Autor Tópico: Tenha o seu Cartão de Cidadão e Carta de Condução no smartphone  (Lida 4021 vezes)

Abril 22, 2019, 15:16:57, 15:16
Lida 4021 vezes

lmferreira

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 718

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
A aplicação id.gov.pt da Administração Pública permite-lhe guardar e consultar os seus cartões (Ex: cartão de cidadão, carta de condução, cartão ADSE) em qualquer momento e em qualquer lugar recorrendo à Chave Móvel Digital.
A Chave Móvel Digital (CMD) é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais da Administração Pública na Internet e recentemente passou a estar disponível também em alguns sites de empresas privadas.

A grande questão é: Se a polícia me pedir os documentos, posso mostrar via telemóvel? Esta aplicação substitui o documento em papel?

Abril 22, 2019, 15:39:43, 15:39
Responder #1

ThatsMe

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Pelo que andei a ler, os documentos quando apresentados na aplicação não têm valor legal.
No entanto é algo que gostava muito de poder usar, pelo que se souberem algo que eu não sei, sff partilhem.

:)

Abril 22, 2019, 16:33:53, 16:33
Responder #2

meneses85

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 142
A grande questão é: Se a polícia me pedir os documentos, posso mostrar via telemóvel? Esta aplicação substitui o documento em papel?

Se tiver os documentos comigo, mostro os documentos... se não os tiver comigo, mostro o da aplicação...
Eu penso que a aplicação é legal visto que o seu "owner" é o governo...

Abril 22, 2019, 16:46:41, 16:46
Responder #3

replicantz

• 586

Masculino
A aplicação é do Governo, valida com os meios standard oficiais suportados pelos serviços do Governo por isso para mim, à partida, será tão válido como o documento em papel.

Mas já sabemos como estas coisas funcionam cá no burgo, por isso vou andar na mesma com ambos.
Pelo menos até isto ter mais divulgação e se tornar mais conhecido das autoridades.

Mesmo assumindo que é válido, assim evito a chatice de ter que explicar isso a quem supostamente já o devia saber antes de nós.. e outro tipo de complicações que pode daí advir, bem mais chatas.

Apesar de ter um UX que podia ser bem melhor, ao menos consegui adicionar o CC e Carta em questão de minutos, sem falhas!
Boa iniciativa, aos poucos e poucos a coisa lá se vai desmaterializando  :nice:

Abril 22, 2019, 16:58:55, 16:58
Responder #4

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Segundo fui agora ler, a Chave Móvel Digital pode ser utilizada em Portais:

ePortugal;
Instituto dos Registos e Notariado, I.P.;
Segurança Social;
Autoridade Tributária e Aduaneira;
Portal SNS;
Millennium BCP;
Novo Banco;
IMT;
Registo Criminal Online;
Activobank;
ADSE;
EDP Comercial;
Entre outros

https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital

Só se o "Entre outros" significar que é válido para apresentar a uma força de autoridade (valendo como sendo os documentos em suporte físico solicitados), o que tenho algumas dúvidas.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 22, 2019, 17:04:22, 17:04
Responder #5

jpcontreiras

• Global Moderator

• 104

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750 X DCT
A aplicação id.gov.pt da Administração Pública permite-lhe guardar e consultar os seus cartões (Ex: cartão de cidadão, carta de condução, cartão ADSE) em qualquer momento e em qualquer lugar recorrendo à Chave Móvel Digital.
A Chave Móvel Digital (CMD) é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais da Administração Pública na Internet e recentemente passou a estar disponível também em alguns sites de empresas privadas.

Há alguns anos que uso o cartão ADSE digital e sempre me serviu bem, ou seja, tem sempre sido aceite. Se também fosse assim com o cartão do cidadão e carta de condução era ótimo.
https://www.facebook.com/joaopaulocontreiras
Membro n.º 332 do Clube Português de Motociclismo

Abril 22, 2019, 19:21:19, 19:21
Responder #6

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Tenho duvidas que seja aceite como alternativa do cartão fisico por causa dos sistemas de proteção à fraude.
Mas acredito que seja um questão de tempo.~se alguém tiver opoetunidade de perguntar a um policia ( por exemplo enquanto lhe passa uma multa   :zangadoregras: ) depois venha cá avisar a malta
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 20, 2019, 16:27:03, 16:27
Responder #7

tiagofo20

• **

• 445
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Parece que este tema deu que falar à dias.

O programa da Sic "Contas Poupança" fez uma reportagem onde dizia que a app servia caso fosse mandado parar pela GNR. Entretanto...

https://contaspoupanca.pt/tag/app/

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Junho 20, 2019, 20:17:18, 20:17
Responder #8

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim, vi essa peça jornalística também.

Segundo disseram e depois de questionarem vários agentes, nenhum sabia que a apresentação daquela documentação no smartphone passaria a ser legal.
Mas...de facto é uma realidade e que, confesso, também me surpreendeu por poder substituir a apresentação do documento físico.

É apresentado o QR code que, após ser 'lido', vai certificar perante a autoridade, que é legítimo.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 21, 2019, 22:17:24, 22:17
Responder #9

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora

Junho 22, 2019, 21:55:52, 21:55
Responder #10

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
A DECO já tinha publicado um aviso que os papéis eram legalmente exigíveis e a app não os substituía
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 23, 2019, 10:11:52, 10:11
Responder #11

tiagofo20

• **

• 445
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Parece-me que tudo será uma questão de tempo. Estamos numa fase inicial, é normal que não se queiram responsabilizar por problemas que ainda possam surgir com a App. De qualquer maneira, parece-me que o futuro passa por aí, reduzir ao máximo o número de cartões que temos de transportar, de preferência conseguir ter tudo num smartphone.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk