mas ó Pedro,  eu não me importo que questionem os factos e até podem criticar, por o fogo ou lembrarem-se da minha mãe.
Os buracos dão deixados de propósito para que o pessoal vá juntando coisas novas à "estória"  que queremos contar.
Se gostas do Wiki para pôr por aí mais detalhes.
Eu trato do fio condutor da coisa,  cheia de imprecisões, lacunas,  esquecimentos e demais metidas de pata,  para depois vocês me corrigirem.

Setembro 05, 2016, 12:50:33, 12:50
Responder #9

LoneRider

• **

• 364
Ora a década de 30 foi no mínimo negra....
Ao longo da Europa a jovens democracias foram caindo pela força do nacionalistas,  os anarquistas andavam numa de lançar pedras a tu e todos e a revolução de Lenin estava de capa caída....
Mas as motas tem sempre uma palavra a dizer  é,  curiosamente Churchill também!
Churchill popularizou um gesto,  que tratava de simbolizar o V com os dedos grande e indicador da mão. V de vitória sobre o seu inimigo,  que tinha irrumpido pelas planícies do Pás de Calais a grande velocidade,  montado em motos com sidecar,  distribuindo balas e suasticas por tudo quanto era sítio. As Zundapp,  DKW e BMW permitiam às  unidades panzer uma velocidade de deslocação sem precedentes, e demosntraram-no varias vezes ao logo da grande guerra.
Mas aquele "V",  de Vitória ficou ancorado na moral dos ingleses,  que viram a sua capital brutalmente bombardeada,  as vezes de dia e de noite,  destruindo boa parte das infraestruturas.
Para colmatar a falta de comunicação com as linhas da frente,  os diversos postos de defesa na costa do canal e aeródromos o comando inglês decidiu utilizar estafetas motorizados para levar as ordens. Montados em BSA,  AJS, Matchless, Norton e Triumph os soldados ao cruzarem-se entre si e levavam a mão e faziam o V de Churchill como incentivo para manter a moral alta nesses momentos duros.
Estava criado assim um dos símbolos mais importantes do motociclismo,  que infelizmente,  com o fim da guerra quase desaparecia,  sendo depois recuperado no anos 70/80 por uma grande Motociclista.