Excelente apontamento. Fiquei um pouco surpreendido com a apreciação da MS950S. Já tinha lido sobre o calor, mas o resto surpreende. Sobre a falta de proteção da tracer, os donos tem optado por um vidro aftermarket
Grande texto Apesar de ainda não ter “condições” para a AT confesso que sempre que vejo uma fico com um formigueiro
Citação de: Moto2cool em Abril 14, 2019, 16:45:08, 16:45Excelente apontamento. Fiquei um pouco surpreendido com a apreciação da MS950S. Já tinha lido sobre o calor, mas o resto surpreende. Sobre a falta de proteção da tracer, os donos tem optado por um vidro aftermarketAtenção que há vários fatores ( tirando se calhar o calor do motor que parece ser sintomático ) que podem ter contribuído para a minha apreciação ( inexperiência minha / estado da mota, sendo de servico / qualidade do óleo do motor ). Um amigo exprimentou a XTZ 1200 e queixou -se que a caixa arranhava por todos os lados. Enviado do meu SM-J415FN através do Tapatalk
Companheiros quanto ás caixas automáticas... estou completamente de acordo com tudo o que foi dito.Aliás, fico sempre um bocado á nora quando criticam as DCT, simplesmente são o futuro já hoje. Honda... obrigado!!!E sempre que vierem com a estória de "eu gosto é de meter as velocidades... e as reduções de caixa que ajudam tanto... e etc... eu respondo: Ponham a DCT em modo manual e curtam à brava, porra!!!Abraços e boas curvas.
Citação de: Falcão em Abril 15, 2019, 12:12:16, 12:12Companheiros quanto ás caixas automáticas... estou completamente de acordo com tudo o que foi dito.Aliás, fico sempre um bocado á nora quando criticam as DCT, simplesmente são o futuro já hoje. Honda... obrigado!!!E sempre que vierem com a estória de "eu gosto é de meter as velocidades... e as reduções de caixa que ajudam tanto... e etc... eu respondo: Ponham a DCT em modo manual e curtam à brava, porra!!!Abraços e boas curvas.Falcão,Não podia estar mais de acordo ! Mas vai demorar algum tempo até mudar algumas mentalidades. É preciso experimentar e depois sim, podemos opinar.
Quanto ao que escreves merecem-me dois pequenos apontamentos.Um deles para dizer que acabaste de comprar uma excelente Suzuki V-Strom 1000 (está bem que da geração anterior)
Citação de: Sapiens21 em Abril 14, 2019, 11:48:06, 11:48Quanto ao que escreves merecem-me dois pequenos apontamentos.Um deles para dizer que acabaste de comprar uma excelente Suzuki V-Strom 1000 (está bem que da geração anterior)Não me parece que já exista uma versão de 2019 da DL1000 (tirando claro uns esquemas de pintura diferentes).
Pode ser a única vez que a caixa manual de pé possa ter vantagem, ou não… pois se é difícil buzinar, colocar o pisca...também pode ser difícil carregar embraiagem… mas lá está... estou talvez a dar um exemplo particular… que pode assim ser complicada é para todos os motociclos e sem ser algum especifico…
Citação de: Falcão em Abril 15, 2019, 12:12:16, 12:12Companheiros quanto ás caixas automáticas... estou completamente de acordo com tudo o que foi dito.Aliás, fico sempre um bocado á nora quando criticam as DCT, simplesmente são o futuro já hoje. Honda... obrigado!!!E sempre que vierem com a estória de "eu gosto é de meter as velocidades... e as reduções de caixa que ajudam tanto... e etc... eu respondo: Ponham a DCT em modo manual e curtam à brava, porra!!!Abraços e boas curvas.2low, Falando por experiência própria, que lido diariamente com clientes de 4 rodas em que muitos quando falam comigo, acham-se uns autênticos ases da condução e opinam sobre as vantagens da caixa manual sem nunca terem experimentado uma caixa automática ZF de 8 velocidades ( Caixa BMW para veículos de tração traseira ), o facto é que depois de andarem 48H com um BMW, ficam totalmente rendidos à mais valia deste sistema. E porquê? Para quem, como eu, viveu uma infância alimentada por desportos motorizados com pilotos como Ayrton