Autor Tópico: Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"  (Lida 6762 vezes)

Agosto 26, 2016, 13:25:03, 13:25
Lida 6762 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Placares electrónicos de estrada...que identificam "aceleras"

De certeza que ao leres este título, ficarás no mínimo intrigado...  ;)

Mas de facto acreditem que não é para menos.

A DGT - Direcção Geral de Tráfego, em Espanha, iniciou uma curiosíssima forma de tentar diminuir o número de aceleras num determinado troço da autovía A-49 em Sevilha, onde no entender da mesma deve ser aplicada uma velocidade mais reduzida.

Vai daí e...

...começaram a colocar nos radares um dispositivo que comunica directamente com o enorme painel electrónico de estrada, identificando a matrícula do "acelera".

O resultado disto é basicamente levar a que o condutor, que vê a sua matrícula ali bem à vista de todos, se sinta "culpado" por não estar a cumprir com os limites de velocidade impostos no local, acrescendo a isso que todos os restantes utilizadores da via...ao verem aquilo ali escarrapachado, vão certamente perceber e olhar para quem se excedeu.

Isto é quase um modo de controlo ao nível da psicologia social e comportamental, mas o que é certo é que, na minha perspectiva, podem ter conseguido encontrar uma forma que dá efectivamente resultado.  :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 26, 2016, 13:28:49, 13:28
Responder #1

rodrigues

• Visitante
Engraçado e curioso sem dúvida mas comigo não dava, nem sei a matrícula da mota de cor, no parque tive de tirar os documentos da carteira para dar a matrícula, e acredito que aconteça a muitos mais.

Agosto 26, 2016, 13:35:33, 13:35
Responder #2

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
Engraçado e curioso sem dúvida mas comigo não dava, nem sei a matrícula da mota de cor, no parque tive de tirar os documentos da carteira para dar a matrícula, e acredito que aconteça a muitos mais.
:cool: :cool:
para alguns resultaria??
membro numero 16

Agosto 26, 2016, 13:37:38, 13:37
Responder #3

LoneRider

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 364
Ó Sapiens que título mais sensacionalista.

É muito fácil comentar e abrir tópicos destes sem conhecer a realidade da coisa.
Já alguma vez estiveste em Sevilha?
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 26, 2016, 13:38:49, 13:38
Responder #4

rodrigues

• Visitante
para alguns resultaria??

Boa pergunta,...terás de ir a Espanha para saber.

Agosto 26, 2016, 13:46:14, 13:46
Responder #5

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1578

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Por falar em velocidade, para a semana, em Espanha, vão intensificar o controle de velocidade por causa do crescendo dos acidentes (300 mortes/ano) e deixaram aqui alguns nº que deixam-nos a pensar:

-Um acréscimo de apenas + 5% na velocidade máxima, faz incrementar em +10% os acidentes que causam traumatismos e em +20% os acidentes que provocam vitimas mortais!

-Um peão que sofra um embate a 80km/h ou mais, tem muito poucas probabilidades de sobreviver. Se sofrer um embate a 30 km/hora reduz o risco de morte para "apenas" 10%!

-Se todos cumpríssemos os limites de velocidade, reduziria-se em 1/4 as mortes na estrada (no caso Espanhol seriam menos 75 pessoas/ano)!

-Um veículo a 120 km/hora necessita de uma distância equivalente a um campo de futebol para travar! (e esta distância não está apenas dependente das condições do veículo, mas também das condições/experiência e atenção do condutor).

Agosto 26, 2016, 14:06:25, 14:06
Responder #6

mneves

• 3092

Masculino
para alguns resultaria??

Boa pergunta,...terás de ir a Espanha para saber.
ja la fui mas nao me lembro de ver estes placards,estavam apagados.
membro numero 16

Agosto 26, 2016, 14:06:29, 14:06
Responder #7

Sapiens21

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal

É muito fácil comentar e abrir tópicos destes sem conhecer a realidade da coisa.

Mas o que é que se passa com o caro companheiro para me questionar dessa forma??

A notícia foi retirada precisamente de um website Espanhol...

http://www.masmoto.net/actualidad-seguridad-vial/radar-chivato-sevilla/

E mais sensacionalista é o título escolhido pelos mesmos.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 26, 2016, 14:11:42, 14:11
Responder #8

nuno

• Visitante

Vá vi placards que informam a nossa velocidade dentro de Coimbra e em Águeda.

Não desse tamanho, mas instalados num poste à direita da via.

Agosto 26, 2016, 14:16:01, 14:16
Responder #9

mneves

• 3092

Masculino

Vá vi placards que informam a nossa velocidade dentro de Coimbra e em Águeda.

Não desse tamanho, mas instalados num poste à direita da via.
Sim desses há vários
membro numero 16

Agosto 26, 2016, 14:20:01, 14:20
Responder #10

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A Espanha está a implementar uma "Francização" (palavra que inventei agora para "copiar a Franca") no que toca à fiscalizacao da velocidade.

Tudo o que é estrada e autoestrada tem agora dezenas, se não centenas de radares... e recentemente reforcou essa rede com radares da nova geracao que conseguem detectar mais infracoes do que o simples excesso de velocidade (*)

Alguns destes radares, estao em lugares que "nao lembram ao menino jesus"  :zangadoregras:

Sinceramente, não sinto grande diferença nas velocidades praticadas pois os Espanhóis...

