Autor Tópico: De pcx 125 para cb1000r  (Lida 315 vezes)

Abril 16, 2019, 18:19:55, 18:19
Lida 315 vezes

jcsousa3

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Experiência nunca é d+, andar de mota também não!
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB1000R
  • Localidade: PORTO
Boas malta

A conselho do sapiens21 abro este tópico de modo a receber alguns feedbacks acerca da abordagem que devo ter quando pelas primeiras vezes sentar o rabo na minha nova besta!

São quase mais 130cv do que o que estou habituado.. para não falar em torque, peso, agilidade etc..

Já agora, se souberem de alguns, deixem o link de lojas online onde possa comprar bom material a um preço acessível

Abraço e boas curvas
« Última modificação: Abril 16, 2019, 20:26:16, 20:26 por jcsousa3 »
Experiência nunca é demais, andar de mota também não!

Abril 16, 2019, 18:36:24, 18:36
Responder #1

NunoMiguel

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750x
  • Localidade: Lisboa
“pelas primeiras vezes sentar o *Modere a sua linguagem* na minha nova besta!”... é lindo!!!

Abril 17, 2019, 00:02:02, 00:02
Responder #2

Paulo Fradinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 683
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500XA
  • Localidade: Arraiolos
Ainda ontem enquanto esperava para trocar as pastilhas da frente da minha CB500X estive a ver essa bela máquina. Achei-a muito Top mesmo. Deve ter uma condução brutal mas é pena a tareia que se deve levar do vento mas que é linda lá isso é.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X

Abril 17, 2019, 00:41:04, 00:41
Responder #3

2low

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 2878
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Almada
Quanto mais anos a utilizar motociclo sou da opinião que:
-existem alguns que não vão sentir dificuldades em manter juízo nos primeiros tempos quando passam de uma 125cc e poem-se logo numa 1000cc
-existem alguns que é proibitivo passarem logo para 1000cc sem ganharem calo e juízo nas cilindradas intermedias - quem muito arrisca, também aumenta o risco de ter uma queda e é bem menos grave numa 300cc do que numa 1000cc pela velocidade a que se poderá dar a queda… [não desejo que a malta tenha quedas, mas é um alertar do que pode acontecer quando se abusa…]
-existem também alguns que apesar de darem esse pulo, assustam-se e tentam reduzir novamente a cilindrada ou então abandonar o motociclismo…
-e ainda existem os "lúcidos" (entre aspas, porque poderá haver diferentes opiniões) que obrigatoriamente acham que se deva cumprir todos os passos graduais…

Se em Portugal tivéssemos ordenados e poder de compra justos, certamente que a malta não se preocuparia tanto em passar por todas as cilindradas até à cilindrada que deseja "estacionar"...

Sobre o passar da PCX125 para a CB1000R, sendo uma naked ajudará em parte em teres um andamento não muito diferente do que se tivesses escolhido por exemplo uma NC750X, uma MT07,etc... pois numa naked não há assim tantos que gostem de apanhar com aquele fluxo de ar todo…
Assim sendo, os poucos conselhos que dou de acordo com a minha experiencia, que ainda é pouca:
-cuidado com o largar da embraiagem… e as acelerações repentinas...
-subires gradualmente de velocidade máxima atingida, ganhando experiencia e ires conhecendo o comportamento da moto e depois aos poucos encontrares o "andamento" que te é confortável
Subires logo assim, acabas por poupares dinheiro no que perderias se tivesses de ir trocando de moto…

Os restantes conselhos servem para qualquer moto:
-faz as revisões minimamente pelo manual mas deveras sempre adaptar as revisões conforme o teu andamento, se andares muito obviamente que teras de ter revisões intercalares (mas aos poucos sentiras essa necessidade)
-sempre que tiveres os pneus nas ultimas, não arrisques para bater recordes de quilómetros percorridos - muda logo !!!
Resumindo: com juízo força nisso!  :nice: :convivio:



"É tudo uma cambada de pobretana [peço desculpa se ofendi alguém mas estava só a expressar a minha opinião]"
Obrigado Svitre pela ideia. :P

Abril 17, 2019, 08:27:07, 08:27
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 14263
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quanto a conselhos para essa valente mudança, de uma scooter com 12/13cv para uma naked com 144cv, aconselho apenas um certo...take it easy, com tudo quanto estas 3 palavras significam.
Aliás, deixaram-te bons conselhos mais atrás.