Senna, Alain Prost, Colin McRae e outros, as imagens que víamos dentro dos carros com os pilotos numa dança frenética com a caixa de velocidades, criaram um fenómeno "espásmico". Sempre que falamos em prazer de conduzir, o nosso braço direito ( esquerdo no Reino Unido ) começa logo a engrenar mudanças..... Os tempos mudam, a tecnologia evoluiu e hoje temos quase todos os superdesportivos equipados com caixas automáticas soberbas, com um prazer de condução muito superior a um veículo de caixa manual ( leram bem.... ). Fruto da minha profissão já tive oportunidade de conduzir muitas vezes, viaturas com 300, 400, 500, 600cv ( e mais ) em circuitos cá e lá fora e posso garantir-vos que se algum destes carros fosse de caixa manual eu tinha que tirar um curso intensivo para domar as máquinas. Como eu não sou piloto, a maioria de vocês também não é e por muito que sonhemos em fazer qualquer recanto de Portugal sempre a fundo, na maioria dos casos ( mesmo de mota ) andamos no meio do trânsito, o conforto de uma ( boa ) caixa automática é incomparável.Este texto, embora pareça maioritariamente "focado" para condutores de 4 rodas, acreditem que progressivamente irá fazer sentido para as motas. Uns dirão, "mas alguma vez uma GSXR 1000 poderá ter caixa automática??". Vejam o caso da Porsche, Ferrari, Lamborghini, BMW, Mercedes. Há 20 anos diriam o mesmo em relação aos carros.As caixas automáticas vieram para ficar. Não para todas as motas, para já, mas vieram Já tínhamos debatido os dois sobre as vantagens do DCT (eu sem qualquer experiencia apenas te ouvi) mas pergunto-te:-alguma ocasião já sentiste dificuldade em subir/reduzir mudança no modo manual?Digo isto porque, não sendo a minha moto com DCT, em determinadas ocasiões - a acabar de virar por exemplo à direita e automaticamente a entrar na rotunda e ter que fazer o pisca, e são muitas as vezes que se torna complicado tanto colocar o pisca como buzinar… Alguma vez tiveste esta dificuldade? Pode ser a única vez que a caixa manual de pé possa ter vantagem, ou não… pois se é difícil buzinar, colocar o pisca...também pode ser difícil carregar embraiagem… mas lá está... estou talvez a dar um exemplo particular… que pode assim ser complicada é para todos os motociclos e sem ser algum especifico…
Alguém aqui tendo DCT costuma usar caixa manual?
Acredito que uma caixa automática seja o futuro na condução de veículos de 2 ou 4 rodas, agora quem tem DCT para que quer as mudanças manuais? Se era para meter mudanças comprava uma mota igual, mais barata, sem DCT.Alguém aqui tendo DCT costuma usar caixa manual?
Pois é... é que entram muito mais depressa, não tens que cortar o gâs para as pôr, as rotações não descem, e tens full control!!! Além de que já li relatos, especialmente em off road, que a DCT permite uma concentração maior na condução em si. Se não tivesse vantagens evidentes... não havia quick-shifts (DCT de pedal- vá... mais ou menos, o resultado é igual) ao mais alto nível das competições!
...li por exemplo é que com DCT simplesmente em situações de atascanço teres toda a tua concentração focada na condução também ajuda...
Penso que o DCT inicial (NC's e Integras) surgiu com o intuito de economia de combustível e ainda facilitar a transição, por exemplo, do mundo das scooters/maxiscooters para as cilindradas maiores.
O mesmo está agora a acontecer com as embraiagens deslizantes a surgirem em força em diversos modelos.
Caro Dfélix, é óbvio que quick-shift e DCT não a mesma coisa, como tu bem explicaste, mas o efeito final é que é igual.Também sei que o controle do deslizamento da embraiagem (ponto de embraiagem) ajuda em muito em certas situações de off road, mas o que li por exemplo é que com DCT simplesmente em situações de atascanço teres toda a tua concentração focada na condução também ajuda... e com mais um "muste" a mota nunca vai abaixo!!!Abraço e boas curvas.