A tendencia sera a agravacao desta tendência, em Franca, o pais que mais $ deve sacar aos cidadãos da fiscalizacao automatica, ja ha radares ( e vao introduzir meios de fiscalizacao electorica) para fiscalizar velocidade, distancia de segurança, passagem do traco continuo, stops, uso dos piscas,  uso do cinto, uso de vias (BUS, etc), funcionamento das luzes, uso indevido da luz de nevoeiro, uso do telefone, aceleração de veículos que estão a ser ultrapassados, conducao sobre a influencia de alcool ou estupefacientes, circulação "na faixa do meio" indevida.

O big brother está aí... e com ele traz a "Pinochetizacao" (outra palavra inventada... e nao foi para designar cerveja com gasosa  :lolol:)

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 26, 2016, 15:38:49, 15:38
Responder #11

João_Santos

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Estou mesmo a ficar sem paciência para ler certas coisas que não são mais que lixo. Isaac obrigado pela partilha.

João  :scooter: :scooter:

Agosto 26, 2016, 16:50:11, 16:50
Responder #12

LoneRider

• **

• 364

Mas o que é que se passa com o caro companheiro para me questionar dessa forma??

A notícia foi retirada precisamente de um website Espanhol...

http://www.masmoto.net/actualidad-seguridad-vial/radar-chivato-sevilla/

E mais sensacionalista é o título escolhido pelos mesmos.

Devo esclarecer que até à mim me questiono.

A realidade em Espanha é muito simples.
Existe uma necessidade de dinheiro,  a DGT sanciona os agentes de fiscalização se estes não  facturaram X por mês.
Placares como este é radares não falta,  mas a lei não  se cumpre,  existe uma manutenção deficiente,  as pinturas não obedecem aos atritos especificados na lei e as diferentes tutelas andam à batatada entre si.
O ano passado foram apresentados estudos que demonstram uma clara manipulação das estatísticas,  pelo que aquilo a que aponta como principal motivo não o é.
Não existe investimento em novas infraestruturas, não há  dinheiro para novos sistemas de segurança ou investigação de sinistros,  mas existe dinheiro para comprar helicópteros com radares e equipar esses pórticos com sistemas de fiabilidade dúbia.

Aquilo que o bom amigo Sapiens viu como um pergunta agressiva era no fundo uma pergunta objectiva que visava dar a conhecer a realidade nesta matéria em Espanha.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 26, 2016, 23:42:31, 23:42
Responder #13

nrpm

• Visitante
Faço diversas vezes Lisboa/Madrid de carro, noto que nas autoestradas espanholas poucos são os que ultrapassam o limite de velocidade, pelo menos comparado com o que vejo nas nossas autoestradas. Qto a placar, acho uma óptima ideia

Sent from my iPhone using Tapatalk

Agosto 26, 2016, 23:59:57, 23:59
Responder #14

pjmartinho

• 1639

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Por cá, se passassem a usar radares destes, de certeza que iriam aparecer uns imbecis a andar em excesso de velocidade só para que, quando a matricula do carro deles apareça no placar, possam tirar uma foto, para depois poderem mostrar aos amigos no café o quanto "grande maluco" ele é, que até a matricula do seu carro aparece no placar do radar.

Agosto 27, 2016, 00:21:51, 00:21
Responder #15

Sapiens21

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
Companheiro Lonerider,  :nice:

Aquilo que escreveste é em alguns pontos semelhante à realidade portuguesa.
Mas é mesmo... pelo que nem sequer consigo antever a necessidade de perguntar se já visitei ou não Sevilha. Pergunta que aliás acho despropositada para a explicação ou justificação que avanças.

E digo-o porque a justificação do tema, estando correlacionada ou não com factores externos (..e que não digo que não o estejam)  :nice: assenta num assunto que também tem pertinência para um fórum que fala da área do motociclismo, e por essa razão... por essa razão foi publicado.

Espero que não te incomode esta minha ousadia de criar o tópico...
« Última modificação: Agosto 27, 2016, 00:38:14, 00:38 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Agosto 27, 2016, 07:41:49, 07:41
Responder #16

LoneRider

• **

• 364
A mim o único que me incomoda,  para além de tudo o resto,  é não andar de mota à mais de 4 dias....
Ao contrário do que já me foi dito neste fórum amigo,  eu sou bem mais tolerante e permissivo.
Por mim até podes publicar recordatorios à  minha mãe ou temas relacionado com a colheita da papaia no Japão, estou-me pouco borrifando.
Os actos ficam com quem os tem é as palavras só as lê quem as sabe ler e podem ser interpretadas de muitas maneiras.

Foi o caso do meu post,  que encaraste como uma afronta e eu estava na *Modere a sua linguagem* da reinação.

Conheço a realidade rodoviária de quase todos os países da Europa e posso-te dizer,  salvo um ou outro pormenor, que é mais do mesmo.
Todos perseguem o gajo que acelera mas Esquecer-se sempre dos deveres de casa.

Agosto 27, 2016, 19:04:58, 19:04
Responder #17

nuno

• Visitante
 :offtopic:

Será que não podemos criar uma regra para que as publicações sejam de linguagem direta sem floreados e exibicionismos lexicais onde parece que andamos aqui a ver quem consegue fazer um texto maior para traduzir no que de diz em meia dúzia de palavras.

Este fórum começa a ficar com tiques linguísticos à moda do Sr. Francisco Louçã!   :napodeser:

Agosto 27, 2016, 19:30:19, 19:30
Responder #18

LoneRider

• **

• 364
Isso mesmo.

Deixemo-nos de mariquices,!  ;)

Ups :corado:
Acho que fui demasiado directo!  :tornarseanjinho:

Agosto 31, 2016, 10:29:47, 10:29
Responder #19

Sapiens21

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal

Dalai Lama