Quanto a lojas de material, passa por aqui.
Não faltam lojas (sobretudo online) onde os membros do fórum vão adquirindo as suas luvas, botas, casacos, capacetes...  :nice:
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1327.0
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 17, 2019, 08:29:44, 08:29
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3699
Uma mota conforme a rotação do punho direito. Umas respondem mais depressa que outras mas tudo é controlado por essa mão.
Com bom senso tudo corre bem. Apenas há menos espaço para errar.
Confesso a minha inveja porque também gostaria de ter esse modelo que acho muito bonito, embora o excesso de potência para a 650 atire para velocidades desconfortáveis pela falta de proteção do vento.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 17, 2019, 08:41:07, 08:41
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 14263
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Numa naked, sendo a mesma uma 500 ou +1000cc, pressupondo o estado stock da mesma e portanto sem adicionamento de vidro (estilo os da Puig), circular acima de 140-150kmh é "tareia de vento" na certa.

Ou melhor...pelo menos numa parte do ano. :)
Até porque existem alturas do ano em que não se sente da mesma forma.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 17, 2019, 09:03:45, 09:03
Responder #7

JoaoHD

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 20
  • Marca Motociclo: HD
  • Modelo Motociclo: Fat bob
  • Localidade: Matosinhos
Bom dia companheiros,

A minha primeira mota "à muito tempo atrás" foi uma Honda XX, um verdadeiro "canhão" com quase 170 cavalos que deixava um sorriso na cara a cada rodar de punho. Evidentemente que estamos a falar de outros tempos e sei perfeitamente que isto hoje em dia seria algo completamente irreal já que é pensamento aceito que é necessário fazer uma transição de cilindrada e potência gradual. Apesar de reconhecer algumas vantagens, mantenho a mesma opinião de que o risco não está na potência ou na cilindrada mas sim no morcão que lá se senta em cima. Aqui no caso deste morcão que vos escreve, sempre fui contido no uso do punho e já tive motas de 60cv como já tive de 160cv. Para quem não se sabe controlar, tanto faz a mota ter 15 como 150 cavalos, o perigo estará sempre à espreita. E não foram poucos os companheiros que se foram perdendo por este motivo...

Cumprimentos,
João

Abril 17, 2019, 09:11:34, 09:11
Responder #8

pjorgerocha

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Hornet 600
  • Localidade: Parede (Cascais)
Boas, eu também ao fim de 10 anos passei de uma honda sh125 para uma hornet 600 com 102 cv e é uma diferença brutal,  tudo acontece mais rapidamente  :sportbike:
Mas acho que foi na altura certa, com 46 anos de idade é fácil manter moderação no punho direito e a transição foi feita de modo natural e sem muitos sobressaltos, apesar de nas primeiras semanas conduzia como se tivesse rodinhas de lado  :lolol: :lolol:.
Vais apanhar muita tareia do vento a partir dos 140kmh e se circulares o ano inteiro, vais sentir a falta da protecção que tinhas na scooter. Mas o que interessa é que desde que a ponho a trabalhar até a desligar não consigo tirar o sorriso da cara tal é o prazer que dá a condução da mota  :megafeliz:.
Muitas felicidades com a nova montada  :convivio:

Abril 17, 2019, 09:30:34, 09:30
Responder #9

2low

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 2878
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Almada
 :offtopic:

Bom dia companheiros,

A minha primeira mota "à muito tempo atrás" foi uma Honda XX, um verdadeiro "canhão" com quase 170 cavalos que deixava um sorriso na cara a cada rodar de punho. Evidentemente que estamos a falar de outros tempos e sei perfeitamente que isto hoje em dia seria algo completamente irreal já que é pensamento aceito que é necessário fazer uma transição de cilindrada e potência gradual. Apesar de reconhecer algumas vantagens, mantenho a mesma opinião de que o risco não está na potência ou na cilindrada mas sim no morcão que lá se senta em cima. Aqui no caso deste morcão que vos escreve, sempre fui contido no uso do punho e já tive motas de 60cv como já tive de 160cv. Para quem não se sabe controlar, tanto faz a mota ter 15 como 150 cavalos, o perigo estará sempre à espreita. E não foram poucos os companheiros que se foram perdendo por este motivo...

Cumprimentos,
João

Apenas por brincadeira (sem qualquer malicia), também porque achei engraçado e não podia perder esta...
Já entendo porque vendeste a XX - tinha alguma avaria que fazia com que perdesse potencia de forma uniforme, sempre saltinhos de 10cv...
 8) ::P:

 :convivio:

nota: retirando a brincadeira, a tua opinião prevalece e é bastante valida para o forum.  :convivio:



"É tudo uma cambada de pobretana [peço desculpa se ofendi alguém mas estava só a expressar a minha opinião]"
Obrigado Svitre pela ideia. :P