Em relacao a este tema, so tenho a adicionar mais esta pequena opiniao:Jamais compraria uma moto com DCT.Quando compro uma moto, nao so estou a comprar uma forma realizar as minhas descolacoes pessoais, como estou a comprar um objecto que pretendo que me de o maximo de prazer em conduzi-la e para mim, retira envolvimento na conducao e elimina a possibilidade de ter "aquele prazer" em trocar caixa naquele momento certo.imaginem numa caçadeira que tem uma camera na mira e que puxa o gatinho por vos, no preciso momento em que a caça esta alinhada com o cano e tem o tiro perfeito. Voces ate podem matar o javali com o primeiro tiro, mas nao tiveram o prazer de puxar o gatilho, de sentir o movimento mecanico e sentir a recomensa de terem feito um tiro perfeito. É certo que aprender a fazer pontos de embraiagem e mudar de caixa é uma chatice e é uma dificuldade nos primeiros... 10 mil kms.Mas a partir do momento em que dominam a tecnica, sao mestres em cima da moto. E para se ter prazer "naquela" passagem de caixa, feita na perfeicao e que nos deixou com um sorriso na cara, as vezes existiu uma serie delas que foram feitas menos mal... mas em tudo na vida é assim.Para uso ludico, o envolvimento que uma caixa "analogica" proporciona esta muito acima do DCT. Se estavamos a falar de uso para recem-encartados, uso profissional tipo "taxi", ou uso unico em ambiente urbano, entao DCT é perfeito
Respeito completamente essa visão. Mas aceito como inevitável a mudança, Dantes metias o pó do café, rasavas, montavas e apertadas, tiravas o café, despejavas no lixo e lavavas.Agora metes a cápsula e carregas no botão.
(....)É que ainda por cima estamos a falar dum DCT. Duma opção que permite transformar uma moto numa scooter.(....)
Não vejo vantagem prática no DCT que não sejam os modos automáticos.A possibilidade do condutor intervir manualmente é uma mais-valia. Mas será sempre o lado automático que o diferencia.Claro que pode ser mais ou menos evoluído, com mais ou menos modos de condução e no final mais ou menos eficiente... Mas o objectivo é essencialmente o mesmo!A comodidade de não ser necessário accionar manualmente uma embraiagem e engrenar a relação de caixa que se presume ser a mais adequada parece-me a derradeira razão de existir. Podemos espremer umas quantas outras vantagens. Mas nenhuma será tão importante quanto esta.E esta é uma característica que praticamente era exclusiva das scooters.A única razão que vejo para que "o DCT transforme uma moto numa scooter" seja conotado de forma negativa será uma espécie de complexo de inferioridade para o qual me estou borrifando.Já tinha lido o post do pianoman sobre o DCT há uns tempos atrás.E as vantagens que ele enumera enquadram-se perfeitamente com a ideia que fiquei na minha pouco relevante experiência com uma NC.Argumentos que se prendem sobretudo por comodidade. E que nunca sequer foram colocados em causa.
Respeito completamente essa visão. Mas aceito como inevitável a mudança, Dantes metias o pó do café, rasavas, montavas e apertadas, tiravas o café, despejavas no lixo e lavavas.Agora metes a cápsula e carregas no botão.O essencial que é a viagem ou beber o café está lá. Muda a forma como o obténs.Não tenho dúvidas que se o dct estivesse mais generalizado teria muito mais vendas, mas que se manteria sempre uma franja com caixa manual, porque não temos todos que gostar do amarelo .
Vai experimentar uma Africa Twin com caixa DCT e explora os modos de condução em diversos cenários.
Citação de: Megamustaine em Abril 17, 2019, 12:01:06, 12:01Vai experimentar uma Africa Twin com caixa DCT e explora os modos de condução em diversos cenários. Ainda só tive oportunidade na que um amigo meu comprou no início do ano, mas é a versão sem DCT.Agora estou curioso e irei experimentar em breve.Só não o faço já porque está uma bosta de tempo. E porque há possibilidade de estarem sem gasolina.Mas assim que descobrir onde esteja uma disponível farei.
(....)Argumentos que se prendem sobretudo por comodidade. E que nunca sequer foram colocados em causa.
Mas convém levar um certo "open mind" para o teste.
A andar de moto publicou uma review da MS 950 Shttps://www.andardemoto.pt/test-drives/42696-teste-ducati-multistrada-950-s-danada-pras-curvas/